Poemas de Cores
"Vida intensa
Cores intensas, significativas pinceladas, mundo mágico, histórias vibrantes, páginas do Livro da Vida marcantes, expressando de maneira sensível um pensamento, servindo de exemplo para muitos, deixando marcas da existência e demonstrando a importância de sair dessa vida melhor do que entramos.".
Nas nuvens da fantasia
Onde a imaginação voa
Há um lugar mágico
Cheio de cores e alegria
Onde pássaros cintilantes
Cantam melodias divinas
E os rios de cristal brilham
Refletindo o sol matinal
É um lugar onde sonhos
Se tornam realidade
E onde tudo é possível
Se você acredita na magia
Venha comigo nessa jornada
Para esse lugar encantado
Onde a alegria e a beleza
Nunca terão fim.
Tudo flui, o céu é repleto de flocos
E a terra coberta por cores,
Chuva de estrelas, brilhantes flores,
Paraíso no céu e na terra, é ouro.
AUTÊNTICO AMOR
Para ti Plantei diversas flores,
Com as mais variadas cores,
Para vê-las desabrochando,
Com todo esmero; apurado
Quem sabe se no brilho do sol,
Ou embaixo de um céu estrelado !
E no canteiro desse meu coração
Deixei nascer tão bela flor ,
Essa me faz pensar em teus abraços;
No desejo louco de sua companhia,
Sentindo em mim teu calor,
Num vôo alto, nas asas de minha fantasia
Intuindo teu cheiro; embriago-me do teu amor !
Amor autêntico, em sentimento, fundamentado ;
Com alegria totalmente verdadeira
Te quero ao meu lado pelo resto de meus dias,
Te quero pela vida inteira !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
Arte de observar
No quadro em branco, o pincel nas minhas mãos,
Transformo em cores a dor que trago em mim,
Das lágrimas derramadas nos oceanos profundos,
Nasce a arte que revela o que vai além do fim.
Nas palavras escritas, a poesia se revela,
Versos que desnudam a dor e o sofrimento,
E no papel em branco, encontro a consolação,
Pois é na escrita que encontro meu alento.
No palco vazio, a voz emana com ardor,
Canções que ecoam além das cicatrizes,
A melodia abraça a tristeza que há em mim,
E a dor se transforma em versos e matrizes.
Já falei de ti no Rossio.
Vi-te de todas as cores,
O amor e o teu feitio
São lágrimas do que eu sorrio.
Já falei de ti nos Aliados.
Serias o melhor dos meus amores
Mas lembrei-me que estávamos separados
Pela visão do futuro cegados
Não te quero encontrar noutros lados.
Já falei de ti em Portugal.
Não me quero lembrar dos horrores
Em que o resultado era ilegal.
Já falei de ti no mundo.
Sonhei que sonhavas com as flores.
Mas daquele sonho profundo
Não aproveitei nem um único segundo.
Repito: falei de ti em todo o lado.
Serei infeliz, desafortunado.
Mas do silêncio que tenho cansado
Teria sido um infeliz amado.
Céus
Céus são como um grande espelho
Que reflete a luz do sol e da lua
E também as cores do arco-íris
E as nuvens que mudam de forma.
Os céus são como um grande palco Onde as estrelas brilham à noite
E também os planetas e cometas
E os fogos de artifício que explodem.
Os céus são como um grande mistério
Que guarda segredos e surpresas
E também os sonhos e desejos
E as histórias que contamos.
Os céus são como um grande poema Que inspira a arte e a beleza E também o amor e a esperança E a vida que vivemos.
Queria um amor de sábado a noite;
Domingo a tarde meu mundo encheu de cores;
Segunda, terça e quarta o frio me deixa pálido;
A tristeza domina meus braços;
Mas a quinta tu aquece ao meu lado;
O doce domina meus lábios;
Apenas gostaria de teus abraços e agarros.
No jardim da beleza, em cores diversas,
Florescem as rosas, encantos universais.
Suas pétalas suaves, tão delicadas e imersas,
Despertam emoções, sentimentos celestiais.
Rosas vermelhas, símbolo do amor ardente,
Em seus tons vibrantes, paixão se revela.
Em suas essências, fragrância envolvente,
Nos corações apaixonados, ela se espalha.
Rosas brancas, pureza em sua essência,
Transmitem paz, harmonia e serenidade.
São pétalas alvas que trazem recompensa,
Refletindo a luz, com delicadeza e bondade.
Rosas amarelas, radiantes e brilhantes,
Representam a amizade que nunca se desfaz.
Seu amarelo vibrante, tão resplandecente,
Une laços sinceros, fortes e verazes.
Rosas cor-de-rosa, doçura e gratidão,
Emanam carinho e afeto por onde passam.
São flores que aquecem o coração,
Simbolizando ternura e momentos que abraçam.
As rosas, em sua majestade e esplendor,
São presentes da natureza, obras de arte.
Seu perfume e beleza, um convite ao amor,
Um lembrete de que a vida é feita de partes.
Assim, as rosas nos encantam com primor,
Enfeitam jardins, alegram os olhos e o peito.
