Poesias sobre Ciências

Cerca de 992 poesias sobre Ciências

"" A ciência diz evolução
e usa para explicar o começo
mas se eu pedir a um cientista
para me explicar a evolução pelo lado contrário
ou seja pela regressão
voltaremos a um momento que ele dirá que houve uma explosão
e antes dela nada poderá explicar...Mas sabe que nada existe por acaso e mesmo que a explosão tenha sido originada de apenas um átomo, não poderá explicar quem o criou, ou então, converter-se-á nessa hora....
Que Deus abençoe você e seu dia

Inserida por OscarKlemz

Inspirada pela estética densa, científica e melancólica de Augusto dos Anjos, esse foi um dos poemas mais intensos que já compus.

PAIXÃO PETRIFICADA
(O Transe das Almas de Rocha)

Insana nessa aventura fugaz e transitória, sigo nesta trilha desventurada…
Vejo revérberos de sombras desfragmentadas em histórias já sepultadas.
Lágrimas que borbulham dessa alucinação caótica; sinto que se deteriora esta minha capa carnal, perene e febril.
Ouço murmúrios deletérios e sussurros inaudíveis em minha memória desfigurada. Sinto frio.
Minha alma, por segundos, levita ébria, manchada em gotículas de suor que corta e congela. Num transe anímico, faz-se o registro: o coração — intangível e ao mesmo tempo uno — pulsa descompassado em vivências de outrora que nas lembranças rolam como pedras.

Lu Lena / 2026

Inserida por Lulena

⁠Sapienciais 3:17

O sábio da modernidade confunde-se com um cientista, mas a sabedoria divina é como pimenta aos seus olhos: ardente para os arrogantes, refrescante para os prudentes.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠Há algo que filósofos, sociólogos e cientistas vêm repetindo há séculos:
O mundo se organiza em redes de influência.
Se você joga verdade, compaixão, honestidade na rede — ela se fortalece.
Se você joga mentira, egoísmo, crueldade — o sistema inteiro apodrece.
Isso independe de religião.
É um sistema humano.
É realidade relacional.

Inserida por RobinS25

⁠Não são confiáveis aqueles que discutem pessoas; os Sábios discutem idéias, os Cientistas salvam vidas, os idiotas são só isso, idiotas...

Otavio Mariano

Inserida por otavio_mariano

⁠"Albert Einstein, o maior cientista que o mundo conheceu; morreu no hospital nos EUA. O mundo esperava às suas últimas palavras, uma vez que criou maravilhas.
Ele disse 6 palavras em alemão, só que sua enfermeira só entendia inglês. O mundo ficou sem saber --- imaginamos que tenha lembrado Camões e dito: POR TANTO AMOR, TÃO CURTA A VIDA".

Inserida por Ademarborba46

⁠Antivírus

No laboratório, cientistas buscam uma cura, uma solução. No labor diário estão aqueles que não tem opção senão buscar o pão. Profetas do terror se esquecem que a caridade não é uma opção.

Inserida por jairomielnik

(H)aja!

No ambulatório
Vidas que lutam
Haja coração!
No laboratório
Cientistas que buscam
Haja cura, haja solução!
No labor diário
Pessoas que correm
Haja fome, haja o que for, haja o pão!
Em tempos assim
Não nos esqueçamos
Haja caridade, haja amor, haja compaixão! Aja!

Inserida por jairomielnik


-Está provado cientificamente,
que a consciência dura de cinco
a sete segundos.
Tá explicado, porque o ser humano
faz tanta besteira...
☆Haredita Angel
20.11.16

Inserida por HareditaAngel

Estive ouvindo um cientista
Que falava sobre estudos
E descobertas da ciência
Pensamentos acerca
de nossa humana inteligência
O cara expôs uma lista, disse Muito
da importância disso tudo
Me lembro que falou sobre sinapses
Conexões neuronais
Discorreu sobre as nossas conquistas
E o que aquilo representa pra nós,
Seres pensantes
Como somos agora
E o jeito que éramos antes
Falou muito mais
E quanto mais ele falava
Menos as pessoas
Pareciam ser iguais entre si
Pois eu me ative a algo que ele não falou
Apenas expôs
de forma velada e subjetiva
Algo sobre o qual
Eles não sabem quase nada
E que muito os aparvalha:
A velocidade com a qual
Espalha-se a ignorância
Nossa ausência voluntária de pensamento
Na mais injusta medida
Ali
Cresceu também a ganância
Filha mais bem nutrida
da falta de inteligência
Pois
Parece que diante
da efemeridade dessa vida
O ato de pensar
Deixou de ser importante
A sua desnecessariedade
É muito mais atraente
Porquanto seduz
A muito mais gente que a gente pensa
A coisa que ele não disse
Mas que eu supus
Foi que é bem mais fácil compreender
O Pensamento de gente que pensa
Do que o pensar aparente
Sua falta de luz
Tornando assim
Quase impossível aceitar
A nossa mais que imensa
Festejada arrogância
Travestida de muitas coisas
Ele disse que todo mundo
Possui um cérebro na cabeça
Mas não falou que a ciência não tem
Conhecimento suficiente
Pra explicar
Porque é que tanta gente
Pode pensar e não pensa

