Textos Emocionantes
HORA MARCADA
Um amor que já nasceu predestinado
Pra ter emoção, paixão e romantismo
A quem sempre se teve sem egoísmo
Inspirando sempre e sempre ideando
Num sentimento abrasado, desejando
Tendo no coração agrado e idealismo
Sem nunca chorar ou haver um cismo
Na sorte da ventura, assim, venerando
Esse que fica, que na sensação é amor
Tanta luz a brilhar e tanto é a seu favor
Da poética mais linda dos versos meu
Tem hora marcada, e tem a saudade
Sede tão cheia duma doce felicidade
É, somos nós, apenas nós, você e eu...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Araguari, MG – 22/07/2021, 09’35”
Expulsando a emoção
A brisa que bate em meu rosto,
Vai deixando marcas e gritos da minha existência.
Caminhos distintos me levam a lugares estranhos.
Pensamentos sacros que crescem e invadem o meu ser, tomam dimensões me fazendo crescer.
São as razões que expulsam as emoções.
São as emoções que querem a todo custo no auge viver.
Elas são fortes e valentes.
Tem fome e sede, buscam um alvo: Eu!
Na poesia que me sufoca, fica a angústia das lembranças, que desaguam nas barragens do destino, arrastando-me correnteza abaixo.
Escritas não pensadas que tem voz e ouvidos, cada letra desenhada é uma história que vivo.
E assim, vão rasgando minhas inspirações como se eu fosse um delinquente, me curvo diante dessa situação e clamo a Deus em silêncio.
Orando, afasto os aborrecimentos, faço da incerteza verdade, minha escrita ilusória se cala diante de tanta bondade.
O diálogo interno se prolonga,
fixo meu olhar naquilo que não sei decifrar.
Fico preparado como um pássaro machucado, das minhas asas escorrem lágrimas
e do olhar saltitam esperanças.
Vou pedalando até derramar a última gota de suor.
Razões, são ternas e eternas.
Emoções, dores internas e extremas na existência de minh'alma.
A alma de um escritor é assim...
Os adjetivos criados e impostos são muitos e não se aquietam enquanto o poema não mostra sua cara, como uma obra de arte feita de emoção e sem razão.
Que mundo delicado esse de escrever, sem saber onde chegará, sem saber no que vai dar, só pelo prazer de encantar.
Apenas começou a escrever,
O que não sonhou e não planejou.
E num passe de mágica, ao mundo inteiro fascinou....
Autor:Ricardo Melo
O Poeta que Voa
Eu sou arrogante…
Se arrogância significa ter o emocional forte para não cair em provocações alheias, ter a autoestima em dia e me achar linda, ter autoconfiança o suficiente para dar o meu melhor, ter coragem para que a sua ignorância seja incapaz de me calar, cuidar para que não entre qualquer idiota na minha vida de novo e me conhecer bem o suficiente para saber que eu não sou o monstro que você descreve. Então sim, eu sou arrogante!
Emoções!
Independente da situação, nunca deixe suas emoções falarem mais alto do que sua razão.
Emoção e passageira e razão é contínua.
Exemplo: Quem controla as suas palavras é sábio, não deixou se controlar pela emoção.
E quem mantém a calma mostra que é inteligente.
Até um tolo(ser movido por emoções), pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.
POR QUE
Por que, em vez do silêncio, não me arraste?
Por que foste tu alvo, a emoção enamorada?
Por que sempre, na lembrança, és tu citada
E em cada verso o teu doce cheiro deixaste?
Por que no olhar aquele olhar com desgaste
Do desejo? por que, ó minha singular amada
Poeto, e suspira uma sensação tão desolada
De uma solidão, ó tomento, amargoso traste
Foste, e no perder não sabia o que perdia
Hoje chora no peito está resistente certeza
Que não teve intuição no que o amor dizia
Agora, vazio e poética sóbria, uma tristeza
Imaginado em que parte estás de cada dia
E, tenho a saudade numa nostálgica dureza
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Araguari, MG - 29/07/2021, 19’06”
Paisagem, Máscara
Escondendo suas emoções,
Escondendo seu verdadeiro ser,
Vazio e solitário,
Enbanja grande confiança e alegria,
Porém a cada dia que passa ver as cores do mundo se indo,
Vê a felicidade ainda presente se acabando,
Perdendo assim sua alegria,
Cada dia sendo apenas mais um dia,
Momentos sendo apenas momentos,
Vazio por dentro,
Olhando tudo ao seu redor sem vida,
Com medo do que pode acontecer,
Medo de perder o que ainda tem de alegre,
Sendo forte,
Sendo seu próprio suporte,
Aguardando seu trágico fim,
Aceitando a derrota,
Aceitando, mas não revelando a todos,
Sabendo que sua máscara ira cair,
Esperando assim poder revelar seu verdadeiro ser,
Cansado me encontro,
Cansado desse mundo preto e branco...
