Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
O corpo tem uma sabedoria natural, e quando aprendemos a observar melhor o que ele está querendo nos dizer, podemos otimizar - e muito - os nossos hábitos cotidianos.
Este é o momento de você refletir a respeito de como tem vivido o seu dia-a-dia e, a partir desta compreensão, fazer as mudanças que sentir necessárias.
Sabedoria é dom de Deus
Alguns servos do Senhor têm sabedoria para falar, ensinar, escrever, relatar, admoestar sobre as coisas do Reino de Deus, mas não têm sabedoria para administrar a própria vida familiar ou conjugal.
“Se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus?” (1 Tm 3:5).
Então, um deles pergunta: “Senhor, eu recebo de ti sabedoria para fazer a tua obra, mas não tenho sabedoria para conduzir a minha vida conjugal. Como adquirir sabedoria para administrá-la?
PERGUNTA:
“Onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?” (Jó 28:12).
RESPOSTA:
“Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28:28).
Versículos e versões correspondentes:
“E ele disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal” (Jó 28:28).
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre" (Sl 111:10)
"O Senhor se agrada dos que o temem" (Sl 147:11).
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10).
“O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio” (Pv 8:13).
“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Dt 10:12-13).
“Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus” (Lc 12:5).
Medo negativo e medo positivo:
Ter medo de Deus porque ele pode lançar alguém no inferno não é ter medo de malefícios e malignidades provenientes do mal em todas as suas formas, mas ter medo como meio de precaução, um medo positivo que previne contra ações do mal, um medo preventivo. Pode-se denominar esse medo de reverência a Deus - um respeito temente, uma veneração. Temer a Deus porque ele é quem perdoa e tem o poder para lançar no inferno pelo poder da sua justiça; jamais por maldade.Isso reflete uma atitude sábia.
O que é temer a Deus?
Temer a Deus é respeitá-lo profundamente, buscando sempre lhe agradar. Como? Fugindo do pecado:
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4:7);
"Não deis lugar ao diabo" (Ef 4:27).
Como temer a Deus?
1. Obediência: praticando-a — Dt 4:6
2. Resistência ao mal: não se deixando seduzir pelo pecado — Pv 1:7
3. Cumprimento do dever humano: consistindo em temer a Deus e em guardar os seus mandamentos — Ec 12:13
Especialmente às mulheres:
“A mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada” (Pv 31:30).
A mulher que teme ao Senhor fala e age com sabedoria.
Então, eu, mulher, oro ao Senhor por sabedoria para fazer a sua obra e para administrar sabiamente a minha vida em todos os sentidos.
Respeito é bom e a gente tem que aprender a praticar!
O mundo seria bem melhor se ao invés das pessoas julgarem tanto a vida umas das outras, vivessem as suas próprias histórias.
Digo isso, pois dia desses acabei presenciando uma cena que considero ter sido uma falta de respeito, sem limites. Um senhor que se dizia seguidor de Deus estava esbravejando com um jovem na fila da padaria e dizendo que ele não iria para o céu! Eu fiquei tão curiosa que perguntei por qual motivo ele não iria para o seu céu.
Aquele homem enfurecido e certo de ser a pessoa mais certa, disse que não há lugar no céu pra quem vive uma vida sem regras que supostamente aquele jovem estava a viver.
Olhei para aquele senhor e disse que ele que lute para alcançar o seu céu e não se importe tanto com quem ele acha que não vai pra lá .
Cada um que corra atrás do que acredita, mas respeitando o que para o outro é verdade também.
Uma das boas ações ensinadas no budismo é a doação de um sorriso, um olhar afetuoso ou até mesmo uma palavra agradável.
Se hoje você não tem dinheiro ou tempo para ajudar o próximo, não tem problema.
Contribua com sua luz, com seu amor e compaixão.
As vezes um sorriso e um BOM DIA oferecidos com todo seu coração, podem mudar o dia sombrio de alguém!
Luz e paz a todos! ✨🙏
+ que irmãos, brother's
As vezes penso que temos irmãos para que aprendemos a sermos, todos, irmãos.
Ser irmão é ter origem e várias histórias veladas e seguras noutro coração.
É ser filho de uma mesma mãe ou de uma mesma Terra. Nação.
É quando, se tem tanto em comum, busca preservar e acha lindo admirar o que há de único num irmão.
É força, laço, amizade e união.
É na maturidade!!
Na juventude aprendemos a palavra fé, mais é no caminho a maturidade , que desenvolvemos e práticamos.
