Textos sobre a Morte
A morte
E se eu dormisse,
E não voltasse,
Talvez precise,
Alguém preparasse,
O meu funeral,
Minha última despedida,
Fugindo de todo mau,
Em toda minha vida,
Comprometido estou,
Vendo na solidão,
Grande gesto de amor,
Mas falarão,
Ele sempre gostou.
Mas perai,
Quem te falou?
Ele ficava ali,
Sorria discretamente,
Era sempre Gentil,
Amigo de toda gente,
Pra mim sempre viu,
Alguém necessitado,
Grande lutador,
Pra outro um ingrato,
Que em sua dor,
Deixou simples vestes,
Nenhuma herança,
Viveu sempre campestre,
Com ar de mudança,
Sem guerras,
E desafios,
Só quem erra,
Pra sentir o calafrio,
Da insegurança,
Em sua batalha,
Mas a esperança,
Nunca falha,
E lhe alcança,
Com sua medalha,
Com sua lança,
E sua simples sandália.
Toda bonança,
Que experimentara,
Humilde ganância,
Que sempre falhara,
E te fez indigente,
Vazio em todo lugar,
Passando por essa gente,
Que está sempre a vagar,
Sempre invisível,
E reflexivo,
Quase desperceptivel,
Pra uns o alívio,
Por toda terra,
Todo lugar,
Mas algo encerra,
Mais um falar,
Desta vez sou eu,
Desculpas devo pedir,
Jesus sempre prometeu,
Te amparar te acudir,
Que dia engraçado,
Fico sorrindo,
As vezes calado,
E assim vou indo,
Pros últimos minutos,
Tudo ainda normal,
Ainda tenho assuntos,
Parece natural,
Sempre estamos juntos,
Acredite em mim,
Sou absoluto,
Firme até o fim,
Vou virar adubo,
Planta de jardim,
Agora isso tudo,
Faz sentido pra mim,
Só tentando expôr,
Toda minha história,
Vai saber a dor,
E misericórdia,
Que tentamos,
Por toda parte,
Sempre juramos,
Sem expor necessidades,
E lutamos,
Nessa humilde passagem,
Assim conquistamos,
Nossa última homenagem.
Força divina,
que nos ilumina,
Nos faz perceber,
Como é breve,
Nosso viver,
E tão leve,
O nosso merecer,
Nos receba,
Com todo amor,
E nos entenda,
Por favor,
Nos nossos erros,
Na solidão,
Em fim me entrego,
Em tuas mãos.
A morte é tão doce,
quanto a sorte que te trouxe,
Se não fosse,
A tosse,
Tudo que se retorce,
Em sua passagem,
Até que forcem,
A homenagem,
Que deveria ser,
Um incrível viver,
Caridade e amor,
Provando ser professor,
De matéria tão repetida,
Por tantos nessa história,
E quantos nessa vida,
É só buscar a memória,
Sair da corrida,
Da tentação,
Da reprovação,
Desta massa falida,
Que destroe o viver,
Só quem não vive pra saber,
Que o animal morre,
Só pra comer,
O desmatamento,
Só pra comer,
Acham que dura pra sempre?
Vamos ver...
Também gostaria,
Mas nossa rebeldia,
Me fez refletir,
Nessa covardia,
Que fazemos aqui,
Somos seres humanos,
A causar tantos danos,
E a proibir,
O saber,
Desta ilusão,
Que acaba com a morte,
Ou com a devastação,
Quando vem o furacão,
Terremotos e guerras,
Aí toda ilusão
Se quebra,
E enxergamos a verdade,
Fim da nossa vaidade,
Somos frágeis
Basta tempestade,
Pra ficarmos amáveis,
Como entender,
Uma vida inteira,
Ou várias pra ter,
Uma razão passageira,
Uma intenção
Verdadeira,
Pra todos,
Pra tudo,
Absurto...
Viva para a morte,
Encontre em você,
A sua sorte,
Para não se perder,
Em seu sentido,
Saiba caminhar,
Na certeza de ter aprendido,
Que a vida vai acabar.
