Poemas de Janela
Vejo o horizonte pela minha janela
Na frente tem apartamento e atrás favela
Não fui criado mas me sinto parte dela
A humildade sempre esteve nas vielas
Uma Chuva de Lembrança 🌧️
As gotas dançam na janela fria,
Sussurram memórias que o tempo levou,
Cada trovão, um eco tardio,
De um amor que a chuva deixou.
O vento canta em tom de saudade,
Levando os segredos da nossa estação,
No chão molhado, a realidade,
Reflete os traços da recordação.
Os pingos desenham no vidro embaçado,
Versos perdidos na imensidão,
Um céu cinzento, um peito marcado,
Pelas sombras da solidão.
Mas toda tempestade um dia se acalma,
E o sol renasce no peito ferido,
A chuva se vai, mas deixa na alma,
O brilho eterno do que foi vivido.
O medo
O medo bate a porta
Será que da janela
Alguém pode me ouvir?
Será que vem um anjo
Ou alguém interceder por mim?
Na rua escura sobre o céu estrelado
Difícil ouvir algo
Com meu coração tão acelerado
Na ida ou na volta
O medo sempre nos escolta
Será que pra casa eu vou voltar?
Ou mais um caso na TV irá passar?
Um dia novo, mas tudo igual
Na TV passa
O que parece ser normal
Tudo outra vez
Da janela do meu quarto vejo o sol nascer
E se intristecer com o anoitecer
A lua por sua vez é toda pretensiosa
Com uma forma deslumbrante
Chega sempre a mesma hora
Horas se passam
E logo amanheceria
Dando lugar a um novo dia
O galo vai cantar sua linda melodia
E vai repetir tudo outra vez
Eu continuava,
da janela do meu desejo,
observando as pessoas seguirem suas vidas sem vergonha ou medo;
ainda tinha uma pitada de rancor
que me impedia olhar com outros olhos
O vasto espaço além das pequenas frestas.
"portas, frestas e janelas"
OLHANDO DA MINHA JANELA
Nesse lindo amanhecer
O que vejo da minha janela
O Sol querendo nascer
É a coisa mais bela ..
Árvores se balançando
O vento soprando fraquinho
O canto alegremente
De um lindo passarinho.
O exuberante bem-te-vi
Que pousa no fio
Abre as asas para esquentar
Parece morrer de frio.
Vejo o tempo passando
É hora de acordar
Logo as ruas despertam
Pessoas começam a se movimentar.
E nesse vai e vem
Nessa louca agitação
Leva junto o meu silêncio
Roubando a minha inspiração.
Autoria Irá Rodrigues.
"Quando estamos prontos para abrir a porta e deixar o sol entrar pela janela, podemos perceber que já está na hora de voar em direção ao nosso caminho.
Com a fé que encontramos dentro de nós, podemos seguir em frente."
Em um dia nublado na cidade de São Paulo, eu estava em um prédio alto, parado, olhando pela janela.
Depois de um bom tempo observando, comecei a ter lembranças do meu passado e de uma garota que conheci. Uma garota por quem eu tinha muito carinho. Ela era minha amiga, não era muito bonita, mas tinha algo que me agradava e cativava desde o momento em que nos conhecemos.
Eu sempre a procurava, tentava agradá-la, e fazíamos de tudo juntos. Com o tempo, percebi que tudo o que eu fazia parecia não ter importância, era como se fosse algo não natural ou até insignificante para ela. Isso até o momento em que ela começou a me desprezar e a me evitar.
Doeu perceber que nossa amizade não era mais a mesma. E doeu ainda mais vê-la se entregando, fazendo de tudo para agradar outro alguém, um desconhecido.
Enquanto olhava a cidade e lembrava dessa garota, comecei a perceber uma semelhança entre ela e a cidade de São Paulo.
Eu a vi se entregando a alguém que tirava o seu melhor, sua essência, sua inteligência e não deixava nada em troca.
Ela se tornou feliz e pobre, bela e vazia, maquiada e feia, enérgica e autoritária, tanto por dentro quanto por fora. Ela se entregou a alguém que não a valorizava e nada lhe devolvia.
Quanto à garota, nunca mais a vi. E fui mais feliz assim.
Quanto a essa cidade... um dia ela foi a minha cidade.
Cada janela conta uma história ... Dentro de cada janela tem amores , dores, sorrisos e lágrimas ..
Em casa janela dessa uma chegada , uma despedida... Sonhos, planos, decepções... Vazios e saudade.... Cada janela conta a luta diária de pessoas que saem pra trabalhar, pra viver, pra ligar e batalhar por um amanhã melhor ...
Cada janela dessa tem alguém que ainda acredita em algo... Alguém que sonha e tem fé em dias melhores....
Bom dia!
06 de Janeiro.
Amanheceu. Olhe pela janela.
Anteontem você viu o que está dentro da sua casa. Hoje, olhe para o que está fora dela. Perceba onde você está inserido. Agradeça por ter um lar. Agradeça pelo teto sobre a sua cabeça e que te protege do sol, da chuva e do frio.
Faça valer a pena.
