Contexto da Poesia Tecendo a Manha
A cada manhã que abro meus olhos, e sempre que o dia está por terminar, eu agradeço por essa nova chance de fazer tudo diferente; por essa oportunidade de fazer novas lembranças das quais sei que nunca irei me esquecer; fazer uma participação - quem sabe especial - na vida dos outros; criar laços e reafirmar aqueles já existentes; contemplar a natureza, sussurrando para ela o quanto ela é linda; errar inúmeras 1000 vezes e acertar uma; escutar canções que preenchem minha alma para me teletransportar para lugares sem limites. Rever tudo isso que sou capaz de fazer em apenas um dia, me faz perceber o quanto sou um cara feliz. Nossa vida é muito curta. Deve ser vivida de uma forma que transborda, pois somente assim quem realmente somos ficará para sempre
"Você se sente perplexa como uma mosca que levou um tiro de canhão e sobreviveu, todas as manhãs depois de se ter perdido um filho numa morte trágica. Daí você levanta não por estar viva e porque a vida continua, continua... Você levanta e se veste de raiva. A raiva é a mola impulsionadora da coragem. Da coragem necessária para não esperar a dor passar esperando. Você levanta, se veste de raiva e é com raiva que coloca um sorriso na cara e segue, mas não porque a vida continua, não mesmo, mas para debochar dessa anedota sem sentido que é a existência e não entregar os pontos à ela. Vou cultivar essa raiva, esse riso, essa rebeldia, essa resiliência inconteste até o último 'bufar' de minhas narinas. Pois eu sou uma flecha no calcanhar da vida que não cede à inflamação. Resistindo vulnerabilidades do corpo como se um dia não tivesse que curvar-se diante da morte. Esta, quando chegar, há de encontrar-me sóbria porque eu me fiz forte, mas foi por preguiça de ser fraca. É preciso muita coragem para ser covarde. E lidar com a tristeza é árduo demais. É preciso ser covarde para jamais ser covarde. Acovardo-me, pois". (Em sua página oficial no Facebook)
Eu sei que muitas vezes você acordou pela manhã e, ao colocar as calças, percebeu que os seus sentimentos estavam no fundo do bolso como fiapos de pano; e também sei daqueles dias em que o peso que você descansa sobre o seu travesseiro é tão esmagador, que não te deixa dormir a noite. Você esqueceu-se de viver, de se preocupar; nem reclama mais da chuva nas férias na praia, nem do mormaço noturno de verão nas intermináveis madrugadas, de quem é tão íntima. Esmorecendo-se, você foi apenas suportando, como se estivesse programado a dirigir-se sobre os mesmos trilhos. Entretanto, vale-se ressaltar que, os mesmos caminhos não oferecem novas paisagens e se o trem da sua vida estiver sendo governado por outro maquinista, já passou da hora de você pular do vagão.
"Senhor"...Peço que a cada manhã renove minha fé . Que não me deixe esquecer que tudo é no "Teu Tempo". Segure firme em minhas mãos, para que e eu me fortaleça com seu amor em minha caminhada diária. Me guie pelo melhor caminho. Proteja a mim, a minha família e meus amigos com seu Eterno Amor...Amém!
Acordei assustada: batia insistentemente na janela, metálica, insólita. 3 da manhã. Abri a cortina e descobri um cavalo de grande proporções castanho e brilhante, melhor: luminoso. Percebi lá fora uma luminosidade de luz fria, azulada como a que ilumina o interior dos supermecados, e que de algum modo amanava do cavalo. Fiquei parada, apenas olhando, buscando algum sentido, e o animal procurava acomodar o corpanzil na estreita borda da janela, e olhava bem dentro dos meus olhos, como se pedisse para entrar. Antes fosse uma mariposa, não teria hesitado, não tenho aflições, mas aquilo era muito pra mim. Começou a se arrastar para trás, impaciente, apoiando no vidro. Não sei como não caiu aqui dentro, movia-se lentamente, algo indeciso, e acabou perdendo o equilíbrio. Quando deu conta que era inevitável, pulou mesmo, abri a vidraça e percebi no rosto um sopro do gélito ar azul, temperatura incomum, e o cavalo ia planando já dois andares abaixo, em espirais, um vôo leve como de uma gaivota, e foi descendo e planando em rumo ao playground. Um minuto ou meia hora depois, pousou lentamente sobre as águas paradas da piscina, foi afundando e iluminando tudo por ali, até que afundou completamente. Então a estranha luz se foi, e o céu escuro e poluído da cidade grande tinha poucas estrelas e uma lua cheia, e o ar voltou a ser pesado e quente. Na piscina, apenas reflexos brancos sobre uma águas agitadas.
