Texto fazer Compras
Für Matchenka
Sei que poderia escrever uma frase,
Uma dedicatória, um texto, uma música,
Um conto, uma crônica, um poema ou poesia,
Um relato, reflexão, trova, divagação ou
Singelos pensamentos avulsos para ela.
Porém, não chegariam nem próximo,
De um muito-mais-que-merecido agradecimento,
Pelo fato, de que sem ela, eu não haveria de existir.
Todavia, graças a ela existo e por ela insisto,
Que sou tudo aquilo que fizeste de mim.
"Merci Matchenka".
Que além dos aniversários e através do sempre você seja plenamente feliz.
Nesse texto nomeio você de estrela. Estrela? Sim, estrela! Aquela estrela que brilha todas as noites, a toda hora. Aquela estrela que também é uma bússola que guia o viajante perdido. Aquela estrela que ilumina inclusive nas noites mais escuras. Aquela estrela que faz crer que o amanhã será diferente do ontem e que o sol brilhará mais forte que antes. Aquela estrela que fala aquilo que precisa ser dito, aquela mesma estrela que também se cala, e que mesmo sem falar, no seu silêncio compreendemos que sempre está ali, mesmo quando a noite são escuras e não conseguimos ver, tu estás em algum lugar torcendo por cada um de nós, seus amigos. Você é uma linda estrela em um tão grande universo. Uma estrela que tem o dom de me fazer feliz só por te observar. Estrela pra chamar de sua, é tão raro de encontrar, porém uma vez que você a encontra você passa a ter tudo; inclusive quando o tudo que você tem se resume a ela. Há estrela que tem esse poder: de ser tua companhia quando o mundo parece ter te abandonado. De conseguir te preencher e suprir a falta que você tem de ter alguém por perto. Às vezes, pelo fato de nem tudo ser fácil, você acaba falhando com a sua estrela. Por falta de compreensão, por ela não ter comparecido naquela noite que você precisou dela. A gente se entristece por achar que a nossa estrela encontrou um outro céu para brilhar. Sem falar de outras estrelas que querem brilhar mais que as outras e tentam ofuscá-las. A gente se frustra, pois todo mundo, até uma estrela, cai. Porém aí quando tu pensa em deixá-la ir procurar um outro céu, um outro lugar, tu pensa em como a sua vida passaria a ser menos feliz, menos iluminada, sem tê-la por perto. Então, você deixa de lado todas as frustrações, simplesmente porque o seu amor por sua estrela supera qualquer escuridão. Desvirtuei do texto ou é impressão? Só queria te dizer: querida estrela, você faz os seus amigos serem as pessoas mais felizes do mundo. Todo céu precisa de estrelas. Não importa se uma, vinte ou mil estrelas brilhando no céu, o que queremos de verdade é a intensidade do brilho que cada uma delas podem trazer a nossa vida. O mundo precisa de estrelas. Eu preciso de estrelas como você no meu dia a dia, e sobretudo, nas noites escuras. E até mesmo você linda estrela precisa de estrelas. Uma estrela sozinha não brilha tanto, mas juntas elas resplandecem. Desejo no seu aniversário que o seu céu seja cheio de estrelas que te iluminem fortemente. Que a sua vida continue sendo estrela na minha vida, na vida da sua família e dos seus amigos. E que esse brilho jamais se apague.
"TEXTO PRÓPRIO". As pessoas tem uma mania de depositar a felicidade no outro.
Felicidade, pra mim, é uma vida cheia de saúde, tranquila, contas pagas e dinheiro no banco pra viajar e curtir com família e amigos. Namoro é só um "recheio" pra ajudar a somar. Se não for feliz só, não vai ser com mais ninguém. Acredito que, por isso, muitos relacionamentos terminam frustrados. Depositar expectativas demais em uma pessoa não vai fazer ela te amar. Ser surpreendido é melhor que ser decepcionado. Eu, Suellén, costumo dizer que as pessoas não nos decepcionam, a gente é quem cria alguém tão "perfeito" em nossa mente que esquecemos que são só pessoas e podem errar a qualquer momento. É preciso amar, mas temos que amar direito... com todas as qualidades e defeitos que vêm juntos. Quando nos amamos da maneira que merecemos, ninguém chega com menos. Existem, sim, pessoas que nos deixam tão cegas de "amor" que perdemos até mesmo a razão, existem também aquelas que só nos trazem experiências e nos ensinam a não ser como elas, mas devemos lembrar sempre: SÃO SÓ PESSOA E A QUALQUER MOMENTO PODEM NOS DESCEPCIONAR. Sem neura, uma HORA a tão famosa "Alma Gêmea" chegará. Por enquanto, curta, se curta e cuide dos que estão sempre com você. "Cuide do seu jardim interior, uma hora uma bela e linda borboleta pousará, vai achar o jardim tão limpo e cuidado que vai fazer dali o seu lugar favorito."
