Crônicas de Violência
O domínio passivo, não se usa armas nem violência, apenas o poder da palavra. Na historia sempre existiram os dominados e os detentores do poder e, em todas as relações humanas se faz presente. Estar no poder realmente são poucos, é uma seleção natural; em um grande contingente de pessoas apenas um pequeno grupo se destaca, a grande maioria opta em ficar na inércia, ou simplesmente não tem capacidade de se destacar. Isso independe de poder,... Um idiota que herda uma fortuna pode ter estudado nas melhores escolas, mas é fato que pelo simples fato de ser um idiota por natureza irá destruir o patrimônio. Entretanto uma mente brilhante pode morar nas ruas, estudar nas bibliotecas publicas e passar em um concurso. Essa é uma hierarquia imutável
Não há portas para os territórios familiares da dor, não há como conter a violência dentro do ninho de uma pertença.Há apenas a dor, cintilando como um clarão no chumbo do céu, chuva de estrelas cadentes sem história nem mártires reconhecíveis.Porque há sempre uma noite mais escura do que a escuridão do mundo.Mesmo para aqueles que nunca souberam escavar até ao fundo dessa gruta negra, transiberiana, húmida, universal, a que chamamos coração....
Fico me perguntando o porquê de tantas guerras, tanto sofrimento, tanta violência, porque não vivemos em harmonia uns com os outros? Essa é uma pergunta que há anos não consegue ser respondida. Mas no meio disso tudo, ainda existem pessoas que conseguem sorrir, cantar, dançar, viver em harmonia com seus irmãos, como JAH sempre quis.
Existe um mundo sem morte, sem tristeza, sem violência, sem guerras, sem vingança e sem desigualdades onde todos são iguais e o seu governante é justo e bom: embora pareça mais um sonho ele está presente na realidade do pensar humano, e é de sua forma de pensar que procede todas as atitudes e as suas obras.
Não entendo esse ódio desnecessário, essa violência gratuita, essa necessidade em dividir o mundo entre certos e errados. Não entendo a necessidade em se saber sobre a vida pessoal alheia, em criticá-la. Não entendo a falta de cuidado com os sentimentos alheios, a inveja desmedida quanto a felicidade alheia. Não entendo a necessidade de dividir as pessoas pela sexualidade, cor ou religião. Não entendo a contradição de ser humano.
A violência gera um interminável ciclo , e se combinada com a vingança , é capaz de não somente destruir sua vida, como também a vida de outras pessoas, que não estão sequer envolvidas com este ciclo , e assim, nasce novo desejo de vingança por parte da vítima, dando início ao ciclo novamente.
Não permitais jamais, Senhor, que a violência usurpe as nossas conquistas. Não permitais jamais, Senhor, que inescrupulosos queiram a força trucidar os nossos princípios constitucionais mais elementares. Não permitais jamais, Senhor, que a injustiça venha a sobrepujar o direito de cada cidadão. Não permitais jamais, Senhor, que percamos a nossa liberdade. Não permitais jamais, Senhor, que a nossa democracia possa ser enfraquecida por ódios desmedidos e ignorância! Perdoai aqueles que não sabem o que fazem! Perdoai aqueles que não sabem o que dizem! Dai-nos força para alcançarmos a união e superarmos as adversidades. Que reine a PAZ!
A violência a que assistimos ou sofremos é expressão de uma realidade social marcada pela falta de um projeto de nação, pela falta de ética em setores da sociedade, pelo descrédito nas instituições, pela falta de condições dignas e nobres de vida, pela banalização da vida humana. Já a violência produzida pelo terror pode ser expressão de ideologias e fanatismos de todo tipo, também do desespero de grupos e povos que não são respeitados e promovidos, da descrença na força do diálogo e do respeito mútuos...
Enquanto a dor, a perda, a violência, a tragédia for a mola da mudança de postura de uma sociedade seremos uma espécie fadada aos caos. Enquanto a hipocrisia, a omissão, o egoísmo for a chave mestra da sobrevivência individual sem comprometer a paz de espírito dos seus praticantes estaremos fadados a entregar nossa alma ao divino como forma de mascarar os nossos verdadeiros sentimentos para sobrevivermos ao submundo da existência.
Todos nós em algum momento de nossas vidas tivemos a péssima experiência de vivenciar a violência, fomos vítimas de forma direta desta realidade, estamos de certo modo reféns deste crime que vitimiza todos nós, não interessando o poder aquisitivo, todo cidadão em algum momento de sua vida é vítima deste ato contínuo de violência, de perversidade, de barbárie.As nossas vidas cada vez mais perdem o sentido nas mãos daqueles que fazem o mal, que nos tira a vida ou que nos deixam sequelas para sempre marcadas pelo domínio do pânico, do pavor, da ameaça, do descaso.
