Poemas de Lembranças
Saudade / Lembrança
O que eu amo, são as lembranças … não domino bem a saudade …
A saudade é FALTA, é fome que não se pode saciar, mão estendida que nada pode alcançar …é perda , nostalgia, angústia.
A lembrança PREENCHE, é a pacificação da alma, é olhar para trás e compreender o quanto foi bom tudo o que se viveu, ela existe acarinhada dentro de nós.
Se nada morreu, poderá até voltar a repetir-se… e tu, não me queres oferecer mais uma lembrança?
LEMBRANÇAS ❤
Lembranças que partem das
Letras que ardem nas mãos
Quando a tua boca se cala
Respirando a esperança parida
Nos sonhos de tantas letras
Que respiram nos teus lábios
Nas palavras rasgadas
No ventre de todos os caminhos
Transformando num poema parido
Saudades que sente em silêncio
Nos sonhos que ficaram por sonhar
Para me lembrar como é bom amar
Sem barreiras que nos impeçam
De sonhar, amar, viver, sentir
LEMBRANÇAS...
O dia amanheceu sorrindo
O sabiá laranjeira saudou
O sol se espreguiçando
entre as nuvens esparsas.
Nos campos o orvalho reluzindo
A névoa colinas descortinando
Aos poucos o ronco dos motores,
caminhões, e tratores.
Na pequena cidade
a caminhonete do leiteiro
e a sirene da fábrica
rompem o silêncio.
Ecoam as buzinas dos motoqueiros,
outrora eram arrojados vaqueiros
parrudos sertanejos, alguns truculentos
tangendo gado, abrindo porteiras.
Sem pressa, levanto, abro janelas
Esquento água, preparo o café
Espalho pão-de-queijo, acendo o forno
Relembro o crepitar da lenha.
O tilintar de copos, talheres, louças
alvoroça os cães, alegres, ruidosos
querem entrar, também disfrutar
do aroma, do calor da cozinha tosca.
O pensamento viaja, ligeiro
Corre solto pelas trilhas
Entre a mata cerrada
À beira dos córregos,
Desbravando nascentes.
Ressurgem detalhes nítidos
Cheiros, cores, sons do passado
Não muito distante, em especial
Aquela linda jovem, diáfana,
Olhos brilhantes, sorriso franco...
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Um Elo que cria laços e depois segue sua jornada deixando pra trás lembranças e saudade.
Esse sou eu!
Que afasto meus amigos pras pessoas que mais precisam de pessoas por perto superar minha passagem na vida delas.
Não esqueço de ninguém e vou continuar meu caminho solitário.
DOR VELADA
Se a saudade que suspira, a dor de outrora
E nas lembranças mora: é ilusão nascente
Pois, tudo que ao coração, assim, devora
Traz solidão ao pensamento paralelamente.
Se a lágrima que do olhar na face chora
Embora, se deva rolar. E tão vorazmente
Rasga o peito a fora, se cala ou implora
Há nós piedade, que seja piedosamente.
Se inveja agora, a ventura doutra gente
Ter silêncio lhe deva ser permanente
Como o fincar dos cravos duma espora.
Pois, a vida só nos é dada parcialmente
Pra que possamos ser dela totalmente
No viver... Velozmente vamos embora!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Agosto de 2018
Cerrado goiano
O poeta morreu
O poeta morreu,
Distanciou-se do mundo,
Da beleza se esqueceu,
Lembranças um sentimento profundo.
Tal previsão era clara,
Contemplada pelo profeta,
Foi avisado e quebrou a cara,
Assassinaram o poeta.
Numa noite triste e fria,
Onde ecoava os sentimentos,
Embalada por uma sinfonia,
De tristezas e tormentos.
O poeta morreu sim,
Sem chances de revidar,
Será enterrado no jardim,
Da montanha do luar.
Seu velório não tem choro,
Alegrias apagadas pelo tempo,
Uma coisa eu imploro,
Joguem suas cinzas ao vento.