Você sempre será aquele tipo de texto que queria ter lido, mas queria eu tê-lo escrito. O tipo de texto que quando termino de ler, meu coração sempre solta um suspiro.. Aquele tipo de texto que nunca vivi, mas que a impressão que tenho é a de que sempre viveu em mim, como se tivesse nascido de dentro de mim.
Ricardo F.
Oxe você saiu da Bahia ? Então esse texto é pra você , se ligue , pare de dizer que saiu da Bahia e deixou tudo para trás , Você pode até ter saído da Bahia , mas você levou com você os conselhos que você aprendeu com a sua Mainha , o seu sotaque forte e único , a sua garra , a sua força de vontade e determinação, e a única certeza que mesmo indo , sabe que vai voltar , você não deixou tudo para trás , você levou tudo dentro de você , e essa Bahia linda que não sai do seu pensamento , assim como a mancha de dendê não sai , você não é menos Baiano por estar longe , você não é menos Baiano por esta a tanto tempo sem comer acarajé , cuscuz , pocazoi, moqueca e muito mais , se você queria alguém que lhe entendesse e imaginasse o tamanho da sua saudade , eu to aqui eu entendo , e sei que você não é menos Baiano por esta tão longe de casa , quero que saiba que você é um grande Baiano por ter saído e mostrado pro mundo o quanto somos felizes , divertidos , criativos , e únicos , você não é menos Baiano por ter saído da Bahia , a gente que não sabe lidar com a saudades e ficamos de calundu esperando a sua chegada , então volte assim que poder , mas enquanto não volta lembre-se que mesmo você estando tão longe você não é menos Baiano por isso , você é um grande Baiano e lhe devemos parabenizar por nos representar mundo a fora , e por fazer as pessoas notarem quanto somos outro nível .
Texto de @bellogarcia ✅
Temos que aprender a dar o devido valor à MULHER...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 14/11/2004, mas sempre atual...
COMO DEVE SER UMA VERDADEIRA MULHER
Marcial Salaverry
Vamos analisar com isenção de ânimo como deve ser uma mulher. Como deve ser e agir uma verdadeira mulher. Analisemo-la à luz das necessidades de um homem que saiba dar o devido valor a uma mulher. Sem preconceitos machistas ou feministas, apenas realistas.
Ela deverá ser forte. Poderosa. Ao mesmo tempo, suave e delicada. E elas sabem ser. Quando querem.
Comparativamente falando, podemos dizer que ela deverá ter a força e o calor do sol para aquecer o dia do homem, e ao mesmo tempo, deverá ter a suavidade da lua, das estrelas, para iluminar o amor, e permitir o repouso após o embate amoroso.
Deverá ser amena e benfazeja como a brisa que acaricia nosso corpo durante o dia. Contudo, em certas ocasiões deverá ter a fúria da tempestade, mostrando toda a força de seu amor, e seu valor, que deverá ser reconhecido por seu companheiro.
Deverá saber se impor com suavidade. Fazer prevalecer sua vontade, fazendo com o que homem pense que é ele quem comanda. Essa impressão de domínio masculino é importante para que a mulher prevaleça. Não deve se apequenar, submeter-se, mas deixar essa impressão.
Embora ele ostente o poder, em seu íntimo sabe a grande companheira que tem. E saberá escuta-la em seus momentos de duvida, se souber usar o bom senso para saber bem faze-lo.
Deverá ter a doçura de uma fruta madura, sem esquecer que por vezes a fruta pode ter um travo amargo mas devemos saber o momento de aproveitar a doçura, ou de entender os problemas que ela pode estar passando, saber aceitá-los, sabendo entender seu íntimo.
Deverá ser terna e suave como as pétalas das flores, mas sempre lembrando que flores também tem espinhos, e que devem ser tratadas com cuidado e carinho para não ferir as mãos de quem as toca sem a devida atenção.
Deverá ter a alegria encontrada no chilrear das avezinhas quando o dia começa. Sempre é bom amanhecer com alegria, mas devemos fazer nossa parte, a alegria, a felicidade, exigem reciprocidade.
Podemos compara-las com os riachos que serpenteiam serra abaixo, acariciando as pedras que encontra, mas por vezes as leva de roldão. Devemos saber receber as carícias, sem enfrenta-las com resistência, pois poderemos ser simplesmente deixados para trás.
Fala-se da fragilidade feminina. Que elas precisam sempre de nosso amparo e proteção. Sempre será uma falsa impressão. Na realidade, quando parecem estar sendo amparadas, são elas que nos dão o real apoio, fazendo-nos pensar que somos os mais fortes. Isso na realidade, é o que nos faz ficar fortes. Não é à toa que existe aquele provérbio "Por trás de todo grande homem, sempre existe uma grande mulher." Permito-me acrescentar, “muito cansada.”
