Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

Goioerê, terra onde cresci, estudei e ensinei.
Goioerê, Lugar onde aprendi a respeitar.
Goioerê, leio sua história contada por seus herdeiros.
Goioerê, és pai de parte de meu conhecimento.
Goioerê, de teu solo tirei meu sustento.
Goioerê, que traz nas ruas nomes de seus construtores.
Daniel Portela, Francisco Scarpari, e outros.
Goioerê, do Padre Luiz de Paola.
Goioerê, das fazendas de café.
Goioerê, das fazendas de gado, trigo, soja e algodão.
Goioerê, das escolas rurais,das antigas estradas barrentas.
Goioerê, que vi crescer, reduzir seu povo e crescer outra vez.
Goioerê dos boias frias,das missas nos sítios,dos programa casa de caboclo.
Goioerê do Coronel Venâncio e Capitão Capuá.
Goioerê, terra de perobas, canafrístulas e angicos.
Goioerê, das casas de taipa, dos armazéns secos e molhados.
Goioerê, da marcha da fé,
Goioerê, terra vermelha, terra de areia, terra roxa.
Goioerê, minha terra querida, a ti devo a vida.
Goioerê, não posso esquecer de ti.
Goioerê, terra de lindas mulheres, homens trabalhadores.
Goioerê, das ruas cheias de frutas.
Goioerê, se pudesse dizer algo sobre ti diria: Obrigado.
Goioerê, em teus cemitérios estão meus amigos.
Goioerê, sou de Jaracatiá, em Agua do Chiqueiro,
Goioerê, água que vem do campo, teu nome quer dizer.
Goioerê, se algo sei tudo começou em teu seio.
Obrigado minha terra querida.

Inserida por PoetaDantas

É vergonhoso

Será que os homens de bem deveriam se envergonhar por ensinarem princípios morais, familiares e éticos aos seus filhos...?

É vergonhoso atualmente ser um pai atuante... aquele que defende os seus filhos dos ataques externos de pessoas sem princípios de toda natureza...!

É vergonhoso ser moral, honesto e de bom caráter... é vergonhoso orientar, corrigir, redarguir e jamais concordar com o erro em prol da modernidade... é vergonhoso ser careta, mesmo sabendo que as mazelas vão jogar seus filhos nas sarjetas...!

É vergonhoso saber que a lei de levar vantagem em tudo tem sido o maior exemplo de prosperidade na sociedade... nos dias atuais o homem vale mais pelo que ele tem, do que realmente pelo que ele é...!

É vergonhoso saber que o seu nome não vale mais nada... que os seus princípios foram engolidos por aqueles que tem mais recursos... e que mesmo estando certo em suas convicções as pessoas o ignoram, por achar que não tem nada a lhes oferecer...

É vergonhoso não ver mais o cumprimento de uma palavra proferida... noutras épocas a palavra de um homem valia muito mais do que qualquer papel assinado...!

É vergonhoso ver a degradação social através dos que defendem de forma maliciosa a imoralidade, usando sempre como pano de fundo os direitos da igualdade e nisto a moral é sempre afligida...!

É vergonhoso ver pessoas maldosas confundindo direitos com abusos, com maledicências, com desmoralização da fé e da família, além de se vitimarem constantemente, para destruir a qualquer custo quem luta pela dignidade humana dentro da sociedade...!

É vergonhoso ver a mentira ser aceita com muita naturalidade em meio à sociedade... a sua valorização tem superado em muito a da verdade, eles buscam repeti-la várias vezes, para que assim pareça políticamente correto...!

É vergonhoso ver as pessoas defenderem o erro, alegando viverem numa sociedade avançada, mas sempre recorrem ao passado para justificá-las... é muito vergonhoso ver tudo isso, que pena!

Inserida por 81024673

A solidão não dói quando aprendemos a conviver com ela e tirar proveito desse momento. A solidão inspira o poeta.. É pela solidão que se valoriza uma pessoa querida. É pela solidão que nos conhecemos melhor. É pela solidão que cantamos as mais belas canções. É pela solidão que encontro forças no meu coração pra continuar lutando por meus sonhos...
O que mais doe é quando precisamos de atenção e recebemos indiferença..

