Poema da Liberdade
Arte
O que é arte?
Arte é liberdade
É ser quem é e se permitir ser
Qualquer um que ver
Arte é imaginação
É imaginar um mundo diferente
Com um pouco de reflexão
Onde podemos ser a gente
Sem medo de julgamento
Tudo na arte é sim
Tudo na arte é sentimento
Sem medo de ser assim
Escrever é libertador
Liberta de dentro do escritor
Toda a sua dor, amor, valor
Liberta o seu interior em forma de esplendor
O poeta pode escrever tudo o que quiser
Pode ser sobre ele ou sobre o vento
Expressa o que sente sem sequer
Ter tido aquele sentimento
A liberdade é ilusão, é um
O mundo é um presídio onde
porcos sem honra e moral, são uns pusilânimes e sujos que convivem juntos com quem quer ser normal.
Quem é o mentor das prisões.
Grades, porões, cadeados.
A liberdade perseguida.
O destino de cada vida.
Amados e, ou odiados.
Jogo de gerações.
Presentes e passados.
Desejos, vontades, ambições.
Sonhos, busca, realizações.
O teor de cada pensamento, cuidado, atento.
A manobra, manipulação, asas cortadas, mente aprisionada, o povo, uma gente, perseguição.
Mecanismos inovados, métodos avançados, globalização, prisão.
Arquitetos do apocalipse, engenheiros da magia, a medicina oculta, sinais de tecnologia.
Grandes vulcões em depressão, o pânico com hora marcada, verdadeiramente, a mente, perseguida e aprisionada.
O mentor, o pecado, tal construtor, intelectuais do presente e passado.
Qual a frequência de atuação, como é feito cada programação.
O grande dilema, todos calados, feridos engaiolados, reféns ou culpados, o povo, a gente, a grande multidão.
Giovane Silva Santos
A nossa liberdade deve estar
Dentro de cada um
A nossa imaginação
É algo de outro mundo.
Claro ela não é suficiente,
Para que sejamos felizes.
Mas já é um início
Rumo ao nosso paraíso.
E quando isso acontecer, quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra:
Finalmente livres! Finalmente livres!
Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente.
Outubro de 2021: por causa da pandemia, sigo ainda numa liberdade vigiada, dois anos depois da última mudança, que seria o início das liberdades.
Desse período, foram dezenove meses totalmente confinado até que a segunda dose da vacina anti covid fosse aplicada.
Sinto vontade de botar novamente o "saco nas costas" e sair por aí, achar um canto novo.
Mas ainda preciso de confinamento de multidões furiosas, mesmo quando a ciência declarar vitória sobre a pandemia de Covid.
Talvez eu possa colonizar um lugar onde eu possa levar todas pessoas que apoiaram o próximo e pensaram no bem coletivo durante as fases mais críticas da pandemia.
E se não conseguir um lugar físico para essa nova pátria, vou declarar o meu coração a nação independente dos solidarios, dos empáticos, dos que cortam em quatro partes (ou milhares) o seu pão, a sua amizade, a sua arte, a sua inspiração, a sua sanidade e a sua alegria.
Quero as pessoas que compartilharam o lenço na hora do choro e que marcaram presença (mesmo à distancia) na agonia. Estes viverão como embaixadores.
E serão libertos todos aqueles que foram maculados pelo SIM, quando a resposta deveria ter sido NÂO aos seus predadores...
Não haverá ambiente para abusos, pressões, subordinações ou comandos possessivos.
E não serão permitidas relações abusivas , manipulações individuais ou coletivas, mentiras, calúnias e difamações.
Pessoas que buscam evolução serão bem vindas e aprenderemos de mãos dadas.
Atraversiamo!
#abdução
Brasil, já havia um plano
Não se sabe quando.
Prisão e, ou liberdade.
Os indios entraram no Brasil.
Um plano.
Surpreendidos em 1500.
Massacre insano.
Um plano.
Escravos negros, a terra, riqueza.
Um plano.
Independência ou morte.
Azar ou sorte.
Mais um plano.
Princesa Isabel.
Uma nova aliança, liberdade, o céu.
Verdade e, ou engano, outro plano.
Cai regência imperial, outro plano.
Golpe militar, a trama, o drama, a ditadura.
Plano amargo, amargura.
E agora, tudo bonito, 1888 a liberdade.