A vida é uma eterna peça de teatral....
Sobre o eterno duelo entre a razão e a emoção.
A peça é emocionante há brigas, sorrisos, lágrimas, erros e acertos.
Todos os atos da peça caminham em direção a um só sentido.
E quando finalmente se entende o sentido de todas as coisas.
Quando finalmente a jornada humana encontra o caminho da sabedoria.
A peça já se encontra em seu ato final.
A preciosidade de viver esta nos momentos emocionantes da vida. A preciosidade em morrer, esta naquilo que deixará após a morte.
Se deixará lembranças negativas, simplismente será esquecido, mas se deixará lembranças de bondade, refletirá em recordações positivas e douradoras, fortalecendo ainda mais o seu espírito que nunca morre.
Pois quem faz o bem, sua alma é pra toda eternidade.
As emoções presentes em um relacionamento são realmente fortes... para nós que somos sensíveis as palavras e gestos, quaisquer coisa nos machuca...
A conversa e o entendimento é primordial, não são as festas e bebidas que importam na vida dos casais, mas sim, o futuro próximo na qual será construída uma família linda e unida perante ao nosso Deus;
Humanização
Escrever sobre as experiências individuais sensíveis, espirituais, intelectuais, emocionais; escrever sobre as angústias, as decepções, as alegrias, as conquistas, é dar voz a muitos que passam de algum modo pelas mesmas situações.
Se exprimir e destilar os acontecimentos através de palavras, de letras, de poemas, de prosas, enfim de poesia é consolar pessoas que estão passando pelas mesmas situações, é dar-lhes um sentimento que não estão sozinhas, de que outros também passam pelas mesmas circunstâncias, e que isto é uma característica do ser humano, de ser um humano, aproximando-o novamente da humanidade.
P.S. Humanização
substantivo feminino
ato ou efeito de humanizar(-se), de tornar(-se) benévolo ou mais sociável.
Ser emocionado ou simplesmente demais para você?
O que é ser emocionado? Senão alguém que sabe o que quer e demonstra esses sentimentos, sem medo de ser julgado!
Será que, se eu fosse mais frio isso te atrairia e te faria ficar?
Provavelmente sim, mas sabe da real isso é ser pequeno demais! E logo eu que amo ser afável e fazer as pessoas se sentirem bem, não consigo ser assim!
Hoje impera, o desinteresse as pessoa aplaudam a ilusão e a falta de afeto e carinho! Que mundo banal, querem um amor real, mas….
Nem tão real assim, querem simplesmente a curtição, mas no fim da noite as suas várias opções desaparecem, é acho que o outro também tem várias opções, e entre elas você é só mais um naquela estante velha e fugaz, chamada DESEJO.
A verdade é que querem o seu corpo, mas não querem você de verdade! Parabéns trocastes um amor por uma ilusão e no fim gritastes, ÉS EMOCIONADO DEMAIS, E EU NÃO ESTOU PRONTO!
Frustrado e triste retruco: Concordo, eu sou demais para você, emocionado não! Mas ser alguém que quer algo real e verdadeiro, é… isso sim o sou!
POR SAÚDE FÍSICA, SAÚDE EMOCIONAL, SAÚDE SENTIMENTAL, SAÚDE MENTAL, SAÚDE FINANCEIRA, SAÚDE SOCIORRELACIONAL, SAÚDE CONJUGAL; enfim, SAÚDE PLENA EM TODOS OS SENTIDOS.
Sim, Senhor, guia-me na tua verdade, e terei a convicção plena de ser agradável a ti e, por isso mesmo, ser aprovada por ti.