Por isso respeite,
Tudo a sua volta,
Então aceite,
Tudo como é,
Não se revolte,
Mesmo até,
Que leve um trote,
Saiba aceitar,
Abra a consciência,
Busque alcançar,
A sua essência,
Divina,
Do saber,
Que te anima,
Pode crer,
Que em você,
Existe uma paz,
Que ninguém jamais
Vai entender,
E uma calma,
Que só você,
Pode perceber,
As vezes pode perder,
Mas logo se recompõe,
E senti a paz vibrante,
Parecendo canções,
E durante,
Esse momento,
Você vibra,
Controla os pensamentos,
Cessa a briga,
E os tormentos,
Que lhe perseguem,
Vai percebendo,
Algo que te ergue,
Ao mais alto,
Domínio psíquico,
Você dá um Salto,
Empírico,
Para a eternidade,
Sente Deus,
Sua verdade,
E lembra que prometeu,
Viver e transmitir,
O melhor de você,
Pra todo mundo assistir,
E também crer,
Que essa é sua melhor,
História de vida.
eu vomitei hoje depois que te vi com ela
senti uma mistura de nojo com gosto de morte
acho que o ciúme não me faz bem
não quero admitir que estou sofrendo
não quero isso pra mim
ninguém quer isso pra mim
nem você talvez
eu escolho não te amar mais
quero tirá-lo da minha cabeça
não posso convence-lo então foda-se
se nunca teve amor por mim
também não terá por ela
eu tenho pena dela
ainda jovem
vai sofrer mais e certeza nem imagina
o que espera por ela
queria estar enganada
mas acho que não
ignóbil destruiu meu coração
embora ainda ferida traída
eu ainda tenho carinho
lembro dos seus gestos
carícias em seus olhos
ao me ver em cena
sinto falta de você
A vida são umas férias que a morte nos dá... Para muitos á que aproveitar e viver como se cada dia fosse o último...
Mas será que as férias realmente valeram mesmo a pena?
Por certo a vida corre e passa sem parar e também cansa, cansa em muito.
As alegrias para muitos de nós são mais favoráveis, para outros nem tanto, vamos acreditando que após tanto sofrimento por cá um dia teremos paz, e nesse momento, a experiência, se boa, se má terá chegado ao final, e ai chegará definitivamente a paz, e o descanso da alma....
A morte não espera você arrumar a casa
Nem a mala
Nem a sala
A morte não lhe pergunta se você quer ir
Ela chega e te arrebata
A morte não é sua inimiga
Nem tampouco sua confidente
Por isso, cuidado na ribanceira
na estribeira
na cabeceira
Se queres te demorar um pouco mais
Respeita a sua fragilidade
Reconhece o pouco que és.
Meire Moreira
As pessoas acham a morte perigosa.
Eu digo: ela não é.
Perigosa é a vida, com suas esquinas e labirintos.
Perigoso é respirar e beber a vida correndo o risco de engasgar.
Perigoso mesmo é saltar de um dia para o outro levando só o desejo de futuro.
A morte, meu amigo, é o fim. Ou melhor, o começo.
Quantas vezes por dia você pensa na morte?
Quantas vezes por dia você se lembra que é mortal e que essa é a única certeza que você tem, e de repente sem nenhum aviso você vai embora desse mundo?
Quantas vezes você entra no cemitério para olhar aqueles rostos nas lápides e pensar que algum dia eles estiveram andando por aí, fazendo as mesmas coisas que hoje você faz, comendo, brincando, rindo, sofrendo, aguentando?
Hoje eu te convido para fazer essa reflexão sincera e profunda:
Você vai morrer.
Eu vou morrer.
Todos nós vamos morrer.
É estranho pensar nisso porque hoje está um dia lindo, o céu está muito azul, e nesses dias as pessoas deveriam apenas tomar sol, brincar um pouco com o cachorro, fazer sorrir uma criança, abraçar e amar sem limites.
Mas não é isso que fazemos. Geralmente estamos mastigando alguma raiva, reclamando de alguma coisa na nossa vida, falando mal de alguém.
Os gestos de bondade que fazemos são sempre tão curtos. Estamos sempre polindo nossa bela figura, enchendo a nossa pança de coisas ruins e gordurosas, comprando inutilidades e futilidades.
Como somos vazios e fúteis.
Evitamos pensar na morte por quê acreditamos que vamos viver a vida inteira. Todos ao nosso redor vão morrer, menos nós.
Dormimos e acordamos como se fôssemos eternos. Não construímos nada de bom, de duradouro.
Quem sentiria a nossa falta quando a gente partisse?
Quem sentiria vontade de olhar para o nosso rosto e rir conosco a última risada?
Gastamos tanto tempo aqui na internet mas não temos tempo para visitar uma pessoa querida. Não temos paciência de ouvir ninguém. Não queremos saber do problema de ninguém.
