Mensagens e textos de Bodas de Prata para celebrar 25 anos de casados
´´Casamento``
Assim como o verde para a natureza
Como o azul para o céu e para o mar
Assim como o branco dos lírios ao ar
A transparência nunca poderá faltar...
Não podemos deixar o sonho acabar
Meu interior te deseja para sempre
Que seja reciproco o nosso respeito
Assim peço a Deus para nosso amor...
Confio na natureza e ela me dá vida
E dá a esperança de podermos está
Com belos corações compartilhados
Eu, você a aliança ao ar livre e o altar...
No casamento, não existe patronagem, propriedade, ninguém é dono de ninguém, o que existe é uma união abençoada, compartilhada com liberdade e harmonia, em que ambos são cúmplices nos melhores e piores momentos. Sem agressões, verbais, físicas, ofensas, desrespeitos, traições, mentiras etc...
Assim uma relação pode perpetuar-se.
Quando o amor se vai após trinta e cinco anos de casamento...
Oi, minha querida não perdestes com certeza; a vida é feita de momentos aos quais passamos pela aprendizagem; e a aprendizagem é necessária ao homem a fim de que ele cresça, usufrua desse tempo e possa retratá-lo, comentá-lo, sorrir, e até chorar, pois se ultrapassastes esta jornada do tempo, é sinal de que és uma guerreira e tanta, cumpriste a tua Missão com muita galhardia. O sinal são os frutos que te rodeiam em teu dia-a-dia, e você com todo o seu amor a embalá-los, encantá-los como uma fada madrinha, vovó. Só nós sabemos o que é um calor, uma presença descompromissada diante de nós a nos acalentar. E, então podemos dizer valeu e vale a pena essa aterrissagem aqui neste planeta terra. Você sabe que existem aqueles que chegaram por aqui passaram, retornaram ou até continuam sem terem nada a relatar. Logo minha querida,Parabéns para nós Mulheres firmes e fortes lutadoras que trazemos dentro de nós o dom da multiplicação, da doação, do amor, da sabedoria.Você está numa nova fase da vida, contando, narrando, escrevendo uma nova e linda história para nós.Vamos viver este novo momento com mais alegria!
VIVENDO BEM NO CASAMENTO?
Você deseja viver bem no casamento?
Faça seu dever de casa:
Nunca seja exagerada (o) no ciúme
Nunca esteja pra Ela (e) cansado,
Mesmo que esteja, dê uma boa gargalhada.
Nunca sufocá-la (o), mas sempre amá-la (o)
Faça o possível e o impossível
Pra sempre carinhá-la (o)
Sensível, amável, bondoso e prestativo (a).
Cuidado com inferências
Pra que elas não interfiram;
Elas atrapalham a boa convivência!
Viver bem no casamento,
É necessário sabedoria
Prudência no falar,
Trazendo no rosto, muita alegria!
Trocando olhares de aceitação,
Porque isso fará bem ao coração!
Nunca alimentes uma discussão,
Se a mesma estiver na contra mão.
Preste atenção nos sinais,
Nunca os mesmos ultrapassando,
Por que sempre haverá um guarda apitando.
Não dê credita a qualquer conversa
Porque elas (es) só querem te ver enciumada(o)
Se ouvires dela um elogio ao seu amado (a)
Diga-lhe que você é dele (a) a dona (o)
É a você que ele (a) ama
Diga-lhe, seus olhos não tiram dele (a) pedaços,
É você que ele (a) a tem em seus braços.
Esse é um pouco do dever de casa.
Pratique-o e viva bem em seu casamento.
José Martins Capetine
Muniz Freire, 23.02.2017
Trancado!
Aqueles que estavam prontos foram com ele para o casamento; e a porta estava fechada. - Mateus 25:10
Ainda me lembro da noite em que me tranquei da minha casa. Minha esposa e meu filho tinham acabado de sair para a noite e eu saí para fechar a garagem. Quando voltei para casa, descobri que a porta havia se fechado. Tudo estava bem seguro. Eu não tinha escolha a não ser ficar no ar frio até a minha família voltar.
