Textos sobre palavras

Cerca de 9072 textos palavras Textos sobre

Podem até me faltar as palavras

Sempre saberei por onde começar,

Talvez você não me compreenda

Sou uma equação sem solução,

Ainda posso aprender a amar.



Com a cabeça no mundo da Lua

Os meus olhos só conhecem o Sol,

O meu coração é uma galáxia

Sou da noite, e também da manhã;

Sou um tanto doida, corro do divã.



Existe um tempo que é só meu

Só o amor pode me transformar,

Vou dançar um blues em cima da mesa

Não acho que esse coração seja meu,

Quero conhecer o lado azul da tua sutileza

Toda mocinha tem síndrome de princesa,

Querendo um princípe que a obedeça.



Com a cabeça querendo ser tua

Os meus olhos só conhecem os seus,

Os teus olhos são um par de planetas

Que serão para sempre meus,

Sou da noite, e também da manhã;

Sou um tanto doida, corro do divã.



Um pedaço de carinho

E outro só braveza,

Que para te silenciar te beija

A boca com certeza,

Inteiramente não resisto

Ao teu corpo quente,

Na verdade sou um bicho selvagem

Você é acha que sou meio ausente,

É a maneira de estar com você

Sempre presente,

Um gato para colar comigo

Tem que ter coragem,

E tem que ser antenado e muito valente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não importa o quê
de mim estão falando,
as flâmulas perpétuas
tecidas de palavras
poéticas na História
em defesa do Esequibo
pertencem só a mim.

O quê é de direito
de lugar e de se hastear
pertence somente
às oitos estrelas na proa
do Monte Roraima
com todas as virtudes,
homenagens e decência.

A liberdade que foi
arrancada com violência
da tropa estimada
e do General preso
injustamente deve ser
por humanidade restituída:
a História de injustiça
nunca mais deve ser repetida.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Com palavras
que não
são minhas,
Escrevendo
poemas
com páginas
de jornais
e com o clamor
de um povo
que vem
sentindo
o peso da mão
e da covardia
todo o santo dia.

Carniceiro
de Artemísia,
Não dá para
crer que
seja realidade,
Charco
de sangre,
Não consigo
crer em tanta
maldade:
um vale
de lágrimas.

Dizem que
los febreristas
estão divididos,
Enquanto
deveriam
estar unidos
para encontrar
o General,
e outros tantos
desaparecidos
que como
ele estão
até hoje
injustamente
detenidos.

(Os meus clamores não estão sendo ouvidos.)

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O vício de mãos dadas
com o fel das palavras
têm feito trincheiras,
Venho me dedicando
em traçar estratégias
por tudo aquilo nos
fez ser quem somos,
e sempre seremos.

Na minha imaginação
tudo entre nós existe,
não parei de dançar
em sua companhia
a música Lua Azul,
Você é meu Norte
e sou o inevitável Sul.

O meu coração tem
batido a cada dia
mais forte diante
da cena do encontro
que para nós construí,
O teu lugar é aqui
abrigado no silêncio
e enroscado comigo.

Em meio a revoada
das aves noturnas
neste tempo gelado
e de céu nublado,
Os sinais naturais
inspiram a esperar
para a gente se amar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ofereço com ternura
uma Cattleya bicolor etérea
como quem leva dias lapidando
as palavras para escrever
um poema de amor para ser
levado no bolso para onde for,
reler atento a todo o instante
e reviver com intensidade
o impulso a cada nova flor

(Porque eu sou o seu amor,
e você é o meu amor);

No seu peito a tatuagem invisível,
na mente presença inabalável, indivisível nos teus sentidos,
convergente nos caminhos
e tudo aquilo que você imaginou.


Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quem nesta vida
nos avisa amiga é,
estas palavras não
são frutos das minhas
incontáveis poesias,
saiba quem as falou
não está mais viva:

- O maldito usa todos
como meio para se
segurar no poder
e manter muitos
sob o seu comando,
ele usa, faz e se desfaz
e nunca deixou
ninguém viver em paz.

Só sei que o maldito
além de atropelar
os outros povos,
do próprio povo
nunca teve pena,
da minha parte
jamais é cantilena.

Dúvidas não faltam,
perguntas sobram,
cabeças fechadas,
aeroportos fechados,
muitos ainda calados
e muitos cansados.

O mercenário que
queria fazer História
virou lenda por
avisar da urgência
de fazer ajustes,
e por ter ganho
o coração do povo
modesto que só viveu
a vida inteira e vive
a brutal reprimenda.

Quem tirou a vida
do mercenário
caçou a última utopia
do povo que nunca
teve oportunidade
de viver em liberdade.

A verídica inteligência
não faz pacto com
a intransigência,
Para cada baioneta
apontada revida
sempre com um poema
de cabeça erguida
derrotando o inimigo
dentro da própria casa
sem avançar fronteiras.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Deixo-me levar para onde
os ventos do outono querem,
Onde as palavras que ferem
não consigam alcançar,
Quero ver a dança dos astros
nos campos de altitude da serra
de Santa Catarina e deixar fluir
só aquilo o quê alma embeleza.