Como barco no oceano da solidão,
E triste como uma ilha deserta,
Ficou o seu simples coração,
Em total estado de alerta.
Lourival Alves
"Embora eu ainda tenha lembranças suas, elas estão se tornando embaçadas.
Suas lembranças são como um filme em branco e preto que vão se desfigurando com o tempo.
Mas dentro de meu coração ainda continua tão nítido, tão vivo e cheio de cores.
Eu queria pegar todas as lembranças trancafiadas nas gavetas do esquecimento e reviver tudo novamente.
Foram tantas emoções que vivemos, milhares de conversas, diversos sorrisos, inúmeras promessas.
Hoje tenho que aceitar que foram destruídas pelo tempo, sufocadas pela rotina do cotidiano.
Você não soube lidar com as propostas do mundo, avançou no tempo me deixando pra trás.
Ainda estou no mesmo lugar, naquele momento em que o coração sentiu sua despedida.
Enquanto seu coração abortou o amor que somente eu acreditei que existia, o meu
guardou tudo, mas a minha mente já não possui mais a jovialidade de outrora."
(Roseane Rodrigues)
a dor que não faz esquecer
cai de gota por gota
não faz esquecer.
lembranças que vivemos
enquanto morremos por dentro.
alem para o além
destino ou uma obra do acaso
entre muito o feito do seu caminho.
para tais sedimentos traços do futuro,
que deixamos esquecido...
entretanto lembranças que fluem
num mundo sem ordem.
que ainda temos o podemos ter.
sendo abrangente como tempo
que pode ser pequeno ou curto,
derivado de lento,
nos sonhos eternos da existência.
tem se a luz no alem.
sou inteira tatuada
da cabeça aos pés
na alma e no coracao
trago lembranças e memórias
a cada encarnação
tatuo cicatrizes
flores e suas matizes
feito pés de perdizes
corro a vida por um triz
me desenho com giz
meus pensamentos vagam
na locomotriz
minha insanidade vaga
sem diretriz
minhas imperfeições vagam
debaixo do meu nariz
não posso viver infeliz
cravo no chão minha raiz
sou forte e corajosa
muita coisa errada eu fiz
pois dos erros fui chamariz
ainda bem que sou aprendiz
nesta vida nasci
para somente ser feliz!!!
amo o passado
amo os guardados
amo as memórias
e as lembranças
das festanças
e das histórias
amo o que fui
mesmo que tenha doído
e principalmente
amo o que sou
a minha vida
a minha jornada
vou desfilando
passo correndo
ou caminho lentamente
vem tudo à minha mente
qdo quero sorrir novamente
o tempo passa
e continuará passando
não volta nem um segundo
então eu volto à minha maneira
lembrando as besteiras
santa imaturidade
bendita ignorância
se eu fosse perfeita
teria que ser refeita
em muitos pontos importantes
não detenho toda sabedoria
só vivo com alegria
e é isso que me impulsiona
me faz querer viver
mesmo com as imperfeições
aceito-as uma a uma
mora tudo dentro do meu coracao!!!
Meu coração adoeceu, foi contaminado pelo vírus das lembranças e da saudade.
Por momentos meu coração quer voltar no passado, desejando reviver uma história que sobreviveu ao tempo, parecendo não ter fim. Talvez uma conta pendente com o destino, não vejo outra opção, deixo morrer meu coração ou tento a todo custo me agarrar a sobrevivência.
Uma história vivida em outro tempo, em outro lugar, mas que deixou sua marca indelegável dentro desse coração tão apreensivo.
Essas lembranças estão sempre retornando, com o intuito de me conectar com minha alma gêmea.
Alguém que ficou em algum lugar no tempo, perdido nas entrelinhas do destino, esperando sempre por mim.
Minha alma ouve seu chamado, meu coração grita desesperado sem saber onde o encontrar.
Mergulho num mar de desespero, afogando a dor em noites de insônia, onde a solidão me faz companhia.
