Poemas de Janela

Cerca de 3600 poemas de Janela

⁠ "Poema: Canção de verão em Primavera
Era uma tarde de domingo na janela, e um menino espiava uma donzela - o nome dele: Verão, e o dela- linda princesa Primavera!
Verão por dentro trovejou de amor por ela - e a menina acenando da janela disse: -adeus Verão, pois já findou minha estação.
De onde vem este cantar tão só?
É de Verão que se apaixonou pela linda princesa Primavera!
Chora, chora, chora de dor! Lembra Primavera que partiu!
E no seu pranto brotou uma flor, lembrando primavera que partiu!
Canta, canta de amor!
Pois da Primavera, só restou uma flor! "
(Marcos Müzel- readaptado- festival de MPB Unesp-Ilha Solteira - 1998 )

Inserida por marcosarmuzel

⁠Sonhos para sonhar
A Luz a despertar
Insistente pela janela.
Segue perfume de flores
Pelas frestas a perfumar
O que te aguarda lá fora
No seu dia mais lindo chegar.

Inserida por JorgeJacinto

⁠Enquanto houver vida,
haverá aquarela
Com sepulturas
e flores na janela

(Vera Mascarenhas)

Inserida por vmrima

⁠Admirar a natureza verde através da janela, trazer também plantas para decorar o quintal e a casa promove ao ambiente um clima tranquilo e relaxante.
O canto dos pássaros quebra a monotonia e alivia a tensão do dia a dia proporcionando uma vida com mais qualidade mental.
Setembro/2022

Inserida por editelima

⁠Vaso de girassol

Pego o meu regador e vou em direção a minha janela
É onde está o meu vaso de girassol
Ele me deixa feliz

Alimento-o com o meu regador
Lhe entrego metade da minha água, mas ele não está saciado
Então eu derramo toda a minha água nele

Mas ele pede mais e mais
Me desespero, não tenho mais água para ele
Viro o meu regador e deixo todas as gotas caírem
Não tenho mais, mas ele quer mais

Me ajoelho e peço seu perdão
Eu cuido dele, adubo, dou todo o meu amor e minha água
Mas ele não dá nada em troca
Nenhuma flor ou um sorriso

Não importa o que eu faça
A culpa é minha

Será que toda a minha atenção não é o suficiente?
A minha água é pouca?
Lhe dou amor em excesso?
O seu solo é ruim?

Ainda ajoelhado, começo a chorar dentro do vaso
Ele parece estar feliz com o meu sofrimento
Se chorar é o requisito necessário para deixa-lo feliz, então é isso que irei fazer daqui em diante.

Inserida por pakashawomman

⁠Anjo
Pego a minha lâmpada, agora apagada
Vou em direção a minha janela, encarando o céu
E dele desce um ser com uma luz branca ardente, mas ainda consigo enxergar as suas magníficas asas

Ele me entrega uma nova lâmpada, acessa
Eu a pego e agradeço, e ele vai embora

No dia seguinte, eu faço a mesma coisa
No outro também
E mais outro dia

Novamente, vou a minha janela com minha lâmpada esgotada
Passa um tempo e o meu anjo não vem
Esperei toda a madrugada por ele

Cansado, me sentei no chão e abri a minha lâmpada, buscando acende-la
Se passa várias madrugadas
E eu finalmente consigo acende-la
Sem precisar da ajuda daquele ser divino
Posso acender as minhas lâmpadas eu mesmo agora.

Inserida por pakashawomman

⁠GRATIDÃO

O dia começou um pouco nublado... Olhando pela janela não se via raios do sol, mas, ele está lá, esperando uma oportunidade para brilhar.

A vida, por muitas vezes, amanhece assim... O dia anterior pode ter deixado cicatrizes que, ao olhar para a vida, nada parece ter mais sentido, mas, algo novo acontece e o raio do sol ilumina o seu rosto para lembrar que outro dia começou.

Inserida por adrianamatos_psi

‘A criança que existe em mim’

— Abro a janela pra criança que existe em mim!
— Ela é feita de histórias, cantigas,
suspiros, risos, castigos,
muitos “NÃOS” e grandes alegrias!
— Ela cresceu brincando, pulando amarelinha, fazendo cozinhadinha, ela amava uma sombrinha!

— E seu curso o rio seguiu!

— A menina, cresceu, estudou, outros idiomas aprendeu, conheceu o amor, sonhou, viajou, em outros Países morou!
— Sonhos, muito maiores que
os sonhados, realizou, porque Deus a abençoou.

— No vai e vem pela vida, foi
deixando suas marcas, suas pegadas,
às vezes profundas,
outras bem delicadas!
— Às vezes saltitante, noutras, exausta, cansada e algumas vezes foi carregada!