Inserida por belSalviano

Senhor!
Ensina-me a não pedir dos outros...
o que eu mesma não posso dar!
Ensina-me a não apontar para as falhas alheias...
mas aprender com elas!
Que eu sinta o pedido da minha Alma e...
que eu possa aceitar-te,Senhor!
Ensina-me a ser capaz de amar e de ver ....
as virtudes através de atitudes de quem prática o bem.!
Ensina-me a ter força e coragem nas minhas lutas.... alegrias e dores!
Ensina-me a ser alegre e otimista...
para que não perca tempo a olhar para trás.!
Ensina-me a ter sempre uma palavra de..
conforto e carinho para todos.!

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

Superar uma situação é aprender com ela, pois o inferno é o estado da consciência. Cair em si é descer até o Hades (mundo dos mortos) através do "examina-te a ti mesmo" e de lá encontrar forças para levantar a cabeça e seguir em frente. Dá que eu possa, pela iluminação espiritual, ajudar me irmão de sangue, que amo (esqueço qualquer desavença) quem sou eu? Digna do quê?
Te peço perdão irmão, saiba que pode ir para o outro lado, mas Deus nunca o abandonará, ele só quer teu exame de consciência!
Beijos

Inserida por AngelaDoris

Vivenciando e aprendendo
Vou subindo
Os degraus da consciência
Lutando pelo objetivo
Sem ajuda da ciência
Toda a chama que reluz
Povo forte não reduz
Tem o vivo que se faz de tolo
E o tolo que se faz de vivo
Mas todo aquele que te faz penar
Se não paga aqui então vai pagar pra lá
Conforme a lei do homem lá de cima
Se batem em uma face de a outra pra apanhar.

Inserida por UmaPandaBaixinha

Aprende a ler e também a ser singular quantas vezes for preciso desce ao abismo, só não morra no conformismo do “achismo” ou do senso popular.
Pensando no vento onde vai parar? As folhas são levadas sem destino
Não há determinismos, depende da “maré”…As vezes um tsunami, um furacão
ou uma brisa leve, assim é a explosão que se chama inquietação.
Ela move os céus, os” mundos mais profundos” e o inconstante coração.

Inserida por KatianaSantiago

Talvez eu devesse ficar um pouco mais calma
Como é bom conhecer, como é bom aprender com outros.
Às vezes fico pensando que a errada seja eu
Mundo fácil com pessoas complicadas
Porque as pessoas complicam tanto o que é tão simples?
Eu só quero uma oportunidade, mas acho que pessoas como eu.
Não tem oportunidades... Pessoas como eu sonham...
Será esse o meu destino?
Será que um dia eu poderia mostrar ao povo que tudo pode ser bem simples?
Será que um dia eu poderei encher meus pais de orgulho?
Será que um dia o Mundo ouvirá o que eu tenho a dizer?
Ouviram a minha voz?
Eu penso que não fazem de propósito – sei lá...! Eu acho que é tanto coisa ao redor...
Você estar tão acomodado que não faz mais muita diferença se estar fazendo certo ou errado.