Na verdade, elas tem a coragem das leoas, não esquecendo que são as leoas que enfrentam os maiores perigos, e vão à caça para alimentar os leões. Assim são as mulheres que realmente merecem ser chamadas de mulheres. Não hesitam em acompanhar e apoiar seus homens na grande aventura da vida. Não hesitam em abandonar seus lares e famílias para estar ao lado de seus eleitos, quando isso for necessário.
O homem foi educado para desbravar o mundo, e a mulher existe para que isso seja possível.
A história nos apresenta milhares de exemplos de mulheres que foram o sustentáculo de grandes lideres mundiais. Sem falar que muitas não apareceram, por preferir trabalhar à sombra. Mas tenham a certeza de que existiram, pois esse apoio sempre será vital para suas realizações, algo que nem sempre é reconhecido...
Em troca dessa força toda, desse apoio todo, de serem nosso real sustentáculo, apenas pedem em troca, amor, carinho, atenção e, principalmente muito respeito.
Respeito pelo que ela faz, respeito pelo que ela vale, respeito pela sua condição de mulher, e principalmente, respeito pelo respeito, amor e carinho que ela nos devota.
Infelizmente muitos não reconhecem esse valor, e apenas vão notar sua falta quando as perderem.
Para as mulheres em geral, e para os homens que lhes sabem dar o devido valor, vai meu abraço especial, e os melhores desejos para UM LINDO DIA.
Não sei como começar esse texto,
mas acho que quase nunca sei.
Porém sei exatamente o que quero passar:
"Paz"
Uma coisa necessária para poder conviver consigo mesmo.
E para isso não é difícil, diria que é apenas...
Complicado.
Primeiro - Se entenda, mesmo que você não goste, mais fácil que enganar os outros é se enganar. reflita, pense e descubra o que você já sabe, mas não tem notado (quer você goste ou não).
Segundo - Entenda o que sente, Quando você compreende diretamente como se sente, porque está fazendo o que faz, é como se portas se abrissem, e você finalmente pudesse sair, como uma empatia direta consigo mesmo.
Não vou negar, a sensação é muito boa....
Terceiro - Mostre, você tem as respostas, você sabe quem você é, e se entende o que sente, o porque de muitas coisas que você faz, perceba se tem agido de acordo com isso. Se não, bom, é hora de começar a mostrar isso.
Sinceramente, tenho certeza de que há bem mais coisas, mas até o momento são esses os que descobri.
Apenas queria dar uma dica
Querido diário
Texto “VAZIO”
Fizemos um ano a uma semana, mas olho nos olhos dele e não sei mais quem ele é, quase sempre ele acorda apaixonado, feliz, mas a dias que não o reconheço, agora ele começou a repetir que ele não tem nada e que tudo é meu!!! Eu choro por dentro... me pergunto se ele arruma desculpas pra ir embora... ou se realmente não assume os seus erros, afinal vejo nos olhos dele como é fácil culpar os outros por coisas que ele deveria ter feito ou evitado e não se preocupou, ... ando exausta, e Deus sabe o quanto, tento ser carinhosa e fingir que não temos problemas, mas a cada dia o vejo mais agressivo e frio com o meu mundo... outro dia o vi chutando o cachorrinho... fui trabalhar e não consegui tirar isso da cabeça, Deus, será que é realmente assim? Será que não sente remorço? Será que ele acha que não erra? Estou sofrendo, porque sei que o pra sempre dele não é o mesmo! E sei que terei que ser forte e me preparar para quando ele decidir partir... achei que a vida já tinha me matado o suficiente, mas vejo que não! Não sei o que pensar, como agir afinal, todas as vezes que me calo nunca encontro respostas dele, porque ele finge não acontecer nada!
Não consigo raciocínar, mas sei que existem coisas dentro de mim, que reabrem feridas, queria ter com quem me abrir, mas me isolei do mundo achando que ele era o meu melhor amigo, mas hoje olho nos olhos dele e nitidamente sei que não o conheço! Sem amigos, choro aqui mais uma dor... mais uma decepção que crio sozinha em minha vida!
É preciso entender que pessoas mentem o tempo todo pra conseguir o que querem, depois tudo muda... como diz o ditado, A VIDA REAL E UMA incensação, basta aguardar o tempo nos mostrar verdadeiros valores, sentimentos e verdades!
Dessa vez não vou me culpar, por ver ele nem aí para as coisas que lutei, conquistei e amo! Porque está claro que apenas eu sofro com as coisas que o mundo tira de mim... e me culpar dizendo que é tudo meu e ele não tem nada, e apenas uma desculpa para ele se abster da culpa que ele tem de perder o cuidado com nossa vida e nossas coisas!
Choro pq hoje entendo, que quando sonho, traço metas e faço uma conquista, ele não tem o mínimo de carinho e amor por nada, porque fica mais fácil para se isentar de problemas ou responsabilidades, assim jogar na minha cara que eu tenho tudo e ele nada... torna-se a desculpa perfeita para ele me calar vendo me sair triste e solitária com minha perca!
Quando a vida Distroi o pouco que vc conquista... te culpam por não fingir que está tudo bem!
