Se você está se sentindo sobrecarregado pelos seus sentimentos, muito provavelmente chegou a hora de se desfazer de algo que está lhe fazendo mal.

Não existe uma regra pré-definida de como se libertar das emoções pesadas. Para uns pode ser em um instante e para outros este processo pode levar anos. Mas uma coisa é certa, todo mundo se sente melhor depois que abandona as angústias.

Assim, temos aqui 10 frases inspiradoras para você conquistar a sua liberdade emocional:

1. Viva o agora

Respire

O que passou, passou... Aproveite para dar valor ao que você tem agora, observe o que este momento tem de bom para lhe trazer. Dê valor ao presente! Afinal, ele não é chamado de presente à toa, não é?

2. Siga em frente

A sua vida só vai para frente depois que você se desapega das pessoas que te levam para trás!

Saiba identificar quem está na sua vida para somar e quem está por perto apenas para atrapalhar. Se alguém vive lhe criticando e não lhe ajuda em nada, ignore-o! Deixe falando sozinho. Dê ouvidos aos conselhos úteis e para quem torce por você.

3. Quem você é?

Acordar

Esqueça por um instante os seus sonhos de infância, ou o que os seu pais queriam que você fizesse, ou mesmo as coisas que o seu grupo de amigos faz quando costuma estar junto. Quem você é longe de tudo isso? O que vai aí por dentro? Quando souber as respostas, você estará mais perto da sua liberdade emocional!

4. Seja forte

Perdão

O perdão é das virtudes mais sublimes, por isto mesmo é das mais difíceis de praticar. Mas não é impossível! Um coração livre de ressentimento abre espaço para a leveza e a serenidade.

5. Cada coisa em seu lugar

Resolvi me desapegar do meu passado e nunca me senti tão feliz com meu presente ou sonhei tanto com meu futuro!

O passado já está escrito, não há como mudá-lo. Então, de que adianta remoê-lo? Aceite o que já foi e foque no agora. Porque é no agora em que se está e onde se pode ser feliz, onde se pode preparar para o que está por vir. O futuro é um mundo de possibilidades!

6. Amor próprio, sempre!

Não corra atrás

Não vale a pena! Você merece muito mais do que migalhas de amor. Acredite nisso, você merece estar com alguém que lhe ame e lhe trate bem. Mas para abrir espaço para essa pessoa na sua vida, você precisa mudar a sua atenção e deixar para trás quem não lhe dá a mínima.

7. Saiba diferenciar

Apego e desapego

É sempre bom fazer um exercício de observação sobre tudo o que nos rodeia. Se as relações que temos são positivas ou se nos põem para baixo. Às vezes estamos dispostos a investir em relações amorosas ou em amizades, mas essas pessoas não estão interessadas em investir a mesma energia de volta. Nesse caso, o que é melhor? Deixar as mágoas crescerem ou largar mão e seguir em frente?

8. Não tenha medo

Liberdade é conseguir seguir em frente sem sentir medo de perder o que fica para trás.

Muitas escolhas que se faz na vida, por mais que sejam para evoluir e atingir os seus sonhos, pedem comprometimentos. Por exemplo, para trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não se pode ver tanto os amigos, ou para viver na cidade dos seus sonhos, você precisa deixar a sua vida antiga para trás. O tempo não para, já dizia Cazuza, e com ele vem mudanças. Não fique para trás, as suas amizades não vão deixar de existir porque você seguiu em frente.

9. Abrace as oportunidades

Planos

Há quem acredite no destino e há quem acredite que cada um faz o próprio destino. Em ambos os casos, a pessoa que souber identificar as chances mais favoráveis e estiver disposta e flexível para aceitar oportunidades diferentes do que espera, pode ter muito mais sucesso na busca pela felicidade. Simplesmente porque ela está muito mais aberta a isso.

10. Antes de tudo, aceitar

Aceite

E deixe vir o que tem por vir. Não tente controlar tudo na sua vida, às vezes o melhor a fazer é saber diferenciar entre as nossas expectativas e a realidade que nos cerca e, então, aceitá-la do jeitinho que ela é! Sempre esperando pelo melhor, porque no fim das contas, se está ruim, só pode melhorar!