Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
✍️Tentei Amar o próximo como Jesus ensinou. Os próximos para mim sempre foram os que estavam mais próximos, mas também os sanguíneos, ainda que distantes. Todos representam a figura divina, ainda que em gérmen, a todos devemos respeito, gratidão e esperança.
🕉️♾️🕉️🕉️☸️☸️👁️👁️✔️🌹
Não sei para onde vou
Mas vou
Estou sempre correndo, um péssimo hábito
Preciso aprender a arte de parar
Pensamentos inquietantes
Me fazem correr ainda mais
As emoções que não demonstro
Estão e permanecem aqui
São intensas e me rege
Como em uma orquestra
Manipulada pela tempestade
Agora me aproxima
Ora me afasta
Não sei para onde vai me levar
Mas está levando
Deus me fez aprender
Eu lhe pedi paz,
Ele me deu conflito
para que eu conseguisse a paz.
Clamei por alegria
e Ele me deu momentos tristes
para eu poder entender
o real motivo de uma alegria.
Roguei por amor
e Ele pois no meu caminho
inimigos para eu amar...
Pedi, pedi tanto para eu ter paciência
e Ele me concedeu adversidades
para eu aprender a ser paciente.
Pedi sabedoria
e Ele me fez cair e levantar
para eu ser sábio.
Esse poema não parece poema
por não ser rimado.
Mas é um discernimento que lhe passo
de que Deus não lhe dará nada
se não por maus bocados.
CAROLINA DE JESUS
Era negra e catadora de papel
Morava na favela.
Mas foi alfabetiza;
Aprendeu a ler e escrever.
Carolina Maria de Jesus se
apaixonou pela leitura;
Nas horas vagas,
Tudo que via e vivia: escrevia nos
Cadernos que a rua lhe dava...
O seu cotidiano pesado deu um diário,
Que virou best-seller: Quarto de Despejo.
Carolina teve três filhos,
E criou todos sozinha.
E ainda virou poetisa.
O seus cadernos ouviu,
e copiou tudo que ela falava.
E Carolina disso sobre o livro:
"Quem não tem amigo mas tem um livro tem uma estrada".
MEU FALAR: PRETOGUÊS
Não me submeto à gramática normativa.
(O papagaio de Mainha não aprendeu também.)
Mas, respeito quem a criou.
Ei!
Minha fala é potente,
Meu linguajar é fluente: meu pretoguês.
A negona Lélia Gonzalez gritou,
E a metade do mundo não ouviu.
Se meu R soa ruim pra tu,
E eu com isso!?
Meu irmão é Cráudio, e ele ama meu jeito de chamá.
Pois, meu pretoguês é assim!
Guarda pra tu teu preconceito linguístico.
Que eu não sou menino.
Porque com dialetos, eu me comunico.
Sou herdeiro das diversas línguas lindas, ricas do meu povo africano...
Sou poeta marginal, sou do cordel, sou do verso livre: Sou arte moderna!
Minha língua é culta: tu, véi, noíz, vú mermo, etc. Não me deixam à míngua.
A outra língua é elitizada.
Eu sou antigramático:
As minhas palavra não são, e não voltam vazias.
Deu errado para o português:
Tentou vestir o indígena,
Que pena, guri!
Tentou confundir
O Africano na senzala com diversas línguas,
Mas o aquilombamento resistiu, moleque.
Portanto, não existe a linguagem errada, manos!
Minha língua africana/ indígena: abrasileirada também é cheque!
Sou poliglota na minha língua, camarada.
Meu verso faz o cântico dos loucos e dos românticos.
Em 2 Timóteo 3:16, fica claro que toda escritura inspirada por Deus tem a capacidade de ensinar e instruir as pessoas. É fundamental entender que esse versículo vai além da compreensão limitada que temos dessa afirmação.
O Espírito Santo influenciou diretamente os autores bíblicos, inspirando-os e dirigindo o que eles escreveram para transmitir a mensagem divina. Ele também orientou a seleção dos textos que formam o conjunto da Bíblia, garantindo que o conteúdo fosse adequado aos seus objetivos.