Mas de verdade... não está... 😭 jamais fingirei que não dói... o que está doendo... Deus... hoje te peço, carinhosamente, cuida da minha alma! Porque ela está sofrendo🙏🏻
O Poema
(texto V)
Expande-se o fogo da montanha
quando o poema cresce álacre como um rio
de verdes águas e banha as paredes do tempo
com o orvalho duma primavera extasiada.
Adimos beleza ao verso mesmo que seja
negra a fonte onde se bebe
o fulgor da luz se os dedos prenhes
de palavras plantarem a magia da noite
no lugar onde engravidam as frias glicínias.
Beija-se a boca na boca da noite
se a noite sangra
gentis flores selvagens flores que
aos dedos dão o sabor dos sonhos
e às mãos o fervor da incandescente luz.
Coalha o luar frio no alto céu
se na terra se ergue a flecha no lugar da flor.
Dona do meu texto!
Este texto é uma confissão, declaração, um desabafo.
As palavras escritas são normalmente mais belas que as ditas, pois são permanentemente belas, enquanto o falar perde-se no tempo.
Contudo, quando o dizer, constante na memória, nos transporta a um mesmo ambiente, um mesmo impacto da primeira vez, desfaz-se a necessidade de papel.
Admira-se mais que a construção elaborada das palavras a sensação que elas nos trazem.
Mesmo assim escrevo!!!
Quero sobreviver ao tempo em alguma parede de quarto, delicadamente recortado e colado por atenciosas e ternas mãos.
Quero que sorriam para mim quando eu for lido, e quero ser constante fonte de inspiração.
Mesmo assim escrevo!!!
Pois é mais fácil se livrar de convenções sociais, bloqueios pessoais, ou medo! Medo de mal interpretação. Medo de desistir de dizer. Pois as palavras ainda poderão ordenar-se, procurando um melhor sentido.
Mesmo assim escrevo!!!
Por não poder deixar de escrever. Por saber que serei bem vindo.
Escrevo para você. olhos amigos, donos deste texto, portanto, deste escritor.
Escrevo para que você sorria, e para que me faça sorrir.
Escrevo pelo interesse de poder lê-la como resposta.
E,finalmente, Escrevi a mensagem que gostaria de ter dito.
SOBRE SONS E ATOS.
Ah, não comece a ler esse texto como você costuma ler os outros, porque eu não quero falar sobre exatamente nada, mas ao mesmo tempo sinto a necessidade de por as letrinhas aqui e formar algumas palavras, algumas frases ou até mesmo versos. Quem sabe? Então por favor, leia como quem nunca leu. Leia como quem nunca me leu. Não espere muito de mim aqui porque eu já fui muito mais e isso pode gerar uma decepção enorme e você sabe que só se decepcionam aqueles que criam expectativas e talvez por aqui você conheça as historias nas quais eu sempre coloquei minha mão no fogo, mas por enquanto só continue lendo mesmo, da forma como lhe pedir e porque nesse engodo todo já passamos pelo primeiro parágrafo.
Gosto quando sinto aqueles impulsos que me trazem de qualquer forma para essa cadeira e me fazem esquecer tudo o que não tenha relação com essa tela de luz forte, que na madrugada, forçada pelos impulsos quase me cega. Gosto até quando sinto que algo vai acontecer ou quando ele já esteve bem próximo. – Não se confunda. Não estou selecionando nada para por aqui, apenas deixo os meus dedos serem conduzidos pelos efeitos e energia que a minha mente produz.
Ultimamente eu vivi muita coisa absurda. A-B-S-U-R-D-A. Com todas as letras. Coloco os meus fones e aperto o play porque assim flui, entende? Muitas pessoas escrevem assim, a minha concentração é bem maior. Talvez seja exatamente coisa de quem escreve, mas não me atrevo a ler e ouvir musica ao mesmo tempo. Não mesmo. Não tenho todo esse poder ainda, porque o que não há em outras pessoas, há em mim e isso eu ainda não posso comandar. Não quero ouvir uma musica que vá me fazer chorar agora, não preciso disso. Estou em um momento bom e assim quero permanecer. Eu quero é viajar em uma letra que conceda isso.
Já ouviu C O O L – Le Youth? Ouvi hoje de manhã, pela primeira vez. Gosto de musicas que me fazem pensar que já as conheço há séculos e esse tipo de musica não me desfaço nunca. Música para mim é como paixão ao primeiro toque, mas tem que ser boa. Ai você se pergunta como eu vou saber se nem ao menos vi a letra. Apenas sei, não tem explicação. E pra que mesmo? Já parou para pensar que o amor não possui uma? Não se dê o trabalho de explicar, pois cada um sente uma coisa diferente e isso é obvio. Porém muita gente ainda não entende que o ser humano não é somente a sua aparência e suas regras, mas a gente sente, sente o tempo todo e isso pode ser com qualquer pessoa. Agora você poderia se apaixonar por mim, mas a gente não escolhe por quem ou com quem isso pode acontecer por isso não há explicação.