Porque o mais importante para nós é a nossa vida maravilhosa cheia de aventuras e momentos incríveis. Olha, como somos afortunados, como estamos protegidos dentro dessa nossa casca!
Pois bem. A morte está nesse exato momento sentada na beira da sua cama. Está sentada aí do seu lado no sofá enquanto você lê isso.
Não ignore, não vire o rosto, não se faça de maluco.
Dias claros e de céu azul também são dias de morrer.
Meire Moreira
Resumão da Graça segundo:
Neopentecostais: Você é ouro puro de Orfir e não merece a morte, apenas dizime e oferte.
Liberais: Não importa o que você merece, Deus te salva.
Pentecostais: Você merece a morte, mas se você aceitar Jesus e obedecer nossos usos e costume, você poderá ser salvo.
Hipergracistas: Você é o ponto fraco de Deus, depois da cruz não existe mais pecado, agora você está trabalhando para reinar.
Calvinistas: Você merece a morte, mas se vc foi predestinado arbitrariamente, não importa o que você faça ou deixe de fazer, uma vez salvo, salvo para sempre.
Arminianos: Você merece a morte, creia em Jesus, permaneça fiel e receba a vida.
A Morte de Cristo Foi Por Todos!
- João, o Batista: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do MUNDO”. (João 1.29).
- João, o Apóstolo: “E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do MUNDO INTEIRO”. (1º Jo 2.2).
- João, o Wesley: “Oh! Quão livremente Deus ama o MUNDO! Quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu pelos ímpios. Quando estávamos mortos em nossos pecados, Deus nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes o entregou por TODOS nós. (Sermão Livre Graça).
- João, o Calvino: “É a vontade de Deus que busquemos a salvação de TODOS os homens, sem EXCEÇÃO, porque Cristo sofreu pelos pecados do MUNDO INTEIRO” (Comentários de Gálatas, Fiéis, p. 145).
Portanto, a morte de Cristo foi pelo MUNDO INTEIRO, por TODOS os pecadores! Mesmo que alguns heterodoxos especulem contra essa verdade, ela está eternizada por Deus nas Escrituras e no coração de cada cristão que a lê; pois essa é a Divina verdade do Evangelho da Graça!
Como bem escreveu Sarah Kalley, e está registrado no hino 96 do hinário PRESBITERIANO Novo Cântico:
“O peso do pecado Jesus a si tomou;
De Deus a justa ira na rude cruz provou.
Pagou por teus pecados! Sofreu em teu lugar!
Por ti, por mim, POR TODOS, e assim nos quis salvar”!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Lições da Páscoa:
1) Ensina que houve a morte do Cordeiro;
2) Ensina a morte daqueles por quem o Cordeiro morreu.
3) Ensina que não há vida se não morrermos com Jesus em Sua morte.
Dito isto, todo aquele que teve um encontro real com o Cordeiro de Deus, sabe que na morte de Jesus ele também morreu com Ele, para poder viver com Ele e para Ele.
Se eu não morri com Jesus em Sua morte, significa que eu não tive um encontro real com o Cordeiro de Deus; mas isso não mudará o fato de Jesus ter morrido por mim independente da minha recusa em negar minha vida por Ele.
Assim, todos que celebram a Páscoa, devem ter a consciência de que Cristo morreu por ele, e ele deve se considerar morto para esse mundo caído. Agora a sua vida deve ser na fé do Filho de Deus.
Infelizmente, na Páscoa progressista ou dos chocolates, o horror da cruz foi esquecido, e ninguém quer morrer; mas quase todos querem mesmo é viver e viver bem, segundo o curso desse mundo caído.
Observem Jesus em Mateus 16.24-25: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Este também é o ensino do Apóstolo Paulo o tempo todo, à exaustão (Rm 6.3-11; 2° Co 5.14-17; Gl 2.20-24; Fl 1.20-22; Cl 3.1-11). Porque Paulo insiste nesse tema? Porque a nossa cura é morrermos! Só a nossa morte pode nos salvar dos nossos pecados e nos qualificar para vida eterna. Estar morto em Cristo é estar vivo para vida; seja a terrena ou eterna!
Assim, o período pascoal é um chamado para que os redimidos se afeiçoem com Jesus na Sua morte, a fim de obterem a ressurreição e um modo de vida humilde, santo, simples e bondoso, como o de Jesus. Assim, viva como morto para o mundo (sistema que jaz no maligno) e morto para todo mundo (para os caprichos, perseguições, orgulhos, implicâncias, politicagens dos homens, etc...)!