Quero fazer um poético buquê
com Sempre-viva-de-mil-flores,
Meditar sobre o quê mantém
a chama do amor vivo
que nada mais é do que manter
discretos o inferno e o paraíso
para que ele dure até o infinito.

Continuar não tendo pressa
na busca para que seja lindo,
E manter o protagonismo intacto
de viver o romance que tenho
com dedicação e doçura escrito
para que se cumpra o destino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Não sou feita de tíbias palavras

Sim, sou feita de poesias plenas,

Não sou feita de tristes amarras.



Eu sou poesia que fica,

Sou a perfeita indecência,

Eu sou a própria malícia.



Sou feita do teu doce sorriso

Não, sou a tua fina safra..,

Sou feita do teu verso despido.



Eu sou a mulher feita de poemas,

Eu sou a tal cheia de sol...,

Eu sou toda coberta de estrelas.



Não invado, sou poesia

O meu verso é de ferro,

E o meu corpo é de fogo.



Eu sou a menina fingida,

Eu sou a mesma [mulher],

Eu sou alguém que te quer.





A minha ambição é discreta,

Não desafio, porque sou lira;

Escrevo para uma paixão secreta.



Porque eu amo, sou poesia.



Porque tenho sede, sou poesia



Porque eu te espero, sou poesia.



Não vou além, porque sou poesia...



Porque como toda a poesia: sou poesia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Tens a licença poética,
e até mesmo profética
de criar novas palavras:
por por realismo
e de sobrevivência
existencial neolog(ética).

Se não houver mensagem,
ao menos um sentido
doa a quem doer,
não é neologismo, meu amor.

Nem se licença houver
ou 'permitida' for,
doa a quem doer,
é erro ortográfico, meu amor.

Tens a liberdade da crítica,
e até mesmo ética
para iluminar
sem causar dor,
mesmo que seja
expressão de certo rigor.

Sob a luz do amoroso luar
nos campos da hileia,
entenda e não se feche
como se vivesse numa ilha.

Ao som da sinfonia lunar,
serei a alegria pelo ar
sendo somente tua
nas tuas mãos e de alma nua.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Busco na leveza das palavras
a fortaleza para continuar,
porque quero ter fé na vida
e na existência do amor
sempre acreditar mesmo
na incerteza se vou encontrar:

Moram em mim guerras,
tempestades e tumultos,
todos indomáveis,
mas vivo em constante
enfrentamento,
estou sempre a buscar
as galáxias, o luar
e as lições de resistência
para sobreviver a mim mesma;

Aconteça o quê aconteça,
para que do Mal
das gentes eu esqueça,
e a mim mesma eu vença,

Ando em busca de paz
profunda interior
e reconciliação com
a crença que ainda
neste mundo existe amor,

Se não te encontrar,
irei te esperar demore
o tempo que for,
assim decidi ser tua, amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Para manter-me com
o mel das palavras
até você vir a mim,
do repousar ao despertar
sempre tenho-me valido
de tão fino erotismo
no mundo que colocou
o amor em olvido,
e se esqueceu de como
tão bom é o romantismo.

Por isso vivo mantendo
o meu coração ardente
tal qual fogueira que
não se apaga em noite
de luar e de estrelas
até quando o destino
colocar nossos passos
reunidos e alinhados
no astronômico caminho.

Não tenho mais olhos
para ninguém na vida,
apenas para os teus
que valem pelo poente
deitado sobre a duna
do deserto inaugurando
o fascinante Universo,
e me fazem te esperar
em prosa e verso
o tempo que for preciso.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Palavras não são como folhas ao vento,

Dizem até que o vento as leva,

Mui diferentemente das folhas,

Elas - as palavras - sempre chegam ao

destino, - não duvide disso.



Lá do alto do Monastério,

Com os braços em direção ao céu

De tom opala e repleto de mistério,

Em busca de retirar todo o véu,

Ele que abriga o mel que te aflige,

Assim bem doce tu redige.



Palavras não voam com o vento,

Elas só trafegam,

Mui diferentemente do que pensam,

Elas ocupam o teu coração,

E tomam conta do teu pensamento.



Vejo no firmamento

do teu corpo,

Tatuadas as setes artes

liberais,

Inscritas deliciosamente,

Capazes de me endoidecer,

E de me invadirem ardentemente,

Rendendo-me severamente.

A tua retórica hipnotiza

a minha dialética,

A tua música a minha gramática

não traduz,

O teu beijo é expressão

- e o teu corpo seduz.

A tua aritmética domina

a minha geometria,

Somos uma constelação

- e uma só astrologia...

Inserida por anna_flavia_schmitt

Estou aqui na ilha das palavras,

- gozando da condição de prisioneira

O firmamento me fitando,

chego até a escutar a voz de Deus:

"- E agora, minha filha? ".


Só me resta recordar o teu arfar,

e com o teu amor sonhar...

Porque até o mar brinca comigo como

um jogo de espelhos que quando penso

que estou me vendo: na verdade é você

que estou vendo e rememorando...



O azul do mar, a areia branca, as rochas

e o meu cantar - estão a te procurar...