Enquanto eu ficava sentado lá por várias horas, pensei em quão terrível seria para todos os que estão “trancados” do céu por toda a eternidade. Tendo esperado por muito tempo e nunca tendo recebido a Cristo, eles de repente enfrentarão a terrível realidade de que a porta da salvação está fechada para eles para sempre!
Na parábola das dez virgens, Jesus contou cinco que haviam preparado para a vinda do noivo. Quando ele chegou, eles “foram com ele para o casamento” (Mt 25:10). Mais tarde, no entanto, quando as cinco virgens insensatas tentaram entrar, a porta estava fechada! Em resposta aos seus pedidos, eles o ouviram responder: “Eu não te conheço” (v.12).
Se Cristo voltasse agora, milhões teriam um destino semelhante. E se você? Jesus disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo ”(João 10: 9). Você aceitou o perdão por meio da fé no Salvador? Não arrisque ser "bloqueado"!
O dia da vida está passando,
Logo a noite sua alma se esconderá;
E então "tarde demais" será o seu choro
Se você está do lado de fora! —Rowe
Nunca é cedo demais para receber a Cristo, mas a qualquer momento pode ser tarde demais! Richard DeHaan
CASAMENTO
O desejo sexual é extremamente importante, até porque é de um casamento que estávamos falando; mas um casamento não é apenas isso, na verdade o desejo é apenas um complemento de uma construção de laço infinito.
Desejar é importante, a paixão nasce do desejo “amor erros”; mas entender que a vida a dois é repleta de compromissos, responsabilidades, companheirismo, amizade, amor, carinho, afeto, compreensão, perdão, escolhas variáveis, crescimento e honestidade das partes é muito mais importante do que achar que a vida a dois é apenas a realização de um desejo da carne.
Casamento é um mar de rosas e em dias variáveis as rosas estão vermelhas e demostram amor, em outros dias estão cinza e demonstram preocupação, em outros se tornam amarelas e voltam a representar o amor, em outros dias estão pretas e são capazes de chegar perto de se decretar o fim, mas o amor verdadeiro nunca se encerra, a decisão de amar e fazer feliz mantém o laço de amor verdadeiro para sempre.
Casamento é a construção de um laço de amor infinito ao lado daquela pessoa que se decidiu amar, fazer feliz e dedicar uma vida.
Resende, 10 de julho de 2019.
Primeiro Casamento - Enaile e Fernando - 02/12/2012.
Tudo tão simples, mas o amor estava presente, olhar na mesma direção sempre foi o principal objetivo, um mundo à frente, e as expectativas de um começo sob as bênçãos de Deus. Certo de que dificuldades e provações pelo caminho iriam aparecer, mas que no final o amor sempre iria prevalecer. Dia 12 de Junho de 2012, um dia em que não foi escolhido por mim e nem por você, mas por Deus. O tempo passou muito rápido, muitos acertos e muitos erros, porém até, aqui mesmo quando tudo não parecia ter solução, Deus de uma forma ou de outro nos segurou pela mão e sempre nos abençoou e hoje ele nos promete que os melhores frutos desse amor, dessa união, ainda estão por vir e que a colheita será muito generosa. Obrigado por ser minha companheira e minha melhor amiga em todos os momentos, desde sempre.
Sempre estarei ao seu lado para o que der e vier, pode contar comigo sempre. Te amo minha querida esposa, como sempre tão linda.
O inferno fica em festa como seu novo hóspede e escravo da malignidade destruindo sei casamento para sua própria condenação. Mais o Deus que tudo ver, o qual nada fica em oculto o impune chega com a sentença e suas consequências para cobrar e fazer justiça.
Desde Adão e Eva, nunca foi diferente. O que pode ser diferente é o verdadeiro arrependimento, o perdão e a restauração.
Pois estes alcançaram a misericórdia.
De que vale desconstruir um casamento, quebrar o voto mais importante diante de Deus para viver uma vida de vaidade, liberto por fora e aprisionado na consciência, uma falsa alegria que não compensa o vazio e a angústia da alma quando se está a só no quarto, uma vida onde se ora a Deus e a oração não passa do teto, se medita na palavra e a palavra não arde nosso coração, se busca a Deus e nunca se acha.