A verdadeira Páscoa, segundo o Evangelho e Paulo, deve ser todos os dias até que Ele nos chame ou retorne em glória para buscar Sua Igreja.
Pense nisso e ótima Páscoa!
No Amor do Cordeiro de Deus, Marcelo Rissma.
Um Breve Resumo da Vida e Morte dos Apóstolos de Jesus.
(Simão) Pedro
Conheceu a Jesus em: Lc 5.1-11
Morte: Crucificado de cabeça para baixo em Roma.
André
Conheceu a Jesus em: João 1.29-40
Morte: Preso a uma cruz de onde pregou até morrer em Patras.
Filipe
Conheceu a Jesus em: João 1.43
Morte: Crucificado em Hierápolis
Paulo (Saulo)
Conheceu a Jesus em: Atos 9.1-9
Morte: Decapitado por Nero em Roma
Bartolomeu (Natanael)
Conheceu a Jesus em: João 1.45-51
Morte: Esfolado vivo em Albanópolis
Tiago
Conheceu a Jesus em: Lucas 5.9-10 (possivelmente)
Morte: Decapitado em Jerusalém
Tadeu (Judas)
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Morto em Beirute
Mateus (Levi)
Conheceu a Jesus em: Mateus 9.9
Morte: Ao fio da espada na Etiópia
Matias
Conheceu a Jesus em: Sem informação, mas pode-se ler: Atos 1.21-26.
Morte: Primeiro apedrejado e depois decapitado na Etiópia
Tiago, o menor.
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Foi lançado de um pináculo do templo e depois espancado até a morte.
João.
Conheceu a Jesus em: Lucas 5.9-10 (possivelmente)
Morte: Depois de ter estado preso em Patmos, foi solto e morreu de causas naturais em Éfeso.
Tomé.
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Morto por lanceiros próximo a Madras
Simão, Zelote
Conheceu Jesus em: Sem informações
Morte: Crucificado em Beirute
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Cruz de Cristo
“A cruz foi apenas um instrumento de morte; porém, Aquele que morreu sobre ela é a Vida! A cruz não tem poder de salvação; porém, o Crucificado sim. A Cruz é apenas um cenário histórico do que aconteceu na eternidade passada; porém, O Cordeiro é o sacrifício eterno da salvação. Quando Paulo diz que só se gloriava na cruz, ele não nos aponta o madeiro, mas O Crucificado; pois O Cordeiro é ‘o mistério outrora oculto e agora revelado’, com todas as implicações da Graça em favor daqueles que creem. A cruz revela a maldade humana; porém, O Cordeiro revela o Amor de Deus pela humanidade caída.”
Marcelo Rissma
D. A. Carson disse com muita propriedade:
“O que você pensaria se uma mulher chegasse ao trabalho usando brincos que estampavam uma imagem da nuvem, em forma de cogumelo, da bomba atômica lançada sobre Hiroshima? O que você pensaria de uma igreja adornada com um afresco das inúmeras sepulturas em Auschwitz? Ambas as visões são grotescas. Não são intrinsecamente detestáveis, mas são chocantes por causa de suas poderosas associações culturais. O mesmo tipo de horror chocante estava associado com a cruz e a crucificação no século I. Sem a sanção explícita do próprio imperador, nenhum cidadão romano seria morto por crucificação. Ela estava reservada para os escravos, estrangeiros, bárbaros. Muitos achavam que esse não era um assunto que devia ser conversado entre pessoas educadas. À parte da tortura perversa infligida àqueles que eram executados por crucificação, as associações culturais traziam à mente imagens de maldade, corrupção e rejeição profunda. No entanto, hoje, cruzes adornam nossos prédios e timbres de cartas, embelezam bispos, resplandecem em lapelas, oscilam em brincos — e ninguém se escandaliza. Essa distância cultural do século I nos impede de sentir apropriadamente a ironia de 1º Coríntios 1.18: ‘A palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus’. Essa distância cultural precisa ser encurtada. Precisamos retornar sempre à cruz de Jesus Cristo, se temos de determinar a medida de nosso viver, serviço e ministério cristão.”