Aprendemos que a vida, vai além de um corpo bonito e bem moldado, e que é a essência e o conhecimento pessoal, que nos faz viver melhor e com mais qualidade, e que a felicidade é fruto destas conquistas.. !!
Simone Vercosa.
Beleza interna
O ser humano tem muito pra aprender sobre si mesmo ,a grande maioria passará a maior parte de sua vida buscando por ajuda exterior por acreditar
que um dia encontrará a luz que iluminará sua vida e lhe dará tudo que precisa ,
mas apenas uma minoria perceberá antes da morte de que a luz pra iluminar
seus dias e tudo que sua vida precisa pra se manter saudável está dentro de si mesmo e as exterioridades às veja apenas como coadjuvante de sua força e
beleza interna .
Associar-se àqueles com quem pode aprender
Seja o convívio amigável uma escola de erudição e torne a conversação instrutiva. Faça dos amigos professores e combine a utilidade da aprendizagem com o gosto da conversa. Alterne a fruição com a instrução. O que você diz será recompensado com aplausos; o que ouve, com aprendizados. O que nos leva aos outros, em geral, é a nossa própria conveniência; aqui ela tem um sentido maior. Os prudentes freqüentam as casas de renomados heróis que são mais palcos de heroísmo que palácios de futilidade. Alguns são notáveis pelos conhecimentos e bom senso; pelo exemplo e pelo modo de agir, são
oráculos de toda grandeza. Aqueles que os cercam formam uma academia refinada de discrição e sabedoria elegantes.
Toda situação ruim te ensina uma grande liçao. E o luto é um grande teste.
É um teste de fé, de amor, de amizade. Através deste triste momento, vemos o quanto somos fortes e confiamos no consolo e nas promessas de Deus. Também descobrimos o quão grande é o amor daqueles que nos rodeiam ao compartilharem da nossa dor mesmo sem estar presente fisicamente. Descobrimos os nossos verdadeiros amigos. Também descobrimos que família não é quem se diz família, família é quem se preocupa, quem sofre junto, quem divide o peso, a dor.
...
Curta o momento...
O mais importante nas nossas vidas é aprendermos a curtir os momentos bons da vida.
Uma grande parcela do mundo vive pensando no dia seguinte, pra ser sincero, em minha opinião, grande parte de nós vive assim. Aguardamos o dia seguinte e esquecemos de viver o de hoje, e assim por diante. É preciso parar, pensar um pouco e raciocinar, porque algum dia não existirá o dia seguinte, não me entendam como um pessimista, mas é a verdadeira realidade.
Devemos aproveitar todos os dias como se fossem os últimos, dar mais valor ao que estamos fazendo neste dia nos mostrará o caminho certo. Pense no que você fez hoje, o que foi bom, o que foi ruim, as pessoas com quem conversou, momentos engraçados e perceba que são poucas vezes que você recorda desses momentos, isto acontece porque estamos sempre pensando no amanhã e não percebemos o ótimo dia que vivemos hoje.
Conscientize-se, dê mais valor ao seu dia-a-dia e seja mais feliz, pois somente assim você terá vivido plenamente.
NEUROCIÊNCIA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Você aqui vai saber um pouco sobre a neurociência, e isso poderá lhe ajudar em seu dia a dia, portanto, com muita atenção no texto, venha com Nilo Deyson.
Por muito tempo o foco da educação esteve voltado para ensino mecânico e direcionado a um grupo homogêneo de alunos, sem dar a devida atenção à especificidade, a individualidade e a forma com que cada um aprende.
As informações eram “transmitidas” pelo docente e os alunos as recebiam e aceitavam sem questionamento. O problema é que essas informações eram perdidas, sem ser assimiladas, uma vez que os alunos não conseguiam relacioná-las as vivências ou conhecimentos anteriores.
Além disso, o processo de aprendizagem não se dá da mesma forma em cada indivíduo, cada um tem seu ritmo, cada um tem sua habilidade, sua modalidade de aprendizagem; além das influências externas que podem ser decisivas nesse processo.
A escola tem a função de ensinar, mas não pode, nunca, ser confundida com produção em massa. Afinal o “produto da escola” é o mais valioso de todos: o ser humano, com ideias, opiniões e sentimentos. Neste caso o termo ensinar acaba tendo uma conotação bem diferente do que antes; pois hoje sabemos que a escola tem um papel que vai além de ensinar conteúdos como: auxiliar o aluno a perceber sua individualidade, tornando-o também responsável pelo ato de aprender, proporcionar a otimização de suas habilidades, facilitar o processo de aprendizagem e criar condições de aprender a aprender. Ensinar a ter autoria de pensamento.
