Textos sobre a Juventude

Cerca de 479 textos sobre a Juventude

Juventude

A juventude é uma fase da vida em que tudo é flores e o perigo parece não existir. São tantas as descobertas que as vezes nos sentimos confusos em nossas escolhas. Escolher bem é enveredar em busca do caminho certo mesmo que nos custe alguns deslises em busca da aventura de ser feliz e encontrar o caminho a percorrer.

Inserida por ElianeBatista

Aprendi

Durante a minha vida aprendi várias coisas.
Aprendi ,que a juventude é passageira e a velhice é eterna.
Aprendi, que não existem príncipes em cima de um cavalo branco ,e muito menos ,um homem rico,bonito, romântico e carinhoso.
Aprendi ,que perder um amor dói ,mais que o tempo cura.
Aprendi que a primeira pessoa que deve me amar é eu mesma.
Aprendi, que ser feliz não está ligado as coisas matérias ,que são as coisas mais simples da vida.
Aprendi , que nem tudo que vou idealizar vai acontecer.
Aprendi, que falar o que pensa , ser você mesma é tachada de louca.
Aprendi , que não importa quanto sou politicamente correta, sempre vai ter alguém para dizer ao contrario.
Aprendi, que posso chegar mais longe do que imaginei que podia.
E acima de tudo aprendi , que o mundo não vai parar pra ouvir meu problemas e o máximo quer posso fazer é seguir em frente.

Inserida por Thaisudi

Minha Juventude
Minha amiga Patrícia, Mãe de Guilherme me pediu para falar sobre a juventude. Talvez minha juventude tenha sido muito parecida com a dela pois vivi momentos mágicos e incríveis.
Minha Amada juventude foi repleta de amor, amor que transbordava, cheinha de amigos-irmãos e muitas histórias para contar. Fui uma jovem quase qualquer, frequentei Village Café e Mikonos nas matinês de sábado e domingo, dancei horrores ao som de música eletrônica. Era fã de Menudo e Dominó. Tinha amigos pobres, ricos e classe-média e nada disso importava. Era promotora da paz, pelo menos tentava ser. É claro que a cada desobediência (rebeldia) eu ouvia do meu pai: "É isso que você aprende no Focolare?" (Movimento Cristão). Tanto meu pai como eu tínhamos a certeza que Não. A pergunta só vinha para me confrontar de que eu estava agindo totalmente ao contrário do que aprendia por lá. Vendia pão no sinal para a padaria Per Te, Morava no Boulevard e passeava em casa como dizia meus pais. Tinha muitos amigos, a vida de doação sempre me fascinou, e na sala de aula era a psicóloga, a primeira a saber que a amiga tinha engravidado na adolescência, a única a saber de algum problema familiar e assim me tornei a Sra. Conselheira, aquele ombro amigo, com palavras bonitas, respostas sinceras e resolução de todos os problemas do mundo. Sofria? Não me lembro! Estava tão voltada para amar o meu próximo que apesar de ser quase sempre briguenta me sentia leve em ajudar, quanto mais eu ajudava mais disposta ficava. Tive uma juventude de pouco namoro, esse não era o meu foco principal, aliás nunca foi. Está aí umas das minhas qualidades importantes. Sou feliz sozinha. Sou feliz comigo mesma e isso desde o tempo de menina. Mas amo ser feliz no coletivo, em comunidade.
Briguei no colégio e fora dele, distanciei de amigos, julguei, errei e recomecei. O tempo vai passando e tudo de ruim que aconteceu fica sem sentido, tudo parece lembranças vagas como sonhos ou porque não, pesadelos.
Eu não era perfeita, nunca fui, perfeição tava longe e ainda está, mas tenho uma sensação tão boa de dever cumprido, de ter aproveitado bem cada momento, de ter dado valor a quem merecia valor, de ter acreditado nas coisas simples da vida, no amor, na paz, na harmonia por mais estranho que possa soar uma geniosa, a Sra. Pólvora acreditando na paz.
Na juventude despertei para lutar por meus ideais, mesmo que parecesse careta, insano ou chatice. Sempre levantei a bandeira das coisa que acredito, sempre lutei. A juventude para mim é sinônimo de Amizade. Amizades essas que carregarei no coração para sempre!