— Hoje ela só quer adorar, entoa hinos de louvor, em gratidão ao SENHOR,
porque foi Ele que a carregou,
quando ela não conseguia caminhar.

— Às vezes descalça caminhando a beira do mar, ela se pega com Deus a falar,
fica toda esperançada!
— Falando sobre projetos
Traçando metas, agradecendo pela família que Ele lhe deu!

— Continua deixando pegadas, na estrada da vida, que ela segue a passear!
— Vai sob a direção daquEle, que sabe onde o trajeto dela chegará!

Rosely Meirelles

Inserida por Rosely1705

⁠Da Janela da Casa do Outeiro -

Da Janela da Casa do Outeiro
avisto o cemitério
num doce entardecer, triste e derradeiro...
E há silêncio na aldeia, um eterno desidério!

Corre o vento, passam aves embaladas
voando ao Sol-poente...
E ao longe, na Serra da Barrada,
descansa o horizonte ...

Quando a tarde cai sobre Ela,
desperta em mim uma saudade,
uma vontade de ficar no alto da janela ...

No cemitério, movem-se os ciprestes por instantes
e até os mortos se alevantam
p'ra ver a tarde penetrante ...


(À Casa da minha Infância no Outeiro em Monsaraz)

Inserida por Eliot

⁠Da janela da manhã....
vejo o florescer, e o anoitecer do dia.
Feliz da vida!

Inserida por RitaSimoes

⁠Gosto
Quando podemos conversar
Quando deito em minha cama
Olho para a janela
E você está lá.

Como é linda
Toda noite de Luar.

O dia me cativa
Permite ver coisas
Há vidas
Que só podem ser vistas
Com a luz do Sol
A Luz do dia

Mas a noite...
A noite me deslumbra
Me facina
Me apaixona
É a minha vida
Sem pressa,
Sendo vivida.

O escuro
O silêncio
Não há solidão
Está cheio de vida
Meu coração

Vida noturna
Ruas escuras
Ruas vazias
E tem a sua companhia
Majestosa Lua
Minha melhor amiga.

Inserida por Suy_ARosa

⁠Tons quentes

Portas e cores
Me entregam o sol
No som dos passaros que pousam
Na janela dos sons

Amores e flores
Repousam em meus olhos
Pois o que toca meu som
Repousa em meu lar

E nas memórias e histórias
Navego em meu mar
De pensamentos e trajetórias
Para que eu encontre meu lugar

Então escrevo em meu peito
Que reverbera de amor
Na escrita do sujeito
Cuja luz é um trejeito
Da minha paleta cheia de cor

Inserida por candy88

⁠⁠"Vagante"

Parei naquela janela
Li e reli todo sentimento
Estagnada ,
Refém daquela prisão

Feito folha seca
Jogada de um lado para o outro
Naquele vento tempestuoso
Na enxurrada de tristeza que cai sobre mim


Na penumbra desgastante ,
Findada aqui
Encurralada ,
Estive em te .

Inserida por Ariane28

⁠As nuvens

Quando olho a janela e olho a imensidão
Vejo as nuvens em forma de algodão
Branco, cinza, não importa, sempre me alegra a visão,
Se fixo o olhar, vejo personagens de desenhos, se fecho os olhos, é só imaginação,
Mas gosto da sensação de observar as nuvens, parecem que tem pés, ora aqui, ora acolá,
No mesmo instante que vejo uma menina, um animalzinho,
Teimosa, a nuvem se dissolve e me deixa na mão.
Queria ter asinhas para pular sobre essas criaturinhas fofas,
La de cima gritar para as pessoas deixarem de serem tolas e más,
As nuvens ao longe parece que estão dentro dos prédios, eu não consigo parar de olhar,
Tem dias que passo horas a observar e imagino se Deus fez as nuvens para os anjos morar.
Deus quando criou o dia estava inspirado, pois fez uma cortina de nuvens para que cada dia fosse um espetáculo único, tem dias que tem sol,
Outros, chuva, para todos eles, tem uma nuvem encobrindo a paisagem lá do céu
Para a gente encantar.

Cida vitorio

Inserida por cidavitorio

⁠"Lágrimas da tristeza,
gotas salgadas que caem,
como chuva fina na janela,
quando a alma em dor se consome.

São lágrimas que transbordam,
do coração que sofre em silêncio,
que escorrem pelo rosto,
e denunciam a dor por dentro.

Mas as lágrimas da tristeza,
não são em vão derramadas,
pois limpam a alma ferida,
e lavam as dores acumuladas.

E quando as lágrimas secam,
deixam a esperança florescer,
pois são o sinal de que a tristeza,
um dia vai desaparecer.

Então, deixe as lágrimas caírem,
se assim for necessário,
pois elas são a expressão sincera,
do que há de mais humano e necessário."

