Poesias de Estrelas
Apenas mais um
Fosse eu uma estrela cadente,
Eu deixaria as alturas lá do céu
Só para cair em teus braços...
Fosse eu a alva da manhã,
Apressar-me-ia a chegar todos os dias
Só pra despertar-te do teu sono...
Fosse eu um espelho,
Em mim eu me veria
Refletindo a tua beleza...
Fosse eu a brisa ao fim da tarde,
Eu afagaria levemente os teus cabelos
E envolveria todo o teu corpo com carinho...
Fosse eu um colibri,
Não cessaria de beijá-la
E me fartaria do néctar do teu amor...
Mas sou apenas mais um
Que um dia o teu olhar
Arrebatou o coração...
Edney Valentim Araújo
SOL
É essa estrela anã, amarela,
Que está sempre nascida
Na vida
E por ela
No mundo redondo,
Que logo pela manhã
Quer se veja ou não,
Aquece,
O coração,
Com estrondo,
Quando este desfalece
Por suposição.
É o sol,
Do nosso dó,
Da popa à ré,
E mais do mi
Em fá,
Do lá
E de cá,
De mim
Por si,
Mas, teimosamente,
Brilhantemente,
Sol,
Sempre presente!
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 21-03-2023)
"Eu sou o silêncio entre o trovão e a flor. A memória da estrela e o útero do futuro."
Essa poesia de 2 linhas, nasceu da combinação poética-filosófica com minhas reflexões.
Carreguei-à de metáforas fortes:
"Silêncio entre o trovão e a flor" sugere o equilíbrio entre força e delicadeza — entre caos e beleza.
"Memória da estrela" evoca a origem cósmica da Terra, feita do pó de estrelas.
"Útero do futuro" simboliza a Terra como o ventre da vida, onde tudo nasce e renasce.
Assim, não vou esquecer o que pensei quando à ela dei a luz.
Traços do destino de tempo marcado, mente pensante, deitado no sofá, a estrela da regulação homeostática supervisionado pelo córtex e o hipotálamo comanda beber água e ir ao banheiro. Olha para o relógio, confere as horas, minutos e os segundos, seguindo o destino, tudo cronometrado, monta na bicicleta, segue na preferência em alta velocidade, aproxima-se de um caminhão e sai um bêbado empurrando uma bicicleta, colidem de fronte, olho roxo e supercílio aberto, marcas do destino.
Fábio Alves Borges
Agora voltamos a viver.
Acabaram as estrelinhas, elas viraram estrela-cadente e voltaram aos seus corpos originais!
A mente é vasto universo sem fim, Onde cada estrela brilha dentro de mim. Testemunhei a mente na minha mente, E percebi que sou infinito e presente.
Cléber Novais
Musgo em Marte
Ora
Direis
A que
Estrela
Ouvir?
Prevenir
A ordem
A consertar
A desordem?
Aversão
Genética
Pelo
Bem?
Sonhos
Fantásticos
Sortilégio
Letal?..
Menu
Do ser...
Não ser...
Amor
Além
Da razão?
O tempo
Produzindo
Drapejamento
De rugas
Pródigas
Em
Essências
Do perceber
Gânglios
Da alma
Mágicos
Filtros
Purificando
Emoções
Uma estrela
No apagar das luzes, findado o espetáculo
A plateia dirige-se ao portão de saída
De prazeres raros e poucos aplausos
Baseia-se o que chamamos de vida
Na escuridão da madrugada, silêncio
Um eco, entretanto, que causa espanto
A ausência fere muito, minha amiga
Há almas sem melodia para o canto
No despertar do inverno, pura agonia
Congelados os sentimentos de outrora
Sem abrigo, sem sossego, em prantos
Vê-se a vítima do seu destino agora
No céu, só há uma estrela brilhando
Ela, lá em cima, me dá a certeza
Que ao admirá-la, você irá lembrar
De quem costuma realçar sua beleza.