A principal questão a ser analisada é: será que escola está preparada para isso?
Como um professor pode conhecer melhor nossos alunos? Como podem atender as suas necessidades?
O processo de ensino/aprendizagem é bem mais complexo do que se pensava há algumas décadas, e as escolas não podem continuar ensinando as gerações atuais por meio de metodologias arcaicas.
Hoje, temos a disposição uma infinidade de recursos, além de estudos e pesquisas científicas que podem nortear nossa prática.
A Neurociência é um desses valiosos recursos para os educadores. Nada mais justo, se pensarmos que a aprendizagem se dá por processos neurais, onde se concentram os estudos da Neurociência.
Compreendendo o processo de aprendizagem
O primeiro passo é lembrar que cada ser é único e embora haja a necessidade da escola trabalhar conteúdos, estes podem ser aprendidos de forma prazerosa, utilizando recursos e métodos que atendam a todos. O professor precisa conhecer seus alunos.
Eu, Nilo Deyson, penso que, um erro comum é o fato de muitas vezes o professor conhecer o perfil de seus alunos, mas esquecer da importância do próprio aluno se conhecer também. A compreensão de como é possível lidar com certas características pessoais ajudará o aluno a identificar, mobilizar e utilizar suas características criativas e intuitivas, pois cada um aprende no seu próprio ritmo e à sua maneira.
Através de sua prática, o professor deverá oferecer um ambiente que proporcione estímulos do ponto de vista intelectual e emocional. Daí a necessidade do educador, consciente de seu papel, buscar estruturar o ensino de modo que os alunos possam construir adequadamente os conhecimentos a partir de suas habilidades mentais. E para isso, é imprescindível que conheçam os significativos estudos da Neurociência, uma vez que esses, sem dúvida, influenciam na compreensão dos processos de ensino/aprendizagem.
A Neurociência traz para a sala de aula o conhecimento sobre a memória, o esquecimento, o tempo, o sono, a atenção, o medo, o humor, a afetividade, o movimento, os sentidos, a linguagem, as interpretações das imagens que fazemos mentalmente, as imagens que formam o pensamento e o próprio desenvolvimento infantil. Os neurônios espelho, que possibilitam a espécie humana progressos na comunicação, compreensão e no aprendizado. A plasticidade cerebral, ou seja, o conhecimento de que o cérebro continua a desenvolver-se, a aprender e a mudar, até à senilidade ou à morte também altera nossa visão de aprendizagem e educação.
Essas informações são imprescindíveis para a ação do educador, e nos faz rever o “fracasso” e as dificuldades de aprendizagem; uma vez que existem inúmeras possibilidades de aprendizagem para o ser humano, do nascimento até a morte.
Enfim, sei que não sou dono de nenhuma verdade, porém, como eu lido todos os dias com pessoas que não desenvolveram a inteligência emocional, logo pensei em escrever esse texto afim de deixar registrado o desejo de ver um dia, os educadores, professores, dialogando sobre os altos, uma vez que isso ajudaria muitos alunos.
Quero deixar claro que, eu, Nilo Deyson, não sou professor, no entanto, me considero um educador no sentido de melhorar o condicionamento do sistema emocional das pessoas através de palestras e diálogos.
Por fim, que a educação deixe portas abertas para neurociência.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Desde sempre eles me ensinaram
Apontaram o caminho que eu devia ir
Na minha cabeça confusões e sentimentos
Que eu não conseguia distinguir
O tempo foi passando e eu me acostumando
A levar o peso dessas cordas
E o ar que eu respirava já não era puro
Fardo era duro e isso me sufoca
Nadar contra a corrente era o dilema
Escolha serena não era opção
Visão pra quem tinha olhos fechados tapados
Correntes e cadeados segurando o coração
Eu penso que meus 41 anos de idade foram servidos para aprender (vendi pipoca no estadio, entreguei jornal, trabalhei na lavoura, fui garçom, cozinheiro, agora trabalho com o Direito, mas sonho ser agricultor) e com isso tirei as maiores lições de minha vida.
Ser humilde e admitir que a cada tanto se erra e se aprende, que todos somos iguais e todos merecemos ser respeitados, trabalhar com empatia que a cada tanto devemos nos colocar no lugar do outro para obtermos um melhor entendimento na situação vivida naquele momento, e o bom senso pois cometemos erros constantemente; e é com os erros, que os homens de bom senso aprendem a dominar a sabedoria (grau maior da qualidade humana) para a vida.