Inserida por Arcise

Poema do dias das mâes
Mãe agradeço a senhora
por toda minha vida
Por deixar a sua juventude
para gerar a minha.
Mãe te dou tudo o que você
Quer hoje, por que tudo o
que eu queria no passado,
Só tinha a senhora para dar.
Mãe te amo e não vou deixar
De te amar por que você
Sempre me amou agora é
hora de te amar.

Inserida por josepha

“Nessa adolescência,
Juventude passada”

O tempo passa, nós envelhecemos, mas as recordações ficam, mesmo que em poesias, ou versos sem rimas.
Os pensamentos são fortes. Pena não poder retomarmos as saudades do tempo de glória, a não ser por intermédio da mente. Que anos incríveis!
Éramos todos jovens, impertinentes, audaciosos, cheios de esperança. Era um mundo mágico onde jamais existiu solidão. Tudo era completo, o dia seguinte uma novidade. Tudo era maravilhoso, tudo trazia alegria, sem preconceitos ou arrependimentos, longe de agressividades.
Hoje só ouvimos o silêncio da noite, da madrugada. Só sonhos, só fantasias, nada além de uma ilha desabitada. Só apenas imagens, dentro de uma prisão formada pelas ondas sonoras, de velhas canções que retratam um momento de felicidade que ficou perdido em algum lugar do passado, de um presente triste e um futuro vazio e possivelmente inexistente. Quantas saudades!
Que saudades da vida aventureira, das curiosidades, da falta de conhecimento, da ingenuidade.
Que falta dos amigos que por mim passaram e agora não sei onde estão, se bem ou mal, vivos ou não. E o que fazer para conter a saudades dos amigos que estão partindo, se não pode voar nas asas do tempo, para refazer novas os velhos momentos? E mesmo sentindo essa enorme saudade, compreendo que também terá o momento de dizer Adeus...! por: H. A . A

Inserida por HelioAssuncao

CHUVA INTERMITENTE (Almany Falcão - 01/07/07)

Maravilhoso é a juventude
que admira a via lactea
e esquece que em cada ponto,
rebrilha uma luz individual,
vinda de uma estrela só,
que junta de outras tantas,
formam esse dimensão.
Essa linda juventude,
que em páginas da vida,
escreve um livro bom,
esquece do enrêdo,
de que toda história finda
e que nada é pra sempre,
porque o sempre, um dia acaba.
Toda esse plenitude
que trás a juventude,
é como chuva intermitente,
que vai e volta em ciclos,
criando dubiedades vãs
casuais de um modismo louco
e de sua própria inexperiência.

Inserida por almanysol

Senhores de Sí, Tudo do homem, Nada de Deus

A juventude e a sua velha máxima: "tudo posso em mim mesmo".
E nessa vida tudo se esvai com tanta frequência e tão rapidamente,
que mal paramos para analisar, a nossa conduta motivada pelos atos inconsequentes
e impensados do nosso ego.
Rios se tormam formas, e não por acaso no acaso, forjados a lágrimas.
O nó na garganta que transpassa a alma, riso em choro, toda uma estrutura se vai ao chão,
e "nossa juventude se perde".
Se perde por achar-se imortal; se perde por se acharem senhores de si; se perde por aplicar
seu "prazer" em prazeres da vaidade.
Motivado pelo seu ego, e "cheio de vida", pensa ser intocável, vive obstinado com a adrenalina,
de uma "vida louca",e na loucura dessa vida, la se vai mais uma vida.
E ouvi-se um som, cujo seu "teor" ostenta:
- desperta-te juventude que a vaidade te corrompe, e em contra partida, ecoa-se o som da inconsequência, que diz:
- Vá, tu ainda é jovém!

