Meio

Cerca de 15260 frases e pensamentos: Meio

⁠MÊS DE JUNHO, O NOSSO MEIO AMBIENTE É O MESMO MEIO QUE PEDE RESPEITO, POIS É O MEIO AMBIENTE ONDE HABITA A VIDA!




É evidente que a combinação de vários fatores tem influenciado nas transformações do clima, seja na nossa região ou em outros lugares do Brasil e do mundo, parte de certas influências devido a ação humana e a ação natural de alguns animais, como o gado por exemplo. Diante disso, a natureza apenas retribui aquilo que ela não aceita, por excesso e por forças de sua misteriosa sabedoria. Logo, a máxima: respeitar a natureza vai além de preservar, mas também teme-la, seja por sua grandeza diante de nossa finita pequenez, seja por sua tamanha força de destruição.

Exemplos de grandes destruições não nos faltam, haja vista, os terremotos e tsunamis no Japão, Indonésia, Chile... Os furacões nos Estados Unidos, América Central e Cuba, ou ainda as enchentes nas terras tupiniquins, casos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Salvador-Bahia e, obviamente na nossa região, Vale do Rio das Contas e o nosso Vale do Rio Gongogi, estes dois últimos, é bem mais perceptível a ação desenfreada do homem na natureza, bem como a falta de uma política ambiental seria e capaz de coibir/corrigir certas ações que prejudicam o meio ambiente e a vida.

É claro que tanto os gestores, grupos políticos e populações são responsáveis pelo que acontece, contudo, lembro que sempre houvera pessoas e instituições comprometidas com a luta ambiental, com a vida; cito aqui, o Greepeace; a W.W.F Brasil; a S.O.S Mata Atlântica; o PAPAMEL-IPIAÚ, o GERG – GRUPO ECOLÓGICO RIO GONGOGI-DÁRIO MEIRA, este criado em 1998, do qual fui co-fundador, que junto com o PAPAMEL de Ipiaú realizamos, nos anos 2001/2002, no hoje colégio Antônio Brito, então CEDAM, conferências com todas as ONGs ambientais da Bahia, conferências em que traçamos políticas ambientais para o estado e para o Vale Rio das Contas e Vale do Rio Gongogi, a princípio abraçadas por alguns prefeitos, mas depois esquecidas. Idem, mesmo diante das dificuldades ainda realizamos várias ações através do GERG E DO GRUPO PAPAMEL. Tempos depois, por falta de apoio e de material humano o GERG-DÁRIO MEIRA, morreu; e por falta de ética, em 2007 o PAPAMEL-IPIAÚ declinou.

Ainda tentando manter viva a luta ambiental, o ativista Jônatas Silva (Mello) continuava no município, enquanto em 2012 fui novamente co-fundador de uma outra ONG, a Soluz Brasil, esta perdurou também por alguns anos. Todavia, bem mais adiante, creio que no ano de 2020, chegara a insistir/propor à Secretária Municipal de Agricultura, a alguns vereadores, a pessoas influentes do governo municipal e ao prefeito, a criação da diretoria de meio ambiente, mas não obtive êxito. IRÔNIAS DA VIDA ACONTECEM! VEIO AS ENCHENTES E ARRASOU COM TUDO!

Diante das perdas e das necessidades que todos passávamos, em 2023 levantara a proposta de criar o COMITÊ PERMANENTE CONTRA ENCHENTE (diferente do criado pela prefeitura), este seria composto por quase trinta pessoas, com maioria integrante da população, inclusive integrantes das forças armadas e da Assembleia Legislativa do Estado, Comitê que teria poder de recuperação da estética da cidade, de fiscalização, orientação e até de intermediação junto aos órgãos do estado, do governo federal e a nível de mobilização internacional, mas a população não abraçou o projeto. IRONIAS DA VIDA ACONTECEM! MAIS UMA VEZ VEIO AS ENCHENTES E INUNDOU TUDO, MENOS A FALTA DE VERGONHA NA CARA DE PARTE DA PRÓPRIA POPULAÇÃO, QUE AINDA INSISTE EM PROVIDÊNCIAS DIVINAS.
Rama Amaral

Inserida por RamaAmaral10

⁠Mês de junho: O Homem, Sua Arte e Sua Caminhada no Meio Ambiente ao Longo dos Tempos.



