Poemas de Cores
As cores das pipas cortando o céu,
E risos dançando como um doce carrossel.
Aprendi a fazer comida, a pintar o rodapé,
A jogar pingue-pongue com leveza e fé.
Buscava pão e leite com a mamãe na padaria,
E viajava com o papai, estrada afora, com alegria.
"As cores da bandeira brasileira não são meros adornos; elas carregam a alma de uma nação. O verde pulsa com as riquezas naturais, o amarelo brilha com o ouro de nossa terra, o azul abraça os céus infinitos, e o branco sonha com a paz. Quando o patriotismo enfraquece, essas cores perdem o brilho não por si mesmas, mas porque esquecemos o valor de nossa identidade coletiva, nossa história e a promessa que carregamos como povo."
Roberto Ikeda
As Cores da Nação
É vergonhoso o que estão fazendo,
Desrespeitam um símbolo sem entender o que estão perdendo.
Mudam a cor da camisa como se fosse brincadeira,
Mas não sabem que mexem com a alma brasileira.
Não é apenas tecido tingido ao acaso,
É o verde da esperança, o amarelo do abraço.
É o grito da arquibancada, é a lágrima do torcedor,
É a pátria pulsando em forma de amor.
Tentam apagar o que fomos,
Como se pudessem reescrever os contornos.
Mas cada jogo, cada título, cada lágrima derramada,
Foi com essa camisa, nossa segunda pele amada.
Querem reinventar nossa história com tinta e desrespeito,
Como se tradição fosse um objeto imperfeito.
Mas nossa identidade não se pinta por vaidade,
Ela se vive, se honra, se carrega com dignidade.
É a mesma coisa que arrancar o nome dos nossos avós,
Que resistiram ao tempo, à dor, e aos açoites ferozes.
Negar nossas cores é negar o nosso passado,
É ignorar a dor de um povo escravizado.
Hoje tentam nos moldar, apagar nossa raiz,
Esquecem que não se brinca com a alma de um país.
A camisa não é só futebol, é símbolo de união,
É memória, é cultura, é força de uma nação.
Quem permite isso consente com a mentira,
Com a manipulação que o orgulho retira.
Nos vendem progresso, mas nos tomam a essência,
E querem que a gente aceite com aparência.
Não, não aceitamos!
Não somos massa moldável em mãos sem coração.
Somos o povo do samba, da luta, da superação.
E enquanto houver voz, haverá resistência,
Porque a camisa do Brasil é mais que aparência.
Em um mundo cheio de cores, você é a mais bela,
Teu sorriso é a luz que brilha, minha doce centelha.
Com seu jeito sapeca, você me faz sonhar,
Cada momento ao seu lado é um convite a amar.
Teus olhos têm o brilho das estrelas no céu,
E eu me perco neles, como um barco ao léu.
Tua risada é música que embala meu ser,
Com você, cada instante é um motivo pra viver.
Nos caminhos da vida, juntos vamos dançar,
A cada passo dado, o amor vai nos guiar.
Você é minha alegria, meu sol radiante,
A razão dos meus sorrisos, meu amor constante.
Sapekinha adorada, és minha inspiração,
Teu carinho e ternura aquecem meu coração.
Prometo te amar com toda a intensidade,
E juntos escreveremos nossa eternidade.
Estás sempre bela como as cores da aquarela
Um dia depois do teu abraço meu peito clama teu espaço.
Teus olhos cor de castanhas
E o seu beijo me deixa mais alto que mil montanhas.
Amo seu jeito meigo de me abraçar
Meu amor sempre clama tua presença
O seu beijo faz-me despedaçar curando quaisquer doenças.
[Intro]
[Verse]
Praia iluminada pelo pôr do sol,
cores vibrantes no céu, refletindo o mar.
Passos ecoando na areia macia,
pessoas caminhando, tranquilas e calmas.
[Verse]
Um casal abraça sob o guarda-chuva,
olhando para o horizonte, sonhando com o amanhã.
O vento leva risadas e vozes,
uma melodia natural da noite, sem parar.
[Chorus]
Nessa noite na praia, sonhos se fazem realidade,
com o sol se pondo, o amor se intensifica.
E o mar brilha, refletindo nossas esperanças,
nessa noite mágica, tudo se torna possível.
[Chorus]
Pérolas de orvalho na areia,
reflexos dourados no mar, como se fossem diamantes.
A noite canta, a música do coração,
nessa noite especial, tudo se torna mais bonito.
[Bridge]
A lua cresce, iluminando o céu,
o amor brilha, como estrelas no firmamento.
Cada passo, cada risada,
nossa história, escrita nessa noite.
[Verse]
O sol se põe, mas o amor continua,
sob o guarda-chuva, promessas são feitas.
A praia é testemunha, da nossa paixão,
nessa noite eterna, o amor nunca morre.
[Chorus]
Nessa noite na praia, sonhos se fazem realidade,
com o sol se pondo, o amor se intensifica.
E o mar brilha, refletindo nossas esperanças,
nessa noite mágica, tudo se torna possível.
[Chorus]
Pérolas de orvalho na areia,
reflexos dourados no mar, como se fossem diamantes.
A noite canta, a música do coração,
nessa noite especial, tudo se torna mais bonito.
[Outro]
Nos jardins da vida, você é a flor,
Desabrochando cores, trazendo amor.
Teus risos são raios de sol a brilhar,
Em cada instante, você sabe encantar.
Teus olhos, estrelas que iluminam a noite,
Refletem sonhos e todo o meu açoite.
Com você, o tempo parece parar,
E em seu abraço, eu quero ficar.