Inserida por G15

O conhecimento do Espiritismo na infância como na juventude constitui uma dádiva de invulgar significado pelos benefícios que propicia, preservando as lembranças das lições trazidas do Mundo Espiritual, bem como ampliando as áreas do discernimento, para que não tropecem com facilidade nos obstáculos que se antepõem ao processo de crescimento interior.

Manoel Philomeno de Miranda (espírito) / psciografia de Divaldo Franco. Livro: Entre os Dois Mundos

Inserida por usuario13336

Minha rede

Quando era jovem, bem jovem, dormia todos os dias da minha juventude em uma rede quentinha, confortável e forte. Lembro que me balança bastante nela. Ah, como era bom, como era divertido. Balançava alto, cada vez mais alto, quase que dando uma volta completa no ar. Lembro também que eu me enrolava dentro dela, todo o corpo dentro e coberto, quase que como uma casa. Ela era resistente a tudo, inclusive a mim mesmo, e olha que eu exigia bastante dela. Sempre tomei o cuidado de tirá-la vez ou outra para lavar e secar, definitivamente era um cuidado sem igual. Brinquei bastante dentro da minha rede, descansei muito no seu interior, adormeci inúmeras vezes envolto por ela.

O tempo passou, e parece que aquela rede tão resistente, já não é mais assim. Começou a ranger, a desfiar. Perdeu um pouco da sua cor original também. Há que diga até que se trata de outra rede. Fico com receio de balançar muito alto, já não sei se ela suportaria as minhas alturas. Ainda durmo dentro dela, mas já não me enrolo como antes, pois tenho medo de puxá-la demais e ela soltar fios e criar pequenos buracos, acho até que ela já tem alguns, eu que ainda não os vi. Hoje levo um lençol para dentro para poder cuidar do frio. Ainda cuido bastante dela, mas confesso que tenho receio desse cuidado todo terminar deixando-a ainda mais velha e mudada. Dizem que lavar demais desbota e enfraquece o tecido. Isso é estranho pra mim, sempre pensei que fosse o contrário, inclusive em se tratando da minha rede.

Queria que ela me fizesse dormir como antes. Sinto falta daquela sensação...

Inserida por adautonunesadv

Pedaços da minha vida...

Olho-me no espelho... O tempo passou..
A juventude ficou no passado... As rugas teimam
Em riscar a minha pele...
Só meu coração permanece jovem... Apaixonado
Criança...
Lembro-me dos dias de minha infância...

Mas mesmo assim ainda sou eu... Esta figura
Que me parece encantada ao lembrar felizes dias
De uma juventude perdida!

Pedaços de minha vida que
As lembranças machucam... E não me deixam respirar...
Está tudo numa névoa... Meus dias de primavera
E mesmo assim doem demais em meu peito... E trás esta gota
Ardente...Teimosa no canto do meu olhar...

O passado é uma musica... Uma canção...
Que adoraria poder canta-la em versos qual a melodia que escuto
Com tanta emoção...!

Agora sou apenas a poesia que escrevo...ou talvez a saudade
De dias tão felizes que tive!

Inserida por celinavasques

Não quero a busca incessante da juventude, nem beber do elixir da eternidade, o que busco é algo mais simples, quero contribuir com a humanidade, seja com uma semente plantada ou com muitas ações, quanto a ser jovem, descobri que posso ter a idade que quiser, e quando quiser, tudo dependerá do meu estado de espirito, e se busco a paz, serei eternamente jovem.
Danço quando quero, ainda brinco na chuva, caminho poetizando com a musica, e mesmo depois de uma grande tempestade, fito meu olhar no horizonte, e sempre enxergo o arco-iris.

Inserida por t1n2a3a5r6

As pessoas passam sua juventude toda esperando que o mundo seja melhor pra elas. Um dia percebem que elas que deveriam ter sido melhores para o mundo... Não espere ser tarde demais, Mude seu modo de pensar o quanto cedo, seja menos pessoal, e abra seus olhos para o o universo, todos somos um!

