Poesias sobre Ciências
"" A ciência diz evolução
e usa para explicar o começo
mas se eu pedir a um cientista
para me explicar a evolução pelo lado contrário
ou seja pela regressão
voltaremos a um momento que ele dirá que houve uma explosão
e antes dela nada poderá explicar...Mas sabe que nada existe por acaso e mesmo que a explosão tenha sido originada de apenas um átomo, não poderá explicar quem o criou, ou então, converter-se-á nessa hora....
Que Deus abençoe você e seu dia
Inspirada pela estética densa, científica e melancólica de Augusto dos Anjos, esse foi um dos poemas mais intensos que já compus.
PAIXÃO PETRIFICADA
(O Transe das Almas de Rocha)
Insana nessa aventura fugaz e transitória, sigo nesta trilha desventurada…
Vejo revérberos de sombras desfragmentadas em histórias já sepultadas.
Lágrimas que borbulham dessa alucinação caótica; sinto que se deteriora esta minha capa carnal, perene e febril.
Ouço murmúrios deletérios e sussurros inaudíveis em minha memória desfigurada. Sinto frio.
Minha alma, por segundos, levita ébria, manchada em gotículas de suor que corta e congela. Num transe anímico, faz-se o registro: o coração — intangível e ao mesmo tempo uno — pulsa descompassado em vivências de outrora que nas lembranças rolam como pedras.
Lu Lena / 2026
Sapienciais 3:17
O sábio da modernidade confunde-se com um cientista, mas a sabedoria divina é como pimenta aos seus olhos: ardente para os arrogantes, refrescante para os prudentes.
Há algo que filósofos, sociólogos e cientistas vêm repetindo há séculos:
O mundo se organiza em redes de influência.
Se você joga verdade, compaixão, honestidade na rede — ela se fortalece.
Se você joga mentira, egoísmo, crueldade — o sistema inteiro apodrece.
Isso independe de religião.
É um sistema humano.
É realidade relacional.
Não são confiáveis aqueles que discutem pessoas; os Sábios discutem idéias, os Cientistas salvam vidas, os idiotas são só isso, idiotas...
Otavio Mariano
"Albert Einstein, o maior cientista que o mundo conheceu; morreu no hospital nos EUA. O mundo esperava às suas últimas palavras, uma vez que criou maravilhas.
Ele disse 6 palavras em alemão, só que sua enfermeira só entendia inglês. O mundo ficou sem saber --- imaginamos que tenha lembrado Camões e dito: POR TANTO AMOR, TÃO CURTA A VIDA".
Antivírus
No laboratório, cientistas buscam uma cura, uma solução. No labor diário estão aqueles que não tem opção senão buscar o pão. Profetas do terror se esquecem que a caridade não é uma opção.
(H)aja!
No ambulatório
Vidas que lutam
Haja coração!
No laboratório
Cientistas que buscam
Haja cura, haja solução!
No labor diário
Pessoas que correm
Haja fome, haja o que for, haja o pão!
Em tempos assim
Não nos esqueçamos
Haja caridade, haja amor, haja compaixão! Aja!
-Está provado cientificamente,
que a consciência dura de cinco
a sete segundos.
Tá explicado, porque o ser humano
faz tanta besteira...
☆Haredita Angel
20.11.16
Estive ouvindo um cientista
Que falava sobre estudos
E descobertas da ciência
Pensamentos acerca
de nossa humana inteligência
O cara expôs uma lista, disse Muito
da importância disso tudo
Me lembro que falou sobre sinapses
Conexões neuronais
Discorreu sobre as nossas conquistas
E o que aquilo representa pra nós,
Seres pensantes
Como somos agora
E o jeito que éramos antes
Falou muito mais
E quanto mais ele falava
Menos as pessoas
Pareciam ser iguais entre si
Pois eu me ative a algo que ele não falou
Apenas expôs
de forma velada e subjetiva
Algo sobre o qual
Eles não sabem quase nada
E que muito os aparvalha:
A velocidade com a qual
Espalha-se a ignorância
Nossa ausência voluntária de pensamento
Na mais injusta medida
Ali
Cresceu também a ganância
Filha mais bem nutrida
da falta de inteligência
Pois
Parece que diante
da efemeridade dessa vida
O ato de pensar
Deixou de ser importante
A sua desnecessariedade
É muito mais atraente
Porquanto seduz
A muito mais gente que a gente pensa
A coisa que ele não disse
Mas que eu supus
Foi que é bem mais fácil compreender
O Pensamento de gente que pensa
Do que o pensar aparente
Sua falta de luz
Tornando assim
Quase impossível aceitar
A nossa mais que imensa
Festejada arrogância
Travestida de muitas coisas
Ele disse que todo mundo
Possui um cérebro na cabeça
Mas não falou que a ciência não tem
Conhecimento suficiente
Pra explicar
Porque é que tanta gente
Pode pensar e não pensa
Edson Ricardo Paiva.
Deus criou
O cientista explica
O artista pratica
O Padre discorda
O Político complica
O militar de carreira concorda
O bêbado no bar explica tudo
O Doutor entende com reserva
O Aluno não aprende
Muito menos observa
O Professor lá na escola
Leva todo mundo lá pra fora
Deixemos isso de lado
Vamos todos jogar bola
O mendigo desvenda o segredo
em troca de alguma esmola
O motorista sente medo
Não sabe aonde as coisas vão
Porém, pra onde quer que elas forem
Serei eu que vou levar
O velho se decepciona
O jovem vê e se emociona
O homem comum acha tudo lindo
Bonito como as coisas vão indo!
E eu pergunto a Deus, Meu Pai
Pra onde é que a gente vai?
Um dia eu tive que pensar, e decidir entre ser um cientista ou um poeta. Resolvi fazer da poesia minha ciência, e da ciência fiz poesia.
"Ciência é poesia. É que a poesia dos cientistas precisa ser compreendida racionalmente para depois ser sentida, enquanto a poesia com que estamos acostumados não tem compromisso com a racionalidade."
Contudo, se lemos gibis, poesias, jornais, textos científicos, textos literários, textos, livros, enfim, não importa o que lemos, se lemos por algum motivo ou razão.
O que me deixa mais irritado com relação ao sistema de publicação por pares é que:
não há estudos científicos que comprovem sua eficácia e eficiência, somente palavras das ditas "autoridades".
Cobramos rigor dos autores, mas o método em si não foi testado. Isso para mim é hipocrisia pura, mais pura do que polpa de fruta em garrafas no supermercado.
Saudade.
A língua portuguesa é tão rica e por esta mesma causa tornou-se muito invejada pelos inventores de palavras. Basta receber alguns comentários mais afoitos para sentirmos quão grande são as palavras criativas de resumos e invencionismos, nesta nossa tão querida e maltratada língua, por parte exclusiva das grandes "pérolas do Enem nacional". Isto faz-me recordar que somente nós, usuários deste vernáculo temos uma única palavra que exprime um grande e gostoso, ou não, por vezes triste sentimento, o qual chamamos de saudade.
É esta uma das palavras mais presentes nas poesias de amor da língua portuguesa. Pena que a educação em "lato sensu", presente verdadeiramente entre os anos de 1950 a 1970, quando as escolas profissionalizantes grátis, com o "curso científico", nos auros tempos do "tesouro da juventude", enciclopédia, até hoje insuperável em compêndios e conteúdo, presentes na maioria das bibliotecas escolares, eram ofertados a grande massa populacional, incluindo os menos abastados trabalhadores e aos seus filhos, por direito, quando tanto as prefeituras, estado e governo federal, comungavam de um ideal único, que era o desenvolvimento e a preservação da soberania nacional, resquícios das benesses implantadas pelo saudoso e insuperável presidente Getúlio Vargas, verdadeiro e único pai dos pobres.
Transformados que fomos em eternos órfãos, por mais que morramos nós e nossos sucessores filhos, nunca nos sentiremos novamente, um dia, adotados sequer, pois o egoísmo indecente daqueles herdeiros políticos que o sucederam, desde então, sequestrando nossa capital federal aqui do Rio (RJ), para escondê-la, a seu bel prazer e deleite, nos mais longínquos rincões do sertão brasileiro, sonegou-nos o simples direito adquirido de sermos, ao menos, felizes.
Antes de acusar alguém de "negacionista", lembre-se que a inquisição usou os mesmos argumentos para queimar na fogueira que ousava criticar o "consenso científico" da igreja...
Negacionismo é termo religioso. Usá-lo para defender consensos científicos de ocasião, OFENDE a ciência.
HOMEM TRÊS VEZES GRANDE
O que é um Homem Três Vezes Grande?
Um Homem Três Vezes Grande é cumulativamente um excelente Cientista, um excelente Filósofo e um excelente Religioso.
Um Homem Três Vezes Grande é aquele que tem Conhecimento, Sabedoria e Magia.