Teu jeito sapeca, tão doce e sincero,
Faz meu coração dançar como um berreiro.
Em cada palavra, um carinho profundo,
Você é meu mundo, meu tudo no fundo.
Prometo ser sempre o teu porto seguro,
Nas tempestades da vida e no amor puro.
Juntos, construiremos uma linda canção,
Onde o amor é a letra e você é a razão.
Então venha comigo, minha doce paixão,
Vamos viver juntos essa linda emoção.
Com você ao meu lado, não há o que temer,
Pois nosso amor é um eterno renascer.
Meus filhos não são azul ou rosa, nem somente as cores do arco íris.
E isso não tem nada a ver com sexualidade, tem a ver com o céu ao entardecer, com as flores, com as penugens dos animais, com as borboletas e montanhas.
As obras de Deus são perfeitas demais, para serem resumidas em uma única cor.
Novas Cores
Quero ficar aqui sentada,
Entender este meu silêncio,
Esta vontade de não
querer fazer nada,
Mas odiando isso tudo
Que estou sentindo por dentro.
Lá no fundo Contudo,
Confio nesta espera
Que tanto quanto esperei,
Onde meu mundo pálido
Por um adeus flácido,
Receba novas cores e
Esgote-se em um abraço
Ou um beijo de alguém.
Jorge Jacinto da Silva Junior
“Amor primaveril”
Você chegou, lindo, feito um dia de primavera, trazendo flores e cores, agregando o mais belo contraste que vi através de minha janela.
Vi você chegar, e mergulhar no meu olhar!
Descontraiu minha tensão!
Veio fazer morada em meu coração.
Fez-me enxergar melhor, as belas flores que haviam espalhadas pelo chão.
Afastou de mim as incertezas do caminhar.
Permitindo-me, de seus sonhos, participar.
Mimoseou-me, com o seu dedicar.
Meu coração, que estava acostumado à frieza de uma tulha fria,
vivia de nostalgia.
Agora se via aquecido,
mal sabia ele que novamente ia voltar a ser entristecido.
Chegou para transformar o meu coração!
Assim como existe amor de verão, também existe amor em outra estação.
Só veio transformar, só por alguns momentos.
Florescer meu coração, e
perfumar meus sentimentos
*
Rosely Meirelles
Setembro...
Vem setembro
Com suas flores
E novas cores!
Vem enfeitar...
Tudo de nebuloso
Que agosto, tão cinzento
Insistiu em ocultar.
Vem trazer os aromas...
De renovado tempo...
De doce esperança...
De vida que se renova...
De doce lembrança!!!
VÂNIA CAETANO 🐛🦋
E de repente era noite,
Onde ficou o meu dia?
- Olá! disse o céu em cores
À medida que esmaecia
- Adeus, respondi baixinho
Enquanto também me ia
E fomos os dois pela estrada
Eu e o céu na noite fria
Um casal feito do avesso
Inconciliável romaria:
Eu o sol, ele as estrelas,
Ele a noite, eu o dia.
(Lori Damm (DESENCONTROS)
FIM DE TARDE
Como é belo o entardecer
Banhado com cores de aquarela
O Sol vai se despedindo
Anunciando a primavera.
x
No céu toda esplendorosa
É Lua cheia ou crescente
Essa nostalgia que invade
Com seu mistério envolvente.
x
Parece alinhavar o dia
Quando a noite vai chegando
Com sabores e fragrâncias
Se fazendo de poesia.
x
Assim é o entardecer
Registrando cada momento
Invadindo a nossa alma
Para o espirito é um alento.
x
AUTORIA-Irá Rodrigues
Cores suaves e quentes
Se misturam em arrebol
Quando se despede o Sol
Com tristeza e lentamente
Vão se as cores reluzentes
Eis a noite a aparecer
E um mistério então se ver
Lua e estrela namorando
É a natureza mostrando
Como é grande seu Poder
Você é como o Sol,
Quando nasce clareia,
O Amor e as cores do mundo,
Quando passa transforma,
A tristeza em arco-íris,
Mas quando se põe,
Troca com a lua,
E brilha de saudade
_
Por dentro, não há quem pinte cores,
Por fora, existem "maquia-dores";
Há lentes que mudam dos olhos a cor;
Mas não escondem as lágrimas de dor,
Expostas, vestes finas que a pele camuflam,
Porém, as feridas internas da alma, não curam,
Faltando na vida real, a terna amabilidade.
Corpos flutuando na inércia superficialidade,
Cinza por dentro; fora, cheios de cores
Dueto na face; coração ausente de amores
"Sarcastisando"e banalizando da vida a dor;
Humanos vassalos na ilusão do falso amor.
Sorumbáticos são estes corações enfim,
Exilados, apenas esperando da vida o fim.
Cores
És
Flores
Quando
Fores
Os
Amores
Pois
Fostes
Minhas
Dores
Nas
Noites
Meus
Açoites
Utopia
Fugaz
Vigia
D'Alma.
De Ti -
De ti só quero as cores
das rosas que escolhestes
dos poemas que escreveste ...
De ti só quero as cores
das palavras que disseste
das esperanças que me deste ...
De ti só quero a vida
que nasceu da terra brava
e num impulso se fez lava ...
De ti só quero a vida
de uma aurora que me lavra
sem destino nem palavra ...
De ti só quero o infinito
que transcende a ilusão
e me leva a solidão ....
De ti só quero ter sido
o Amor que não é vão
nascido erva em pobre chão ...
De ti só quero ter
o impossivel que nós somos ....
De ti! Só de ti!