Além disso, o Espírito Santo orientou os tradutores para garantir que as traduções fossem precisas, pois as palavras podem variar em diferentes idiomas. Ele continua a inspirar as pessoas quando leem ou ouvem as Escrituras, revelando a mensagem em seus corações quando elas assim o permitem.
Também é importante destacar que ministros e pregadores da palavra precisam ser guiados pelo Espírito Santo em seus sermões, pois ele assegura que eles transmitam a mensagem de forma fiel de acordo com as necessidades.
Assim, todos os aspectos relacionados à palavra de Deus devem ser inspirados e guiados por Deus para cumprir eficazmente o propósito descrito por Paulo de ensinar, confrontar, corrigir e instruir em justiça.
Acho lindo o homem que tem a capacidade de expor em palavras o que sente, aprende, acredita e proclama, sem mentir, sem omitir verdadeiramente.
É como ouvir uma música como se fôssemos nós falando com nossas próprias palavras, só que na nossa mente estavam desorganizadas e alguém deu sentido a cada contexto pensado, interpretou cada palavra e colocou tudo em seu devido lugar...
Isso me encanta ! Cantar e escrever é colocar emoção e razão pra fazer sentido o que pensamos. @vvalentim 📝
A EDUCAÇÃO PELA ÉTICA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Ensinar um filho a não fazer pirraça porque se fizer, não ganhará bicicleta, boneca ou seja lá o que for, é criar um sonso. Um adulto interesseiro, que não saberá respeitar as pessoas de quem não espere algo. Da mesma forma, cria-se um mentiroso enrustido, ensinando ao filho que se não deve mentir porque "a mentira tem pernas curtas". Mais tarde, ao perceber que a mentira pode criar asas, ele mentirá.
Quem só não comete crimes porque pode ser descoberto e preso, é um criminoso em potencial. E quem não peca por ser um religioso, porque "Deus está vendo" e pode "pesar a mão" sobre ele, não é uma pessoa confiável. A ocasião propícia ou pelo menos a chance de uma boa justificativa revelará o caráter dessa pessoa. Ela só precisa mesmo encontrar um meio seguro de "passar a perna" em "Deus" e na sociedade.
A lei, seja ela humana ou sobrenatural, quiçá divina, não forma o cidadão consciente. A ética, sim. Se criarmos os nossos filhos, educarmos nossos alunos ou doutrinarmos nossos liderados para o cumprimento livre, natural e consciente de seus deveres humanos, sociais e quaisquer outros, aí sim: teremos o mundo com que os homens e mulheres de boa vontade sempre sonharam.
LIÇÃO DAS RUAS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Aprendi muito cedo, que aprender,
ver o mundo com olhos de procura,
tem a fórmula simples do poder
que não têm os que perdem a ternura...
Foi a rua que disse; a vida é dura;
quem só ganha dinheiro há de perder;
não há bem que valha mais que a cultura
para quem não corrompe o seu saber...
Aprendi com a rua esta verdade;
aprender não combina com vaidade;
ser quem sou é maior que o que se tem...
Nem é crime ou pecado ter conforto,
só não faça das posses o seu porto;
seja quem, onde o caso é que ou quem...
FORMAS E FÔRMAS DE APRENDER
Demétrio Sena, Magé – RJ.
As crianças amadurecem brincando; sendo alegres; fazendo aquilo que lhes apraz. Admirando a leveza de seres e coisas. Apreciando os desempenhos fáceis; as soluções simples. Quando crescem um pouco, passam a ser assediadas pelos discursos de que só o sofrimento amadurece. Tão só a dor ensina. Só os percalços as tornarão fortes e as providências burocráticas resolverão a contento suas futuras pendências.
