Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
"2024 me ensinou que a lista de pessoas próximas a você são três seleção as que realmente devem sentar a mesa, as que devemos aturar e as que não queremos nem topar na rua, eu aprendi e você? Infelizmente é preciso selecionar por que passar a vida sendo venha nos e nada de vosso reino e barril"
Da série! Curto e direto!
Somos um mundo à parte.
Somos uma construção única. Um caminho que só nós trilhamos.
Aprender a ser uma pessoa melhor, mais justa, mais bondosa e humana, é um caminho longo, uma linha reta em direção ao desconhecido.
Olhar para trás é necessário, mas para se perdoar, por não ter conseguido e entender que fez tudo o que podia fazer.
Andar para frente,levando a esperança de dias de paz, tentando não errar, vivendo sem se culpar.
Viver é caminhar.
Nildinha Freitas
Fui precocemente ensinada, que viver é seguir na estrada e fui adentrando os labirintos da minha alma nua, conhecendo os espaços, os vazios e o transbordamento.
Um mundo todo aqui dentro! Histórias que só contei me olhando no espelho.
Aprendi que seguindo é que se vive e fui parando para viver, contradizendo meu ser.
Quanto mais adentrei, mas compreendi que não sou assim tão má, tão ruim, se mudei, mudei para mim.
Nildinha Freitas
O que eu penso e escrevo é para mim, a cura.
Sou eu quem precisa aprender com cada vírgula e com cada ponto final. As palavras ditas, escritas e gritadas, são ecos de minha voz que por tantas vezes foi calada.
Se hoje, nesta manhã ensolarada, eu posso dizer que sou feliz na estrada do viver, o faço por ter tido a coragem de resistir e não morrer.
Nildinha Freitas
A industria me alicia,
me remunera e me guia,
Com o gosto do poder,
me induz a querer.
Me ensina tudo que lhes quer,
e me esforço pra me manter de pé.
Porque parte tanto anseio do meu coração,
pra querer tanto essa tal gestão?
Tantos para gerir, tanto para produzir.
Porque que para tanto esforço tenho que os conduzir,
Para tão pouco eles conseguir.
E logo me pergunto: oque estou fazendo aqui?
Levanta sacode a poeira, já batemos a meta,
Por aqui? Para eles é tudo que interessa.
A que custo fazemos essa produção?
Lutamos tanto pra alcançar,
um número quase impossível e que logo vão aumentar.
Parabéns a você colaborador,
Que com sangue suor e lagrimas
Fazem tanto com essa dor.
🧒 Ensine Crianças e Adolescentes a Cuidarem da Pele Desde Cedo
Educar nossos jovens sobre a importância do cuidado com a pele é investir no futuro da saúde deles. Ensinar práticas de proteção solar, como o uso de protetor solar, roupas adequadas e evitar exposição excessiva ao sol, é fundamental para prevenir problemas futuros.
Formar hábitos saudáveis desde cedo é um investimento que rende benefícios a longo prazo. Como profissionais de saúde, temos um papel crucial em promover essas práticas e proteger a saúde da próxima geração.
Sou feminista e feminina
Sou forte e sei ser singela
Sou imponente mas sei me curvar para aprender e receber
Sou determinada mas sei a hora da parar e começar do zero
Sou persistente mas sei quando não devo ser instante
Sou feminista porque a sociedade machista me obriga a ser
Sou feminista mas não deixei em momento algum de ser feminina
Não perdi meus traços, só nos, encantos
Não esqueci meus sonhos mesmo quando a vida me retribuiu com desencanto
Sou o que fui ontem, o que quero ser hoje e o que sonho para o meu amanhã
Sei querer e sei entender que a vida não trará um sonho na bandeja, e que se eu quiser realizar tenho que apostar na escolha que irá me proporcionar
Quero flores e girassóis, um sorriso que ao me ver se alegra
Quero ter a certeza de que sou a certeza
Que ser e não estar
Quero ser o que sempre fui, alguém capaz de amar e que sempre sonhou na recíproca de poder acreditar e se entregar!
Somos fortes não porque nascemos mas, a vida preconceituosa nos obriga a ser.
Contamos nossas dores para dizer de alguma forma, não ultrapasse pois não quero partir e se perder... Confidenciamos confiando na cumplicidade, afinidade de com forças unidas, troquemos sonhos já sonhados, quebrados mas ainda almejados.
a gente se esquece sentido que viveu e tudo que aprendeu... quando a gente se demora a se retirar de onde o amor não está sendo servido.
A gente se pergunta como pode se perder tanto, a permitir que nos pisassem tanto...
A gente esquece a cor dos nossos olhos, o desenho do nosso sorriso e quando se vê... não reconhece mais a pessoa que vemos no espelho .
Se culpa pelos erros alheios e se rótula de incapaz e assim permanece ali, incapaz de ver que pode sim ser amada, querida morada admirada e feliz...
a gente não sabe como chegou até aqui, mas sabe porque chegou, porque amou, é porque ficou, porque acreditou que poderia se tornar real o que nunca quis ser...
A gente sabe o caminho de volta mas ainda olha pra trás e tenta a última vez mesmo sabendo que na última vez aprendeu que nada mudaria...
A gente sabe que no caminho de volta a gente leva lágrimas tristeza, mas a gente sabe que a gente se reencontra consigo mesma se levanta e volta a sorrir.
Aprendendo a viver com EXCELÊNCIA
Viver com excelência é ser simples. Criar ambiente salutar e gostoso para sair, ser gentil e gerar gratidão, usar de empatia e cuidado... De nada adianta ser prepotente e soberbo, para depois imputar ao outro toda responsabilidade pela própria frustração.
F.Fidelis
Um minuto
Precisei de um minuto...