Já pensou em viver duas histórias totalmente irreais? Sei que você tem a sua vidinha e que não se importa com mais ninguém, mas eu sempre falo quando acho necessário. Mas o que você tem a ver com isso mesmo? Não me lembro. Não me lembro de quase nada, igualzinho ao dia em que, quando criança fui mexer onde não podia e acabei com uma telha por cima da cabeça. Mas isso não é só coisa de criança. Isso é coisa de gente. Gente que não aprende que mexer no desconhecido muitas vezes machuca e que cutucar onça com vara curta é perigoso, só que gente parece gostar de perigo, porque gente ama. E você quer perigo maior? Um, dois, três amores. Isso é caso de vida ou morte. – Chama a SAMU, por favor! É perigo demais meu querido e eu espero que você suporte as consequências.
Eu sou uma louca mesmo, afinal do que eu estou falando? Por que se eu não sou, ainda vou ficar. 640 caracteres de quase nada. Veja o que a musica diz: “Ela sabe o que penso e o que eu penso sobre um amor, duas bocas. Um amor, uma casa, sem camisa, sem blusa. Apenas nós, você vai descobrir. Nada que eu realmente queira te contar.” E agora você entende porque não é fácil? – O que não é fácil? Ler um livro e ouvir musica ao mesmo tempo, três amores ou amar duas historias que não lhe pertencem? Oh cérebro, por favor, não me confunda eu quero acompanhar o seu raciocínio e os meus leitores também – Se isso fosse para um plural, maybe darling ¹
(Mas quanta audácia coração)
Coração: – Quem disse que elas não são suas?
Cérebro: – Elas? De quem você fala?
Coração: – Todas as historias. Elas lhe pertencem, pois é você que dá vida a elas e não há mais ninguém com tamanha coragem. Isso é tão absurdo.
Cérebro: – Você entende por quê?
Coração: – Não. Eu apenas sinto tudo o que você produz.
Entenda por que repito tantas vezes a palavra “talvez”: A gente que é gente quase não tem certeza e vive sempre fazendo tolices por ai e por achar que tem certeza de absolutamente tudo, mas é fato que não temos. Não tenho certeza nem da razão pela qual estou escrevendo isso, assim como você não tem pela qual está lendo.
Se eu tivesse que escolher qualquer coisa agora, escolheria cantar para você e talvez minha voz soasse mais bonita. Que musica gostaria de ouvir agora? Oh, esqueci que tomei muito refri com gelo na semana passada e até hoje estou gripada. Desculpe-me. Como eu ia lhe dizendo lá no comecinho de tudo, que tudo iria ser diferente, e você o que achou? Espero que não tenha se perdido no meu caos, porque eu me perdi no seu há muito tempo e se você não estiver por aí para me salvar, é o fim. Minha mãe sempre me disse que não existem super heróis. Nunca me convenci disso e todas as noites criava historias sobre ser uma jovem com poderes magníficos que poderia conquistar o mundo e proteger todas as pessoas ao seu redor. Mas na verdade minha mãe tinha razão, só na parte de ser um super herói, porque eu percebi que não era necessário ter poderes ultra, mega, super, hiper especial. Eu só precisava parar de esconder a força o meu verdadeiro eu e arranjar um amor, mesmo que ele se tornasse mal resolvido mais tarde. Talvez isso provasse alguma coisa, mas até hoje eu continuo parada no mal resolvido, mas já conquistei muita coisa, com o efeito, que todo esse mal causa. É tão vivo que matar é uma de suas especialidades.
Eu queria que toda sociedade pudesse ouvir a musica que eu pus para tocar. Eu imaginei todos eles dançando e sentindo a melodia que sabe que pode torna-los frios. Sem ter que se preocupar ou se incomodar com vida de ninguém e por três minutos e trinta e dois segundos seriam só nós, meu bem. Mas a gente poderia usar um pouquinho de maldade, apertar o replay e se perder. E quando estivéssemos enjoados, porque você foi o primeiro a dizer que não se apega a ninguém, nós voltaríamos para nossa vidinha pacata, sem riscos, sem explosões, sem perda de memória, sem poderes especiais, e com mais uma história para dar continuidade mentalmente. É uma pena você não saber lidar com as suas historias, mas se você quiser viver uma nova com a velha figurinha, a gente pode fazer tudo de novo. Você sabe onde me encontrar. Sempre soube. Nós podemos parar a sociedade e viver um absurdo por quanto tempo houver fogo, até ceder todas as paredes desse mundo dando livre acesso a nossa passagem, sempre no ritmo da musica em que pus para tocar. Esquece tudo o que eu falei lá em cima sobre correr perigo amando e vamos correr o mundo, e enquanto eles dançam, nós somos nós de verdade.
¹ tradução: talvez querido
Cumprimento a todos, professores, pais, alunos e funcionários com um singelo texto de minha autoria, mas que escrito carinhosamente.