Seremos sempre!!
A sabedória é adquirida através dos ensinamentos deixados por Jesus, é tb fruto de nossos esforços.
Quem despreza seu proxímo, demonstra falta de senso, amor, perdão, e esquece todos os ensinamentos de Jesus.
O bem, o amor, o perdão se faz praticando, não falando.
Somos tudo aquilo que exalamos, disto não podemos fugir.
A essência é uma só de cada um, não muda.
Seremos sempre!!
Simone Vercosa.
Na delicadeza e na sutileza
dos girassóis, que possamos aprender o
verdadeiro sentido do Natal.
Pois, em dias nublados, os girassóis
se viram uns para os
outros em busca de luz.
E assim devemos ser,
regados de muita fé,
esperança e amor,
tendo como princípio
o perdão, e escolher
ser luz na vida de alguém,
assim como Cristo,
escolheu ser luz em nossas vidas.
Cavalgando as ondas
Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; em você eu espero o dia todo. - Salmos 25: 5
Escritura de hoje : Salmo 25: 1-10
O que pode suportar as correntes oceânicas por anos antes de finalmente chegar à costa e voltar à vida? De acordo com a revista World da National Geographic, é uma noz nativa da América do Sul e das Índias Ocidentais. Algumas pessoas os chamam de "corações do mar".
Essas nozes de 2 polegadas, de cor castanha, são sementes resistentes em forma de coração que crescem em trepadeiras altas. Muitas vezes caem em rios e flutuam para o mar. Lá eles podem andar nas correntes por anos antes de chegar à costa e brotar em uma planta.
Essa semente que sustenta a vida e dura no tempo ilustra um princípio espiritual básico. Os planos de Deus podem incluir longos períodos de espera por Ele para agir em nosso nome. Isso foi verdade para Noé, que suportou o ridículo enquanto passava 120 anos construindo um navio; de Abraão, que esperou o cumprimento da promessa de Deus de ter um filho na velhice; e de Davi, o ungido de Deus, que escolheu esperar o tempo de Deus em vez de tirar a vida do invejoso rei Saul.
Os corações do mar não podem escolher ser pacientes, mas nós podemos. Nada é mais difícil ou melhor para nós do que seguir o exemplo de Davi, que escreveu o Salmo 25 . Esperando no Senhor, podemos ter paz e nossa fé crescerá - mesmo enquanto estivermos atravessando as ondas.
Refletir e orar
PENSANDO NUNCA
Que circunstâncias dificultam a espera pelo Senhor? Como sabemos que não ficaremos desapontados quando esperamos por Ele?
Deus amplia nossa paciência para ampliar nossa alma. Mart DeHaan
Essa aqui é a Amanda
menina sonhadora
vive com a mão na massa
pois aprendeu de cedo na raça
que não basta sonhar tem que ser batalhadora!
Isso não é propaganda
nem mesmo elogio
é fato de um caráter de mulher verdadeira
e cheia de brio!
Se espera dela uma conversa branda
já desencana,
pois ela dirá tudo o que achou,
tim-tim por tim-tim, sem esconder nada
papo reto, palavra franca!
O Significado do seu nome:
"Mulher para ser amada"
diz o sabedor,
como se precisasse de indicação
Para sentir por ela o mais puro amor!
Cozinheira de mão cheia
dizem as pessoas:
"-Essa é a sua vocação"
isso porque não fazem ideia
de quantas coisas boas
é cheio seu coração!
Se achou muito
imagine se conhecer
os dois presentes
que através dela veio ao mundo
nos trazendo esperança
Isso sim é mulher, esposa e mãe
essa é a minha linda Amanda
O poder dos nossos limites
Vá, e eu estarei com sua boca e ensinarei o que você deve dizer. - Êxodo 4:12
Escritura de hoje : Êxodo 4: 10-12
Quando Deus chamou Moisés para servir, ele respondeu: “Ó meu Senhor, eu não sou eloquente, nem antes nem desde que você tenha falado com seu servo; mas tenho dificuldade de falar e de língua ”( Êxodo 4:10 ).
A linguagem sugere que Moisés pode ter tido um problema de fala. Talvez ele gagueje. O Senhor lhe disse: “Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, o surdo, o ver ou o cego? Não sou eu, o Senhor? ”(V.11).
Nossas deficiências, nossas deficiências, nossas desvantagens são usadas por Deus para Sua própria glória. Sua maneira de lidar com eles pode não ser removê-los, mas nos dotar de força e usar nossas limitações para o bem.