O dia nasce após cada noite e a cada manhã temos a missão de está de pé, para enfrentarmos os problemas da vida, mesmo não tendo forças, mesmo que haja riscos. Mas entenda que para vencer um desafio é preciso procurar a superação, para escapar por um fio é preciso tomar atitudes que ninguém tomou, superar-se em cada lágrima, ir até o infinito, conquistar o impossível, ultrapassar trancos e barrancos para vencer o invencível. Quantos projetos você deixou para trás por medo de tentar, quantas vezes você deixou os teus medos bloquearem teus sonhos? Saiba que ser feliz não é simplesmente esperar as coisas acontecerem, mas ter consciência de que ninguém vence uma batalha sem guerra, um desafio sem obstáculos. E para ter dias de glória é preciso que você construa a tua própria história, sem esperar por herança de alguém, caminhe por lugares desconhecidos, mesmo sem destino, mas com a certeza que no meio do caminho encontrará a tua vitória para continuar a viver.
hoje ao levantar-me de manhã deparei com minha terra Cunha triste, Ao indaga-la por que tamanha tristeza ela me respondeu "Eu não estou triste, é que hoje eu estou um pouco mais cansada"...queria ser melhor a vocês meus filhos, e estou pensando comigo onde foi que eu errei; meus filhos não parecem mais se importar comigo, perderam o amor próprio , por mim e seus irmãos, tudo é só egoismo e individualidade, não merecia isso filho ...!!! Maior que minha tristeza e meu cansaço é a vergonha de ver meus filhos vencidos sem coragem de lutar...
Tinha a mesma sensação, de quando dormia na casa dos avós, onde pela manhã, o sol entrava timidamente, dentre os espaços da cortina branca de renda. Sentia algo bom, ali o dia começava bem, a luz entrava aos poucos permitindo-a despertar vagarosamente e feliz. E quando o via, sentia-se lá, na casa dos amados em um sítio na pequena cidade de Mari. Parecia que nos olhos dele, também havia luz, esta que invadia a janela da sua alma e alojava-se no coração.
Toda manhã devemos acordar com o coração agradecido, não importa se faz sol lá fora, não importa se está chovendo, não importa se está nublado, se faz frio ou calor; o que realmente importa é que Deus nos deu um novo dia embrulhado em papel de presente, então devemos desembrulhar o presente com alegria, com sabedoria e gratidão.
Não adianta negar eu já nem sei o que falar. Se um dia, em uma manhã qualquer você me avistar e eu não perceber, não tente me chamar, porque eu só quero esquecer dos bons momentos com você. Por favor, não olhe pra trás, siga em frente me deixe em paz. Você não entende o que eu sinto por dentro, nem eu mesmo compreendo essa metamorfose de sentimentos.
Quero sentir o cheiro da floresta depois de uma noite de tempestade, quero sentir a brisa da manhã quando amanhecer o dia. Quero navegar a noite, e admirar a lua cheia, quero correr na floresta e ouvir a sinfonia da vida, quero um amor verdadeiro pra compartilhar tudo isso, e que isso jamais tenha um fim.
Andando pelo parque, numa manhã qualquer. Ouvindo aquela andorinha cantando. Um som incomparável a qualquer outro. Fazia frio naquele dia. Mil coisas passando pela minha cabeça. Resolvi dar uma parada e sentar na beira lo lago. Talvez eu estivesse precisando daquilo. Pra me acalmar um pouco. Mas talvez eu não devesse estar ali. Pois eu sabia que ia chorar. Não sei se por tristeza. Se por pura vontade de chorar. Mas eu ia chorar de qualquer forma. Talvez eu precisasse mesmo chorar um pouco. E colocar pra fora toda aquela confusão que habitava na minha mente. Vi o movimento do outro lado do lago. Era uma manhã qualquer. Uma senhora que andava por lá com seu cachorrinho, acenou pra mim e deu um sorriso de bom dia. Eu também sorri, com os olhos cheios de lágrimas. Naquele momento eu sabia que era daquilo que precisava. Sair e pensar um pouco. Sorrir pra alguém, nem que seja por um só segundo.