Triste coração que enlouquece com tantas dores, destinado a pulsar dia e noite, ainda na esperança de encontrar sua outra metade."
(Roseane Rodrigues)
Do remédio ao veneno
Da felicidade ao choro
De momentos a lembranças
O mesmo amor que te alimenta e faz querer viver
É o mesmo que te mata e corrói tirando sua vida
O que acelera seu coração e te da frio na barriga
É o mesmo que faz seu coração parar desejando nunca-o ter amado
Há uns que chamam de cura
Há outros que chamam de veneno
Mais a final, como sabe-res o que de fato é se vos nunca passa-tes por um amor que te levou ao seu próprio túmulo
-Nayara Rosa
"Onde não há fogo no submundo, o frio cortante trás apego as lembranças. O sentimento se manifesta mais fácil porque é difícil encontrar companhia a um bom preço nessa região... No submundo tudo queima ou congela, o Mundo encantado fica muito distante e com sorte alguma de todas as almas cansadas ainda aceite dividir um pouco de calor, frio ou alguns minutos.
Nada dura além da fome saciada."
A SUA AUSÊNCIA
Têm dias que a saudade aperta e as lembranças perturbam assustadoramente.
A vontade de estar junto, de abraçar, de beijar, de sentir o calor e o cheiro do corpo
é intensa.
Faço várias coisas para tentar minimizar a sua ausência. Já pensei até em arrumar as malas e passar uma temporada longe daqui, mas aonde quer que eu vá, tenho certeza que ela me acompanhará.
Têm horas que a aflição toma conta do meu ser ao lembrar de todos os momentos que estive junto dela, de tudo o que eu vivi e hoje não poder tê-la.
Por mais que eu queira esquecer e apagar da memória este alguém, é impossível.
Talvez superar a ausência seja possível, mas esquecer, não tem como.
to aqui
bem quieta
no meu canto
bordando minha vida
costurando minhas lembranças
remendando minhas memórias
fazendo e desfazendo
minha história
com ou sem glória
o importante é a vitória
sobre mim
dentro de mim
sob mim
sim
a força e a fé
vem Dele
vem lá do céu
vem do interior do meu coracao
por isso minha gratidão
de ser quem sou
do que posso vir a ser
e do que já fui
tudo flui
tudo é uma questão de alma
de espírito
de evolução
de crescimento
de desenvolvimento
de envolvimento
com Ele
com o Pai
com o autor da minha pessoa
com o observador da vida
com a verdadeira supremacia
com o soberano do Alto!!!
Uma vida, várias paixões
Um amor, infinitas decepções
Várias lembranças, que esquecer não é opção
Para sempre? Vc aqui no meu coração ❤
Nem tudo é passageiro, algumas coisas levamos para sempre na bagagem.
Lições, Lembranças, & Saudades...
Eu não sei nada dela, apesar das lembranças desde criança.
Ela cresceu, parece saber o que quer para o amanhã, isso é bom!
Ela é estranha(riso).
Tem horas que parece querer conquistar o mundo com sua alegria, (será cachaça?rs)
Tem dias que parece se afogar no copo d´água, ela tem o mundo dela, (loucura,rs).
Ela está aqui?
- Sim!
Ela está lá também?
- Sim!
Ela está onde quer, ela precisa de atenção, ela não gosta de ficar braba com ninguém, mas ela fica, tem gênio forte. Eita!
O perfume que ela gosta tem que ter cheiro de respeito, gosta de pessoas com inteligência musculosa.
Mas eu afirmo, ela é estranha. Uma estranha de coração bom!
Memória
Memorizei tantas lembranças,
que meu cérebro lotado está.
Quase tudo era a tua intenção.
Limpar o cérebro seria o ideal,
mas tudo não cabe, dentro do
coração.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista (Aclac)
Membro Honorário da A.L.B - São José do Rio Preto - SP
Membro Honorário da A.L.B - Votuporanga - SP
Membro da U.B.E