Se nossas fraquezas nos fazem buscar a Deus e confiar nEle, elas realmente nos ajudam em vez de nos impedir. De fato, elas se tornam a melhor coisa que poderia acontecer conosco, porque nosso crescimento em coragem, poder e felicidade depende de nosso relacionamento com o Senhor e do quanto estamos confiando nEle.
Três vezes o apóstolo Paulo implorou ao Senhor que removesse seu impedimento, mas o Senhor respondeu: “Minha graça é suficiente” ( 2 Coríntios 12: 9 ). Paulo então se gloriou em suas limitações, pois percebeu que elas não o limitavam. Como ele disse: "Quando estou fraco, então sou forte" (v.10).
Refletir e orar
Deus usa a fraqueza para revelar
Sua grande suficiência;
Portanto, se Lhe permitirmos trabalhar através de nós,
Seu poder veremos. —Sper
A força de Deus é melhor vista em nossa fraqueza. David H. Roper
Quando utilizamos os conhecimentos que nos foram ministrados, estamos a ir ao arquivo dos ensinamentos.
Quando utilizamos as nossas próprias ideias adquiridas através da observação e experiência de vida. Através de erros e sucessos, e muita experimentação.
Estamos a trabalhar na nossa área de trabalho.
Acumulando sabedoria para partilhar!
Chamo a isso evolução.
EC./26/12/2019
A cura e libertação do pânico.
Agradeço a Deus, pela oportunidade de aprender e pela capacitação que Ele tem me proporcionado, a cada dia, desde que eu nasci a 61 anos atrás, desde o primeiro dia de vida, pra sugar o leite no peito da minha mãe, engatinhar,,.... aprender tudo com minha mãe e meu pai. As lutas, peregrinações foram muitas, passei por momentos muito, muito ruins, muito tristes, percas de coisas, pessoas queridas e amadas, que partiram, nessas idas e vindas, houveram momentos que pensei desistir da vida.... pensei em desistir de tudo, comecei a guardar magoas, ressentimentos, sentimentos que me envenenavam, fui tendo ansiedade, pânico, insegurança, mas quando eu olhava, nos olhos da minha mãe meu pai, dos meus filhos, meus irmãos, eu me via covarde, pequena e sem fé, procurando mais sofrimento para todos. Comecei a olhar para dentro de mim, o meu templo e olhando pra minha alma, me matriculei na faculdade consegui curso superior, mas ainda minha alma ainda estava escura, e as crises de ansiedade e pânico revidaram a minha mente, mais uma vez, eu precisava continuar, eu precisava estar ali, forte, eu precisava de alguma forma, contribuir, para que a minha missão de mãe, fosse cumprida. Eu já não era mais filha, mamãe já havia ido embora, e agora José...?
Meus filhos, pedacinhos de mim, talvez, não precisam mais de mim, .... mas Deus confiou em minha maternidade.... Venho me capacitando, para curar minha alma, curar as feridas do tempo, e quando tive as piores crises de pânico, mais uma vez, eu comecei a perceber que algo que estava em mim não me pertencia, porque quando eu conseguia respirar melhor eu sentia bem, ai comecei a trabalhar a respiração e aos poucos, um dia de cada vez, resolvi estudar a mim mesma, comecei a perceber que eu podia melhorar o meu estado de saúde emocional e mental, foi através das pesquisas que eu fazia, eu vi que ali, era o começo da cura, mas pra me curar, precisava também ,querer curar a outras pessoas e optei por fazer os cursos holísticos, medicina alternativa, e desenvolvendo técnicas descoberta, pela minha necessidade de estar bem, e mais uma Deus quis me capacitar para que eu pudesse dedicar às pessoas e também ajudar-me financeiramente, que passam com semelhantes problemas que passei. Ainda não estou curada, mas consigo equilibrar. Tenho atendido advogados, médico, professores, terapeutas, dentistas, empresários, vários deles, endinheirados, sem problemas que eu tinha, exceção a fé e gratidão que trago comigo.
E a cada curso que eu faço, consigo me conectar, com a minha essência, de olhar da luz, isso está fazendo com que eu tenha uma vida saudável, serena e equilibrada financeiramente (*).
Hoje trago comigo, 19 cursos da medicina alternativa e holística, para vangloriar a juventude da minha velhice, com saúde e felicidade.
*Fora pandemia.
“A felicidade, está na respiração e no olhar da alma”. Natalirdes Botelho
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