Do que adianta ter veia poética, e o teu

coração não ter conseguido tocar?

Resolvi de vez me ilhar aqui (na ilha das

palavras), fazer rendas com as meninas e

ainda crer que o seu amor poderá voltar.


Porque até a brisa e a maresia à partir de

hoje não tem mais o mesmo perfume,

Não sei mais se devo te escrever, te falar

ou apenas cantar. Só Deus é quem sabe.



Uma coisa é certa: os meus dias não serão

como antes: irei dedicar cada rosário

para a Nossa Senhora dos Navegantes.

Para que ela te lembre das noites amantes,

nas quais as estrelas e o luar se fizeram

ainda mais brilhantes - extasiantes!...

Estou como uma felina estendida no

tapete (esperando) o afago do dono;

com os meus olhos caídos,

e versando sobre o abandono na esperança

de receber um carinho e o nosso reencontro.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Nestes últimos anos
ando me afogando
com as palavras
que ando calando,
e a rotina poemizando
para as dificuldades
da vida tentar suavizar.

O frio por todo anda
enorme e do desalento
do mundo ando aqui
pela rua buscando
não deixar me abalar
observando as flores
o cenário embelezar.

Creio que tudo isso
um dia irá passar,
e por aqui eu bem
estarei a espera
das redes coloridas
por mãos nordestinas
sendo vendidas,
para o meu cansaço
vir a se aconchegar
e de tudo me refazer.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Dia após dia, levanto palácios invisíveis
com tijolos de desejo moldados em palavras. O corpo se rende às limitações, mas a mente ergue pontes de esperança, cada linha escrita, um alicerce de legado. Sonhar em voz alta é recusar o silêncio eterno,
é semear promessas no coração de quem lê.

Inserida por TiagoScheimann

⁠Pousem beija-flores e abelhas
na Sálvia-escarlate de poemas,
ousem florescer as palavras
de mel e amor para adiante
escrever as melhores cenas
seja de festejo ou romance.

Sem explicação se acenda
no nosso horizonte junino
a inspiração que se esqueça
de tudo aquilo que pese
na embarcação do cortejo
de São Pedro e São Paulo.

Com a benta chave em mãos
daquilo queremos você virá
na direção do mútuo pertencer,
porque assim tem sido escrito
o inexplicável e irá acontecer
com a glória do que é para ser.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Manter-se jovem
por dentro é cultivar
o olhar de bondade,
e buscar nas palavras
a precisa serenidade.

O substantivo feminino
poetisa com aspas ou sem,
não me sendo negado
sempre estará tudo bem.

Manter-se poetisa
com letra inicial maiúscula
somente em alguns casos,
assim se mantém a grei;
porque a guerra em mim
nunca fixará residência e lei.

Só sei que poesia é mais
forte do que você pensa,
e ela não tem a ver com volta,
e sim segue adiante a rota.

Nos disseram que palavras
não mudam o mundo,
nos disseram também
que as guerras começam
sempre por elas;
a corda bamba da contradição
não serve de mordaça
para o verbo e nem intimidação.

Daquilo que me é caro,
não paro e não pararei;
se para você sou de Nárnia
do teu mundo jamais serei.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠... em duas palavras:
deve o homem 'reconhecer' e aperfeiçoar'
sua essência como espírito - sendo ele,
a expressão maior do Criador nessa terra!
E por qual e sensata maneira deverá
ele agir, senão lançando-se por entre
os sinuosos dilemas do viver - e,
lutando ali; e, sofrendo ali - que ele,
incansável, convicto, mais e melhor,
dignificará seu senso
realizador!
___

_ José mauro de Toledo.

Inserida por maurotoledo

não só as palavras dizem tudo
quando um pensamento
um pequeno ou grande sentimento
forte, triste e mudo
ultrapassa muralhas
rompendo a escuridão da noite
à procurar algo perdido
alguém não encontrado
tempo não aproveitado
se for sincero e verdadeiro
será sentido na chuva
lembrado quando uma abelha
adentrar pela janela
procurando a flor mais bela
num ambiente sem flores
e aí, talvez você sinta
vontade de dançar na chuva
saber que pode haver amor
e que você era a flor.

Inserida por edsonricardopaiva

Hoje eu queria. Ah, como eu gostaria!
De escrever um poema
Que entrasse na ordem do dia
Palavras que a ninguém ofendesse
mas que porém, confundisse
e quando finalmente você visse
Achasse que é poesia
um poema que vencesse
concurso de fotografia
poema que te pedisse
pra aparecer qualquer dia
Que agradasse a Ana Júlia
A Patrícia e a tia Luzia
Que fosse tão interessante
a ponto de ficar exposto
na sala, na sua estante
botasse um sorriso em seu rosto
se a letra fosse miúda
você fosse procurar a lupa
e te fizesse ficar muda
ao perceber o meu pedido de desculpas
uma mensagem subliminar
neste poema tão vulgar
mas eu já sei que não vai ler
então eu vou ficar assim distante
sem um poema em sua estante
e um cantinho em seu coração.

Inserida por edsonricardopaiva