Porque na verdade, eu o abandonei causa do meu EU.
Sobre casamento:
Casar?
Eu!?
Sinto muito, mas se eu tivesse uma sádica vontade de iludir alguém e a mim mesmo,
seria político.
Se eu tivesse vontade de gastar dinheiro para tornar minha vida miserável,
usaria crack.
Se eu tivesse vontade de passar anos e anos fingindo um amor para uma criança,
entraria numa série.
Se eu tivesse vontade de ter alguém dividindo o teto que no futuro falasse mal de mim pelas minha costas,
viveria num albergue.
E se eu procurasse aprovação da sociedade,
eu não seria eu mesmo.
Sinto muito mas tenho a honestidade de assumir que não posso dar um paraíso,
não sou nenhum deus ou entidade Tanática para tal.
Sou apenas um ser humano que compreende que o amor é um fogo que pode ser aceso por apenas dois acendedores cegos pelo mundo,
dois que podem nunca se encontrar.
O que realmente pode ser considerado o casamento ideal,
certamente é aquele onde os parceiros conseguem manter bom
entendimento, sabendo usar o respeito e o diálogo, condições
sine qua non para uma convivencia em harmonia...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O QUE REALMENTE PODE SER CONSIDERADO COMO "CASAMENTO IDEAL"
Marcial Salaverry
Viver um relacionamento em clima de paz e amor, certamente sempre será o ideal de todos aqueles que se casam, ou que simplesmente vivem juntos, fazer o chamado "casamento ideal", e existem diversas maneiras para que um casamento seja assim considerado. Há que se considerar ainda que nos dias de hoje, basta que os parceiros vivam juntos para que possam se considerar casados, mas, modernismos à parte, vamos considerar o que pode ser chamado de casamento perfeito, ou ideal, como queiram...
Na teoria, é aquele casal que mantém um relacionamento estável, que vive junto, sem maiores brigas ou discussões. Mas será que vivem bem mesmo, ou apenas mantém as aparências, ostentando uma fachada de amor e carinho, mas no recesso do lar não é bem assim. Podem existir insatisfações sufocadas, e estas são as mais perigosas, pois quando vem à tona, arrasam com tudo.
Nem sempre o fato de estar junto, quer dizer que exista ainda o mesmo carinho, o mesmo amor. O amor pode ser eterno, apenas enquanto ainda é terno, enquanto existe respeito, carinho, diálogo, amizade... São muitos os pontos necessários para que o casamento seja aquele ideal.
Existem alguns fatores que podem determinar uma espécie de cisão interna, e um deles ocorre quando uma das partes (geralmente a mulher), sofreu uma espécie de amputação de sua personalidade, para poder se adaptar à personalidade de seu companheiro. Essa anulação, sendo mantida por muitos anos, poderá causar muitos problemas para o futuro, pois um amor para ser verdadeiro tem que haver o casamento das almas, e não apenas casar na igreja e cartório. Não é apenas isso, ambos tem que se encaixar, precisam entender que é uma parceria, e o que é uma real parceria, quando os dois devem ter os mesmos deveres e direitos.
Casar é um encaixe, como a palavra já diz, é uma junção, mas como somos seres humanos, é difícil haver um encaixe perfeito, é preciso haver uma adaptação entre ambos, cortar as arestas, haver um ajuste, uma adequação, e só assim haverá o encaixe, e é preciso haver amor, carinho, amizade, cumplicidade e assim com certeza estas duas peças, homem e mulher, que vão se casar de verdade, e sendo assim, dificilmente vão se separar... Só que muitas vezes o homem se esquece de fazer sua parte, obrigando a mulher a adequar-se à vida dele, fazendo com que ela fique completamente podada, omitindo sua personalidade, para se encaixar na vida dele como uma luva...