O amor que pode mudar o mundo não é aquele direcionado à uma só pessoa, e sim a todos os seres viventes!

Inserida por violetshine

EDUCAÇÃO PRA SALVAR VIDAS

O que faz da juventude ser tão vulnerável é a falta de oportunidades.

Política públicas para a juventude devem ser tratadas com muita dedicação e esmero, pois é esta política que fará da saúde e segurança melhor e mais eficiente.

Quando a cidade educa ela garante a qualidade de vida, possibilitando que todos os envolvidos na gestão executiva, gestão privada, sociedade e tantos outros possam ser fraternos na busca de soluções.

As oportunidades geram conhecimento esta é a grande escola da vida, que pode e deve passar pela escola formal de tantos saberes.

Acredito na juventude para inovar com suas ideias tão singulares, associadas ao viver pleno e verdadeiro somente, assim deixará de ser vulneráveis passando ser FUTURO e LIBERDADE.

A leitura que eu quanto Prof. Hélio Ramos faço da juventude, é que existe um lindo universo em cada um ser denominado indivíduo, mas que para ser explorado teremos que respeitar e oportunizar a realização de seus sonhos, para juntos colhermos frutos desta deliciosa cultura de juventude.

Inserida por biohelioramos

Juventude

Que saudade de minha juventude,
Tentei de toda forma segurar minha idade,
Busquei a todo o momento, mas não pude,
Mesmo assim tenho muita vaidade.

Hoje sinto com o passar do tempo,
O corpo cansado, a visão ofuscada,
Pouco reflexo e o raciocínio lento,
Cabelos brancos e a pele enrugada.

Ainda me sinto uma pessoa muito feliz,
Mesmo enfrentando o final da caminhada,
E não estando da forma que sempre quis,
Buscando vencer mais uma jornada.

Considero a vida como uma guerra,
Cada uma de suas partes uma batalha,
Continuarei lutando aqui nesta terra,
Esforçando-me para cometer menos falha.

Até aqui com Deus ao meu lado venci,
De uma maneira tranquila, honrado,
Em alguns momentos medo senti,
Mas o Senhor não me deixou desamparado.


Du’Art 15 / 03 / 2014

Inserida por jrduarte

Saudades da minha terra

Saudades da minha terra querida,
Berço da minha infância e juventude,
Sinto em meu peito uma imensa ferida,
Pois tentei permanecer ali e não pude.

Essa beleza que tanto me seduz,
Ao navegar nas águas do Itabapoana,
Percorrendo quase todo o Bom Jesus,
Observo em suas margens o quanto é bacana.

Em uma noite acalorada de verão,
Podemos observar muito distante,
A lua clareando a imensidão,
Numa beleza eletrizante.

Cidade de uma beleza natural,
Com os seus montes verdejantes,
Ainda não vi nada igual,
Mesmo estando tão distante.


Du’Art 21 / 09 / 2014

Inserida por jrduarte

Essa “revolução” ou “guerra pela esperança” que o país vive hoje é liderada pela juventude. Foi mais uma vez, os jovens que tomaram a frente. A justiça está fazendo a parte dela sim, porém, a pressão popular e essa ânsia por mudança é que está fazendo toda a diferença. Os indecisos ou contrários ao Impeachment estão mudando o voto devido ao claro desejo da população. As pessoas que optaram pelo voto nulos ou branco, pelo sentimento de revolta com o atual governo, estão optando pelos partidos que fazem a oposição a favor do Brasil.

Os movimentos que hoje referenciam as manifestações e protestos, como o Vem pra Rua, Movimento Brasil Livre, Ação Popular, Avança Brasil e muitos outros, são liderados por jovens,angústiados com o futuro incerto, já que o presente foi roubado.