Inserida por slsj2001

⁠SONETO NATUREZA

E Quando eu olho pela minha janela,
Maravilhada Avisto o céu, terra e mar.
É linda, esplêndida vista airosa, bela;
Preciosa, no vasto horizonte a brilhar .

Sim, a natureza de Deus é perfeita !
Aliando tudo em seu devido lugar;
Benditos olhos, a admirar tal feita;
A natureza digna de contemplar !

- O homem a desmatar florestas,
Um mundo cada vez mais inseguro,
Imaginar que Deus o criou tão puro !

Ainda é tempo ; busque cuidar da natureza
Olhe o expendido horizonte pela sua janela
Respire o ar fresco com cheiro de alecrim e canela !

Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei -9.610/98

Inserida por mariafrancisca50leit

"⁠luva de veludo"

Acorda cinderela venha
Ver naquela janela
A lua que vermelha amarela
Parece seus olhos contra luz

Ela te vela enquanto dormes
Com meio lençol tapando as pernas
Enquanto suspira baixinho
Por um amor perdido

Faz teus caminhos com as pedras
Escala as mais intocáveis montanhas
Queima como a fênix renascida
Mas a noite choras as escondidas

Deixa que caia toda dor
Deixe que banhem os teus olhos
Faz morada além da dor
Abra os olhos cinderela

Seu príncipe , é uma princesa...

Inserida por Ariane28

⁠Seu dia, ou, a vida é uma quimera. (Poeta Brasileiro Sidarta Martins)

Abrimos a janela e olhamos para o novo dia
Dia a dia fazemos a mesma coisa, sempre a mesma coisa
Faça sol ou faça chuva
Cada dia em nossas vidas tem sido mais do mesmo
“Olhar para o novo dia”
Mudemos!
Olhemos para o outro lado
O lado desconhecido que a janela nos apresenta
De outra forma, com outro olhar
Façamos valer o novo!
Acreditemos no novo!
Construamos o novo!
A mudança é possível!
O novo é uma realidade construída a cada novo dia
E só depende de nós, de mais ninguém
Por mais que queiramos passar a responsabilidade a outrem
Depende, única e exclusivamente, de nós
De cada um de nós
O novo está à porta, nos convidando
Nos chamando, pedindo para entrar
Adentrar nossas portas e janelas e fazer parte de nosso ser...
Pois que assim seja!
Que se renovem nossas esperanças, auê se renovem nossos atos
Que se renovem nossos passos na direção da luz
Que, apesar das tantas e quantas surpresas da existência
Possamos olhar para fora, e para dentro, de nossas janelas
De forma diferente, com um olhar diferente, com a alma diferente
Com disposição para aceitarmos o novo em nossas vidas
E fazermos, assim, valer o novo, de fato e de direito
- NÃO BASTA QUERERMOS O NOVO, É PRECISO RENOVARMOS, DE FATO
NOSSOS CONCEITOS, NOS LIVRARMOS DE NOSSAS MAZELAS E
PICUINHAS...
A vida é uma quimera!
Ao entrarmos no avião, não sabemos como sairemos dele...
Então que prevaleça o amor, a compreensão...
Um novo dia, cada novo dia, depende de nós, somente de nós mesmos.
Abra as janelas, da casa e da alma, deixa entrar a luz do novo dia....

Inserida por sidartamartins

⁠RENASCER
De João Batista do Lago


Ao abrir a janela
o velho jardineiro desfaleceu:
o jardim fora assaltado
as flores e as rosas eram murchas,
sem vida e esquálidas.
Os olhos do velho jardineiro,
cansados, choraram a dor do mundo:
nenhuma flor, sequer uma rosa
para beijar; nem mesmo um só buquê para dar.
O cheiro da rosa, e da flor, ficaram apenas na memória.

[…]

Antes que o dia finde,
o velho jardineiro tornará à luta;
e mesmo com olhos marejados
e com mãos calejadas
renascerá flores e rosas: toda vida sorrirá.

⁠Aquelas gotas de chuva riscam o vidro da minha janela como lágrimas exteriorizadas das minhas dores humanas.

Cai miudinha de saudades daquela tarde chuvosa com lembranças vivas em minha memória.

Há...tudo ficou em câmera lenta e ao mesmo tempo, perturba, causando insônia com a distância entre meus sonhos e minha realidade.

Dúvidas possíveis e os delírios de saudades em cenas reais de lágrimas, risos e choros naturais.

Sem perceber, derramo uma lágrima de realidade e as palavras voam pela janela das coisas ditas e só me resta a poesia.

Poesia essa que vem
desdobrando-se como memórias da minha própria vida.

Inserida por Claudomiro_Neto