É bem verdade que o sofrimento, as dores e os percalços podem amadurecer, ensinar e fortalecer as pessoas, mas isso não é obrigatório. Muita gente sofre os diabos e continua imatura. Tem dores inimagináveis e não aprende nada. Enfrenta os mais duros percalços e continua fraca; em todos os sentidos. Ao mesmo tempo muita gente vive bem, com poucos problemas, quase não convive com dores, tem poucos percalços e mesmo assim amadurece, aprende, se torna forte. São pessoas que sabem aprender. Que observam a vida, o mundo e o sofrimento alheio. Foram ensinadas, quando crianças e adolescentes, a não ser egoístas; pensar no próximo; amar e fazer o bem; respeitar diferenças, escolhas e orientações pessoais... simplificar o que pode, para o mundo ficar mais leve.
Há formas e fôrmas de aprender. De fazer o melhor e o pior das vivências; dos ensinamentos que se recebe da vida e dos mais experientes. Ninguém há de sofrer por escolha própria, chamar para si as dores e as intempéries, para tão somente aprender e se tornar um bom ser humano. Tornar as coisas complexas, burocráticas e difíceis para só aí valorizá-las é estupidez. Já existe muito sofrimento em derredor. Muita gente que precisa de ajuda e de conselhos; de compreensão e solidariedade. De facilidades possíveis às relações interpessoais e resoluções de problemas. Podemos aprender muito, e crescer infinitamente, fazendo algo pelo próximo. Isso é bom para ele, para nós, porque soma na construção de um mundo melhor. Uma sociedade mais justa; igualitária; mais próxima do ideal.
Chavões não podem mudar o mundo. Atitudes podem. Os discursos valem bem pouco. Inclusive o discurso que os seus olhos percorrem neste momento, se não existir ação. Se nenhuma intenção real de seguir as próprias admoestações acompanhar o discurso e, se tudo for transformado em equações complexas propositais. A sociedade já está (in)devidamente cheia de arrogância, hipocrisia e má vontade.
EM NOME DA TELEVISÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
A família perniciosa fica ensinando à televisão uma série de coisas que não prestam. Depois, vem um monte de personagens e faz tudo igualzinho nas novelas.
Aqui em casa eu já disse: Vamos preservar a televisão! Temos que desligar a família, para que a televisão recupere aquela inocência de gerações anteriores.
EDUCAÇÃO VISCERAL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Nossos filhos não aprendem quase nada com os nossos discursos profundamente moralistas e as censuras que lhes impomos. Aprendem muito mais com o que somos e comparam, passo a passo, o que fazemos com o que dizemos. Isso é lei. Não divina nem humana. Mas do tempo.
Com a nossa hipocrisia, eles podem se tornar adultos ainda mais hipócritas ou até pessoas bem melhores, mas neste caso, por absoluta falta de admiração. De uma forma ou outra, sempre haverá um abismo que os fará sofrer e amargar lembranças indeléveis.
Não cavemos em nossos filhos, os buracos evitáveis. Doenças, dificuldades financeiras e até fome ou defeitos cabeludos que não deponham contra nosso caráter podem ser totalnente superados em suas memórias... mas nenhuma hipocrisia será perdoada, sob qualquer pretexto.
ESCREVER
Escrever é um ato de coragem, é estar aberto a críticas, é aprender a lidar com o silêncio das editoras sérias, é saber se comportar diante dos julgamentos, é aceitar dicas dos escritores mais notáveis, é a liberdade de se abrir para o mundo, e revelar os males da alma, escrever vai além do processo criativo, é a arte de assumir riscos.
Antes solidão hoje vazio
Solidão não é Ruin para quem aprende a viver com ela ,pois ela vira sua amiga companheira e vc aprende a viver na escuridão. Ruin é vc provar da luz por alguns momentos e se entregar a sentimentos o qual destrói aquele mundo o qual vc nunk deveria ter saído, pois ninguém merece viver de falsas ilusões. Ilusões que machucam, maltratam e destroem o que vc nem sabia que existia. Sentimentos verdadeiros jogados ao vento .