As primeiras manifestações artísticas foram feitas com o uso das mãos, isso há milhares de anos, lá na Pré-história. Foi nesse período que o homem, às suas necessidades, lascou e lapidou a pedra. Foi nas rochas (cavernas) que ele deu vida à pintura, pela pintura ele também manifestou comunicação, crenças, ações do cotidiano, sua visão de mundo. Foi com o uso da pedra que ele esculpiu sua “Vênus” . Ainda nesse período, o homem confeccionou armas, descobriu o fogo, o metal, a agricultura, a escrita...

Todavia, foi também nesse período que aconteceram as primeiras mudanças climáticas, as primeiras revoluções agrícolas e urbanas. Idem, agora necessariamente o homem já fixava moradia, principalmente nos lugares férteis, nas margens dos rios, por exemplo. Era o homem em ação, se agrupando mais, ocupando espaço, explorando o meio ambiente por uma vida melhor e menos nômade.

Gradativamente o homem caminhava para as primeiras civilizações, revoluções, guerras. Ora, diante desse caminhar, naturalmente ele precisava manter as sociedades, precisava, portanto, de mais espaço, de mais moradia, de mais riqueza, de mais alimento da natureza... Ele necessitava de explorar o meio ambiente, de usar os rios, os animais, de escravizar seus semelhantes, de tocar fogo nas florestas...
O homem gradativamente vai interferindo no meio ambiente, nas mudanças climáticas, na camada de ozônio, na vida, vai gerando lixo, contaminando o solo; vai gerando progresso, novidades, ciência, invenções; vai despertando curiosidades, criando coisas, oportunidades; vai fazendo casas, igrejas, pontes, castelos, (arquitetura)... O homem vai fazendo arte!

Definitivamente o homem quer dominar a terra, não por acaso inventa um deus, ou deuses, pra disfarçar um pouco. Contudo, como existe o contraditório, há os homens e mulheres que não aceitam isso como se fosse uma lei absoluta do universo. Claro, não foi apenas por causa disso que apareceram alguns loucos na vida desse nosso meio ambiente, foi também por causa dos seus talentos, da necessidade de se expressarem.

Refiro-me a Galileu Galilei; a Copérnico; a Shakespeare; a Davinci; a Michelangelo; a Caravaggio; a Donatello; a Mozar; a Shopin; a Botticelle; a Monet; a Godin; a Van Gogh; a Picasso; a Di Cavalcante; a Portinari; a Anita Malfati; a Tarcila do Amaral; a Carolina de Jesus; a Cora Coralina; a Bob Marley; a Edson Gomes; a Guilherme Arantes, a Luiz Gonzaga, a Burle Marx... Ora, refiro-me aos loucos que fazem arte e loucos que fazem da arte, instrumento de educação e denúncia sobre as consequências desenfreadas do uso da terra, do maio ambiente, da vida. Refiro- me a arte negra, a arte indígena, a arte parda, a arte branca, a arte amarela, a arte poética, a arte ficcionista, a arte cinemática, a arte teatral, a arte dançante. Refiro- me a qualquer manifestação artística, a qualquer artista. Refiro-me a qualquer ambientalista, ativista. Refiro-me sobretudo a Chico Mendes.

É evidente que na contemporaneidade há acertos, belezas e fundamentos inquestionáveis da necessária ação humana ao longo dos tempos, embora o homem não tenha, ainda, se humanizado, talvez por isso, a maioria dos bilhões dessa espécie, não aprendeu ainda que são, também, animais e como rios e árvores, não especifica e anatomicamente como uma árvore ou um rio, até porquê no dia que pelo menos dez por cento dessa espécie pensar assim, certamente haverá mais respeito e preservação da natureza, dos animais e do próprio homem.; ou seja, acontecerá a humanização, o respeito ao meio ambiente, a preservação da vida. E se isso acontecer, o homem que na pré-história foi bruto, embora evoluiu culturalmente, mas permanece com certos erros, tenham certeza de uma coisa: a vida se lapidou à arte, pois quem faz arte expressa, educa, preserva e inspira a vida.

Rama Amaral

Inserida por RamaAmaral10

⁠Sentimentos são cordas por meio das quais uns tentam manipular os outros, por isso é preciso ter firmeza ao vivenciar cada emoção.

Inserida por ninhozargolin

⁠A verdade só pode ser encontrada por meio da razão, e a razão é proveniente da ética, a ética é a verdade inerente ao ser humano que é criada ao nascer, quando se nasce dono de si mesmo por direito natural proveniente da verdade imutável.

Inserida por Penseinisso

⁠E em meio aos pensamentos incessantes que me mantinham em pé na corda bamba de meu ser, eu caí.

Inserida por MrShackleton

⁠Depois de tantos anos, ainda revivo o meu filho do meio no meu colo, bebê, mamando aquele chá, me olhando com aqueles olhos tão inocentes e azuis, ás vezes paro no tempo e sinto saudades desses momentos, ele era tão pequeno e frágil, aqueles olhos me davam força.

Inserida por CLARICEHURRICANE

⁠Existem dois tipos de paz, a adquirida e a natural, a adquirida pode ser roubada pelo meio que a fez e a natural é devolvida a natureza após a morte

Inserida por zenknat

⁠Na sociedade disciplinar, era caracterizada por meio de um regime de proibições e obrigações impostas, enquanto na sociedade do desempenho, essas normas estão gradualmente sendo desarticuladas, criando um ambiente em que a noção de "tudo é possível" prevalece.

Embora o indivíduo inserido nesse paradigma aspire principalmente ao prazer no trabalho, ele se depara com a paradoxal experiência de enfrentar pressões internas e crises decorrentes da ausência de gratificação.

O empresário contemporâneo está constantemente engajado em uma busca incessante pela superação, fenômeno que pode resultar em esgotamento psicológico, exemplificado por condições como a síndrome de burnout, depressão e transtornos como o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Esses elementos destacam uma faceta preocupante nos dias atuais, onde o equilíbrio entre as expectativas sociais e a saúde mental se torna cada vez mais frágil.

Inserida por I004145959

⁠Decifre-me por meio dessas linhas imaginárias. Linhas nos separaram feito prófase, metáfase, anáfase, telófase; afaste-me do mal: quero mais do que o lamento no final.

Inserida por Vinischuartz

⁠Do Alto do Iracema uma visão de mundo; alvorecer belo e exuberante explode de ternura em meio a raios solares que penetram nas fendas da janela anunciando um novo dia de encanto na imensidão cósmica.

Inserida por JBP2023

⁠Esperança
Eu sempre falei de esperança, mas de uma forma meio mecânica, sem pensar muito no seu significado. Na verdade nunca tinha parado para pensar nela de forma racional. O que é a esperança? Uma prima irmã da fé ou da mentira? Esperança é algo tão impalpável que se torna até incoerente acreditar que ela existe. Como esperar que aconteça algo que está nas mãos do acaso, que não temos o menor controle sobre ele.
Seria então uma falácia essa tal de esperança? Focar na esperança e esperar que ela caia do céu soa-me um pouco inocente para não falar insensato.
Não sei de onde vem a máxima tenha esperança que "dias melhores virão ". Para ter certeza que dias melhores virão é preciso trabalhar muito nisso para fazer jus a ele através das ações cotidianas e não deixar nas mãos do acaso.
Esperança para mim seria depositar toda a minha confiança nas minhas capacidades, mas ciente das limitações inerentes a minha condição de humano. Ter esperança requer então, que saibamos fazer uso de toda a nossa capacidade física, mental e intelectual para alcançar um determinado objetivo.

Inserida por ednafrigato

Há três fases na vida: começo, meio e fim.

Inserida por TONINHOCARLOS1955

⁠Sabe, É que Deus anda meio cansado das nossas palavras, das nossas promessas, Deus quer atitudes. Não é nosso semblante de piedade que move Deus, é a nossa fé, é a nossa ação de busca, de fome, de sede. Nós queremos mais de Deus, e Ele tem tido tão pouco de nós! Temos dado muitas desculpas, e Deus esperando uma resposta. Temos andado e estado muito atarefados, e temos produzido muito pouco. Deus está sempre servindo um banquete, e nós estamos sempre enfastiados. É que a gente come muita besteira, entende? É um tempo de conversão este. Não é tempo de buscar os tapinhas nos ombros; é tempo de buscar comunhão e intimidade. O vale antecede o pedestal. A lágrima da noite faz que seja eterna a felicidade que a manhã revela. Vamos logo, vamos correr ao encontro do que há de vir. O tempo está acabando, a dispensação está se findando; não dá mais para ser menino. Se damos o passo, Deus nos faz saltar uma muralha. Não é muito e nem é pesado o que Ele pede. Se eu me entrego, se eu me rendo, Ele aparece. E, se Ele aparece, eu me escondo Nele. Então, eu venço o pecado; então, eu venço o mundo; então, eu venço a mim mesmo.

Inserida por JOSAIR

⁠Deus age no silêncio da descrença em meio ao barulho da multidão.

