Poemas de Janela
Mesmo que não haja um passarinho
a cantar na tua janela.
Que haja sempre uma melodia
a tocar no teu coração!
Olhei pela janela e vi um povo egoísta.
Um monte de gente ocupada com seus universos particulares e sem tempo de olhar para o lado.
Crianças morrendo de fome ao lado de crianças obesas.
Um lugar onde chefes de estado e representantes da lei não cumprem a lei.
Também vi um povo passivo de mais, era oprimido e nada fazia para mudar.
Tinha uma gente bastante desonesta fazendo careta para o guarda que aceitava suborno e com a outra mão oferecia suborno ao guarda.
Senti pena daquele povo e do rapaz que me olhava de volta.
Ele parecia inteligente e forte. Mas nada fazia para mudar sua situação nem a dos a sua volta. Indignado decidi gritar pela janela para lhe mostrar que ele deve reagir, lutar.
Tamanha foi minha surpresa, ele gritou de volta.
Meu Deus! Não era uma janela, era um Espelho.
Ter você aqui perto de é como sentir o sol entrar pela janela
A brisa do amanhã me faz lembrar você
Você é a luz que radia o meu dia o sol que ilumina o meu caminho
Você é a minha constelação
Você é pra mim um poema em forma de canção
Eu penso em você nas minhas canções eu descrevo você
Ter você faz parte da minha vida
Ter você é como vê alua e não poder to cala
Ter você está sempre perto do céu vê as estrelas a brilhar a enfeitar o nosso destino.
Amanheceu a vontade de fumar um cigarro, sentada na pontinha da janela, enquanto o vento a convidava pra um passeio no ar quente da manhã.
Então ela se sentou ali, num impulso – como quase tudo que faz – e colocou as pernas pro lado de fora, pra vê-las livres, numa dança de entrega quase completa até que a primeira lágrima caiu.
Lembrara da noite passada e de como havia falhado, mais uma vez. E daquela noite antes disso. E de uma outra…. Não conseguia mais conter seus pensamentos, que rolavam numa fusão inodora com as lágrimas, pelo corpo coberto de mágoa.
Ela tentava qualquer música pra não ouvi-los mais, tentava qualquer grito pra abafar a sanidade que lhe faltava.
Pensou no quanto tinha vontade de experimentar o silêncio e inclinou o corpo pra frente. Aquela metade precisava ir embora. Aquela metade que não era dela.
Escorregou os olhos úmidos numa tentativa de cegar as memórias, mas viu as fotografias espalhadas por todos os cantos do quarto que não seria mais seu.
Examinou o rosto de cada um que estivera presente em sua vida e, num susto, voltou o corpo pra trás com força, até cair pro lado de dentro.
O lado da vida – pensou.
Engatinhou até a cama e se escondeu entre os lençóis quentes. Podia sentir as vozes voltarem, gritando a sua covardia.
Pegou o telefone, discou um número decorado e esperou paciente pra tê-lo por perto.
Então ele disse um “oi” meio apagado pelo sono e ela era capaz de se sentir corajosa.
A Vida valia qualquer pena.
Não sei se pela p0rta ou pela janela vou sair
Sø sei que chegou a minha h0ra e vou sair
tenho muitas c0isas que p0sso fazer
mas ñ sei o que fazer
JANELA 707
Em um dia comum...
Em um lugar comum...
Em um caminho comum...
Um dia frio...
Soneto de uma nota só
FÁ é nota.
Caminho lento...
Meu caminho...
Olhar a frente...
Contido...
A procura da Vida.
Em meio a lembranças
Me pego a pensar...
Um coração no papel...
Quente... que bate ardente.
Na espera de vê-la.
Num segundo te encontro.
Em um quadrado de luz.
Pronto...
Passo... guardo... e arquivo.
Tive a visão mas bela.
Nesse quadrado chamado janela.
Um beijo de forma singela
Aquece todo meu ser.
Me lembro a cada momento
Do beijo jogado ao vento
Que meu coração acolheu
Da janela 707
Sua figura não sai.
Pra Vida que tanto amo.
Este poema é que vai.
Pensemos:
Dias, lugares, caminhos.
Podem ser comuns, mas podem deixar de ser.
Se neles há alguém que nos valha a pena.
Como a Vida é bela!!!
VEJA ALÉM DA JANELA DE SEU QUARTO
Deus todos os dias tem me ensinado a ver além das circunstâncias.
Quase todos os dias, ao acordar,
a primeira coisa que faço é “escancarar“ a janela do meu quarto. O encanto do momento resulta disto.
Depende de como eu desperto a cada manhã.
De como eu presencio o colorido do universo.
Neste momento exclusivo e único, executa isto você também.
Faça o contrário,
ao invés de permanecer apenas observando a solidão que te envolve,
avista também os jardins.
Ao contrário de ficar observando apenas o pesar próximo a você,
admire as cores da aurora.
Ao contrário de mirar somente a névoa de sua existência, firme os seus olhos na aquarela do amor!
