Poemas de Janela
Revoar
Repousa meu olhar
na janela do teu coração
estrelinhas brilham
na tua imensidão
genuíno amor
tece suspiros
de alma apaixonada.
Um beija-flor
lambisca teu sabor
perfuma o céu
em voos de liberdade
mistério da vida
segredo do amor
@zeni.poeta
— Escancaro a janela pra criança que existe dentro de mim!
— E vejo histórias, melodias
risos, alegrias, corretivos “SINS & NÃOS”
— Ela floresceu, sorrindo, brincando, dançando, se divertindo.
— O rio evoluiu, sua rota seguiu, cresceu!
— A Jovem, estudou,
outros idiomas aprendeu,
agora ela quer encontrar o verdadeiro amor.
•Ela sonha.
•Ela viaja.
•Outros países, conhece.
Mas não se esquece...
Esta sempre em busca daquele tão sonhado amor.
— Ela passa pela vida,
deixando suas pegadas, suas marcas
às vezes profundas,
outras bem delicadas!
— De quando em quando ela fica impaciente.
Querendo logo encontrar, aquele amor ardente, surpreendente.
Desses que fazem acelerar o coração da gente.
Hoje, já adulta, bem sucedida, bem resolvida, ela caminha a beira-mar, e começa consigo mesmo a falar.
A se questionar;
Meu amor, por onde andas?
Onde você esta?
(Te buscarei além do horizonte)
Rosely Meirelles
🌹
Lavoura morta
Vi o futuro por uma fresta da janela com os olhos da mente entre espaço, tempo e coração.
Vi coisa boa não! Por isso meço o tanto pouco esforço que faço para melhorar o que tanta gente grossa e má tenta piorar.
Pouco trigo e muito joio cansam qualquer Semear.
Um leve vento pela janela.
A visão como um filme passando.
E eu como se estivesse parando.
A cada volta da roda, cada parada, cada estrada.
Para ter o mesmo destino de sempre.
O caminho se repete várias e várias vezes.
Apesar do caminho ser sempre o mesmo se vê coisas diferentes.
Sejam pessoas, animais ou lugares.
O caminho me mostra sempre novos ares.
Mas afinal, aonde eu quero chegar?
Eu tenho uma meta ou estou apenas me deixando levar?
O AMOR À PRIMEIRA VISTA.
Na janela eu vi uma luz, um clarão de estontear.
Não era raio, era muito mais, era o brilho do seu olhar.
Meio dia, muitos sóis a lumiar,
Fosse noite, seria a lua a aformosear.
Só enxerguei você. Seu sorrateiro olhar fez meu sorriso notar.
Não era dia de festa, nem noite de seresta,
Não havia música e nem retreta da orquestra,
Nem o pássaro com o seu belo canto na floresta,
Mas havia você, só você, com aquele sorriso largo que se doa e empresta.
Não era dia de Santo Antônio, nem dia de Santa Bárbara,
Nem a festa do mármore esculpido em Carrara.
Ouvia-se alguém cantar “O Rio de Piracicaba”,
Uma bela homenagem a Lourival Santos que um sertanejo prestava.
O Sol estava brilhante, reluzia diamante,
Meu olhar ainda distante, buscava radiante,
Fazê-la perceber, que este cavaleiro errante,
Há anos procurava essa beleza estonteante.
Aproximei-me mais um pouquinho,
Passo a passo, bem devagarinho.
A voz não mais se ouvia, porque era grande o carinho,
Os olhos se encontraram, abrindo portas e caminhos.
Foi paixão à primeira vista
Até hoje não se sabe de quem foi a conquista.
Saiu nos jornais e nas capas de revistas,
O casamento mais falado na Igreja de São João Batista.
Élcio José Martins
SOFRÊNCIA...
A noite calma e bela,
Feixe de luz pela janela,
Transcende o júbilo em tela,
O sonho utópico, desnuda ela...
Veio de mansinho e ocupou lugar,
Primeiro passo, primeiro andar.
A roda que faz rodar,
Leva ao trono bem longínquo do altar...
Carícias e soluçar,
Trombetas melódicas ao luar.
Aos ouvidos balbuciar,
Brados em silêncio a auscultar.
A declaração se fez ouvida,
Já é saudade o que é partida.
Indaga a alma que se faz sofrida,
É pecado amar no amor que fica...
A conquista exige permanência,
É pecador quem não dá sequência.
Conquistar o amor e fazer sofrência,
É crime hediondo, diz a jurisprudência...
ÉLCIO JOSÉ MARTINS
Aonde estás ?
Te procuro
E não te acho
Vou para janela
Dou um.gole em
Uma taça de vinho
E deixo minhas
Lembranças invadirem
Minha mente
Pensativo fico em mais
Alguns goles de vinho
Olho para a rua e a vejo
Passar.
Olho estarrecido e feliz
Com sua presença.
Desço correndo ainda
Sob o efeito do susto ao
Vê-la.
Compro uma rosa daqueles
Vendedores da noite e corro
Tentando acha-la.
quando isso acontece
peço desculpas pela ousadia
E entrego a Rosa
Peço para vê-la de novo.
Ela apenas sorri e diz:
--- Quem sabe!!
Entra Imediatamente no
ônibus e na janela me manda
Um beijo..
Volto para casa realizado
Pois finalmente
Pude conhecê-la
Se vamos ficar juntos?
Não sei!!
Mas pelo menos carrego comigo a felicidade
E Ver que ela existe..
Hoje a chuva não caiu
A cor do céu se abriu
Desde que abri minha janela e reparei com cautela
Os fins de tarde mais demorados
Os sorrisos mais largos
O dia mais longo que o esperado
E eu fã desse céu pouco alaranjado
Onde a lua se destacou com toda a sua cor.
