Texto em verso

Cerca de 2757 texto verso Texto em

POEMA DO DIA


Do dia de ONTEM
que traz à luz - o passado!

Do dia de HOJE
que me faz agir - com cuidado!

Do dia de AMANHÃ
que mostra - o quanto sou limitado!


ONTEM...
me fala de você
de nós dois - recordação!

HOJE...
apesar de só, em meio à lembranças
preservo o bom tesouro - de um amor perdido!

AMANHÃ...
serei menos do que sou hoje
pelo ontem que não não volta - e um amanhã mal resolvido!

Inserida por nilduarte

DEGRAUS DE LEMBRANÇAS...



* O Que Fazer Com a Saudade?



Viagem
infinita
para
na
eternidade
morar!
Meu
amor
foi
embora
para
não
mais
voltar!

Triste
ficou
meu
coração
que
a
morte
não
quer
aceitar!

Inserida por nilduarte

Proseador...
Proseador e narrador confesso
Poeta não sou.
Cascateiro e amante das letras sim
Eterno admirador das guerreiras poetisas,
Talentosas e majestosas escrevinhadoras,
Encantadoras, me cativam sem querer,
Dia e noite acarinhando, escravizando.

Belas, somam vassalos mil,
Eternos garotos
Ardorosos amantes platônicos,
Tímidos transamazônicos.

Antes inseguros astronautas,
Agora arrojados internautas
Agitam reluzentes espadas digitais
Elogios sempre em lautas pautas...
(JM Jardim - Santo André - São Paulo)

Inserida por Superjujar

Apreciar é um dom
Observar uma habilidade
Descrever é talento
.
Qualquer um pode fazer
eu só descrevo tentando fazer poesia,
é facil como maresia
;
Mas pra quê?
Que hei de fazer com tanto verso
Onde ponho tanta prosa
,
Se olhos apressados como a corsa
Passarão e não verão
Como a brisa não enchergarão
!

Inserida por StaWod

Versos para um jovem sem amor.

Alguns vivem, dormem, trabalham e se ensoberbecem.
Outros apenas acontecem.
Pessoas procuram seus restos em outros
e dizem que isso é amar.

Alguns levantam, andam, secam, derramam.
E outros apenas se encolhem.
Pessoas procuram seus restos em outros
e dizem que isso é amar.

Alguns acordam cedo, levantam e vão ao banheiro.
Outros não tem onde ficar.
Pessoas procuram seus restos em outros
e dizem que isso é amar.

Alguns vasculham por todo lugar
procurando alguém que valha a pena ficar.
E outros sabem, que não amar.
Pessoas procuram seus restos em outros
e dizem que isso é amar.

Inserida por WallyssonWM

Ela é daquele tipo de mulher que tenta se camuflar nas coisas
Passar desapercebida
Mas sua singularidade é tanta
Que é impossível que não se destaque
Tem gosto excêntrico,
É desajeitada para algumas coisas,
Adora gente que rema contra a maré,
Que tem caráter.
Ela é simples de coração,
Porque sabe que simplicidade é sinônimo de sofisticação.
Ela não abre mão de ouvir Zeca Baleiro e Chico Buarque antes de dormir,
De sonhar com seu lugarzinho no mundo,
De fazer a diferença e cantar sua infinitude.
Ela é, por dentro e por fora, uma extensão da liberdade.

Inserida por jessilenemota

Título: O cansaço das palavras

Até onde uma poesia pode explicar nossos sentimentos,
Até onde um poema pode demonstrar nossos momentos,
Até onde uma prosa pode transparecer meus pensamentos,
Até onde um verso pode traduzir meus entendimentos.

As palavras cansam,
Mas a vida não descansa,
O tempo gera episódios sem calma,
Porém, a maioria fica dentro da nossa alma.

Não se penitencie por não conseguir escrever,
A sua vida poética sempre estará no vosso ser.

Autor: Nélio Joaquim

Inserida por NelioJoaquim

O que faz uma música bonita?
Seria a melodia ? A letra ? Ou as alternâncias ?
Difícil explicar e de certa forma conceituar algo provindo de profunda inspiração, como explicar a arte? São as mais profundas experiências provindas dos compositores, suas decepções amorosas, seus momentos de alegria e felicidade, angústias.....desilusões, ilusões verdadeiramente vividas, quanta coisa não é mesmo? É complexo, profundo, arrebatador, mas simples! Pois são emoções e sentimentos declarados, que foram vividos, e expostos em instrumentos, em voz, versos, estrofes, em composição e melodia!
E como nos identificamos com estas músicas não é mesmo? E é fácil entender, creio que além da experiência de viver o verdadeiro amor com nossos pais, amigos, com a mulher amada e com Deus, apenas as músicas são capazes de tocar nossa alma, persuadir nosso coração, mudar caminhos, mudar nosso estado, nos colocar em momentos reflexivos, transbordar nosso peito repleto de angústias que com toques suaves acalentam nossa alma, musicas capazes de motivar! Encorajar! Fazer sorrir! Fazer chorar! Fazer cantar! E isso é lindo...
Abençoadas sejam essas almas inspiradas e sinceras que tocam nossos corações, poetas, compositores, protagonistas e espectadores de belas histórias de amor, até porque, qual é o tema mais presente nessas belas músicas? É o amor perdido, o amor conquistado e declarado, ou o amor idealizado, ou até mesmo a revolta e manifestação da ausência do mesmo! Será que a música existe para nos ensinar sobre o verdadeiro amor e o gesto de amar? Até porque músicas possuem começo e fim, mas outras são atemporais. Será que apenas bons e criteriosos ouvidos sejam capazes de encontra-lo? Ahhhh música! Só tenho algo a te dizer: "EXISTIRIA A VERDADE, VERDADE QUE NINGUÉM VÊ, SE TODOS FOSSEM NO MUNDO IGUAIS A VOCÊ,QUE MARAVILHA VIVER ". Por isso chego a conclusão que a minha maior declaração de amor será no momento em que eu olhar para alguém e dizer: "Você é como música pra mim" uma música atemporal....Sempre procurei uma palavra que passasse uma intensidade maior do que: "EU TE AMO", e nunca descobri, mas acho que agora encontrei!.......