Estrela da manhã
Um astro raro presente no céu
Cobrindo a todos com o seu véu
Espalhando paz, amor, emoção
Carinho, ternura e uma paixão
É a estrela que brilha no ar
Toda tão linda, de se suspirar
Quando a vejo, de novo acredito
Ela é o motivo pelo qual existo
Viajando sem ter passagem
Voa tão alto, parece miragem
Volta cedo para me consolar
É tão misteriosa como o mar
Estrela da manhã, te quero!
A tua autenticidade, espero!
Continue sendo... a única
Inspiração da minha música.
Espaçonave
De que adianta estar em uma nave espacial
Se a estrela mais bonita está do lado de fora?
De que adianta ser uma pessoa tão pontual
Se simplesmente nada ocorre àquela hora?
Deviam ser dez e quinze quando ela partiu
A nave voou, o tempo passou e tudo sumiu
Nova semana, outra era, mas isso se repete
A lacuna está aberta para que ela complete
São tantos astros em um espaço infinito
Disputando as atenções do fiel auditório
Que anseia por notícias, até por um grito
Um sinal qualquer que desfaça o ilusório
Os planetas distantes são mais misteriosos
Não tem novidade: eles atraem os curiosos
Trajetórias íngremes dispensam um atlas
Buracos negros não aparecem nos mapas
Os tripulantes foram avisados sobre o perigo
Entretanto, optaram valentemente por flutuar
Situação essa que remete ao conselho antigo
Dado às crianças em relação ao fundo do mar
Quem quer ficar na história, não tem medo
Busca as grandes conquistas, amplo enredo
Fica mais acessível confiar no improvável
Se até mesmo a protagonista é indecifrável.
Amy,
por cada estrela que brilha sobre esta cidade, sinto um espinho cravar-se mais fundo em meu peito por tua ausência. as noites aqui são longas, o céu é vasto e frio, um manto escuro sobre uma terra que não me acolhe.
entre os brilhos distantes, me perco pensando em ti, como se cada estrela fosse uma palavra não dita, uma lembrança de um tempo que não volta.
o inverno russo é severo, e seu frio entra em meus ossos, como se quisesse tomar o que ainda resta de calor em mim, mas é a tua falta, Amy, que me fere mais fundo, que gela o meu coração de um modo que nem este inverno consegue. fecho os olhos e tento recordar teu rosto, teu sorriso, o som de tua voz.
são apenas sombras que dançam sob as luzes distantes. e, no entanto, essas lembranças me sustentam, me dão força, mesmo que dilacerem.
eu sigo aqui, neste lugar que parece ter esquecido o sol, onde os dias se arrastam como fantasmas e as noites me devoram. mas, em todos os instantes, é o teu nome que trago comigo, como uma chama que insisto em manter acesa, mesmo no meio da tempestade.
espero que estas palavras possam encontrar algum calor em teu coração, como um raio de luz atravessando uma janela em meio ao inverno.
com saudade,
R.D.
Estrela cadente!
Lutas vão surgir, dias ruins irão em sua porta bater, suas forças irão se esgotar e o cansaço muitas vezes te desanimar, mas a única coisa que você não pode perder é o brilho no olhar e nem o seu riso espontâneo, esse que alegra o dia de alguém pertinho de você.
Então continue sorrindo, mesmo que sua vontade seja chorar!
E quando achar que não tem mais forças, permita sua luz interior brilhar como uma estrela cadente, que brilha distante sem nunca o encanto perder.
Mas mantenha-se firme, pois quando os dias de luta terminarem você perceberá que foi o seu riso espontâneo e o brilho no olhar que deram força para continuar e nunca desistir.
Lembre-se: quando os dias ruins surgirem volte seu olhar para o universo e o deixe sorrir de volta para você!
Então seja feliz hoje, amanhã é outro dia!!
28/07/2020
Apaixonado
Uma estrela pousou nos meus pensamentos, logo meus sentimentos começaram a ser irrigados,
a anos eu não distribuía olhares tão apaixonados, a sensação de nadar sem fôlego voltou afiada,
dançar com você foi delirante, o teu abraço e a minha saudade conversaram tantas coisas em idiomas compreendidos apenas pelos nossos corpos,
jurei pra mim mesmo naquela noite ao desfrutar da tua bela imagem que jamais abandonaria a tua sombra.