Inserida por AnaDantas

Quando a estrutura fracassa

Aprendemos deste o tempo de colégio, que todos participamos de uma democracia, temos hierarquias e nossos representantes são eleitos pelo voto popular. Aprendemos a respeitar leis e que de certa forma temos direitos e deveres, o que a principio no papel parece ser lindo e eficaz.
Passa o tempo e acabamos por descobrir, que é função do governo garantir bom atendimento na área de saúde, segurança para todos e educação de qualidade, inevitavelmente começamos a nos deparar com questionamentos, se é função do governo aplicar a pesada carga tributaria para o bem do povo, por que o povo não o recebe da forma correta?
Vemos com o passar das eleições que entra partido e sai partido, as ideologias nas propagandas são diferentes, mas as atitudes na realidade são as mesmas. Acusações de privatizações e corrupção.
O governo é uma estrutura que teoricamente não visa lucro, ele recolhe impostos e com estes impostos ele melhora a qualidade de vida de seu povo. Quando ele privatiza ou terceiriza um serviço, ou entrega um bem publico para ser dirigido por pessoas do núcleo privado o foco muda, passa-se a visar o lucro, pois diferente do governo empresas que assumem esse papel visam cifras e muitas vezes não o beneficio do povo.
Mas os impostos não diminuem mesmo essas estruturas estando administrados por terceiros, uma despesa a menos para o governo e uma carga tributaria a menos para o povo, um bom sonho. Mas não basta apenas demonstrar incapacidade de gerir a maquina publica, é necessário corrompe-la, desviar a verba publica.
Hoje em dia a politica é vista como uma forma de enriquecer, muitas pessoas entram nesse meio não para melhorar suas cidades e estados, mas porque sabem que os salários fora da realidade o faram mudar de patamar, ter melhor vida, já que o trabalhador comum pena com uma renda que beira o vexatório.
As manchetes de revistas e jornais são sempre as mesmas, denuncias e mais denuncias, apenas um reflexo das escolhas mal feitas e da cultura imposta no país. Mas em determinados momentos, raros momentos a estrutura racha, fica praticamente insuportável suporta-la, é quando os protestos começam a ganhar força.
Está escrito na história do mundo, grandes mudanças somente acontecem quando o povo se une por um ideal, não importa a nação, quando as pessoas chegam ao seu limite, quando elas saem do estado de letargia se dá inicio a mudanças significativas na estrutura e na cultura de um país.
Isto não é mais raro de acontecer, com o avanço da comunicação, do esclarecimento, da informação na velocidade da luz, está cada vez rápido tomar conhecimento da dilaceração que existe na politica. O que nos remete a varias perguntas como se estamos no modelo de economia certo, se estamos no modelo politico correto e se estamos no modelo de sociedade ideal.
Ter cidadania, ser justo e correto nem sempre é aceitar o que se apresenta como verdade, é questionar e buscar mais respostas, e se não encontra-las, exercer o direito legitimo de liberdade de expressão. Talvez as pessoas tenham confundido, pagar impostos, calar-se diante das indiferenças, estar confortável em seu sofá muitas vezes é estar tendo uma existência mecânica, viver muitas vezes exige riscos e sentir-se vivo é lutar pelos seus ideais, mesmo que muitas vezes sozinho.

Inserida por pablodanielli

Aprende a ler e também a ser singular quantas vezes for preciso desce ao abismo, só não morra no conformismo do “achismo” ou do senso popular.
...Pensando no vento onde vai parar? As folhas são levadas sem destino
Não há determinismos, depende da “maré”…As vezes um tsunami, um furacão
ou uma brisa leve, assim é a explosão que se chama inquietação.
Ela move os céus, os” mundos mais profundos” e o inconstante coração...

Inserida por KatianaSantiago

E você se torna mais forte depois de aprender a lidar com a ira, com o orgulho, com as contradições, com a fofoca do povo, com os momentos difíceis, depois de ver suas expectativas frustradas, de ver seus sonhos sendo desfeitos, de se decepcionar.
Você passa a ver o mundo de um jeito diferente, e reconhece que o maior valor da vida está naquilo que não se compra.

Inserida por amandaemilia

Foi-nos insistentemente ensinado: "Conhece-te a ti mesmo".
Têm-nos insistentemente repetido que a "verdade que liberta" nos salvará.
Mas, até agora não aceitamos.
E o escapismo universal segue devastando o homem e tudo.
A procura de si mesmo - em silêncio e só - é a esperança.
E a minha esperança é que se voltem para ela todos os
homens.