Pássaros viajantes
Certa vez me indagaram:
- O que é o ensino médio?
Eu, com todo espírito poético, olhos de esperança, encerrando um ciclo e dando início outrora, estufei minha alma e disse:
- A última porta de saída para a vida lá fora, sendo essa mesma cheia de mistérios, aventuras e magias que a Nazle nos preparou para enfrentar com progresso e sucesso, assim como expressa o hino da mesma.
É meus caros amigos, digo eu tão jovem, inexperiente, visto que também cheia de sonhos e coragem para enfrentar os bichos papões, lobos, dragões, zumbis e todas aquelas criaturas folclóricas que deixaram os contos de fadas e se rodeiam em nossa própria criação. Que toda pedra seja uma peça para construção do nosso castelo, para suportarmos as chuvas, ventanias, desigualdades, individualismos, injustiças e intolerância. Pois tudo que encontramos no caminho depende das balanças e parâmetros que usamos para medir a importância que a coisa produz.
Camões embarcava em sua nal, e também chegou a hora de destinar-se ao nosso porto. Não estamos aqui para sermos coadjuvantes no teatro da vida, mas sim autores da própria história e colher daquela sementeira frutos positivos.
O importante é somar para dividir. Descobrir a fórmula da compaixão. Compreender biologicamente o sentido da nossa existência. Podemos ser aquarela, flores, saltimbancos, revolucionários, observadores, artistas, luz, doutores, engenheiros, mecânicos, entusiamo, simpátia e poesia. Desde que sentido os avessos que cada matéria carrega em sua alma. Conquanto que nunca deixemos de ser HUMANO. Em virtude que, compomos um conjunto de indivíduis da sociedade que conta com nossa bondade, solidariedade e respeito. Palavrinhas estas que vão além de um verbete de dicionário.
É necessário desvendar as metáforas dos desafios. Viver intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos, conselho de Charlie Chaplin. Somos pássaros que chegam não se sabe de onde e pousamos nos livros que lemos, alcançamos vôo como de um alçapão, já dizia o ilustre Mário Quintana.
O maravilhado saber deve ser alimentado! Podemos lapidar o que se faz presente, inspirar e espelhar em nossos ideais, conjugar o verbo em ação com propósitos maiores que os olhos possam ver, os ouvidos ouvir e o coração chegar.
Contudo, que todo conhecimento se transforme em sabedoria, gratidão aos nossos mestres, direção, supervisão, cozinheiras, serviçais, companheiros de classe que venceram conosco mais uma etapa e constituem o que se classifica a instituição escolar.
Independentemente de qualquer crença que vos fique a mensagem de paz de São Francisco de Assis;
“ Onde houver ódio, que se leve o amor.
Onde houver ofensa, que se leve o perdão.
Onde houver discórdia, que se leve a união.
Onde houver dúvidas, que se leve a fé.
Onde houver erro, que se leve a verdade.
Onde houver desespero, que se leve a esperança.
Onde houver tristeza, que se leve a alegria.
Onde houver trevas, que se leve a luz.
Fazei que se procure mais:
Consolar, que ser consolado,
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado
E é vivendo que se vive para a vida eterna.”
Acima de tudo, que a paz seja universal e que o amor ocupe o coração de todos. E que despertem-se do fundo do báu para praticá-lo, pois no contexto histórico em que estamos vivendo, somente esse constrói pontes indestrutíveis e toca com carinho e respeito o mundo do outro. Parabéns formandos!
BRINCAR PORQUÊ
Porquê brincar com as palavras
De um texto em ordem na melancolia
Porquê brincar com as letras
De um texto que se estende ao infinito
Porquê brincar com as vírgulas
De um texto mergulhado deste abismo
Porquê brincar com os pontos
De um texto de sublime cor da ternura
Porquê brincar com as páginas
De um livro inacabado por escrever
Porquê brincar e não ler, porquê.
agosto 21, 2015
Pedaço da lua
Hoje o texto não é meu. É uma poesia da minha mãe, Lenir Mota:
Todos os dias, assisto, da varanda, sempre atento,
ela passando…sozinha…seguindo com passos lentos,
olhos vividos, perdidos, carregando suas crenças,
corpo cedendo, tombado ao peso de seu cansaço.
Passa trôpega…e os pés, que pouco a pouco se movem,
arrastados, me comovem…
com a lentidão de seus passos.
Quantas vezes já passou por esses mesmos caminhos!
Quantos passos caminhou, pra chegar devagarinho,
virando na mesma esquina…
Mas chega cedo demais !!
e ali, cansada, espera, encostada nas paredes,
que se abra o portão verde, pra entrar em seu refúgio.
Caminha mais e espia…a porta, ainda fechada !
Para, senta,e,conformada, aguarda a hora de entrar.
Vem de longe, vem andando…
sob chuva, sol ou vento,
vem a procura de alento em sua fé costumeira.