Pensante
Uma noite, a lua cheia, a solidão, lágrimas,
Estrela cadente passando , uma vida sendo vista na velocidade de um relâmpago,
Muitas estrelas, as árvores balançando, um sonho, o paraíso.
O universo do Amor
Criei um universo extraordinário e nele a principal estrela é o amor.
Quero contemplar o que a de mais especial na minha vida, o direito de viver um amor real e emocionalmente completo, o prazer de sentir a mesma frequência da pessoa amada,quero mergulhar profundamente no mundo dos sentimentos e das emoções, para quando voltar á superfície saber lidar com as fragilidades e ao mesmo tempo impedir que elas me machuquem, quero então, me sentir espiritualmente forte e preparado para dar significado ao amor que tenho a necessidade de compartilhar diariamente.
Estrela Bondosa.
Uma estrela bonita brilha,e traz os dias.
Uma estrela ilumina com felicidades,lugares distantes.
E até perto dos seus olhares,brilha mais forte.
Uma estrela amarela,amanhece sobre um céu azul.
E ilumina essa cor com uma grande harmonia.
O seu brilho,também inspira.
E consegue tocar as coisas do dia.
Nas manhãs reluzentes que retornam.
Com uma bondosa estrela.
Majestosa em um lugar.
Com um brilho que irradia lindamente,como o seu nome.
Com uma coroa iluminada de esperança,percorre os caminhos do coração.
Um coração repleto de ternura.
Estrela inspiradora.
Amarelada e meiga.
Em um sistema planetário,a sua alma reflete sobre um elo,vidas e continuidade.
Nos céus que existem nos planetas,nos cometas e asteroides,o seu viver é sentido.
Estrela maior.
Com uma razão que nasceu na alma.
Para poder brilhar e prevalecer.
Para outros dias,que ainda serão iluminados por um brilho grandioso e acolhedor.
Estrela Protetora.
Maravilhoso Sol das manhãs.
Que nasce com um brilho de bem-querer.
Com o intuito de uma magnífica estrela.
E que é assim até o entardecer.
E após o ocaso,a sua luz tem a percepção para relembrar das horas anteriores.
Maravilhoso Sol.
Solar em muitos lugares.
Em um outro alento por ser assim.
Com o seu imenso brilho,toca o céu e as terras.
Guiando e confortando com iluminados momentos.
E são tantos desde o seu primeiro brilho.
Um brilho acima desse céu,e indo ao reencontro de outras vidas em um sistema planetário com a sua destreza estelar.
Tendo em seus movimentos uma graciosidade,enquanto segue as voltas do coração.
É impressionante e maravilhoso.
De um jeito ou de outro.
Ensolarado e decorando as coisas dos dias com simpatia.
E simplicidade mesmo nas dimensões da sua coroa solar.
Imponente e destemida.
Como uma luz vinda do fundo da alma.
Tão clara de estrela.
Bem brilhante em imensidão.
E com a sensibilidade de brilhar com grande intensidade ou com um tênue brilho.
Delicadamente se desloca entre as tantas nuvens no céu seguindo um percuso natural.
Para ser uma outra manhã,com a luz que irradia do fundo da alma.
Sentimentos de uma estrela à brilhar.
Em um lugar escolhido pela pureza do universo para que pudesse estar antes de planetas cometas e asteróides.
Incondicionalmente e bem mais.
Brilhando com beleza que tem.
Com um bom nome para se lembrar do que significa.
Sobre esse céu e outros longes desse,uma estrela acalma e indica.
Com uma alma digna que une e ilumina antes de qualquer outra coisa.
"Eu te amei tanto que te dei uma estrela no céu, e agora nem mesmo sua poeira permanece."
~Safira souza
Lady Laura, pequeno ser iluminado,
agora, uma pequena estrela,
Riqueza de simplicidade
na graciosidade de um pássaro,
Foi muito amada e querida,
sua companhia foi um prazeroso bem alcançado, jamais será esquecida.
À noite, olhando para o horizonte,
pude contemplar uma estrela cadente
como uma luz de esperança tão forte
vinda do espaço de presente,
não diria que foi sorte,
mas uma providência divina
dizendo seja forte, não desanima.