Viva o presente
Acorde pela manhã, abra as cortinas da janela, contemple a beleza de um novo amanhecer e agradeça pela oportunidade de viver mais um dia.Tome seu breakfast tranquilamente, sem pressa, degustando cada sabor.
Vá para o seu trabalho contente e grato. No caminho, traga a sua memória as boas lembranças e não dê espaço para as preocupações e pensamentos negativos.
Foque no trabalho sem se importar com o que vem depois, dê o seu melhor sem ultrapassar os limites e tenha um dia produtivo sem deixar o estresse tomar conta da sua mente.
Ao chegar em casa, esqueça a televisão e o smartphone. Tome um banho, se alimente e relaxe através da leitura de um bom livro. Ao deitar-se, agradeça pelo dia que se passou e não se preocupe com o seguinte, pois ele acontecerá naturalmente como se deve, sem a necessidade de ser vivido antecipadamente. Por isso, traga novamente à sua memória aqueles bons momentos e assim, dormirás em paz e contente.
Verônica A. Silva, 01 de fevereiro de 2023, Serra do Ramalho - BA
"FLORES CINTILANTES'
Hoje olhei pela janela
Senti dentro do "eu" um sentimento nobre, vivo iluminado como se dentro de mim acendesse o sol que muito tempo havia se apagado.
Senti meu coração pulsar forte acelerado!
vi meu jardim da vida, começando novamente a florir,
Com milhões de motivos para sorrir.
Já vejo a solidão de partida a me dar adeus
Já sinto me aconchegada nos braços seus..
Lado a lado sobre a proteção de Deus !
Os raios do sol a penetrar pela janela do meu quarto
Que era tão frio e sombrio
e agora à iluminar meu coração com
seu lindo sorriso que tanta me encanta,
Não sei como aclarar;
Essa chama que acendeu em mim como
Uma cruciação !
Espero que você seja a entre as flores de toda espécie e cores a rosa cintilante; a rosa mais bela a conquistar meu coração !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a
lei - 9.610/98
Liberdade aprisionada ao passado
A brisa noturna chega trazendo desalento.
Na soleira da janela, com olhar vazio, ouvindo o vento.
Brandindo, sonido, sino fazendo ruído sestroso, parece sorrindo.
Me fazendo recordar das lindas noites de luar!
Aqui juntinhos
Oh! Que esmorecimento chegou com essa brisa.
Recordações e mais recordações
Inquietações, censuras
Ruínas de ilusões, penumbras!
Quanto sofro por ti!
Inúmeras noites sem dormir
Malsofrido coração
Angústia, solidão
Amanhece!
O dia se veste de luz e poesia.
Imerge no esquecimento a agonia, deixando lá adormecidos, os afagos vividos.
Voltando a sorrir!
Rosely Meirelles
🌹
Vejo-te como uma janela aberta,
como o sopro de um poeta.
Como o grito de um Rei,
e o bater de asas de uma borboleta.
És sempre tão silenciosa.
Te convidarias para experimentar um café ás três da tarde, numa quarta-feira, se pudesses.
Oh, liberdade,
Por que me soas tão quieta?
"Não dá pra ver coisas novas olhando sempre pela mesma janela."
Trecho do livro Quantos Contos - Reflexões sobre a vida quotidiana
Abro meu coração
A janela da alma escancaro
Para dizer o que sinto
O sentimento que arde em meu peito
A paixão por você.
O QUE VEJO DA MINHA JANELA...
Vejo tanta vida lá fora
Não me canso de olhar nela
Vejo uma estrada longa
No final uma cancela.
Vejo minhas lembranças
Um pouco embaralhada
Na mistura dessa saudade
Que vem toda atrapalhada.
Uma hora é só de tristeza
Na outra esplode de alegria
Emoldurando meus sonhos
Numa festa de poesia.
Autoria Irá Rodrigues.
Seria ínfimo de que os olhos
São como a "janela" da alma
Nem todos conseguem perceber
É mais cabível se fosse a "porta"
Pois permite até encontrar
Além da alma
Um caminho libertário.
É só jogar uma pedrinha na minha janela
Se eu não tiver em casa
Eu 'tô tocando com a galera
'Cê sabe como entrar
A chave 'tá no mesmo lugar
Toma um banho
Me espera e é só...
PÓ DO TEMPO
Reabre-se a janela coberta pelo pó do Tempo, e no cenário do que um dia foi jardim, o mato alto e seco sufoca sementes. Estéreis árvores, mas ainda com a imponência da juventude, abrigam pequenos pássaros na quietude de uma tarde resgatada nos porões da infância. Visível é a saudade, diante da velha porta que convida ao pulo sobre os buracos do assoalho - feridas vivas que corroem a casa em ruínas - e as lembranças fazem-se bem-vindas. O vento acaricia o rosto e o corpo se deixa flutuar num balanço que ganha o céu. Sob sons distantes e silvos de cigarras, desfilam dias de alegria e inocência. Porém, voa o Tempo espalhando no concreto o sal dos dias. Mas também nos dizem do aceno dos amigos de jornada, os quais mantém vicejante a flor da amizade e só por isso já vale à pena seguir. Mais um olhar e se avistam frestas enormes na janela - o sol irradia esperança, essa passageira oculta na jornada da vida.
Olhava janela à fora sussurrante senhora a relembrar dos seus bons dias...
E alegremente a jovem sonhadora
dos dias que lhes sucederão.
Ambas na mesma direção!
A idosa saudosa, a jovem sonhadora.
Porém as duas com o mesmo destino.
Sou eu naquela janela iluminada, com o fogão de lenha aceso.
Nos meus sonhos, no frescor da noite perfumada, habitei minha morada.
Wall de Souza