Saiba usufruir o dia de hoje para corrigir o seu temperamento,
satisfaça a sua alegria de modo que seja possível renascer os sentimentos de fé que está em você.
A vida nos ensina que tudo começa pela forma que encaramos cada amanhecer,
ou seja, quase tudo começa quando ainda estamos deitados.
A Palavra de Deus nos ensina que a Misericórdia e a Bondade de nosso Criador
se regeneram neste espaço de tempo, quando o dia está prestes a nascer,
quando o sol está disposto a manifestar-se.
Na minha ignorância não tenho capacidade de saber como você acordou.
Sei apenas que o luzir do sol que ilumina nosso dia é a Luz de Deus
e esta Luz depende unicamente da minha e da sua vontade,
da humildade e paciência de encarar as coisas como elas são.
Não sei como você acorda a cada dia.
A única coisa que eu sei é que o brilho dos nossos dias depende unicamente
de como fazemos com que a vontade de Deus se manifeste nas nossas ações.
Isto talvez seja visível na humildade,
na paciência, e no nosso modo de ser.
Tudo isso depende, exclusivamente e simplesmente,
do modo pela qual levantamos a cada dia
de nossa cama...
Eu não vi o silêncio das rosas tristonhas
na janela no vento da espera
na noite de fim.
Ou é o recomeço
no próximo beijo
na esquina da minha lembrança
cansada de mim...
PAISAGEM
Eu não vi os palhaços descalços na rua
chorando e cantando a beleza da dor.
E a vida seguindo
na estrada impossível
do medo da nova paisagem
com jeito de mar.
Com jeito de amar...
A chuva bate vagarosamente na janela do meu quarto, lá fora o tempo está cinzento, enquanto aqui dentro tudo parece igual
O vidro embaçado parece refletir a confusão que esta aqui dentro de mim.
Caminho sentindo o vento que sopra contra mim, deixo que a chuva molhe o meu rosto escondendo as lágrimas que vem da lembrança de um dia.
E no final desse dia vem seu rosto me fazendo lembrar que te deixei escapar.
Olho para trás, mas já não existe como voltar e na minha frente a duvida de não saber como continuar
Vejo um pássaro se escondendo da chuva e de repente vejo meu medo refletido, o medo de não conseguir voar novamente.
Como começar um bom dia?
Acordando sem pressa
Ouvindo uma suave melodia
Abrir a janela e sentir o calor que o sol erradia
Olhar para você e perceber que em silêncio me olhava e sorria.
Coloco flores na janela para esperar a quem eu quero bem.
Pois a distância nos ensina o dom da paciência, do entendimento, da vontade de minimizar as diferenças pelo bem do sentimento que nos vem do coração.
É isso, somos como atores em um grande palco.
A diferença é que não ensaiamos, vivemos...
E que Deus nos ajude a realmente amar...
Pela janela do quarto pude ver
a felicidade exibida e estampada
invejei aqueles sem nem ao menos conhecer
mas estava meio amarga, meio mal amada
Eu te Amo de uma noite só
amores se desfazendo como cacos
casais maduros desfazendo os nós
e inexperientes formando laços
Andam depressa para algum lugar
perdem o sentido, pisando como touros
querem o topo, custe o que custar
rejeitam a ajuda, preferem ouros
Talvez minha visão esteja nublada
com raios perigosos de insatisfação
mas não quero ser uma isolada
pedindo algumas esmolas de atenção
Sou humana movida a sentimentos
não azede minha doce alma
não é uma ordem, nenhum tipo de mandamento
apenas peço calma
Tentei mudar sem me comprometer
Tinha vontade, mas logo me cansava
o único jeito foi então perceber
que a vida é bem melhor do que eu imaginava
Tentando não me preocupar á toa
nem reclamar sem motivo
nem tampouco julgar á primeira vista
Pois o tempo, ele voa
é impaciente e relativo
é uma aventura e conquista
Na janela de Deschermayer
Sob na janela, bota a cara no mundo e mostra do que é você é capaz…
Sob na janela, bota a cara no mundo e grita pedindo a sua paz…
Sob na janela, bota a cara no mundo e veja o que nossa sociedade faz…
Sob na janela, bota a cara no mundo, bota a cara no mundo e bota a cara no mundo…
Subir na janela não significa somente transportar-se ou elevar-se a lugar mais alto.
Subir na janela é possibilidade que a vida te da para liberta-se, livrar-se ou isenta-se.
Subir na janela ou estar sobre a mesma, é presenciar momentos inexplicáveis.
Subir na janela ou estar sobre a mesma, é entregar-se a devaneios.
Subir na janela ao lado de amigos é ter a certeza que o mundo necessita cada vez mais, de palavras para descrever tamanhas sensações de felicidade.
