Coleção pessoal de heliabh

1 - 20 do total de 45 pensamentos na coleção de heliabh

Eu tinha muito medo dos relâmpagos, na hora das tempestades. Até que um dia eu pensei: de que adianta o meu medo? Se o raio for mesmo cair em cima de mim, eu sofrerei duas vezes: antes de ser atingida e no momento em que for atingida. Se ele não for cair, eu sofrerei por algo inexistente... algo que nunca aconteceu! Desde então, não fico mais apavorada.

Uma coisa é ter precaução, se cuidar.

Outra, muito diferente, é ter medo.

Se isso vale para outras situações da vida, além das tempestades e relâmpagos?

Com toda certeza!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Ensinar o filho a ser uma pessoa responsável, é um gesto de amor. Demonstra-se amor pelo filho quando se dá limites a ele. Quando se ensina que ele convive com outras pessoas e que todas as pessoas são importantes. Que somos responsáveis pelos nossos atos. E quando se mostra que "o meu direito acaba onde começa o do outro" não é só uma frase de efeito, mas uma grande verdade!

Quando educamos nossas crianças e adolescentes (através de palavras, exemplos e atitudes!!) com amor, respeito, sinceridade e responsabilidade, e as ensinamos a terem esses mesmos valores, estamos contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor para todos!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: educação filhos

Suas palavras doces
Não me enganam mais
Nem tocam meu coração
Se por trás delas,
Suas atitudes trazem mentiras
E decepção!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

O vagalume invejoso
Achou a cena cafona e exagerada:
O céu todo iluminado
Pela linda noite estrelada!

Hélia Barbosa
2 compartilhamentos

Deletei sua foto, para esquecer esse amor
Minha ruína...
Mas sua imagem ficou gravada
Em minha retina!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

E, sorrindo, falei que te esqueci...
Que estou bem, estou feliz!
Não convenci nem a mim, nem a ti...
Pois é, sou péssima atriz!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Eu não gosto de você!

Porque gostar... Eu gosto de tomar sundae, sem ficar pensando nas calorias que ele tem.

Gosto de abrir os braços e fechar os olhos quando venta forte, porque me sinto mais livre.

Gosto de andar descalça na grama, gosto de pegar jabuticaba no pé, gosto de ler revistas em quadrinhos deitada na rede, gosto de tomar café forte, gosto de ler poesias...

Gosto dessas coisas...

De você eu não gosto...

Você eu amo!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: amor declaração

Quantas vezes nos tornamos seres de alma pesada! E vamos deixando que aquele peso aumente, quando seria tão simples nos tornarmos pessoas mais leves!

Tomamos algumas atitudes porque é o que a sociedade espera de nós. Porque o outro espera de nós. Porque nosso orgulho fala mais alto. Porque não queremos ser vistos como bobos. Porque temos que revidar na mesma moeda. E aí acontecem as situações que tanto nos pesam...

Atitudes simples podem fazer a vida mais leve. Evitar mágoa, ira, ingratidão, injustiça, rancor, orgulho exagerado, ego inflado, preconceitos, atitudes precipitadas...

Buscar ter gestos educados, gentileza, gratidão, compreensão, entendimento, diálogo, sinceridade.

Nem sempre é fácil. Mas, quando a gente consegue agir assim, faz toda a diferença!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Confie em sua intuição, em sua mente, em seu coração!

Se mesmo quando você dá o melhor de si, as coisas não saem como você planejou, lembre-se: muitas vezes os melhores resultados são aqueles inesperados, aqueles que fogem a qualquer planejamento! Talvez você não tenha realizado exatamente o que gostaria de ter feito… Mas você fez o que foi possívelfazer naquele momento!

Em sua caminhada você encontrará pessoas de todos os tipos, sentimentos, atitudes e intenções…
Algumas pessoas que você encontrar, não irão valorizar seus esforços… Ainda que você faça tudo,inclusive, para o bem delas…

Algumas não irão ajudar você, mesmo tendo todas as condições para isso…

Algumas outras, além de não valorizar e nem ajudar, ainda farão o que estiver ao seu alcance paraatrapalhar ou desmerecer o que você fizer…

Mas, olha… Sempre existirão aquelas pessoas que, implícita ou explicitamente, estarão do seu lado em vários momentos dessa caminhada… Valorizando, ajudando, reconhecendo…

Junto com essas pessoas, leve consigo os seguintes pensamentos: você é um ser especial, único, e como tal não tem que fazer tudo como os outros fazem. Nem sempre há a forma certa e a errada, muitas vezes há apenas formas diferentes! Como seres distintos, cada um de nós tem um jeito próprio de ser, de pensar, de agir. Toda caminhada é feita de obstáculos, de tropeços, de erros, de decepções, de vitórias, de conquistas, de saltos, de realizações, de desvios, de retornos, de avanços, de tristezas, de alegrias… E tudo isso deve levar simplesmente a um destino chamado aprendizagem!

