Texto em verso

Cerca de 2757 texto verso Texto em

⁠Poema: Amores imortais

Nas estrelas dançam juras celestiais,
Amores imortais, como contos ancestrais.
No firmamento, laços eternos se entrelaçam,
Cantigas cósmicas, paixões que não se desfazem.

Em cada lua cheia, um suspiro eterno ressoa,
Corações entrelaçados, promessas à toa.
No tempo suspenso, onde o amor perdura,
Histórias celestiais, em cada noite escura.

Bordados de estrelas adornam o céu,
Amores imortais, como um doce mel.
Harmonia celestial, serenata das esferas,
Ecos de sentimentos que duram eras.

No universo vasto, a eternidade se revela,
Amores imortais, em cada estrela que cintila.
A melodia cósmica, entoa um hino divino,
Onde o amor transcende, além do destino.

Inserida por Francisco_leobino

⁠Meu Brasil é minha terra
Neste país eu nasci
Desde criança, respeito
Amando sempre cresci

Gosto de tudo que é nosso
Do céu, da terra e do mar
Do jeito da nossa gente
Do seu modo de falar

Se perdesse minha terra
Ficasse sem meu país
Toda riqueza do mundo
Não me faria feliz

Não desgosto de outros povos
Pois Deus fez todos iguais
Mas creio que os brasileiros
Eu gosto um pouquinho mais

Inserida por andre_guarda

⁠Minha rima

Entenda que não sou artista
Apenas rimo com minha vida
Anoto emoções, decepções e o que penso
Junto tudo e transformo em verso
Se você sabe fazer o som
Leia minhas histórias e faça uma canção
Pois quem sonha, sofre e ri
Com certeza vai se achar em tudo que escrevi
Já me perguntaram porque escrevo só tristeza
Eu respondo com toda minha franqueza
Para não esquecer o que já feriu meu ser
Porque na memória guardo só o que é bom viver.

Inserida por CristinaMarafiga

⁠...
Quase quinquagenário
Virei trovador
Não sei qual foi o cenário
Que me percebi escritor

Acendi uma nova verdade
Extingui a visão realista
Uma nova possibilidade
De virar um idealista

Talvez o luto de um irmão
A distância de uma ninhada
Ou a fuga de uma opressão
Uma estrofe, angústia versada

Só sei que virei um poeta
Na quinta às cinco, aos cinquenta
Foi quando surgiu o alerta
Palavras como vestimenta

Vesti meu verso
Despi minha prosa
Olhei acima Universo
Plantei abaixo uma rosa

Um tributo linda trova
Atributo bela bravata
Obtive singela prova
Um soneto com serenata

Testemunhei cá poesia
Outrora, composição
Me livrei de toda heresia
No pulsar do meu coração

E aí entendi o motivo
Da rima como osmose
Do meu ar conotativo
Da minha metamorfose

Inserida por andre_villasboas

⁠Abra porta para Natal.
Uma noite de magias, de abraços e amor.
Uma vez em doze meses noite cheia de teor.
Essa noite majestosa, tão alegre e feliz
Já está na sua porta, abra ela e encontra o que sua alma quis.
Seus seres mais queridos, os irmãos, os amigos, seus filhos, seus pais, os avós, os animais -
Essa noite os lhe traz.
E assim é o Natal, uma vez em doze meses noite tão especial,
Quando devem ser servidos como pratos principais
União, amor e Paz.
E agora vai e abra sua porta pro Natal.
E receba muitas bençãos,
E carinho, esperança
Que com ele chegarão.

Inserida por Russinha

⁠POESIA NO FRIO E CALOR



Sentado, com uma folha de papel em branco
sobre a mesa, me pergunto, escrevo ou não?
O dia frio deixa o cérebro disperso.
Tento escrever, as palavras não se juntam,
conseguirei escrever um verso?
O que faz o poeta quando escreve?
Necessário é para se falar de amor, ter de haver
calor?
No frio , o pensamento voa para perto do ser amado
sem vontade alguma de escrever.
Com o frio os carinhos e beijos, ajudam o coração
a se aquecer, e ao corpo dão uma inspiração, para
amar e viver.
Em assim pensando ao lado dela fiquei, a mão a
caneta pegou, o cérebro acordado ficou, o verso
começou a sair, e eu logrei escrever.



Roldão Aires



Membro Honorário da Academia Cabista. RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

SINTO - Parte 1


⁠Sinto a mudança comigo, pra que eu finalmente seja
Sinto enxurrada de ideias que vem da mente e transborda pela caneta
Sinto aprendizado, sinto bom senso
Me sinto a deriva, sinto o favor do vento

Me sinto pequeno numa onda grande e sombria
Sinto esperança porque o mar abriu um dia
Sinto paz, sinto revolta, sinto rancor as vezes
Sinto sentimentos que gestavam a mais de nove meses


Sinto o sabor de saborear outra boca
Sinto que tudo muda nessa vida loka
Me sinto pressionado, mas sigo sendo
Não inventaram nada a prova de tempo


Sinto armadilhas sussurrando e me faço de surdo
Me sinto o alvo predileto do inimigo astuto
Senti, sonhos arriscados, de grinalda e véu
Senti o amargo sabor do doce de mél

Inserida por Diego_Sukuri_

⁠DEPOIS DOS TEUS OLHOS 02/03/18

O que poderia se fazer
depois dos teus olhos verem
no fundo dos meus olhos
uma alma comovida.