Pode acontecer que um dia ela se cansa por algum motivo, e infidelidade é um deles. Então se rebela, quer começar a ter também seus direitos, e viver sua vida, e ele fica perguntando “o que poderá estar faltando pra você? Você tem tudo que uma mulher precisa ..." mas o fato é que não é exatamente assim, ela pode ter supridas suas necessidades materiais, mas falta o carinho, o direito à vida, o respeito pela condição humana. Falta o mais importante que é o diálogo.
E quando se chega à conclusão de que essa é a verdade, e a mulher se cansa de ser apenas a "Amélia, mulher de verdade", pode acontecer uma revolta íntima, e ela quer ser ela mesma, e tudo pode findar, e apenas por falta de diálogo, e de uma melhor compreensão para acertar as arestas que vinham surgindo.
Infelizmente essa maneira machista de pensar ainda predomina, e nem sempre o homem percebe que ele tem mais condições de ser homem caminhando lado a lado com a parceira, do que a subjugando, seja pelo físico, seja pelo financeiro. É muito mais interessante e gratificante, termos a nosso lado uma companheira que está conosco por nos amar com sentimento, com carinho, dentro de sua personalidade, do que termos alguém que vive conosco, por não sentir-se em condições de viver sozinha, ou então por causa dos filhos, ou mesmo apenas por aquele velho e superado conceito do “ruim com ele, pior sem ele”.
Sempre é tempo de rever velhos conceitos, de uma adaptação á vida. É preciso haver basicamente um respeito mútuo entre os parceiros. Não pode e nem deve haver aquela sensação de predomínio, do quem manda em casa.
Uma das expressões mais rançosas que sempre escutei maridos machistas falarem, foi a tradicional: “Mulher minha não faz isto ou aquilo... Só faz o que eu quero.”
Um dia a casa cai, crianças, e quando a “mulher tua” acordar, as consequencias poderão ser desagradáveis, pois aí então ela será apenas dela...
A coisa mais importante para que um casamento seja realmente o "casamento ideal", é uma parceria onde haja respeito, amizade, carinho, e principalmente muito diálogo, possibilitando uma agradável sequencia de LINDOS DIAS, que podem ser vividos em clima de (e)ternos namorados...
Um casamento inusitado
Tem gente que não se relaciona afetivamente porque acha os envolvimentos humanos complicados demais. No entanto, não só casa, como permanece casada com aquela dor antiga, aquela que já fez todas as bodas de metais e pedras preciosas que tem na lista de comemoração de tempos de casados. Passam-se os anos, e a cumplicidade entre os cônjuges se torna cada dia mais sólida. Com a chegada dos filhos resultantes dessa união: a angústia, insônia, depressão, ansiedade, os laços que unem o casal vão se tornando cada vez mais estreitos, ao passo que a casa vai ficando apertada demais para comportar todos eles. Mesmo assim, a pessoa resignada abraça a sua sorte e com o divórcio fora de cogitação não faz outra coisa que não seja dar atenção a esse inusitado relacionamento. Alimenta-o diariamente, como se tivesse medo de perdê-lo ou de ser abandonada por ele e não saber o que fazer com tanto espaço vazio. Com tanta atenção e dedicação assim, claro que a dor se torna cada dia mais presente em sua vida e com devoção retribui o pácto de fidelidade que existe entre eles. Ir embora? Nem pensar!
De repente, a pessoa se descuida, olha em outra direção e do nada se apaixona por uma réstia de luz que atrevida entra por uma pequena fresta do medo. Encantada se esquece de alimentar a dor, para de dar atenção a ela e só então percebe que aos poucos essa relação abusiva e conflituosa vai definhando. Um belo dia, acorda e com certo espanto percebe que ela desapareceu. Com uma leveza, até então, desconhecida a pessoa respira fundo, aliviada esboça um sorriso meio enferrujado e, enfim, percebe o quanto é bom ficar solteira.
Indo para um casamento
Vamos nos alegrar, regozijar-nos e dar-Lhe glória, pois o casamento do Cordeiro chegou e sua esposa se preparou. - Apocalipse 19: 7
Após a morte de seu amado marido, uma certa mulher cristã se entristeceu com essas palavras de Jesus: “Na ressurreição, eles não se casam nem se dão em casamento” (Mt 22:30). Sentindo muita falta do marido e da vida que haviam desfrutado juntos, ela pensava no céu sem casamento como monótono em comparação com a vida satisfatória que ela e o marido apreciavam na terra.