Elas nos lembram que há sempre um amor,
E que, na simplicidade, encontramos o mais perfeito.
MEU RETRATO
Imprimi na tela meu sentir em cores,
De vivos tons e brilhos cintilantes,
E misturei na tinta sonhos multicores
E o luzir das emoções constantes.
E a cada sonho meu, trocado em dores,
Se ofuscava o brilho, outrora fulgurante,
Mas unindo esperança aos meus pendores,
Renovava a tinta com o fulgor de antes.
Reavivada, assim, mil vezes repetidas,
Com pinceladas novas, devolvi o encanto
Da minha vida a se espelhar na tela.
Por fim, desfeito o encanto, as cores fenecidas,
A tela desbotada abandonei num canto,
E enxugando pranto, contemplei-me nela.
Arco-Íris
No mundo de cores singulares,
Onde a mente é um universo sem fim,
Encontra-se a essência das almas brilhantes,
No autismo, um caminho a seguir.
Um arco-íris de pensamentos únicos,
Traçando linhas no espaço e no tempo,
Um mundo interno cheio de mistérios,
O autismo é um verso sublime, eterno.
Nas asas da imaginação, voa livre,
Em um ritmo próprio, uma sinfonia,
A mente autista desenha seu presente,
Nas nuances de uma mente tão guia.
Os olhos profundos, janelas da alma,
Revelam tesouros escondidos no olhar,
Cada movimento, gesto e palavra,
Um modo especial de se comunicar.
Os sons ecoam em melodias singelas,
A música ressoa em ritmos encantados,
Os sentidos afloram em sinestesias,
Em um mundo de sensações entrelaçados.
No autismo, o mundo ganha novas cores,
Perspectivas únicas a desvendar,
A singularidade é uma dádiva que floresce,
Um presente valioso para compartilhar.
Abraçemos a diversidade em seu esplendor,
Compreendendo que cada ser é especial,
Caminhemos lado a lado, em amor,
Celebrando o autismo, um tesouro celestial.
Pois no horizonte do autismo reluz,
A grandiosidade de mentes sem igual,
Uma lição de empatia e de luz,
Um poema que o mundo precisa celebrar.
O técnico em enfermagem trabalha com arte;
A arte que traz cores á vida de um paciente,
a esperança ao que cansa de ser insistente.
Ser técnico em Enfermagem vai muito além da imagem,
é a busca pelo aprimoramento e a transmissão de mensagem;
É o que faz acontecer
Junto á equipe dá um novo amanhecer
ao que achou que iria falecer.
Ele é como o sol, quando aparece o dia fica iluminado, as cores ficam mais alegres, a vida fica mais bonita e eu me queimo no seu calor...
Mas quando ele vai embora os dias se transformam em noites escuras como se não houvesse lua ou estrelas, só tristeza e trevas...
Meu coração chama por ti.
Até quando preciso esperar?
Quando brigamos o mundo perde as cores
Meu coraçao entristece
O mundo nao faz sentido.
Entao choro por dentro e corro para fazer as pazes.
E ai meu mundo volta a ter cores.
O mundo volta a fazer sentido
E meu coraçao explode denovo de tanta alegria.
Te amo
Voando toco o céu...
Danço com um sonho em minhas asas...
Pinto cores,com pinceladas...
Tapo o mundo,que não gosto...
Com minhas asas já pintadas...
É fantástico ser poeta.
Ser poeta é como ser um pintor que pinta sua tristeza com cores alegres.
Assim foi Vincent van Gogh, não sei se mais pintor ou mais poeta, suas obras são poemas recitados em silêncio.
A vida é vasta, com cores a explorar,
E quem sabe um dia, o amor vai me encontrar.
Por enquanto, sigo meu próprio destino,
Com o amor guardado, mas não extinto.
Neste caminho incerto, meu coração a bater,
Talvez um dia o amor venha me aquecer.
Mas por enquanto, sou livre para seguir,
Sem medo de um amor que ainda há de existir.
Em cores de serenidade voa, símbolo de pureza, sempre tão leve...
Na superficie, um lótus floresce
Radiante!
Suas pétalas brilham à luz da manhã.
Na lama, sábio e humilde olha com admiração, a medida que a natureza se desenvolve, revelando a verdadeira lei da vida.
Uma sala de aulaé feita de muitas cores.
Feliz do Professor
que é capazde multiplicar estas cores,
transformando-as em
obras-primas da esperança...
Jardins de Monet
Sonhei acordada…eu vi os jardins de monet.
As cores, senti o cheiro, o espaço…
Eu faço isso
No meio do dia.
É que tem gente tão ignorante. Acredita que ela me fez chorar?
Eu não estava errada! E oque mais me irrita é a pessoa se fazer de sonsa, na minha cara!
E aí quem fica de
Louca? Quem?
A emocionada que perde a linha.
E então no meio daquilo tudo respirei e pensei. jardins de Monet. Jardins de monet, jardins de monet.
Voltei, e fiquei apenas observando a coisa rolar. Não disse mais nada sobre como
Me
Sentia.
Me salvei dentro de mim. Como quem engole a alegria. Como quem engole a verdade.