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Deus criou
O cientista explica
O artista pratica
O Padre discorda
O Político complica
O militar de carreira concorda
O bêbado no bar explica tudo
O Doutor entende com reserva
O Aluno não aprende
Muito menos observa
O Professor lá na escola
Leva todo mundo lá pra fora
Deixemos isso de lado
Vamos todos jogar bola
O mendigo desvenda o segredo
em troca de alguma esmola
O motorista sente medo
Não sabe aonde as coisas vão
Porém, pra onde quer que elas forem
Serei eu que vou levar
O velho se decepciona
O jovem vê e se emociona
O homem comum acha tudo lindo
Bonito como as coisas vão indo!
E eu pergunto a Deus, Meu Pai
Pra onde é que a gente vai?

Inserida por edsonricardopaiva

Um dia eu tive que pensar, e decidir entre ser um cientista ou um poeta. Resolvi fazer da poesia minha ciência, e da ciência fiz poesia.

Inserida por sandespoeta

⁠"Ciência é poesia. É que a poesia dos cientistas precisa ser compreendida racionalmente para depois ser sentida, enquanto a poesia com que estamos acostumados não tem compromisso com a racionalidade."

Inserida por rone_araujo

Contudo, se lemos gibis, poesias, jornais, textos científicos, textos literários, textos, livros, enfim, não importa o que lemos, se lemos por algum motivo ou razão.

Inserida por InajaMartins

⁠"O cientista duvida para descobrir; o cientificista crê que a ciência já é resposta para tudo."

⁠"O cientista sabe que a ciência é ferramenta; o cientificista a usa como se fosse religião."

⁠O que me deixa mais irritado com relação ao sistema de publicação por pares é que:

não há estudos científicos que comprovem sua eficácia e eficiência, somente palavras das ditas "autoridades".

Cobramos rigor dos autores, mas o método em si não foi testado. Isso para mim é hipocrisia pura, mais pura do que polpa de fruta em garrafas no supermercado.

Saudade.

A língua portuguesa é tão rica e por esta mesma causa tornou-se muito invejada pelos inventores de palavras. Basta receber alguns comentários mais afoitos para sentirmos quão grande são as palavras criativas de resumos e invencionismos, nesta nossa tão querida e maltratada língua, por parte exclusiva das grandes "pérolas do Enem nacional". Isto faz-me recordar que somente nós, usuários deste vernáculo temos uma única palavra que exprime um grande e gostoso, ou não, por vezes triste sentimento, o qual chamamos de saudade.

É esta uma das palavras mais presentes nas poesias de amor da língua portuguesa. Pena que a educação em "lato sensu", presente verdadeiramente entre os anos de 1950 a 1970, quando as escolas profissionalizantes grátis, com o "curso científico", nos auros tempos do "tesouro da juventude", enciclopédia, até hoje insuperável em compêndios e conteúdo, presentes na maioria das bibliotecas escolares, eram ofertados a grande massa populacional, incluindo os menos abastados trabalhadores e aos seus filhos, por direito, quando tanto as prefeituras, estado e governo federal, comungavam de um ideal único, que era o desenvolvimento e a preservação da soberania nacional, resquícios das benesses implantadas pelo saudoso e insuperável presidente Getúlio Vargas, verdadeiro e único pai dos pobres.

Transformados que fomos em eternos órfãos, por mais que morramos nós e nossos sucessores filhos, nunca nos sentiremos novamente, um dia, adotados sequer, pois o egoísmo indecente daqueles herdeiros políticos que o sucederam, desde então, sequestrando nossa capital federal aqui do Rio (RJ), para escondê-la, a seu bel prazer e deleite, nos mais longínquos rincões do sertão brasileiro, sonegou-nos o simples direito adquirido de sermos, ao menos, felizes.

Inserida por ELIERRE47

⁠Antes de acusar alguém de "negacionista", lembre-se que a inquisição usou os mesmos argumentos para queimar na fogueira que ousava criticar o "consenso científico" da igreja...
Negacionismo é termo religioso. Usá-lo para defender consensos científicos de ocasião, OFENDE a ciência.

Inserida por AFPP

⁠HOMEM TRÊS VEZES GRANDE

O que é um Homem Três Vezes Grande?

Um Homem Três Vezes Grande é cumulativamente um excelente Cientista, um excelente Filósofo e um excelente Religioso.

Um Homem Três Vezes Grande é aquele que tem Conhecimento, Sabedoria e Magia.

Inserida por Amanciorego