Logo pela manhã não vi o sol, um cinza quase negro me cobria, haviam folhas secas na varanda que foram destroçadas quando andei, um forte vento me deixou em estado de surdez e um assovio longe me convidava a guiá-lo, corri pra ver o que me esperava atrás dos pés de amora do Senhor Cazé, fui ficando com medo da intensidade de uma quase canção cantada aos lábios de alguém, posicionei minha cabeça a frente e os pés recuados e trêmulos, porém, não desisti como sempre fazia nos dias ensolarados. Começam a cair verdades do céu em diferentes formatos, depois, caíram estrelas cor de gelo, até então não entendia o que se passara ali, a cidade parecia que estava morta, nada se movia além de mim, gritei o mais alto que pude fazer para te avisar que era hora de despedir, senti algo despreender de minhas costas, como se descolassem os ossos, era uma dor insuportável. Derrepente, um clarão amarelo foi surgindo àquela paisagem triste e me senti flutuar, dando até frio na barriga continuei subindo lentamente na linha do tempo que sempre desprezava, eu era eterno aos meus hábitos. Vi retratos antigos, amigos chorando e erros omitidos, mas, o que mais me assustou, foi ver minha própria imagem lá de cima, como se fosse um espelho que não me respondia com movimentos sinceros de perdão, fui desaparecendo entre silêncio e frustração. Mandarei cartas, postais e sinais para os que amei, brotarei rosas no seu jardim querido, te molharei com chuvas de saudade, gritarei pelos trovões a minha vontade de te abraçar e te beijarei suavemente no pouso das borboletas. Continue comigo, pois, jamais te deixarei sozinho nas lembranças, segurarei firme suas mãos até o nosso reencontro nas nuvens ao norte, onde a lua permite sonhar.
Eu sei, você me ligará na manhã seguinte, mas o fato de que vai me ligar outra vez não vai me fazer deixar de lado essa mania chata de querer te ouvir um pouco mais. E então eu te mando uma mensagem: Se me ligar agora vai me ouvir dizer tudo o que sinto por você. Você me ligará logo em seguida, mas amanhã me perguntará ''Outra vez?'' Ao me ouvir dizer: Se me ligar agora vai me ouvir dizer tudo o que eu penso sobre você. Mas deixa eu te dizer que o fato de você desligar o telefone me faz cair em mil pensamentos sobre você. E todas as vezes em que desligar vou sentir algo em mim que vai querer te ligar outra vez.
Aproveitei o clima úmido desta manhã para passear em uma região de montanhas e memórias. Percorri serras, planícies e fendas naturais, experimentei em pensamento aproximadas sensações como na vez em que estive em corpo. E como o pensamento é poderoso e detalhista, cabe ressaltar. Entre as curvas do caminho espreitei por desafios com emoção e atenção aos segredos que habitariam ali. Explorar as serras foi revigorante! Cheguei ao cume onde a vista e a percepção respondem em simbiose, ligadas intimamente, a tocava e me entregava a sua estimulante natureza. Mas nas fendas encontrei o maior deleite. Uma campina com águas quentes onde mergulhei e me deixei perder.
Os pássaros devem estar curtindo muito essa manhã ensolarada. Como cantam! Vários tipos. E nosso casal de sabiás (Le Pepé e Penélope - e são nossos porque querem, porque vivem em total liberdade) estão com a corda toda, em uma inspiração só, parecem que encenaram uma coreografia para iniciar bem a semana, que lindos!
O que é mais belo nos dias de nossas vidas em que acordar de manha, ver o sol nascendo e ver a vida de um jeito que a humanidade nao tem glamour de viver o unico dom que a vida tem pra nos dar, que é a gloria e poder de amar a vida, a natureza e tudo que o homem ousou manejar... Todos nos sabemos que a vida é sentimental!
Alguns anos se passaram, ainda sinto os passos daquela manhã, era primavera, o sol batia na janela, eu era jovem, porém sabia os perigos daquele caminho. Um despertar para uma nova vida, um sentimento adormecido nascia novamente e eu... eu não sabia que caminho seguir... Mas hoje estou aqui, pés cansados de andar em círculos, mente exausta de encontrar soluções, boca seca de tanto pronunciar as mesmas palavras... Acho que tudo na vida é uma experiência, até mesmo o que não vemos, sentir é uma experiencia... Agradeço a natureza por me ter feito como sou e de poder fazer o que me for necessário fazer. Tudo tem seu tempo...
(…) Enquanto andava pelo parque durante uma manhã de sexta-feira. Arrancou uma flor branca e linda que viu diante dos seus olhos. Olhou pra ela durante alguns segundos. E viu quão bela é a vida. Por mais que seja amarga e dolorosa por vezes. Existem coisas maravilhosas escondidas em cada detalhe. Aquela flor, a fascinou e a fez perceber que é preciso abrir os olhos e enxergar em cada detalhe a perfeição dessa coisa maravilhosa chamada vida (…)
São três e meia da manhã desisto de tentar dormir, pensamentos vem e vão alguns bons outros nem tanto, mas consciente de que a maioria foi vivido, talvez alguns só estejam na minha mente, fico inventando conversas que nunca vou ter, sonhos que nem sei se irão se realizar, mas quando bate aquela saudade que nem sei, é dificil. Mas sei que ainda falta alguem para me integrar.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