Inserida por DavidFrancisco

Era uma vez uma jovem criança que estava no começo de aprender sobre o q é viver , era uma criança cheia de duvidas,e sempre havia uma novidade para ela sobre este mundo , ela foi crescendo e ela cometia muitos erros e revoltada ela disse : -Odeio cometer erros sem a minha vontade !! É muito ruim cometer um erro sem a minha vontade eas pessoas acharem que foi da minha vontade E é muito ruim cometer erros , sendo q na verdade , ao cometer não reconheci q era um erro e logo me arrependo !!
Cheia de decepção , ela vive isolada , com medo de magoar as pessoas e de passar vergonha, ou seja, se tornou uma jovem timida , com medo de cometer erros , Quase entrando em depressão , ela via as pessoas ao redor dela (a maioria) sem este problema,e ela se perguntava : -Porque essas pessoas não estam passando a mesma situação na qual estou?
E ela pensava, tentando descobrir o porque desta pergunta , e pensou : -Será que essas pessoas acharam uma solução ou se isso nunca aconteceu com elas? Se uma dessas pessoas passaram por isso e acharam solução , qual será ? Poxa , ouço tanto as pessoas orientando as outras falando Nao Desista pois para conquistar a vitoria tem q haver determinação !!!
Ela tentou encaixar este conselho q ela ouvia , sem motivo , sempre falavam isto : NAO DESISTA !
E ela novamente pensou : Perai , Deus é perfeito , entao , como q o ser humano tbm vai ser perfeito ? Será q o ser humano deixou de ser perfeito após pecar contra Deus ?
Se for isso mesmo o q estou pensando entao é normal errar , mas tbm acho q deve ser necessario evitar ao maximo , Ah SENHOR quao bom foi achar a solução para esta situação ! Muito obrigada ! Agora irei crescer cometendo erros SEM a minha vontade mas ,tentando concerta-los , pois ali-as errando q se aprende !
E assim esta jovem passou a combater a timidez , á concertar seus erros , e tbm aprendeu q devemos pensar muito bem antes de agir ! E assim ela prossegue a vida , concertando os erros , e assim se edificando , ela fica cada vez mais proxima de Deus fazendo a vontade do SENHOR , segundo está escrito em sua Palavra

Inserida por suellenservadedeus

Com o passar dos anos aprendemos que não é
importante a quantidade de pessoas que dizem serem amigos, e sim a qualidade da amizade que cada um oferece. É nas horas incertas que conhecemos os amigos certos, a maioria não quer saber do problema do outro (isso é fato). Então não vejo motivo para manter as aparências, aprendi (e recomendo) a ser mais seletiva com pessoas que me
relaciono e as que mantenho em minha vida.

Inserida por Elce-Rocha

Meninas isto vocês tem que aprender, elimine seus pretendentes pelo número de interesse que te dedica, mulher ñ conquista um homem que não a quer, ela preserva aquele que a ama...
Não insistam em um relacionamento doentio... Amor é o sentimento que representa Deus... Deve ser sereno, tranquilo, respeitoso com dedicação mútua...
Homem é caçador como leão, presa fácil ele ignora... veja um leão depois que a presa deixa de debater-se...ele perde o interesse.

Seja difícil, interessante, invista em livros ao invés de roupas muito vulgares...Um homem olha uma mulher de BURCA e consegue visualizar as curvas de seu corpo, não que devemos nos cobrir, mas que não seja esta a sua arma de sedução... desconfie de homens desocupados o dia inteiro em sites de relacionamento...HOMENS trabalham... Os bons não vivem só, se está só muito tempo tem algo errado com "ele"... Rejeite estes que te procuram esporadicamente, este não te quer, te tem como "burra" e está te usando... O homem que te quer é assíduo, pois HOMENS são seres determinados, quando quer uma MULHER vai a luta....

Inserida por RizzadeMorais

Aprender um novo idioma é um processo que requer assimilação inconsciente, ou seja, não basta ver uma palavra uma vez e saber seu significado, deve-se conectá-la ao mundo real, à sua ação, seu objeto. É uma reconstrução do mundo ao seu redor, onde palavras se ligam a outras que antes eram totalmente distintas. É como a vodka, em russo, водка, que vira diminutivo de água, вода.
Voltar a infância, desconhecer as coisas, não saber se comunicar, é muito frustrante, mas entender algo que antes era apenas um amontoado de letras/símbolos, é uma sensação sem igual.

Inserida por TeixeiraSantos

As vezes pensamos igual é incrível em outras totalmente diferente!
Você disse que aprendeu a gostar de mim,eu garanto que sempre te amei,então depois você se contradiz dizendo que sempre vai me amar. Não entendo,fico na dúvida e no talvez,é talvez seja verdade.
Te amo como nunca amei ninguém na minha vida,e você não tem me dado motivos,tem sido frio nas ligações,responde minhas mensagens quando quer...eu sei que não posso gostar de você desse jeito e por isso decidir não mais te ver e tentar parar de respirar você.
Quando te encontro não sou mais a mesma,tudo pra mim perde o sentido quando e digo chau e vou,ou quando você diz foi bom te ver,sei que é uma despedida...me dói e dói muito sua ausência,te queria muito aqui comigo.

