Textos sobre palavras
A comunicação não é feita só por palavras e gestos. Existem frases que nunca foram ditas e ideias que nunca foram expressadas. Apesar dessa ruptura, o silêncio continua contando algo e o sorriso permanece polinizando alegria. Comunicar é evangelizar. É o grito de alerta da vida. Somos chamados a ser veículos de comunicação de um certo sentimento: o amor.
O difícil é acreditar. Quando se desacredita, algo te diz para não ser tão cético, algo te diz que vale a pena acreditar mais uma vez. Acreditando de novo e desacreditando em seguida... Percebo que não tem cura. Palavras são extremamente banalizadas e facilmente pronunciadas, para um romântico sem cura, acreditar nelas e depois, por elas próprias, ser desacreditado, já é rotina. Uma rotina que, no momento, não me faz bem.
O fato é que estou cheia de palavras tontas , trôpegas , trêmulas , atrapalhadas saídas aos tropeços , de musicalidade e aliterações e estou dedicando - as todas a você. Pegue , fique com minhas frases mais loucas , minhas vírgulas delirantes colocadas nos lugares errados , meus pontos finais que acabam virando reticências exageradas. Arranque minhas mais profundas exclamacoes com um beijo guloso , tire os pontos de interrogação de mim ao me abraçar, faça uma reviravolta de palavras e sentimentos no meu coração .E não me deixe de novo , por favor .
Não adianta revidar palavras maldosas. Se alguém lhe ofende não tente provar o contrário, pois você só vai atiçar a fogueira da fofoca. Não é gritando mais alto que demonstramos quem realmente somos e sim como reagimos a quem nos ataca. As palavras amargas e vazias dizem mais sobre a boca que fere do que sobre ouvidos feridos.
Não quero ser forte o tempo todo, me basta ser humana. Não quero ter razão o tempo todo, me basta estar em paz. Tenho ciência do quanto meu silêncio fere, ainda assim prefiro usá-lo em vez de palavras mal ditas, mal pensadas e mal sentidas e que vão machucar mais a mim do que a qualquer outro.
Palavras parecem tão simples, apenas um conjunto de sons e símbolos que tem um sentido. Porém elas têm um imenso poder, poucas pessoas valorizam as palavras como elas merecem. Ditas da maneira certa, pela pessoa certa e da forma correta, elas te levam ao paraíso ou ao inferno. Mas com certeza elas reviraram o seu mundo, você bem possivelmente não perceberá na hora. Porém os efeitos que elas terão a longo prazo serão avassaladores.
Palavras falam, afagam, consolam; palavras aquecem, sem tocar; palavras enaltecem, mas podem denegrir; palavras acolhem, mas sem palavras rejeitamos; com palavras pedimos perdão; sem palavras nos ensoberbecemos; palavras declaram amor; sem palavras, ficamos mudos, embevecidos, diante da presença do ser amado!
Meu relógio esta marcando: 01:30 da manhã, e eu aqui sentando, tentando escrever tudo que eu sinto por você, mas não sai nada, não achei a palavra certa, nem encontrei a frase correta que demonstraria tudo isso.. então fiquei aqui pensando, olhei no relógio de novo: 02:10. Foi então que descobri: Que amor, carinho e afeto, não tem como demonstrar apenas com palavras, porque não basta dizer: Eu te amo, ou meu carinho por você é do tamanho do universo, porque se você não sentir realmente amada, as palavras não vale nada.. Então eu fiquei em paz e fui dormir, porque você sabe o que eu sinto por você.
Eu nunca gostei de matemática, das contas, contas são exatas e os números se bastam por si só. Não há duvidas, não há erros. O que é certo é certo, o que não está certo é errado. A matemática e suas exatidões me cansam. Eu prefiro o mistério das letras, a incerteza das palavras e a beleza das poesias.
As palavras não têm valores únicos ou universais. Nem os sorrisos. Há quem diga que ama proferindo um eu te odeio ou quem odeie dizendo o inverso disso. Há quem ria pra alegrar o dia de alguém ou quem o faça para destruí-lo. Palavras e sorrisos são caminhos. Pessoas, são guias nesses caminhos. Problema é que pessoas amem objetos e usem gente. Problema é que façam mera e insignificantemente o que lhes apetece ao ego. E só. Parece que ninguém sabe mais a diferença, aquela sutil diferença entre preço e valor. Parece que ninguém descobre a graça de estar. Más palavras e más sorrisos são como águas do mar. Não matam a sede de quem sente, avançam sem pena e desmoronam aqueles pequenos castelos de areia de criancinhas sonhosas que sem saber e querer, avançam os limites de uma margem invisível.