Inserida por luisrtr

ALguns

Alguns namoram uma boa música
Alguns namoram um bom livro
Alguns namoram uma bela paisagem
Alguns namoram um bom trabalho
Alguns namoram uma boa tecnologia
Alguns namoram na distancia
Alguns namoram na ausência
Alguns namoram na presença
Alguns namoram a família
Alguns namoram o esporte
Alguns namoram sua criatividade
Alguns querem namorar
Alguns me namoram
Alguns namoram você
Alguns namoram eles
Alguns querem fugir de namoro
Alguns querem namorar a si mesmo
Alguns não importa o que, ou quem apenas namoram...

Inserida por iranmnr

“Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso”.

( in "Autobiografia sem Factos". Assírio e Alvim, Lisboa, 2006, p. 128.)

Inserida por portalraizes

Insensatez

Você é minha consciência
Tão transparente como água
Aos tons da seda amarga
Desta inconsciência

Rubras sentenças que apaga
Feito uma praga
De veraneio ignorância
Despejando toda a ânsia

Monstro dentro da adaga
Perfurando a palavra
De perjúrio nesta saga

Parando o mundo Agora
Poente melodia sábia
Do que mais ria

Inserida por Mattenhauer

Vinho

A cada beijo fica mais transparente
Mesmo fria sinto seu doce sabor
Sendo seca me das mais vigor
De todas és a mais atraente

Minha melhor amiga
Minha melhor amante
Venha deixar-me fumegante
Sem rodeios ou intriga

Contigo tenho mais chance
De ser o que sempre quis
Boêmio e sempre aprendiz

Viverei este eterno romance
Só tu entende este semblante
Que em minha vida és constante

Inserida por Mattenhauer

Segunda Garrafa

Você altera meus sentidos
Bani meu discernimento
Aflora o velho ressentimento
Com sentimentos feridos

No doce sabor você me trai
Ao mesmo tempo que atrai
Através do que já sabia
Vide a bela agonia

De estar mais um dia
onde posso ver
e posso ser

Apenas na segunda rodada
é que se vê a magoa
de forma incessante

Inserida por Mattenhauer

Margarida

Bem me quer uma hora
Mal me quer em despedida
Bem me quer em sua vida
Mal me quer agora

Bem me quer Pandora
Mal me quer arrependida
Bem me quer a contrapartida
Mal me quer a que implora

Bem me quer senhora
Mal me quer na aurora
Bem me quer na ida

Mal me quer de saída
Bem me quer sonhadora
Mal me quer outrora

Inserida por Mattenhauer

Segunda Via

Quero viver no sonhar
Pois lá você é minha
Onde toda fantasia obtinha
Sem medo de acabar

Realidade imaginada aclarar
Regada a doce molinha
Das lágrimas infinitas nessa linha
Dominado pelo desejo de amar

No véu e imaculado de um olhar
Enclausurado pela sede que tinha
Da venusta companhia

Que venho abonar
E nesse reino que quero morar
É onde a realidade vira poesia

Inserida por Mattenhauer

Anjo Negro

Eu filho da crença e esperança
Dono de luz e paz
Acalanto mordaz
Escondido nessa temperança

Eu que sou de fala mansa
E discípulo de um solarengo
Mudo palavras de realengo
Do senhor da Hamsá

Recôndito nessa ânsia
Em suma instância
Envolto ao impossível

Como tudo que é invisível
Anjo resoluto e voraz
Da luz que não possuo mais

Inserida por Mattenhauer

Você

Sinto falta de nossas conversas
Falta dos teus verdes olhos
Esperando meus conselhos
Com pedidos à expensas

De uma nova trama
Sem se importar com a minha má fama
Se ao menos pudesse velos
Quais são seus pesadelos

Se ao menos soubesse
O motivo disso tudo
O que vive lá no fundo

Se pudesse tocar tudo o que disse
E assim extraísse
Toda a dor do seu mundo...

Inserida por Mattenhauer

Introdução ao réquiem

Venham todos e prestem atenção
Vou falar sobre uma maldição
Alguns a chamam de vida
E outros de causa perdida

Sim é sobre os amores
E tudo o que ele traz
Nobre capataz
Que floresce todas as cores

Sentido do viver
Em fim sem sentido
Devora tudo que é detido
Pelo sentimento sem querer

Constante errante
Constantemente irritante
Irreversível atroz
Comumente a nós

Inserida por Mattenhauer

Primeiro Réquiem

Só a loucura faz sentido
Só ela serve de abrigo
Deixe a sanidade em seu jazigo
E o bom senso perdido

Olhe meu amigo
Um mundo distorcido
Seja bem vindo
E venha comigo

De valores invertido
Há de ficar enrubescido
Com o que digo

Palavras em castigo
Fique de orgulho ferido
E ache o próximo artigo

Inserida por Mattenhauer

Réquiem 2

Para falar da morte
Tem que se falar da vida
E o que nela é contida
Tendo o amor de estandarte

Alegrias e dores também fazem parte
Em suma vontades sem sentido
Faz da razão um bandido
Tornando a vida uma arte

Sem certo ou errado
Onde nada é proibido
Para um coração inspirado

Na pratica um pecado
Por conta da libido
Então o amor é desferido

Inserida por Mattenhauer