Esse deve ser o seu objetivo, afinal… Aprender, melhorar, evoluir…

Assim, todas as suas angústias, dúvidas e ansiedades – ainda que nunca acabem – serão atenuadas pela certeza de que tudo que você passou até agora foi vivido intensamente… E que os choros tiveram o desígnio de tornar mais luminosos os sorrisos que vieram ou virão depois!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: confiança força

Somos todos prisioneiros.
Ansiamos pela liberdade
E a cantamos em versos...
Bradamos por ela!
Mas não nos permitimos
Ver a porta aberta... e voar!
O que nos difere uns dos outros
– Prisioneiros que somos –
É o que nos mantém
Em nossas gaiolas
A esperar... e sonhar...

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Não tente saciar com ouro
A minha vaidade!
Dê-me asas!
Alimente minha fome de liberdade...

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Eu prefiro acreditar que é possível haver mais pessoas lutando – de fato – contra o abuso e a violência do que pessoas dispostas a cometê-los.

Porque só depende de cada um de nós. Porque eu não quero sentir que o mal triunfou com a ajuda da minha omissão. Porque ninguém tem o direito de tirar do outro a capacidade de sonhar e ser feliz.

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: violência justiça

Se você segurar forte a minha mão, eu vou fechar os olhos e saltar.
Não há outra pessoa com quem eu faça isso, além de você.
É que, com você, eu sempre quero ir além.
E não há limites para sonhar, buscar e ousar.
Mas só se você vier comigo, porque sozinha eu não posso...

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: amor segurança

Sabe...

Eu ando naquela fase de ouvir músicas românticas – aquelas mais bregas – e chorar já no primeiro acorde, de reler tudo o que você me escreveu, de ficar por horas olhando fotos e me perguntando: “Por que tem que ser assim?”... E, aliás, tem que ser assim?

Porque, às vezes, eu me sinto como alguém que mergulhou e, enfim, submergiu... Mas fica se debatendo, batendo mãos e pernas e não consegue sair daquele mesmo lugar, por mais esforço que faça. Assim como eu, que não te esqueço. E porque tudo isso me dói demais.

Dói a sua ausência, de uma forma que me sufoca. E eu descobri que nunca mais vou rir de quem diz coisas como “não respiro sem você’. Porque é assim que eu me sinto, e não é exagero. Também não saberia explicar, mas quem já experimentou essa sensação de asfixia pela falta de alguém pode entender perfeitamente. Pode entender como isso dói.

Dói lembrar que eu tentei tanto, busquei tanto e mesmo assim não conseguia te alcançar.

Dói pensar no tal de “poderia ser assim”... Já reparou como isso dói? Pensar que poderíamos estar agora conversando aquelas nossas bobagens de sempre, só pra descontrair de um dia cansativo. E nós riríamos muito e depois ficaria aquele silêncio que antecederia o abraço, que antecederia o beijo... E eu esqueceria do mundo nos seus braços e você se perderia nos meus. E nos amaríamos

como se fosse a primeira e a última vez, e você percorreria cada ponto do meu corpo, como se estivesse ainda a conhecê-lo e eu provaria mais uma vez do gosto de cada canto de sua pele. E depois eu descansaria em seu ombro e nós dormiríamos de mãos dadas. E pela manhã eu sorriria ao ouvir sua voz dizendo “bom dia, dorminhoca”, com aquela voz sonolenta. E eu diria baixinho – ou talvez eu apenas dissesse em pensamento – tão sinceramente: “Obrigada por me fazer tão feliz!”. Não sei se diria a você ou à vida. Mas sei que diria. E, sim, isso me dói.

Mas talvez o que mais doa seja olhar as fotos, ouvir as músicas, reler tudo e pensar como faltou tão pouco pra ser assim! E pensar que bastaria um pequeno gesto seu, tão simples e tão leve, para transformar tantas possibilidades em uma história real de nós dois.

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: amor decepção

Não quero o amor que só ama
Quando está a sós
Com o ser “amado”,
Mas que em meio a outros
Ignora, é frio ou indiferente.
Esse não me serve.
Quero, decerto, o amor sussurrado
Nos momentos propícios
De intimidade e aconchego.
Porém, em todos os outros instantes
Quero o amor que se demonstra.
Intensamente,
Infinitamente,
Como todo amor deve ser!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Tento sinceramente te esquecer!
Mas ainda gosto muito mais
De mim
Quando estou com você...

Hélia Barbosa
1 compartilhamento

Para ser sincera, você não é tudo na minha vida. E não "tem que ser você", pode até acontecer de ser com outro alguém. E, sim, eu vivo sem você. Então, não é por isso que eu quero ficar com você.

Quero ficar com você porque, todos os dias, acordo com uma vontade incontrolável de abrir os olhos e ver você acordando ao meu lado. Porque quando o celular toca, logo pela manhã, antes de olhar a tela eu fico torcendo para que seja você.

Quero ficar com você porque muita gente me faz sorrir, mas ninguém faz o meu sorriso brilhar tanto quanto você. Porque me encanta ouvir o som da sua risada, quando eu falo uma besteira qualquer. Porque você é o único que ri de, absolutamente, todas as minhas besteiras...

Quero ficar com você porque só você sabe me mimar e, ao mesmo tempo, não fazer todas as minhas vontades. Porque você me puxa as orelhas quando é preciso, mas depois me enche de carinho.

Quero ficar com você porque adoro a sua voz com aquela irritação (mal) disfarçada quando está bravo comigo e adoro ainda mais sentir como qualquer braveza sua vai sumindo enquanto conversamos. E porque adoro ver que não conseguimos ficar chateados um com o outro por muito tempo. Por tempo nenhum.

Quero ficar com você porque acho o seu ciúme a coisa mais bonitinha desse mundo e porque você fica rindo, fingindo não perceber o meu ciúme também. Porque você tem um jeito insuportavelmente cativante de saber o que se passa comigo, mesmo que eu não diga nada.

Quero ficar com você porque eu o amo intensamente. Porque quero dormir com você mesmo que você durma com a boca aberta, se bagunce todo e se vire na cama a noite inteira.

Quero ficar com você porque posso viver sem você. Mas eu não quero, de jeito nenhum, viver sem você. Porque pode ser com outro alguém. Mas eu não desejo nenhum outro alguém comigo.

Quero ficar com você porque você não é tudo na minha vida. Mas você é essencial para que ela seja plena. Quero ficar com você porque você me faz imensamente feliz.

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: amor desejo

A pior incompatibilidade entre um casal não é a incompatibilidade de gênios. Essa até dá para superar. A pior de todas, mesmo, é a incompatibilidade de sentimentos. É quando um ama e o outro não. Um se entrega e o outro finge, mente, trai. É quando o amor, que deveria ser uma via de mão dupla, vira via de mão única. É quando a gente descobre que está amando sozinho.

Hélia Barbosa
2 compartilhamentos
Tags: amor decepção

Nunca deixei de amá-lo...
Jamais!
Mas contentar-me com migalhas...
Isso eu não me permito mais!

Hélia Barbosa
1 compartilhamento
Tags: amor decepção

Se me fosse concedido o desejo de estar em algum lugar, eu escolheria qualquer um, desde que fosse ao seu lado...

Se eu pudesse escolher uma forma de dormir hoje, seria nos seus braços...

Se fosse decidir como acordar, seria ouvindo sua voz, que me encanta...

Se pudesse eleger uma música para ouvir o dia todo, seria o som do seu riso de estrelas...

Se me fosse permitido definir um momento para ficar com você, seriam todos os dias, todos os instantes, seria sempre!

Se eu pudesse, decretaria sua felicidade, apagaria suas tristezas e seu cansaço, eliminaria seus medos e promoveria sua paz...

Se fosse eu a decidir, seríamos mais que um do outro: seríamos um para o outro, pelo tempo que durasse a felicidade de eu e você sermos nós...

Se eu pudesse, transformaria todos os “se” nesse nosso tão sonhado “sim”...

[Sim – te digo agora – por tudo, para tudo, sempre, pelo tempo que for!]

Hélia Barbosa
1 compartilhamento