Escapam palavras, transcendem a vida. Anulo os quase, porém e talvez, me torno um verso inacabado e incompleto. Vez ou outra uma história bonita se desmancha sobre mim, pingando delicadeza em meu caminho, transformando em poemas as agonias, colocando mais vida nos meus dias. Nas gavetas internas permeiam apenas a serenidade, e a vontade de colocar nos sonhos um pouco mais de açúcar.
com as atitudes e palavras das pessoas aprendemos a ser. Carinhoso ou ser, descarinhoso a ser, gentil ou ser, grosso a ser, delicado ou ser, indelicado ,casca-grossa, desagradável, desrespeitoso, com o tempo aprendemos que por mais que possa ser simples palavras, usadas causa sempre uma reação diferente ....
E quando escrevo, transmito, aquilo que muitas vezes não reconheço em mim. As palavras sabem de mim muito mais do que eu. Escrevo sem ver, sem ler ou entender, porém quando releio aí entendo que há algo mais do que somente isso que eu acredito existir. Na palavra eu não me limito a mim, ao que penso que sou e ao ponto final. Há muito mais vírgulas na minha história e quanto mais reticências, aqueles belos dois pontos e muitas linhas em branco antes de chegar ao final.
A incrível capacidade que o cérebro humano tem de nos fazer ir em direção daquilo que estamos vendo nos torna vulneráveis a ilusão de que tinha que ser assim, daí a importância de não se conectar aos maus pensamentos e sentimentos. Ao focar somente naquilo que você quer ver é o quê desviará toda uma má conexão já pré-estabelecida. Crie a sua própria realidade.
Mãezinha, eu não estava lá para cobrir o seu corpo, e tenho apenas palavras – palavras de uma língua que você não entendia – para realizar aquilo que você me pediu. E estou sozinha com minhas pobres palavras e com minhas frases, na página do caderno, tecendo e retecendo a mortalha do seu corpo ausente.
O arsenal mais poderoso do mundo não é aquele composto por mísseis, metralhadoras, foguetes ou bombas. Esses elementos podem sim fazer estragos homéricos. Mas a maior força de destruição potencial do mundo é a palavra. O lado positivo é que essa arma não apenas destrói: ela possui a majestosa força de edificar. Sábios os que a utilizam com este propósito.
Saudades de você. Ontem também senti, anteontem também. Quando não bebo suas palavras, desidrato feito uma Rosa de Jericó. Mas quando a fonte jorra, bebo e me refastelo! Armazeno tuas palavras em meu coração e memória tal qual um Baobá faz na época das chuvas. É como se você me chamasse para brincar no teu quintal, tomar banho de chuva...
Quem não pensa no que diz, não sabe decifrar como dói ou como alegra, um coração que se dispõe a ouvir palavras de amor ou de tristeza. Sinta o efeito das palavras sinceras e saberás o sentido de pronunciar palavras que ajudam pessoas a crescer, e não, palavras que diminuem, menosprezam, machucam o próximo.
Uma coisa que existe: memória. Porque está tudo a ser dito sucessivamente (tempo, mesmo partindo da hipótese de que não pode ser tudo sido ao mesmo tempo, isto é, que tempo é as palavras que me faltam). Memória, ou tempo, ou palavras, ou a falta de as palavras ou de qualquer coisa, alguma coisa existe : a falta de alguma coisa. Parei um pouco para pensar e esqueci-me de tudo...
Não sei se eu saberia caçar as palavras da minha vida sem uma lista, mas também não saberia ignorar as expressões e vivências aleatórias que me aparecessem pelo caminho. Pois, quero a liberdade de navegar, criar, descobrir, encontrar, agregar… Mas não, não quero agregar tudo… Quero a liberdade de deixar passar, também. Gosto de listas, mas gosto de ir além delas. E quero assim… Quero navegar por entre os portos, mergulhar em águas profundas, agregar – mas não tudo, porque nem tudo me serve ou, pelo menos, pode não servir para sempre – e, então, desagregar.
- Relacionados
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- Frases sobre leitura que mostram a magia das palavras
- Frases para o Dia dos Pais: expresse seu amor em poucas palavras