Oito décadas e tanto…
denuncia, sem piedade, seu ralo cabelo branco…
Mas ela passa, vaidosa, retocando-se no espelho
apoiado em sua bolsa, em cima de seu joelho.
E eu fico olhando, com espanto, a força, a garra, a coragem,
de fazer essa viagem parecer tão prazerosa…
Quanto tempo inda lhe resta?
Não sei…mas sinto que a vida
lhe abastece de sonhos, que ativam a esperança
dessa mulher corajosa, que na fé encontra forças
pra esse caminhar diário…
E quando as portas se abrem…
ela entra… resoluta… e abrindo então seu hinário,
senta…descansa…e…canta…!!
No final, revigorada, retorna pra sua luta.
E na varanda, espero, a volta com hora certa
dessa mulher cabisbaixa, que olhares sempre desperta,
quando passa em minha rua.
Quando chega, ainda de dia, com o sol brilhando em seu rosto,
vejo clara a imagem sua…
Quando volta, me enternece…esse rosto renovado,
cintilando toda a rua
e aos meus olhos parece, que seu cabelo de prata
é um pedaço da lua…
como uma musica minha alma
rasgo meus texto
bebo não me agrado
ouço musica continuo calado
vejo a chuva caído
não dou risada
cansado e bêbado
mais um cole será
mais nada pode ser
clamo por um tempo
expressar se jogar fora
um monte de entulho
a mente vazia obscura
de tantos detalhes
absurdos como uma brincadeira
se toma com duplo sentido
me calo para sempre
por gostar talvez
tudo desencontrado
mais organizado
ruim mesmo não falou nada
pois não desculto
rir sim chora deixa para outro dia
não me diga não falei
igual chuva cai igual como diamante
os espelho não demonstra teus sentimentos.
celso roberto nadilo
NATAL E ANO NOVO.
A todos os meus amigos.
Talvez, não gostarão muito deste texto ou ainda irão reprovar-me, pelo meu ceticismo sobre o tema. Para aqueles que discordarem, antecipo o meu pedido de desculpas.
Mas eu acho o Natal e o Ano Novo, têm uma certa ponta de hipocrisia humana!
Será que não poderíamos ter esse sentimento constante todos os dias do ano?
Nessa época, não tem diferenças, não tem discriminação, onde todos se confraternizam, cantam e praticam a paz em alto em bom som.
Faz-se caridade, não vê diferença entre o pobre e o rico e todos comemoram essas datas com muito amor, confraternizações e amor.
Lembra-se do nascimento do Cristo, no Dia do Natal e o esquece em todo o resto do ano. Se esquece até do aniversariante: o próprio Cristo.
Lembra-se de dar presentes como se, somente, no Aniversário, Natal e Ano Novo fossem datas, especificamente, para presentear.
Lembra-se dessa data máxima da Cristandade, entretanto, muitas vezes, nunca parou para conversar com Cristo, pelo o menos um minutinho e dizer:
-- Oi JC, eu te amo!
--Lembro-me de VOCÊ todos os dias!
O pior, não se lembra nem de agradecer o velho J!
Comemora-se o Ano Novo, Dia da Fraternidade Universal, como se fosse o único dia determinado para fazê-lo. O resto fica esquecido durante o decorrer do ano.
Porque não se praticar isso em todos os dias do ano, em dias e datas que tivermos as oportunidades de ajudar e sermos ajudados?
Gente, não há data específica para darmos felicidade e sermos felizes.
Todo dia é dia!
Porque não renovar ou inovar nossas vidas em todos os dias do ano?
Porque esperar datas específicas para recebermos os praticarmos esse amor ao próximo?
Vejam; para aquele que está doente, não há tempo para esperar um remédio; para aquele que está passando necessidades, não há tempo para esperar para que lhe sacie a fome; para aquele que está desempregado, não há tempo para esperar para que lhe deem um emprego.
E, principalmente, para aquele que cruza conosco na rua, no elevador, no trabalho, não há tempo para esperar um cumprimento ou um abraço.
O tempo urge, o tempo voa, o tempo não espera!
Talvez, quando se deixa o tempo passar para praticar e lembrar desses atos da Cristandade, amor aos nossos irmãos, e da Fraternidade Universal, já não dará mais tempo, será tarde demais, porque o tempo já passou.
Porque o tempo é o único senhor da verdade!
Se praticássemos a data máxima da Cristandade e o Dia da Fraternidade Universal todos os dias ou nas oportunidades que a vida nos dá o ano inteiro, com certeza teríamos um mundo bem melhor e feliz.
Como se isso fosse factível, então fica apenas no sonho de um pobre mortal e humilde sonhador.
Para todos os nossos irmãos e amigos, sem quaisquer distinções, parentes e familiares os meus mais sinceros votos de um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Eu já não sei como começar com a introdução desse texto, procurei palavras e introduções para o mesmo, mas é que em todos os que falo de você começam com algo surpreendente, mas esse é diferente. Estou te vendo partir e ficar, partir e ficar, ir e voltar, voltar e ir. E isso vai acontecer quantas vezes ainda?