Inserida por luizstancati

É lamentável é ter mais de 80% do cérebro da juventude actual cheia de letras de músicas e coisas que em absolutamente nada lhes vai servir.
Conhece a música do fulano toda completa desde o princípio até ao fim, mas, não sabe nada sobre à pessoa de DEUS .
São muitos palavrões e baboseiras memorizadas na "MENTE" da juventude. E no fim agem da forma que as tais músicas influenciam.
Vejo crianças nas ruas e bairros a imitarem músicas tristes ..... E você deve ver como a juventude dança e transpira ao som desta poluição mental . A cegueira e a perdição da juventude.
O importante não importa tanto para eles. É fumando e bebendo que se acham da actualidade, ter relações sexuais com inúmeras pessoas, ter filhos antes do matrimónio e ficar grávida dentro da casa dos pais é a medalha de ouro das olimpíadas da adolescência.
São poucos os jovens que sabem onde querem ir, muitos já vivem o fim das suas vidas quando ainda nem começaram a viver.
A perdição está a ganhar seguidores, e a televisão está programada para destruir a mente da juventude hoje para que não haja candidatos ao evangelho amanhã, e para ajudar na destruição da juventude, a disponibilidade do álcool e drogas nos arredores das escolas e parques de diversão reforçam e garantem a destruição.

Inserida por telmocordeiro1

Cedo ou tarde, pessoas viajam
Algumas delas, viajam antes da juventude
Algumas, se ausentam quando adultos
Eu prefiro nomear a morte de viagem
Pois a vida é insegura
Assim como uma folha que nasce
E tem a terra como teu leito
E na incerteza de todos os dias
Saberemos que algum dia
Viajaremos para o mesmo lugar
E que encontraremos com quem amamos de novo.

(Tributo a todos que estavam no avião. #Chapecoense)

Inserida por ShandyCrispim

Sinto saudades da minha juventude, o tempo passa muito
rápido como se fosse um foguete e não percebemos que
temos mais passado que futuro.
Está chegando meu aniversário e eu ainda estou aqui,
longe dos abraços e felicitações.
Cada vela que coloco no meu bolo de aniversário todos
os anos, fico mais exigente, pois cada vela representa mais um ano que eu ganhei de vida...
Os anos voam e me fazem lembrar quem eu sou e quem
eu fui quando jovem. Sinto falta... Muita falta de ter minhas
frases completas antes mesmo de eu saber o que ia dizer. Ah!
Como a juventude é gostosa! Sinto falta das conversas repetidas,
das mesmas histórias, dos medos de sempre. Falta das
amigas que nunca mais eu vi. Falta do futuro, pois o passado
é bem mais longo que o futuro.
Sinto falta de casa, do cheiro de café, do colo, do riso,
sinto muita falta do eco que as alegrias daquela época faziam,
alegrias antigas. Sinto falta da porta da rua, por onde eu, ainda
jovem, saltava sem medo para o futuro! Sinto falta da jovem
que eu sabia ser. Sinto falta da conversa no portão, das
brincadeiras no quintal de casa. De não ter medo e desejar
fazer de tudo!
Sinto falta das vozes de crianças correndo na rua. Da
minha criança que correu e ficou jovem. Sinto falta do cheiro
de menina, falta do grande aconchego com os pais.
Falta de saber os percursos da cidade em mim, que eu
conhecia como a palma da minha mão, como se a qualquer
momento fôssemos voltar naquele tempo e voar por onde outrora
andei na juventude. Como se a qualquer momento fosse
colocar o meu mundo no lugar. Sinto muita falta da minha
juventude! É... Está chegando meu aniversário e eu estou aqui
longe de mim, longe da minha juventude!

Inserida por MarilinaBaccarat

O empoeirar dos anos
Corro eu
A integridade de minha juventude

Caduca,
Num domingo
Às póstumas vésperas do tempo
Brigavam
Por motivações
Embriagados

Corriam contra si
Armados
Da ideologia conectada
Massacrando antigas paixões
Gozavam alto escalão,
Míseros,
Fadados a si mesmos

Inserida por ferpapa