Você levantou sua cabeça
de forma quase cínica e partiu.
De todos os modos possíveis
de partir você partiu.

E mesmo assim partida
essa ama comovida
ainda teve tempo de procurar razões
na lembrança dos teus olhos
sem desculpas.

Como se aquele que fere
precisasse de ajuda
e esse permanecer atento,
mas agora de forma muda
como se o impossível
pudesse ter a sua hora.

Mesmo que fosse o nunca
o seu lugar do seu agora.
Esse tempo lento do nunca
fazendo-se de sustento
no que não seria.

A vida não entendeu a perfeição
e passou sem ver o seu lugar,
como não poderia ser
caso o homem fosse perfeito,
mas não é.

Consciente disso
do que seria perfeito,
mas se fez impossível.
Só resta criar a paz
em algum lugar perdido
entre o mundo e o impossível.

Olhar dentro do meu abrigo
sem entendê-lo como prisão
e procurando no próprio zê-lo
minha forma de amar
sem nunca tê-la perdido
para ser possível novamente
amar, amar e amar.

Inserida por DanteLocateli

⁠ESTE SOU EU 02/03/19

O pior de não saber o porquê
de estar comigo magoada,
é exatamente o "nem saber"
que prova a verdade
nessa tua mágoa.

Isso que te magoou sou eu
e essa tua mágoa
é você descobrindo
que não sou o ser perfeito
com o qual sonhavas.

Não posso ser distinto
de quem eu sou,
seria uma violência para comigo
e um subterfúgios, um engodo.

Para que persistas em algo
que, na verdade, eu gosto
e do qual me aproveito
e mesmo que seja bom
não existe e te gera sofrimento.

Quero que entendas
isso não é despeito, é respeito
a ti e a mim mesmo
espero que esse
melhor entendimento

de quem eu sou te libertes,
desse sonho maravilhoso
que livre te traga
e mais para perto

do pobre ser humano que sou
e que é a minha verdade
e mesmo não sendo tão bela
é a verdade que está certa.

Inserida por DanteLocateli

Eu sou da arte
Sou a música carregada de paixão
Que foi cifrada pelo mais sábio dos músicos.
Sou a letra e a melodia que você para pra ouvir
Sou a música que voce escuta e chora
Outrora sorri
Eu sou da arte
Sou a arte que brilha no picadeiro
O malabarismo, a pirofagia e o riso
Sou a arte que brilha no circo
A arte que você para pra assistir
Eu sou um verso sertanejo
Sou uma poesia
A arte que causa estranhismo
A arte que causa medo
Eu sou da arte pintada
Da arte escrita
Da arte exposta
Numa carta, numa revista
Da arte guardada e jamais vista
Da arte natureza
Que a fotografia congela
Pra ter o prazer da sua beleza
Sou da arte
A arte que mostra a alma
Que corre no sangue
Que jorra na veia
Sou arte que colore o mundo
Sou arte pra vida inteira

Inserida por JosiellyRarunny

⁠Lave sua dor em um banho quente
Deixe que as partículas do seu DNA escorram pelo ralo,
levando com elas toda a sua culpa.
Gota a gota.
Segundo a segundo.

Feche os olhos. Pense em tudo
não pense em nada.

Permita que os pensamentos se dissolvam na água,
água essa, que insiste em levar seu couro.
Arranca, com fúria mansa,
todos os seus sentimentos.

Purifique-se.
Já não há tempo, então não crie esperança se sabe que, em breve, nascerá uma decepção.

Os poemas são incógnitas, e a vida é como poemas.
Não a desvende, nem espie o final.
Apenas sinta.
Sinta cada palavra. Interprete-a naquele momento.
Não deixe nenhuma letra para trás.

Inserida por yasz

⁠Todo poeta é anônimo
e toda a poesia
desconhecida
Enquanto o poeta
toma café na esquina
nasce o verso
corre a lida
gira a roda
E esta poesia viva
que brota de seu peito
em consonância com a vida
a sua volta
e que é parte dele
/Que é ele!
Jamais será ouvida
ou compreendida por outro ser
Seria feito um sino de Deus
que toca
e somente o poeta escuta
e dana a fazer poesia
Ou é pancada de anjo
na cabeça
que bate forte a lira
e o poeta caduca
e começa
cantar!

Inserida por bill_oliveira_william

BOMBEIRO

To debaixo da bica
Não saio da Moita
Porque a mulherada
Pede que eu meta toda

Toda minha mangueira
Toda minha mangueira
Poque sou o bombeiro
E vi apagar o fogo
Dessa mulherada louca

Ta chegando o bombeiro
As mulher já aprovou
Quando eu chego na pista
Me chamar de meu amor
Pode encostar pra perto
Que o gostosão chegou.