Só quero que saiba que você ainda é, e vai continuar sendo você por mais que eu não queira ou queira, não sei, mas é que eu ainda tenho a esperança que você vai voltar e vai ficar.
E quando você vai eu vejo meu coração voando batendo, pois você é o motivo, consigo seguir em frente em qualquer obstáculo da vida, mas quando se trata de você... Eu não quero seguir.
Eu perco meu sono gritando para mim mesmo, por favor, volte agora, eu acredito nisso. E minha mente começa a voar, e... você é o motivo, de ainda respirar, de viver, de sorrir. Mas quando você vai, eu fico sem esperanças, como, agora...
Eu escalaria todas as montanhas mesmo sem a experiência de alpinismo.
Nadaria todos os oceanos, lagos e rios, só para chegar até você e tentar consertar o que eu fiz com a gente. Eu sei, eu sei, são palavras e palavras se perdem com o tempo, por isso em vez de falar, quero chegar e fazer.
Eu preciso de você, e preciso que você veja tudo isso. Principalmente que você é o meu motivo para tudo isso, principalmente para escrever essa dedicatória.
Agora minhas mãos estão tremendo, pois você também é o motivo.
Meu coração está sangrando, preciso de você. Agora.
Se eu tivesse o controle do tempo, faria com quem a escuridão que passamos se tornasse luz. As brigas que passamos gostaria de que não nos afastasse com nossas palavras amargas e sim dizer para nós mesmos: "Calma, não é assim".
Eu passaria cada hora de cada dia mantendo você segura em vez de te afastar.
Eu preciso consertar o que quebrei, digo que eu quebrei pois eu jamais te culparia por algo. Eu quero que você veja que você é o motivo.
Isso não é um pedido de desculpas ou um volta pra mim, nada disso, mas talvez seja se eu conseguir te mostrar tudo isso.
Eu só quero que saiba que você é o motivo por eu nunca te jogado tudo para o alto e sempre provar de forma diferente.
Eu errei, nós erramos, mas estou disposto a engolir todo o orgulho para que continuamos indo em frente, sem dias nublados.
Solitariedade
Movimento de inclusão solidária aos solitários deste mundo. Que esse texto chegue a todos aqueles que sentem o vazio da solidão, em qualquer momento que seja, especialmente àqueles doentes que se veem sem amigos para compartilhar um pouco da sua dor e dividir momentos de loucura.
Esse movimento é para todos aqueles amargurados, que com o mínimo de cérebro, preferem a solidão a presenças mais vazias do que o próprio vazio interior.
Solitariedade
Solitários por escolha e por vaidade 🫧🌟
Sintam-se abraçados e acolhidos, e mais que tudo, compreendidos.
João 8:32
"e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
Observe o texto acima
"Conhecereis" de conhecimento
Mas um conhecimento pessoal
Que revela uma verdade apartir da própria perspectiva
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.
Sócrates
Platão segue o mesmo pensamento do seu mestre e no mito da caverna
Revela a busca pela verdade e a libertação das prisões da ignorância e das ilusões viciantes do engano
Mas estamos falando de Platão 428 a.C
A busca pelo conhecimento é a verdade libertadora sempre foi uma necessidade humana já que somos nossos próprios carrascos isso está em todas as culturas e religiões do mundo desde milênios atrás
E Jesus foi mais um mestre dos que ensinaram a fórmula da liberdade por meio de uma verdade a que aponta pra o indivíduo e lhes mostra suas correntes e algemas prisões cavernas pecados
Como você preferir
Enxergar o mundo como ele é sem sombras nem ritos sem cerimonialismos ilusórios
Viver sendo você de verdade sem mentiras ou farsas como os cães e hipócritas e assim criarmos uma sociedade justa real e humana como um reino divino.
Verdade que liberta
Gnoses por marcio H.melo
I.M.G.B/GNOSES AVANCADO
pesquisadorgraualpha.
NESTE TEXTO VEMOS UM DOS MOTIVOS DE UM CADEIRANTE NÃO VIVER UMA VIDA SOCIAL E NORMAL:
Havia 2 grupos de pessoas.
Ambos os grupos se reuniram para organizar uma viagem tão sonhada, só que um grupo tinha um membro que é cadeirante mas o outro grupo não.
Os dois grupos estavam se organizando para que a viagem tão desejada acontecesse, só que...
O grupo que não tinha nenhum membro cadeirante começou sem nenhum obstáculo e nenhuma dificuldade encontrar as suas soluções para que o seu grupo realizasse o sonho desta viagem.
Já o segundo grupo achavam logo dificuldades e obstáculos para realizar esta viagem, e o pior, sabem qual foi o motivo da maioria dos obstáculos e dificuldades encontradas no grupo que tinha o cadeirante como membro?, o próprio cadeirante!