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Morte de John Wesley
☆ 28/06/1703 ----- ✞ 02/03/1791
Ao longo de sua vida, Wesley viajou extensivamente, pregando o Evangelho do Reino de Deus em diversos lugares. Ele é considerado um dos maiores Avivalistas e líder cristão na história da Igreja de Jesus Cristo. Wesley deixou uma marca extraordinária na vida de milhares de pessoas do seu tempo e em milhões de pessoas nas gerações posteriores. Até hoje sentimos o impacto do mover de Deus em sua vida. Seu legado é inestimável e no ducentésimo trigésimo terceiro ano de seu falecimento queremos lembrar seu lema: “O mundo é a minha paróquia”. Lema que refletia seu compromisso com a missão evangelística. Ele enfrentou desafios físicos em seus últimos anos de vida, mas nunca desanimou e continuou pregando até sua morte em 02 de Março de 1791.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Refeição da morte: Olhos abertos e descoberta do pecado.
Gn 3:7: “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”
Refeição da vida: Olhos abertos e descoberta de que Ele venceu o pecado, a morte e vivo está!
Lc 24:31: “Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.”
A morte de Cristo nunca é tratada como pagamento pelo pecado na Escritura. Ela é tratada como pagamento pela libertação dos escravos, como compra para a liberdade. Isso aponta para uma diferença entre duas maneiras de ver a salvação:
Em uma, "Deus" é o problema. Na outra, Deus é o libertador.
E a própria morte, "o último inimigo" do homem, será destruída pela ressurreição. No momento em que ouvirmos a voz do arcanjo e a trombeta de Deus, "então será cumprido o que está escrito: tragada foi a morte na vitória". “Este corpo corruptível será revestido da incorruptibilidade, este corpo mortal será revestido da imortalidade” e o Filho de Deus manifesto nas nuvens do céu destruirá esta última obra do diabo!
John Wesley -Sermões O objetivo da vinda de Cristo, III, 2-5 (J, VI, 275-76).
Morte culpada e inocente!
Morte nunca culpada, mas sempre presente, seja em tragédias ou no curso natural evolutivo da vida. Morreu de que? Pergunta frequente em todas as situações de “morte”, ninguém responde morreu de morte ou a morte matou, sempre existe uma justificada mesmo que inebriada de dor a morte logo e absolvida, morreu pela idade, por alguma doença ou morreu de um acidente, mas morreu de "morte" nunca é dito.
O medo da morte a raiva à sensação de impotência diante dela será certo ou errado ela não mata, mas exerce um papel fundamental nesta enigmática existência que é a vida, a morte em culturas antigas e comparada com um barqueiro que tem a função de transportar as almas.
A morte faz um papel que ninguém gostaria ou quer fazer, um papel necessário de acompanhar as almas, ao contrário do que se diz ou que já foi escrito ela não é o ceifeiro da vida, pois a cada morte existe uma justificativa nunca “morreu de morte morrida”, mesmo que incompreendida a morte é, e sempre será culpada, nunca será inocente.
Como em todo conto sempre existirá um herói e um vilão um não sobrevive sem o outro, a vida só faz sentido pela existência da morte, mesmo que trágico e cruel viver é um ato de ação e reação, de fatos e atos, eterna interpretação e incompreensão, uma viajem com várias paradas no qual o destino final de cada passageiro é a estação de nome morte.
O que se deve saber, que cada ser vivo que existe neste grande mundo tem uma missão e quando sua missão já foi realizada sua alma “espirito” evolui para outro plano, e não somos nós mortais em nossas limitações que iremos questionar o plano do Grande Mestre “Deus” e seu fraterno amor pelos seus filhos.
A bíblia fala de Jonas...fugiu do propósito, falou não ao Senhor, não quis, escolheu a morte. Porque morrer, fugir, abandonar, virar as costas, dizer que não aceita isso ou aquilo, é muito mais fácil do que lutar.
Algumas pessoas despertam no ventre de grandes peixes, prisões fétidas, tudo em decomposição...fundos de poços, fossos, covas.
Algumas pessoas despertam... E lutam pela vida, brigam com suas doenças, brigam por seus amores, brigam por vidas...
Algumas pessoas convertem de seus maus caminhos....
Algumas pessoas brilham, escapam de seus cativeiros, e reencontram a vida.
G.M.
Cadê as minhas asas?
Uma morte que me dilacera em
Cortes pequenos do meu sol desfalecido;
Como uma rua deserta que me circula,
A única porta sou eu,
Sentada à minha espera.
Frágeis janelas que abrem e sempre fecham.
Preciso dos pássaros
Para voarmos juntos,
Hoje eu não quero o chão.
(Suzete Brainer do Livro: Trago folhas por dentro do silêncio que me acende)