Durante os primeiros dias da minha viuvez, aceitei totalmente a realidade do céu sem casamento. No entanto, senti que estava negligenciando algo vital. E eu era! Enquanto meditava um dia nas promessas de Deus sobre o céu, meu cérebro terrestre acordou com a percepção de que Jesus não disse que o céu ficaria sem casamento, apenas sem casamento terrestre. Em Apocalipse 19: 6-9, somos informados de que todo mundo que está indo para o céu está indo para um casamento celestial, banquete e tudo! É o casamento há muito planejado do Cordeiro de Deus com Sua noiva há muito preparada, o povo redimido de Deus.
Enquanto continuamos a nos preparar para isso, lembremo-nos disso: embora o casamento do Cordeiro seja maravilhosamente prenunciado pelo casamento cristão na Terra (Efésios 5: 23-27), é um evento para o qual todos os redimidos podem esperar. É o nosso casamento!
Pode ser hoje que nosso Senhor venha
para alcançar Sua noiva que espera;
E então entraremos em nosso lar celestial
E estaremos perto do lado de nosso Salvador. —Anon.
Mesmo assim, venha, Senhor Jesus! - Revelação 22:20 Joanie Yoder
A vida vai ensinando que o casamento é uma construção... Construção da vida a dois, construção da relação real sem romantismo, construção do amor maduro. No início e pura paixão e com o tempo está paixão vai sendo moldado para se tornar amor e não existe tempo ou prazo, para que essa construção termine, ela durará a vida inteira, dia a dia, instante a instante.
E ainda para que seja sólida e duradoura, é necessário antes de tudo se desconstruir... Afirmo isso, pois o coração dos dois ainda e um material bruto sem forma definida. Para que estes corações se torne um eles são aquecido, deformados, marretados, esfriados e volta novamente os processos até que tome uma forma bela e encantadora.
Com tudo isso traduzo que serão feridos nestes processo de desconstrução que não será fácil, pois a vida não e um conto de fadas que tudo vem fácil... mas se os dois foram perseverantes e levarem no coração Coríntios 13:4-7 que diz; “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” e sendo reforçado com Colossenses 3:14-17 que diz; “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”
E a união de dois seres se tornando um vem em
Gênesis 2:18
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
Filipenses 2:2
Completai a minha alegria de modo que, penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
Mateus 19:6
Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
I Pedro 4:8
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
Salmos 136:1
Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.
O seu amor dura para sempre!
I Coríntios 13:13
Assim, permanecem agora estes três:
A fé, a esperança e o amor.
E com tudo que foi dito não será fácil colher os frutos, mas na perseverança irá vir a gratidão desta união em a benção de Cristo nosso Senhor e a graças de nosso Deus Pai e o Espirito Santo.
Amor com sabor
Eu digo que casamento
é algo de muito lindo!
É amor a primeira vista!
Nossos olhares se cruzaram,
alimentando nossas almas.
Começa um ritual de acasalamento.
Um olhar me puxou para o meio da sala.
As mãos frias se sentiram suadas de emoção.
O rosto, que de leve foi tocada, sente seu perfume.
Foi encantamento ao som de John Lennon.
Uma química transformava nossa pele num arrepio.
Em silêncio nossos corações batiam fortes e nos aqueciam.
A noite foi se deitando e o dia foi amanhecendo. Eu não percebia
no orvalho da noite que nosso amor nascia com a coroa da paixão.
Eliza Gregio
36º Aniversário de Casamento
Para Ti...
Que lindo foi, mais um por nós passar;
Sem NUNCA te trair, sequer pensar!
Por tão bem te querer, QUERIDA AMADA;
Pois sei bem que sem TI, seria nada.
VIESTE preencher a minha vida;
Faz hoje, trinta e seis anos QUERIDA!