Começam cuidando de você
Você aprende a se cuidar
Você aprende a cuidar de suas coisas e seus lugares
Você aprende a cuidar de outras coisas e outros lugares
Você aprende a cuidar de uma planta
Você aprende a cuidar de um animal
Você aprende a cuidar de um bebê humano
Você aprende que não aprendeu muito e re-aprende a cuidar
Você aprende a cuidar de uma criança, de um adolescente e até de um universitário
Até que cuidam de você de novo
... Seja autêntico
E tenha a coragem de impor limites
Perder é ensinamento
Vencer é mérito próprio
Uma moeda tem dois lados
Porém o caráter é único e raro
Pessoas tem oportunidades
Pessoas jogam
Pessoas usam o próximo
... Ação e reação
Exaltamos os justos
Pois os hipócritas terão o destino merecido!
Maturidade não tem nada a ver com envelhecer, tem a ver com aprender a viver de verdade....
Quem apenas envelheceu não prestou atenção na vida e nada aprendeu com o tempo que viveu.
Quem amadureceu abriu a mente, e independente do numero da idade, fez amizade com a mudança.
Quem envelheceu ainda vive inconsciente com medo e sem esperança.
Quem amadureceu recebeu de herança os tesouros que o tempo jamais destruíra e construiu os degraus para continuar a evoluir.
Quem envelheceu, ganhou mais idade, mas perdeu tempo com futilidades e ainda vive na primitividade.
Quem amadureceu aprendeu as lições e acumulou experiências para administrar a vida com sabedoria e viver a alegria da beleza na sua natureza essência.
Quem apenas envelheceu mesmo em vida já morreu, porque seu foco foi na vaidade da aparência física que tem prazo de validade.
Quem amadureceu vai continuar vivendo e expandindo a consciência para melhorar a sua eterna existência.
Saber não significa entender, assim como contemplar o oceano não ensina a nadar. Falar não significa sentir, do mesmo modo que descrever a chama não aquece o coração. E acreditar não significa viver na prática, pois a fé sem ação é como uma vela apagada em meio à escuridão.
A maior prova de fé surge quando o desespero ameaça consumir a esperança, no instante em que o caos e a dor parecem invencíveis. A experiência, por sua vez, nasce dos desafios enfrentados ao longo da jornada, esculpindo a alma como o vento molda a rocha. Cada saída encontrada torna-se uma cicatriz preciosa, marca de um aprendizado valioso.
O verdadeiro exemplo não está apenas nas palavras lançadas ao vento, mas na vivência autêntica daquilo que se pratica. A verdade que carregamos não se sustenta em discursos, mas na coerência entre o que acreditamos e o que realmente fazemos. No fim, mais do que falar, é preciso ser—pois é na prática que o espírito revela sua luz.
Combatendo o mal com o bem
O Rei Jesus Cristo nos ensina a não pagar o mal com mal , mais com o bem.
O importante é entender a energia por traz do funcionamento das coisas.
Quando você espreme laranja o que são é o sumo da fruta...se for doce é doçura que se tem, se for amarga é amargor...
Quando vc é pressionado, pode até não sair algo doce, mais pelo menos azeite e remédio tem que sair ...
Acaso não és servo de Deus, acaso não entregaste sua vida a Cristo Jesus...
Por enquanto nesta vida temos maldade e muitas angústias...
Mais no porvir a alegria vai ser muita, que nos faltaremos de abundância de alegria e soluções.
Quando nos fazem mal que machuca, assim como a laranja quando espremida que sai suco maravilhoso, assim sejamos nós ao lidar com as dificuldades da vida, entregaremos o melhor e não o pior, para sermos aceitos para com Deus.
Poesias Líricas ao Rei Jesus.
O Mestre Jesus nos ensina coisas através de sua maestria em ensinar.
Ele atrai a quem quer ser atraído pois suas parábolas são convidativas e profundas ..
Ele ensina a ser calmo, ele o Rei ensina a andar conforme a mansidão e prudência.
Uma coisa que Jesus nos ensina é que aira passa a alegria vem se o calar e a distração com outras coisas acontecerem...
Caso não aplaque a sua ira no peito é certo a derrota pela boca...quando se fala pela ignorância é o ego que se infla que clama as coisas ruins como boa.
Jesus o verdadeiro diz, que é o que sai da boca que contamina o homem.
Então é bom calar em dificuldades, para ver dias melhores.
Poesias Líricas ao Rei Jesus
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