1988, cem anos, constituição, a esperança de uma justiça, verdade.
A linda democracia.
Outro plano seria.
E ai seu zé, qual o formato do novo tronco.
Um computador, um robô.
O plano de escravo moderno, lindo sedutor.
Na real pai, 521 anos de massacre e desigualdade.
A bagagem da maldade.
2021, la vai uma profecia.
Leia, depois verifique o dano.
A vida artificial.
Ciência tecnológica, política e religião.
Ontem, hoje, amanhã.
Geração e geração.
Engano.
5G agora.
Oculto está o novo plano.
Giovane Silva Santos
Liberdade não é somente
fazer o que eu quiser.
Mas também deixar
de fazer coisas que não
me fazem bem.
O voo oferece-nos a liberdade, mas são as gaiolas que nos ensinam a valorizá-la.
© 01 dez.2023 | Luís Filipe Ribães Monteiro
O FOGO ARDENTE
De nada que arde
Mais que quima por dentro
Só clamo pela liberdade
É o ardente que mi sofoca
É o suor de quem ama
Sem ser amado
É o arder de uma dor infinita
Do alem dos sentimentos
Da razão finita
E como doi, aplaudam a sua pureza
Masgestosa dor
Dai que vem o pastor
Mistoso
Ta vendo todo esse mundo?
eu te dou a liberdade de voar por ele todo,
só não seja desleal comigo, irei te pedir só a sua lealdade.
No dia que seu coração não bater mais por mim, venha até a mim e me avise, me de um beijo no rosto e ai pode seguir sua nova direção.
Se você exige respeito, seja uma pessoa digna de respeito;
Se você exige o direito da liberdade, não tente tirar a liberdade dos outros;
Se você gosta de mostrar sua opinião. vai ter que aprender a aceitar a opinião dos outros
“Os homens
são feitos da mesma matéria,
mas não dos mesmos sonhos”.
(Rotas da liberdade - Pablo Danielli).
Ponto que restringe a liberdade é nossa liberdade restrita ao direito de estar livre
Existe dois tipos de pessoa a pessoa que busca comprar ou se ofertar com coisas regulares e pessoas que não se preocupam pois qualquer coisa retem se ao direito aplicado na situação
"Que se entenda de uma vez por todas: o direito à liberdade de expressão e de crença religiosa, não permite nem protege o discurso preconceituoso.
Nenhum religioso tem direito de usar livro sagrado qualquer para aviltar, inferiorizar, difamar, injuriar ou ofender o outro.
Se o fizer, o seu lugar deverá ser junto aos seus pares criminosos."
A liberdade só existe até certo ponto, não somos totalmente livres para fazer o que quisermos, tampouco para ser o que quisermos, nossas escolhas, vontades e desejos estão entrelaçados entre as linhas da realidade e do existir
e suspensos nos dogmas da sociedade, há coisas...
que só nos resta aceitar ou esquecer.
"Sem ponto Final!
A Liberdade...
- Fundamental.
- Ah!...
Como é legal!
Falar sem aspas,
Amar sem interrogação,
Sonhar com reticências...
- Devorado pela emoção!
Brenhando-se no infinito,
Nesse igualitário aleatório,
Versando sem ponto Final.•.
E...
- Como é Bom!
Eu andar numa avenida
Outra rua eu seguir...
- Sem Interrogações
Sem mando pr'eu calar;
E, na próxima esquina,
Gritar... Exclamar!
...
A pular de satisfação,
Divulgando Felicidade!
De te ter... - Liberdade!
- Ah!...
Chega de ponto Final!
Os secretos da mente
desvendo e ainda assim,
me impeço,liberdade tem um preço
e querer pagar é o segredo.
Dentro do sonho da liberdade o sujeito se prende no cárcere do amor que ousou o aprisionar.
A alma essa é uma faminta e quanta escassez.
Ao terapeuta cabe de vez promover o encontro dessas emoções.
Liberdade assistida, vida enjaulada
Entre botões e programas,
Que mantém sua fé!
No apelo brutal, da falsa ideia?
De beleza e realidade.
Você ignora seus sentidos
Em busca de apelos e motivos.
Escravo de letras garrafais
Em fosco ou neon, indicando um caminho,
Para continuar na trilha, para consumir ou sobreviver,
Em um mundo comum ou dito extraordinário, tanto faz!