Eu bombo eu bombo eu bombo
Porque sou o bombeiro
Eu não prometo
Comigo é na hora
Onde eu chego eu meto eu meto

Poeta Antônio Luis

Inserida por PoetaAntonioLuis

DOCE MANHÃ #11;#11;

Nesta doce manhã serena#11;
O galo canta enquanto a relva é plena #11;
Meus olhos margurados#11;
Meu amor não estar perto #11;
Sacos empilhados#11;
E eu no meu canto solitário e deserto.#11;

#11;O sol que tava escondido #11;começou aparecer#11;
Os amantes se despedem#11;Nesse novo amanhecer#11;
A luz do sol entrando pela janela #11;
Começou brilhar#11;
Só não brilha mais que os meus olhos #11;
Quando vou te beijar
#11;Te desejando bom diaaaa
#11;Te desejando bom dia aaa.#11;#11;

No reencontro sublime #11;
Depois da aurora passada#11;
Doze horas de estrada #11;
Estou de volta na minha morada.#11;#11;

O sol que tava escondido #11;começou aparecer#11;
Os amantes se despedem#11;Nesse novo amanhecer
#11;A luz do sol entrando pela janela #11;
Começou brilhar#11;
Só não brilha mais que os meus olhos #11;
Quando vou te beijar #11;
Te desejando bom diaaaa#11;
Te desejando bom dia aaa.#11;#11;

Compositor Antonio Luis

Inserida por PoetaAntonioLuis

JOGO LIMPO

Quem sou eu pra lhe poudar dos seus sonhos
Fique a vontade pra fazer o que achar melhor
Em todo caso eu lhe acompanho
Caso não queira pode ficar só

Eu sou apaixonado mais também compreendo
Que o amor pra ser bonito
Tem que haver jogo limpo
Entra duas pessoas
E eu fiquei pra trás
Quando não cuidei bem mais de você
Nos braços de outro você encontrou prazer

Você está livre,livre pra voar
Eu vou ficar aqui,mesmo querendo te amar
Se você não me ama,o melhor é separar

Poeta Antonio Luís

Inserida por PoetaAntonioLuis

Lápide

Quem você procura, por que veio?
Ele não está aqui, não existe mais.
Apenas seus restos mortais,
Símbolo da fragilidade da vida,
Que é uma dádiva, mas se esvazia,
Como um jarro d’água ao regar uma planta,
Entrega o sabor da vida, mas se esvazia.

Quem você procura, não está aqui,
Somente em sua memória ele vive,
Cada gesto, cada olhar,
A palavra que ecoa como o vento nas árvores,
Produzindo sons que se perdem no tempo.

Quem você procura, não está aqui,
Mas em outra vida, no passado,
Nos ecos das histórias que deixou,
Marcadas em suas lembranças.

Quem você procura, não está aqui,
Mas em você, todos os dias,
Ao dormir e ao levantar,
Ele estará presente.

Ele estará sempre vivo enquanto você se lembrar que ele não esta mais aqui.

Inserida por yhuldsbueno

⁠Quão bela és entre os astros
Tão sublime se faz no universo
Seu sorriso transmuta o caos
Destrói meus fundamentos
E cativa o meu verso

Ainda que falasse a língua dos anjos
Não conseguiria externar tal fascínio
Nos confins da terra e dos céus
Na vida até a morte
Viveria em seu domínio

Admirável o universo foi para mim
Já não me atrai a atenção
Hoje só quero admirá-la
A estrela mais bela avistada
No centro da toda constelação

Inserida por In_finitys

⁠Quero fazer uma trova
que a minh'alma ditou
mas que seja linda e nova
porque a inspiração cansou
Vejo que não vem o mote
tudo parece mal feito
o coração dá um galope
quase estourando no peito
E isso seria de amor
num versinho revelado
sem ter na face rubor
dando todo o meu recado
Tentei, tentei e não consegui
as linhas se tornaram estranhas
esse amor que nem pedi
não se retrata e se acanha
Por isso tenho que parar
de rabiscar essas besteiras
o sentimento irei guardar
para o resto de vida inteira!

Inserida por neusamarilda

Louca não sou, acho isso,
mas tenho momentos confusos,
já fugi de compromissos
e já comi até parafusos

Segui por onde nem sei,
passos e voos sem fim,
numa tremenda disparada
ninguém pôs a mão em mim

Já acelerei até mil,
nem percebi a curva adiante,
creia, nem o radar me viu,
voei e por ele passei rasante

Inserida por neusamarilda

A sombra se encanta pelo sol todos os dias, segue-o pelo chão, rasteja na saudade a cada novo crepúsculo,
quando em alquimia transforma-se em noite cálida,
até o alvorecer,onde tudo recomeça
desde a eternidade do tempo que não sabemos,
sombra e luz,
sol e lua,
você e eu,
tão perto e tão separados...

Inserida por neusamarilda