FOSTE O melhor que a mim aconteceu;
Ó Bonito complemento de meu EU.
Por isso agradeço AO nosso PAI;
Toda a sorte que tive em TE encontrar;
Nesta vida tão difícil de achar!…
Pois meu viver CONTIGO a vida vai;
Por sempre a TI só ter sabido honrar;
À TUA beira, para sempre estar!
Amo-te, mas como manda o Amor!
Com carinho;
ABUSO CONJUGAL
Será que temos um conhecimento profundo o suficiente do casamento para respondermos adequadamente ao abuso conjugal?
Antes de respondermos a essa pergunta, vamos levar em consideração uma mulher que representa muitas, e para personificá-la, vamos imaginar que seja nossa filha ou amiga.
Ela não sabe para onde ir e se culpa por seu casamento não ter dado certo.
Sabemos que ela não é perfeita, mas o que não vimos é a freqüência com que ela chorou e o quanto batalhou para que seu casamento desse certo. Nos últimos 12 anos ela orou a Deus para dar-lhe paciência e graça para ficar com o homem que ela prometeu amar pelo resto de sua vida.
Ele a insulta, não dá carinho, diz que não a ama e que se arrepende de ter se casado com ela; e, além disso, espera que ela satisfaça seus desejos sexuais quando ele estiver com vontade. Quando ela fala em procurar ajuda, ele ameaça dizer a seus amigos que ela está mentalmente doente ou que tem um caso extraconjugal. Ela não duvida que ele mentiria para proteger-se e ele sabe que feridas no coração são difíceis de provar e deixam marcas físicas que outras pessoas não podem ver.
Quando ela confiou nos líderes da igreja, eles a aconselharam a ser mais submissa para não provocar a raiva dele. Normalmente perguntam se ele tem sido sexualmente infiel, mas ela acha que não. Alguns perguntaram se ela acha que ele é realmente um “crente”, e ela diz: “Ele diz que sim”.
Quando questionou um dos líderes porque tais questões eram importantes, ele disse que sem evidências de adultério ou abandono por um marido incrédulo, ela não tem argumentos bíblicos para deixá-lo. Os mesmos líderes disseram-lhe que a separação não é uma opção porque geralmente é o primeiro passo para o divórcio.
Perguntas difíceis: O assunto da crueldade conjugal abre uma caixa de Pandora repleta de perguntas. Se permitirmos a separação, e abrimos a porta para o divórcio, quantos casamentos serão perdidos? Como podemos saber se uma mulher não está apenas procurando por uma desculpa para sair de um casamento infeliz?
Perguntas que normalmente não são examinadas com cuidado: Por mais difíceis que sejam, elas não impedem que o Deus da Bíblia responda à possibilidade de uma verdadeira crueldade conjugal.
Moisés não só descreveu o propósito sagrado de Deus para o casamento (Gênesis 2), mas também escreveu leis garantindo a proteção do divórcio para as mulheres mais fracas e em posição desprivilegiada em Israel. Até para filhas que fossem vendidas como escravas para pagar uma dívida financeira da família (Êxodo 21:7-11), e mulheres estrangeiras capturadas como despojo de guerra (Deuteronômio 21:10-14). Moisés fez leis garantindo sua proteção de maridos que as desprezassem e negligenciassem suas obrigações conjugais.
Em outra lei, Moisés permitiu que um marido se divorciasse de sua esposa com apenas uma restrição inusitada: ele não poderia casar-se com a mesma mulher outra vez se ela tivesse divorciado ou fosse viúva de um outro homem nesse meio tempo (Deuteronômio 24:1-4). Em um sistema legal severo o bastante para determinar a sentença de morte para aqueles que cometessem adultério, Moisés identificou a crueldade de um coração endurecido que poderia ser pior do que o divórcio.
Mas é certo darmos valor a essas leis mosaicas quando Jesus corrigiu os líderes religiosos que estavam citando a tolerância de Moisés em relação ao divórcio?