Inserida por poeta_liberato

⁠(Leia ou assista ao vídeo: link no final da mensagem)
Tirar o cocô da sala!
O cocô no meio da sala: cadê a pá para retirá-lo?
Ninguém recebe uma visita em sua casa com um cocô no meio da sala. Deus não é uma visita esporádica, mas está presente em todo o tempo com aquele que o serve. Por que você limparia o cocô para uma visita comum e não se preocupa em limpá-lo diariamente para ser digno da presença de Deus?
“E cada homem deverá ter no seu equipamento uma pá para abrir um buraco no chão. Depois de fazer as suas necessidades, ele deverá cobri-las com terra” (Dt‬ ‭23:13‬).
Às vezes, sentimo-nos desanimados por motivos internos ou externos. Mas é preciso confessar esse desânimo a Deus para que ele possa nos fortalecer para a batalha: “Senhor, renova as minhas forças para lutar. Renova a minha unção. Abençoa o meu ministério, pois almas precisam ouvir a tua voz, e que eu possa ser o veículo abençoado por ti para fazer esta obra”.
Como está escrito com relação ao rei Davi por causa da tristeza profunda, da amargura e da fúria do povo contra ele: “Porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus (1 Sm 30:6).
Reanima-me, ó meu Deus, pois estou desanimado. Fortaleça-me no Senhor, pois estou sem forças. Unge-me, Senhor, com o óleo da alegria e com o óleo precioso que desce pela barba de Arão (Hb 1:9; Sl 133:2).
O desânimo pode ser uma coisa feia que ofende a Deus quando é negligenciado e quando não é confessado a fim de alcançar a libertação desse mal.
Então, a casa, tanto a espiritual quanto a material devem ser santificadas através da preocupação em não escandalizar o nome de Deus com nossos comportamentos e atitudes, pois muitos estão nos observando com a vil intenção de terem motivos para nos apontar o dedo e ironizarem o fato de sermos cristãos.
Aliás, o fato de ser cristã não torna uma pessoa menos humana; na realidade, o que precisa ser compreendido por todos é que uma pessoa cristã (abre aspas) “fiel a Deus” (fecha aspas) está sempre em busca de um aperfeiçoamento moral e em busca de um equilíbrio emocional, justamente pelo fato de ser humana e não poder se desvencilhar desses aspectos inerentes à sua vida como um todo.
Deus está presente na vida dessa pessoa cristã fiel para protegê-la e livrá-la de seus inimigos. Por isso, é preciso conservar o corpo, a mente e o espírito puros e santificados para que Deus não encontre nenhuma coisa feia ou vergonhosa ou indecente ou que o ofenda e o leve a se afastar dela. (Dt 23:14)
É preciso que santifiquemos a nossa casa espiritual que é o nosso corpo como templo do Espírito Santo que vive em uma casa material diante de várias testemunhas para que o Senhor veja em nós coisa agradável que seja aprovada por Deus.
Para isso, é preciso orar a Deus para ser agraciado com o domínio próprio, que é o autocontrole, para não escandalizar o nome de Jesus em meio a tantas testemunhas. Para não sair da graça, é preciso limpar o cocô comportamental através do equilíbrio emocional diante de circunstâncias adversas. (Gl 5:23).
Ore a Deus para restaurar a tua força e te fortalecer em meio às dificuldades.
https://youtu.be/Zl_2CcpdNv8

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Em meio a tantas tempestades, você é minha calmaria.

Inserida por VivianeGoncalves

Pelo que Pode Vir

Como foi pensado e discuto como meio físico, o estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida.Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não se dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta, é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta. No encaixe de sermos seres adequados e antiquados, quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir à ser.

Inserida por samuelfortes

No meio de tantas informações, redes sociais, responsabilidades e pessoas nessa sociedade exacerbada... os amigos, ainda que raramente nos mandam mensagem, devo considerar cada palavra com muito respeito a quem confio e que da mesma forma em que a mim confiaste. Já os colegas, pessoas que vivem me rodeando, dispersam-se frente ás situações adversas, no silêncio surgem quando já tive por fracassado. Então, não dê como perdido quando seu amigo não tem tempo para suas coisas pouco relevantes, status de mimetismo. Eles são maduros para valorizarem a verdadeira amizade.

Inserida por LucasPereiradaSilva

E quando você consegue dar conselhos, dar ajuda pra outros por meio de palavras ,mas não consegue fazer isso por vc próprio, não consegue se ajudar..

Inserida por Anonimak

O vento soprou.
O frio apertou.
Sentado em meio essa pedras, com essa dor.
Respingo de água caiem em meu corpo.

Já não sei mas o que fazer.
O medo se torna maior, pós talvez vou te perder.
Começo a me pergunta o que vou fazer.
Te amo

Inserida por wellingtonsilvaofc