Precisei de um minuto... E não consegui aprender a andar...
Por um minuto pensei que fosse possível voar...
Mas não tinha asas de anjo... Não fui a nenhum lugar...
Mas um dia... Em um certo lugar... Comecei a te amar...
Escrevo estes versos... Mas não consigo mais me expressar...
Os meus olhos estão quase chorando...
O meu coração está se emocionando...
Quero então que lembre-se de mim...
Porque tenho certeza que posso em um minuto não conseguir muitas coisas...
E se algum dia em algum lugar em um minuto meu coração parar...
Amor, quero que saiba que eu te amo... E nasci para te amar.
Chegada ao sol!
Planejei tocar o sol,
mas tive primeiro que aprender a voar.
Era um sonho, mas tinha que tentar.
Nessa caminhada,
quanto mais perto de mim estava,
maiores eram as chances de me queimar.
Mas não podia voltar,
não sabia ainda quanto tempo restava.
Lembro-me que tinha medo, medo dele se apagar.
Encontrei um anjo e comecei a chorar...
Ele me disse:
— Não desista, porque, se ao sol não conseguir tocar,
para chegar até aqui, consegui vitórias alcançar.
Sem mesmo saber direito voar,
ultrapassou a barreira das estrelas.
Veja tudo o que ficou para trás.
Às vezes, não percebemos, e você nem se tocou...
Acaba de abraçar o mundo com um voo.
Destruir as corrente do medo, e me revestir de coragem
Revelei segredos, até me declarei
Aprendemos viver quando não nos falta vontade
Nos alimentamos do desejo
É a força da vontade
Passeia nos meus sonhos, é meu desejo
Meu ser gritar loucamente a vontade de estar ao seus braços
Perdido pelos teus beijos
Na vontade
No desejo...
"Poucas palavras, ensinam;
Muitas palavras, dominam;
Simples palavras, desafiam;
Palavras não muito simples, dividem;
Palavras certas, seduzem;
Certas palavras, irritam;
Palavras erradas, matam;
Palavras ofendem, defendem e nada podem fazer quando forem impraticáveis na razão ou na emoção".
O estado está contra as tribos ou as tribos estão contra o estado?
O que estou fazendo? Aprendendo!
Quantas tribos só querem existir? Muitas!
Quantas tribos querem sobreviver?
Quantas tribos querem espaço no ambiente?
O que é tribo? União de pesssoas que trabalham bem juntas!
O que é estado? Uma tribo que foi escolhida para interligar e unir todas em um imenso trabalho coletivo!
Quantas tribos estão sucumbindo?
Falar é fácil em uma tribo instalada na natureza!
Mas as tribos colhem o que plantam? Então, minha questão! Por que a existência de um estado?
Olha,
Quando você pensa que pode aprender mais
Que vai se tornar o que quiser
E se isso realmente pode acontecer.
Mas alguma hora
Algo novo vai te surpreender
Algo que você nunca foi acostumado a mexer
Ou você viu por um tempo e perdeu o valor naquele instante.
No meu caso
Seriam as pessoas
As pessoas que por muito tempo tentei me aproximar
E falhei como sempre ou pelo menos não achei suficiente.
Agora um ano-novo vem
E com isso os estudos também
Você se dedica ao máximo, chegando até o limite
Mas lembra de uma forma ou outra no que você mais tentou dar valor.
Agora, as pessoas me chamam muita atenção,
Com uma curiosidade imensa de conhecer aquele indivíduo,
De conhecê-lo detalhe por detalhe,
Entendê-lo do jeito que ele é, por mais simples ou complexo que seja.
Infelizmente, não sou bom nessa área
Mas tento ao máximo chamar-lhes o máximo da atenção
E eu acho que agora a resposta para isso seria...
A Música.
✍️Eu fiz o que podia e o que sabia, tentando sempre aprender, com as ferramentas que recebi e aprimorei, para melhor educar meus filhos. Se errei ou se acertei? Não sei. Fiz o que podia, como me falou meu pai um dia, eu dei o que pude de mim mesmo.
♾️🕉️💜❤️👣👣✔️👁️👁️
✍️Ensinaram a gente a ser forte e não pedir ajuda, eu porém lhe digo, sempre que sentir medo peça ajuda, não importa o seu tamanho nem a sua idade. Dentro de nós temos a nossa criança, a pessoa adulta e a pessoa velha. Jamais se envergonhe em pedir ajuda. Ninguém é forte o tempo todo. Todos os seres humanos têm medo. E também os animais.
♾️💜🕉️💞☸️✔️💕💖
✍️Eu, sendo uma mulher, sempre ensinei meus filhos, homens, a respeitar todas os seres humanos, principalmente as mulheres, e também os animais. Infelizmente nem todas as mulheres ensinam suas filhas e filhos a respeitar todos os seres humanos, mulheres, homens e animais.
👁️👁️💙💙🕉️☸️♾️
✍️Tentei Amar o próximo como Jesus ensinou. Os próximos para mim sempre foram os que estavam mais próximos, mas também os sanguíneos, ainda que distantes. Todos representam a figura divina, ainda que em gérmen, a todos devemos respeito, gratidão e esperança.
🕉️♾️🕉️🕉️☸️☸️👁️👁️✔️🌹
Não sei para onde vou
Mas vou
Estou sempre correndo, um péssimo hábito
Preciso aprender a arte de parar
Pensamentos inquietantes
Me fazem correr ainda mais
As emoções que não demonstro
Estão e permanecem aqui
São intensas e me rege
Como em uma orquestra
Manipulada pela tempestade
Agora me aproxima
Ora me afasta
Não sei para onde vai me levar
Mas está levando
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