Enfim, subir na janela com a senhorita Deschermayer é entender o sentido de: felicitações, congratulações, regozijo, amizade e coragem…
A madrugada é um poeta
Que não me deixa dormir
Dorme com a janela aberta
Nem precisa abrir
Infinito mundo
Um pequeno lugar
O dia passa num segundo
A madrugada sempre passa devagar
Somos o que escolhemos ser
Sonho com o desconhecido
Não entendo o acontecido
Abro a janela e o sol me convida para sair
Agradeço por mais esse dia
Faço planos para preenchê-lo
Obrigações me chamam
A razão me orienta
O conflito me atormenta
Vontade, desejo, amor, proibição
O que é certo ou errado?
As leis dos homens ou as leis de Deus?
E o que diz o coração?
Amar incondicionalmente sem medo e sem culpa
Amar com todos os erros e com todos os defeitos
E se entregar a quem o cativou
Somos o que escolhemos ser
O amor não se deixa escolher
Paisagem da janela
A noite mergulha na escuridão
E a paisagem passa rapidamente
Diante de meus olhos,
Deixando para traz tudo que é ausente.
Deixei para traz desentendimentos
E tudo aquilo que fazia sentir-me mal
Até chegar a conclusão:
Nada vem sem antes dar um sinal.
A partida é iminente, é agora.
E pergunto-me - até quando
Vou ter que esperar?. O tempo
Não importa se você está amando.
A CRIAÇÃO DA MULHER
A NATUREZA, AO ACORDAR UM DIA,
BEM CEDO AINDA, OLHOU PELA JANELA,
E TEVE A IDÉIA DE FAZER POESIA
SOBRE AS BELEZAS TODAS QUE SÃO DELA.
OLHANDO ROSAS, CRAVOS, MARGARIDAS,
EMOCIONOU-SE TANTO QUE CHOROU...
E DEUS, ENTÃO, DAS LÁGRIMAS CAÍDAS,
FEZ O ORVALHO E A PRESENTEOU.
LISONJEADA E GRATA AO CRIADOR,
QUE DELA PRÓPRIA FEZ SUA OBRA-PRIMA,
INCANDESCEU-SE ELA E DESSE ARDOR
BROTARAM CADA VERSO E CADA RIMA.
CHEGADA A NOITE, A ESTROFE DERRADEIRA
SE FEZ DE MAR, DE LUA E DE ESTRELA;
NO POEMA ESTAVA A NATUREZA INTEIRA;
BASTAVA OLHAR ALI, ENTÃO, PRA VÊ-LA.
MAS, POR LEMBRAR QUE SE TORNARA O MUNDO
INÓSPITO À POESIA, ERA MISTER
DISSIMULÁ-LA, E EM MENOS DE UM SEGUNDO
O POEMA TRANSFORMOU-SE...EM MULHER!
Poema que, numa troca de cumprimentos de passagem de ano, fiz para uma amiga – Claudia Basílio – a quem considero co-autora, porque dela são todas as rimas, tendo a mim cabido apenas descobrir onde estava o poema dissimulado...
Autoria registrada
[email protected]
Fico pensando..
Sentado aqui de frente a janela olhando a vida alheia...
Vida alheia sempre mais simples...
Onde cada um colhe o que planta...
E por onde as semelhanças sempre andam juntas...
Fazendo o aprendizado de todos os dias...
De todas as horas..as horas destinadas a criar...
Donde se perdem em destruir, criticar..
Ah se os homens utilizassem este precioso tempo...
Tempo de refletir..para criar..ou melhor reparar somente em si...
Analisando seus próprios atos...defeitos e acertos e por fim...
Tornando-os o espelho..de onde se refletira..somente..
A nossa própria imagem!!!
Astronauta
Olho pela janela e vejo uma multidão correndo sem direção,
Vejo carros, vejo cores
Vejo que nada a fará parar.
A voraz corrida me assombra, me faz pensar
Para onde irão estes que correm?
Por onde passam derrubam, consomem, destroem...
E nada vivo resta, apenas as vivas lembranças de um dia existir.
O barulho de sua marcha me dói na alma, os gritos, as brigas
- Gananciosos sois!
Correm para o nada sem saber que são infinitos, são bem mais
Uns batem e voltam, outros nem pensam, apenas correm...
Poucos olham para trás e assombrados têm medo de voltar
Anos parecem segundos e os segundos são fatais para quem para
Aqui de cima tudo parece estranho, tudo é nada.
Como podem diferentes serem tão iguais?
Eu fico aqui , olhando pela janela , de front ao mar
Tentando Naquela imensidão buscar , o motivo pelo qual fui feliz .
Fico por minutos paralisado encantado
Tentado a me jogar dali
Para poder rever , reviver o meu amor o meu anjo
E em suas asas voar .
Para o Paraiso ou para qualquer outro lugar
Sorrir , Chorar , amar
Ser feliz .
Poder te tocarte beijar
E Não mais me separar
Daquela que me fazia sentir
Que nada era real , e sim um sonho
Sem passado , sem presente ou futuro
Independente da distância entre o céu e a terra
Entre eu e você
O que importa é que eu te amo
Era , é e sempre será impossível te esquecer .
Meu Anjo Da Guarda .