Inserida por Rutyenne

Tempo

Tempo só ele trás a verdade ensina escolher, seguir ou morrer
Tempo te faz escolher sofrer ou seguir, viver sem ter sem maior bem querer.
Tempo te faz buscar o seu amar para sua alma consolar sem lagrimas rolar.
Tempo ensina que amar é viver mesmo sem ter.
Tempo te faz seguir e com lagrimas sorrir
Tempo ensina viver, pois nem tudo podemos ter.
Tempo ensina que acabou tudo continuou a vida passou
Tempo mostra à verdade a pura realidade tira a ingenuidade.
Tempo te mostra que não existe vida de alegria apenas agonia.
Tempo fala do amor te apresenta esse sentimento e te avisa ele trás dor.
Tempo vem pra sua vida mudar e te fazer sorrir ou chorar mesmo quando o mundo girar.
Tempo é necessário para a ferida curar e as lagrima enxugar quando o amor te magoar
Tempo cura a ferida, te ensina a viver e te acompanha ate voce falecer.
Tempo é o remédio que trás a cura te tira à amargura e te trás a cura
Tempo e a felicidade ES a verdade e serás futuro e realidade e a sua eterna saudade ele foi quem te deu a felicidade.

Inserida por suellensamu

Já errei : E não me arrependo sabe porque ?
Vou te explicar errei pra aprender que nesse mundo não existem amigos verdadeiros ,apenas companheiros de caminhada,de festas de curtição em tudo isso.

Chamar de amigos eu não chamo, alguns colegas,alguns apenas conhecidos ,se é pra ser igual a eles me desculpa não sou igual a ninguém...
E quem hoje vive falando dos outros é porque há muita inveja .No Coração!
Eu aprendi que tudo que você fala há de pagar um dia você paga!!!
Então confiar em Deus ,Jesus Cristo e confiar em si mesmo é o que basta ...
Se eu me sinto só??? Não me sinto feliz ,pois Jesus me abraça pra me salvar
e me consola com sua oração ... Errar é humano ,sou um humano de carne e osso ...Tenho sentimentos e por mais que alguém me magoe ou me engane ou diga mentiras sobre mim,eu as perdoou ... De Coração!

Inserida por rehloyola

MARIA SEM VERGONHA!

Acredito que estou aprendendo a olhar nos olhos o mundo.
Não que antes não o via, mas, agora vejo realçado.
Enxergando o que foi visto e não olhado, pois, olhar demanda tempo, paciência e vontade de apreciar suas singularidades.

Sem aprisionar, apenas enxergando o profundo a margem e contemplando a paisagem.
Se há uma flor que tenho admirado é a Maria sem vergonha, uma planta que produz flores da mais variadas cores.
É encontrada de forma espontânea em trechos de estrada, canteiros ou mesmo em vasos e jardineiras.
Porém, precisa de solo fértil e úmido, multiplicando em profusão.

Só quem vê, consegue enxergar sua profundidade.
Tenho deparado com essas belezas. Acho que antes nunca tinha utilizado tanto do olhar, estou aprendendo a comunicar-me.
Redescobrindo esse sentido, reparando as minudências, estou mais sensível enxergando detalhes que nunca tinha visto.
E como é bom tudo isso!

Nunca pensei que poderia comunicar tanto, horas e horas com os olhos. Tenho sentido uma energia muito forte aproximando-se da presença da lua, não sei explicar só sentir e olhar!
Lágrimas, brilhos, intensidades, penetrantes, reconhecendo-se, reparando e olhando!
Há momento na vida em que precisamos saltar, entrando em contato com o vento e há momentos que apenas precisamos olhar.

O olhar é mediato, mediado, lento é reparando no que nos rodeia é ver amor no seu olhar é desabituar a ver o que é essencial.
Estabelecendo uma relação de conhecimento com o real!
E como já dizia José Saramago: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara". Apreciando a Maria sem vergonha e reparando na beleza de suas cores!

Inserida por aleaguiar