Saí da lama do jundia, venci a fome, a dor a violência, o analfabetismo, a solidão, briguei com marginais, políticos (pleonasmo), discuti com colegas, professores, conheci artistas, atores, jornalistas, apresentadores etc. Cheguei perto do que significa na modernidade "vencer na vida" e cheguei a conclusão de que: A VIDA BURGUESA É O TÉDIO, A SOLIDÃO, O ANALFABETISMO, A DOR, A VIOLÊNCIA, MAQUIADA POR MAGINAIS, POLÍTICOS (PLEONASMO) ETC. E FOME TAMBÉM, PORQUE SE PAGA CARO POR POUCA COMIDA SEM GOSTO, MAS PRA QUEM AGUENTA PESSOAS SEM SAL A VIDA INTEIRA....
A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração daquele mesmo império.
Na época de Noé havia muita violência e corrupção na terra. Havia um homem justo e íntegro porém não era perfeito: depois do dilúvio ficou bêbado ao ponto de ficar nu. Se pretendemos conviver com pessoas perfeitas estaremos nos desgastando e perdendo tempo. Mesmo os religiosos que aos olhos mostram um caráter irrepreensível, tem falhas e imperfeições. Temos que vigiar-nos para não cairmos no esquema corrupto, violento e profano que nos cerca.
Sou assim mesmo ,fico arrepiado quando vejo violencia na tv ,quando vejo fotos de animais sendo maltratados fico com os olhos molhados de desespero , se eu sou o certinho? estou lonje disso, pelo contrario ,tenho milhares de defeitos, e o que me faz mal é sentir a dor do mundo ,seria facil ser como milhares de pessõas que simplismente ignoram ,ou não enchergam mesmo tanta maldade ,não consigo fazer isso ,como conseguem? me mostrem o segredo de "não se importar"
Quer saber? Eu não ligo se aqui tá desabando, se há violência, prostituição, assalto a mão armada, incompetência do governo, impunidade, corrupção. Eu não ligo, porque apesar de tudo, essa cidade continua linda como sempre, e foi escolhida a mais alegre do mundo. Por que quem mora aqui sabe o que é isso. Sabe o que é poder ver todo dia a vista MARAVILHOSA da Bahia de Guanabara. E poder visitar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar a qualquer momento. E essa sensação é inigualável, indefinível. Cura tudo. Por mim, eu vivia aqui pra sempre. E eu sinto pena das pessoas que não valorizam isso, porque eu valorizo sim, eu valorizo de ter nascido aqui, e mesmo podendo levar uma bala perdida na cabeça a qualquer momento, Eu sou carioca com muito orgulho!
A violência nas escolas é um reflexo preocupante de uma educação que ainda legitima a masculinidade tóxica. Transformar meninos dóceis em homens violentos que objetificam corpos femininos é um sintoma de uma sociedade que perpetua uma educação perversa e misógina. Precisamos urgentemente de uma educação que desconstrua essas estruturas sociais arraigadas e combata o terrorismo moral. Uma educação emancipatória e questionadora é fundamental para promover a igualdade de gênero e formar cidadãos mais justos e conscientes.
"Se você não tem capacidade para a violência, então você é um saudável e produtivo cidadão, uma ovelha. Se você tem capacidade para a violência e não tem empatia por seus concidadãos, então você é um sociopata agressivo, um lobo. Mas e se você tem capacidade para a violência e um amor profundo por seus conterrãneos? O que você tem então? Um cão pastor, um guerreiro, alguém que anda no caminho do herói. Alguém que pode entrar no coração da escuridão, dentro da fobia humana universal e sair de novo."
Na justiça santa de Deus não cabe a violência. A violência é processo criado pelo homem, que é mau e procede conforme as suas concupiscências. A violência tem sua origem no verbo "violar". Deus não viola nada e ninguém, muito menos as leis que Ele mesmo cria. Em essência, Deus é AMOR.
Pensar sempre em arranjos de beleza, em arranjos que impeçam a violência, em arranjos que não sejam só arroubos de dinheiro. Ajudar a desmontar a roda da subserviência. Se tiver de gritar, gritar não porque tem riqueza ou poder, mas porque tem oferta de harmonia, gritar porque deseja contribuir com verdades que ajudam o mundo a ser duradouro e possamos conviver felizes com nossas divergências e diferenças.
Que bom seria se o mundo fosse diferente, sem preconceito, sem violência, sem traição. Que bom seria se a alegria não ficasse triste, e que as pessoas não se sentisse solitárias, mesmo acompanhadas e que a esperança permanecesse viva nos corações dos homens. Que bom seria se o mundo tivesse paz e se as pessoas tivessem paz interior,que o amor substituísse o ódio e que o amor a Deus estivesse acima de tudo.
- Relacionados
- Frases sobre violência que ampliam o olhar e fortalecem opiniões
- Poemas sobre violência que geram reflexão
- Frases de combate à violência que rompem o silêncio e promovem mudança
- Violência contra a mulher: frases que alertam e conscientizam
- Poesia sobre Violência Não
- Violência
- Frases contra a violência na escola: conscientização contra o bullying