Flores frescas na janela
Azuis a cintilar
Nunca vi espécie tão bela
Os meus olhos enfeitiçar
Sobre a mesa, majestosas
Num jarro azul anil
Como filhas curiosas
Uma a uma se abriu
A toalha delicada
A tudo via, com amor
E pensava, admirada
Nunca vi tão linda flor
O conjunto surpreendia:
Flores, vaso e toalha
Jamais tão rico se via
Nem tampouco havia falha
Ao olhá-lo, assim, harmônico
Tal beleza a reluzir
Um sentimento veio, sinônimo:
Poderíamos nós também florir!
(LJ) 🪻
"O Tempo"
Em uma janela temporária
Eu me vi a repensar
Sobre um mundo cruel
Que ainda não sei como lidar
Achar um caminho sem resposta
Nele é pura indignação
Dar no mesmo a meia volta
É um tempo, uma missão.
Sentir-se frágil e debilitado
Neste, é só apenas uma junção
Das dores de um peito,
Onde habita aflição.
Num calendário deplorável
Vemos meses de exploração
De uma vida angustiante
Chamada solidão
Dos dias singelos e nostálgicos
Busquei no mundo a gratidão
Nos altos e baixos
Mostrei força e superação
E para quem duvidou de mim
Entreguei minha dedicação
Em tudo que eu queria
Para decifrar meu coração.
De madrugada eu me pego olhando da janela
Imaginando o mundão fora dela
Embaçado... tem dia que me sinto fracassado
Tem dia que eu sou grato.
Tem tanta coisa que se eu pudesse eu mudaria
Começaria pela minha mãezinha
Que saudade de vc fazendo aquelas coisas na cozinha
Vida sofrida, vou parar de imaginar nem sempre da pra sonhar
Eu briso no universo, me vejo no multiverso
Escuta meu verso, eu peço.
Estou em todo canto
Você me vê
Me vê na natureza
Nos seus momentos de fraqueza
Me vê no suor que escorre
No sangue que corre
Você me vê na poesia
Na bala perdida que tira vida.
Não consigo me expressar tanto
Mas é sincero, rimo sobre o céu e o inferno
Tenho tanto pra falar, mas não sei por onde começar
É aqui que vou acabar.
Raio de Sol
Bom dia, Raio de Sol, tão belo,
Que pela janela entra, sem anelo,
Iluminando os dias escuros,
Trazendo alegria em futuros.
Todos os dias te vejo chegar,
Nas minhas sombras a luz sem par,
Bom dia, Raio de Sol, tão belo,
Infelizmente hoje, chove sem zelo.
Pensei ser engano o que vi,
Mas não apareceste, e senti,
A ausência tua, dia após dia,
Desde então, a chuva é companhia.
Sinto tua falta, meu Raio de Sol,
Nos dias chuvosos, sem teu farol.
"Coração em Ruínas"
Te esperei na janela da minha agonia,
com os olhos molhados, sem despedida.
Te chamei nos silêncios da noite vazia,
mas tua ausência falava mais que a vida.
Fiz de cada lembrança um abrigo incerto,
construí castelos no chão do talvez.
Tua distância era um grito tão perto,
que doía mais do que a tua vez.
Amar-te foi sede que nunca termina,
um vinho amargo servido em paz.
Meu jardim ficou sem flores, minha casa em ruínas,
e mesmo caído… eu te quis mais.
Agora sou verso que o tempo apagou,
sou a rima perdida, sou só saudade.
Teu nome ficou onde o meu se calou —
no escuro final da felicidade.
Segunda Feira
A chuva risca a janela com uma calma cruel. Lá fora tudo molha, mas aqui dentro sou eu que escorro. Ando pela casa como quem esqueceu o porquê dos móveis, dos cantos, dos passos. Segunda-feira tem gosto de café morno, meio amargo, esquecido na borda da xícara — como certas lembranças. Tem cheiro de abraço que virou eco, de vozes que sumiram sem fazer barulho.
O mundo lá fora se arrasta em passos que não reconheço. Gente com pressa de viver o que eu nem sei mais nomear. Aqui, o tempo não passa — ele assenta, pesa, gruda. Nem acendo a luz. Pra quê? A manhã não traz nada além desse espelho embaçado que insiste em me devolver um rosto que já não me responde.
Paixão pesada
Seis horas da tarde, garoa fina lá fora,
da janela, os galhos molhados, as folhas ao chão,
sem sol, sem sombras, sem paixão correspondida, sem respostas ao coração,
no fim, a esperança do último suspiro é o que aquece a casa.
um belo dia, uma garota
um dia
a luz que bateu na janela da minha alma
e clareou meus pensamentos
foi a do teu sorriso
e que então
permitiu-me me banhar
nas águas dos teus olhos
tais águas que purificaram meu espírito
bendita seja a sua voz
que agracia meu coração
e me alegra com teu chamdo
para então
no fim da tarde
me deleitar no teu abraço
a agradecer por
um belo dia, uma garota
ter me salvado
da infelicidade de antes não conhecê-la
"Ás 5hrs''
Observando a vista pela janela do ônibus, olho o céu — e ele me olha de volta.
Com aquele sol amarelo, feito fogo em uma névoa às 5h, às 5h, sempre às 5h,
germino feito lótus.
Ao passar pelos quebra-molas, minha mente se isola.
Me sinto como tudo, mesmo sendo insignificante como o nada.
Por um breve momento, sinto uma nostalgia: promessas, dores, rancores...
Foi apenas uma das minhas intuições.