Jesus corrigiu repetidamente o mau uso de Moisés. Quando conversando com homens que estavam procurando por uma escapatória legal para o divórcio “por qualquer razão”, Ele falou sobre a importância da permanência conjugal. Para tais homens, o Senhor enfatizou que a intenção original de Deus era que o casamento fosse um relacionamento que durasse a vida toda.
Mas seria um erro supormos que Jesus responderia da mesma forma para uma vítima de abuso doméstico. Ele respeitou a intenção da lei, assim como suas palavras, quando lidando com outras leis em situações paralelas.
Considere, por exemplo, a forma com que Ele aplicou a lei sabática que, sob Moisés, determinava a pena de morte pela violação. De acordo com o evangelho de Lucas, Jesus entrou em uma sinagoga no sábado e curou uma mulher que estivera encurvada por 18 anos. Quando o dirigente da sinagoga viu o que Ele fizera, ficou furioso e o acusou de violar a política de descanso do sétimo dia. No entanto, Jesus mostrou que foi o líder da sinagoga que não entendeu a intenção da lei sabática (Lucas 13:10-16). Mais tarde, em um incidente parecido, Ele perguntou: “Qual de vós, se o filho ou o boi cair num poço, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado?” (14:5).
Em outra ocasião, Jesus reconheceu as exceções baseadas na intenção da lei e disse: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:23-27). Pelo mesmo princípio, podemos seguramente dizer que o casamento foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do casamento.
Mas e se não tivermos certeza se faz sentido buscarmos o Velho Testamento hoje, para orientações práticas? Se estivermos pensando assim, lembre-se do seguinte:
Paulo encorajou seus leitores a encontrar discernimento espiritual em todo o conselho de Deus, por isso escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16). Mesmo tendo escrito essas palavras na época do Novo Testamento, Paulo disse que quando os princípios eternos da Lei e dos Profetas são interpretados e aplicados corretamente, eles nos oferecem orientação para trabalhar com relacionamentos destruídos.
Por isso, quando uma filha, irmã ou amiga contar uma história pessoal de abuso conjugal, precisamos ser cautelosos. Vamos acreditar nelas até que tenhamos razão para o contrário, e se a situação for verdadeira, não precisamos dizer-lhes sobre liderança, submissão, perdão e o risco de perder a associação da igreja. Elas precisam saber que o Deus de Moisés e Jesus não se preocupa apenas com a permanência conjugal, mas também por aqueles que estão presos pelo abuso que é pior do que a separação protetora e o divórcio.
Pai celeste, perdoa-nos por multiplicar a dor daqueles que estão vivendo com cônjuges de coração abusivamente endurecido. Por favor, dá-nos a sabedoria que precisamos para oferecer ajuda e consolo para aqueles que estão afligidos por esperanças e sonhos perdidos. —Mart De Haan
Quando um casal planeja se casar, mas porém, ignora os sinais da análise para o futuro casamento, com a agravante de sempre estar vendo as mesmas falhas repetitivas e, ainda sim, ser omisso em relação a isso, na verdade, esse casal está começando o processo de divórcio.
Quem é desobediente aos pais, e maltrata os mesmos, além de não respeitar os avós, isso já tem um peso para influenciar na decisão para não se casar com uma pessoa com essas características.
É melhor prevenir do que remediar!
Quem maltrata os pais, não está apto para o casamento!
casamento perfeito
eles costumam se encontrar
no amanhecer do dia
e na calada da noite
e se unem num espetáculo
eclíptico e lunático
no céus das estrelas e astros
nas constelações de vossos coracoes
nas galáxias infinitas
no universo do amor
sob a luz do Cristo
que abençoa esta união
tão sublime
em minha imaginação!!!
""Casamento é a essência, simbiose de um casal, na busca para entender-se a ponto de ter um convívio que os completem, inclusive e especialmente em suas necessidades sexuais, onde parceiros que se amam, tem prazer em ser parte um do outro, numa cumplicidade que os torna sempre uma coisa só, dando e recebendo .
Se isso se desfizer, procure uma psicóloga, um religioso ou um advogado ..."" - Ainda assim há duas opções que mostram que vocês se amam e só precisam se ajustar -
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp