Poesias de Estrelas
A oitava estrela de Bolívar
luzente, gloriosa e augusta
pelas mãos do Comandante
bem colocada na bandeira
nenhum interesse colonial
haverá de roubar do povo,
Não adianta continuarem
a insistir em criar desgosto.
Obrigada Venezuela
pelo seu amor de sempre,
O teu Sol nascerá
no Esequibo eternamente.
Um dia apenas falta
só para lembrar que
o General continua preso
injustamente há três anos
sem ter nenhum acesso
à Justiça naquele lugar,
e por ele e por uma
tropa em igual situação
sou um continente
de versos em reclamação.
Obrigada Venezuela
pelo seu amor de sempre,
O teu luar Esequibo
é só seu eternamente.
Um dia apenas falta,
mas não custa nada lembrar
que cada poema meu é
de minha total responsabilidade,
e não adianta nenhum enredo
extra contra cada poema criar.
Minha querida Venezuela,
o teu General é inocente,
ser preso de consciência
não é e nunca foi crime,
O teu General não deveria
ter sido preso e preso
não deveria continuar:
triste é o rumo que
a tua Justiça foi tomar...
Estrela Rósea
Vitória-Régia
Naiá amorosa
Na hora certa
Vir a ser poesia
Multiplicada
Nas tuas águas
Entre as suas pestanas
tenho o Recife franja
mais lindo e encantador,
Sou estrela-do-mar
no oceano do teu amor
profundo criando dia
e noite o nosso mundo
com doçura e carícia,
Só de saber que você
existe me provoca delícia.
Caliandra esplendorosa
estrela de pétalas,
fortuna e joia amorosa
da terra e d'alma
profunda mato-grossense,
Quando o Sol de toca
e a chuva te beija,
O tempo para te ler como
quem aprecia um poema.
O Mate na Cuia
é uma constelação,
Esculpi uma Estrela
e cantei a canção
do herói que tinha
uma na testa que
aparecia sempre
quando havia uma
luta pela frente.
Ipê-amarelo-da-mata
filho de alguma estrela
dourada que numa noite
foi semeada na Terra
assim como eu: poeta.
Escuto a Piúva-amarela
balançar com o vento
desta noite sublime,
Com contentamento
as estrelas retribuem
com um brilho que
faz lembrar do seu,
És poeta e amor meu.
Sempre que passa uma
tempestade consigo ver
uma estrela no céu como
se abre um livro para ler.
O quê para uns é barulho
entendo como a orquestra
da vida acontecendo e tocando
com muitos peitos batendo.
Permanecer como quem vai
no curso do rio em direção ao mar
é só para quem sabe esperar.
Cultivar o quê enternece é
para quem forte anseia continuar
e rejeita disputas fúteis por poder.
Escrevi um pedido
de paz para a Palestina
e pendurei numa bonita
Estrela de Belém no Cipreste
místico de Ramallah
para quem sabe o meu
pedido seja ouvido.
Na minha cuia de Porongo
arrumei o meu Chimarrão Estrela
para me aquecer do frio extremo,
e escrever para ti um poema
que cante como o Sabiá-Laranjeira
para quem sabe o meu amor
te encante e a gente se mereça.
Como uma estrela que dança nua
No teu íntimo Universo,
Tenho o sublime compromisso
De ser explícito desejo,
Para ser consumido por você
Sempre que te der vontade.
Entre nós habita uma magia
No nosso exílio submerso,
Vive um precioso engajamento
De ser liberdade
Sem rotina e sem cobrança,
Para vivenciarmos a liberdade.
Sem reverso e com contentamento
De subverter nossas rotinas,
Temos o gosto até pelo perverso
Não temos limite e pudor,
Absortos em nossas magias
Para brindarmos a cada momento.
A chama se [revela
Como noite acesa,
É brasa inconsumível
Da tal ardente estrela,
Que ilumina e [celebra
A vontade que nos cerca.
A chama se [destaca
Como palavra fina,
É incenso perfumado
Da divindade incrível,
Lira de apaixonado,
Feito nó que não [desata.
Valsa em nós o Universo,
O meu íntimo te pertence,
Talvez ainda estás [perdido,
A saudade é nossa - sempre;
De estarmos na mesma corrente
Nadando somos o curso do rio,
Da poesia inequívoca sou o verso:
Dolente, apaixonado e [atrevido.
É questão fora de [tempo,
Sempre em todos os tempos,
Todos musicais ou [não;
Ambos pagãos ou divinos,
Tão satânicos ou bíblicos.
A chama [ardentemente
Em tempo há de contar,
Que nunca [deixou
De por ti se apaixonar;
Vontade que não vai passar.
É questão além do [tempo,
Sempre e em todo o lugar,
Quando paro para [pensar:
Bate o sentimento, o tal penar!
Essa distância irá acabar.
É fato mais do que consumado:
eu sou um pedaço de você.
A tua estrela de todas horas:
matutina, vespertina e anoitecida
No afã de viver a vida de carícia
Só me alimentando de você...
É assim que comecei a surgir:
nascendo do amor que vive.
O mais lindo pedaço brotado
- dentro do teu coração.
Fiz-me de irresistível paixão,
Só para viver dentro do teu coração.
É sempre assim, e sempre será:
eu gostando de você, e você de mim.
O brilho mais lindo nos meus olhos
- espelhando o brilho desses olhos
Dessa tua doçura que ninguém resiste,
E que o meu coração jamais desiste.
Olho para você como
quem aprecia longe
uma estrela radiante:
quero com viver você
um virtuoso romance,
Com o fascínio igual
ao ensejo da Lua,
Júpiter e Saturno,
mantenho de longe
este segredo oculto,
Juntos derrubaremos
tiranos e abriremos
as portas dos campos
de concentração:
amor nós dois temos;
Com a aspiração una
de saber que poesia
não é o suficiente;
buscaremos amparo
na sedução diária,
Para vencer qualquer
influência ordinária
que queira comprometer
aquilo que ponha sobre
o risco da gente se perder.
Aquele que segue
o fascínio aberto
das plêiades brilhou
nos teus olhos como
uma verdadeira
estrela cor-de-rubi,
Ninguém ainda viu,
ouviu ou nunca
conheceu por aqui:
Era só o seu carro
cor de Aldebaran
no estacionamento
refletido no teu olhar,
Enquanto você
estava esperando
por um certo tempo
o amor chegar a ti;
Aquele que escuta
o mais alto blues
da híades tocando
no beco escuro
do Universo,
Decifrou o recado
do mês de março
neste mundo que
ninguém não
escuta mais ninguém.
Foi suficiente só
a noite de ontem
sob a luz da Lua
e do baile dos cometas,
para me tornar o bem
e a jóia mais preciosa
do guardião das estrelas.
Lua e estrela,
Estrela e Lua,
O teu beijo como um cometa,
O teu amor é o meu planeta.
Um toque de fantasia,
Para quebrar a rotina,
E alegrar a retina
Para enfeitar a vista.
Estrela e lua,
Lua e estrela,
O teu corpo me esquenta,
O teu amor é o meu planeta.
Um toque de carinho,
Para enfeitar o ninho,
E alegrar o coração,
Para viver a vida com paixão.
Estrela verde eflorescida
esvoaçante dançando
com a melódica ventania
que traz transe e alegria.
Agave Karatto que deixa
o meu coração apaixonado,
trago para este momento
algo maior a ser celebrado.
Porque enlevo nas mãos
e no coração tudo o quê faz
o coração de alguém encantado.
Ele também faz o mesmo
em nome do embalador desejo
de reunir o melhor de nós num beijo.
Uma estrela em fratura
gerou outras diante
dos meus olhos antes
do amanhecer,
Obedecer o desejo
do coração é o dever,
Escrever Versos Intimistas
principalmente,
Há uma Lua de Mel na França
no nosso roteiro,
Você sabe que te quero inteiro.