Que eu esteja firmada na tua palavra que é a verdade sem jamais desviar dela, qualquer que seja o motivo. Qeu aprenda a confiar em ti, dependente de ti, obediente à tua voz em qualquer circunstância, mesmo quando as situações tentadoras surgirem para me impelir a agir de forma contrária aos ensinamentos de Deus que livram dos abismos do engano, dos vícios, do mau testemunho; quando forem usadas pelo mal para me fazer pensar que o mal é um bem. Que Deus me dê sempre discernimento espiritual, audição espiritual, sabedoria para discernir os espíritos e não ser ludibriada por aquele que só quer matar, roubar e destruir. Deus me livre de todo o mal em nome de Jesus, amém.
Deus me livre de todos os abismos, pois sempre um abismo chama outro abismo:
“Ah, é só dessa vez!” (e nunca fica em uma única vez), Ah, é pro teu bem!” (algo ruim nunca é bom), “Ah, é por uma causa justa!” (a inverdade não opera a justiça). Todavia, a sabedoria de Deus mostra o engano dessas palavras, pois todas desviam da dependência de Deus, estimulando à dependência de outras coisas que estão fora dos propósitos de Deus.
Jogos para ganhar dinheiro, Inveja para ter o que os outros têm, Mentira ou Omissão para obter benefícios etc. Respectivamente, o texto sagrado:
1. Não fala sobre não jogar em loterias, mas isso não exclui a certeza das consequências - tudo é lícito, mas nem tudo convém;
2. Fala sobre a inveja de querer ser e ter como os outros têm e não consegue e fica numa eterna tentativa, o que ocasiona a "podridão dos ossos", i.e., a destruição da saúde como ansiedades, estresse, somatização de doenças... - às vezes, não sabemos o porquê de certas doenças, mas, muitas vezes somos os responsáveis por elas;
3. O fato de ter havido servos fiéis do Senhor que cometeram pecados - por motivos considerados justos como Abraão que disse meia-verdade sobre sua esposa-irmã, ou como Davi que adulterou com Bate-Seba e foi responsável pela morte de seu marido, entre outros -, não deve nos servir como motivo para fazermos o mesmo, mas deve servir como exemplos para que não venhamos a fazer o mesmo, com base no nosso esforço em querer corresponder à vontade de Deus em sermos obedientes à sua voz da verdade, aprendendo a resistir às tentações que se nos apresentam.
"Meus olhos nos teus, teus olhos nos meus.
Escuta meu coração, palavras com emoção.
Soltei minhas amarras, recolhi nossas armas.
Evoco bons momentos, revelo meus sentimentos.
As lágrimas a rolarem, com frases por acabar.
Teu sorriso generoso, tem efeito poderoso.
Ternura nos teus dedos, afasta dúvidas e medos.
Derrubámos o muro, passámos para o futuro.
Meu corpo satélite do teu.
Minha alma no teu céu."
A BELEZA DA SAUDADE
Marcial Salaverry
SAUDADE é a prova mais pura que nos fica, de emoções
por sentimentos vividos ao lado de um grande amor inesquecível...
É algo que transcende o ontem, o hoje e o amanhã,
pois a saudade desse amor vivido com alguém,
seja por momentos, ou por toda a vida,
é como se fosse uma comenda preciosa que guardamos
em algum lugar especial de nossa alma e
que nos acompanha até e eternidade.
Penso também, que por razões que a nossa
própria razão desconhece, que nos infinitos futuros,
seja possível reviver esse grande amor com a mesma pessoa,
pela imortalidade de nossa alma.
Marcial Salaverry
Soneto penoso
Emoção! ao sentires a poesia pacata
O abandono duma prosa de amor
Trova que fere, canto que maltrata
É pranto que nasce de grande dor
Quando ouvires d’alma rude sonata
Rugindo de um sentimento traidor
E perceberes uma poética ingrata
Entenda, são versos dum sofredor
Cá, esconde as angústias, o tédio
Onde o coração sofre duro assédio
Do desagrado, em verso amargoso
Pois, um poema que magoa, soa
Na sensação... e o sentir atraiçoa
E, quase sempre, resiste penoso!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
21 outubro, 2023, 08’51” – Araguari, MG
Viver é curtir,
Amar, sofrer, chorar, viver e principalmente deixar nossas emoções mostrarem o caminho. Uma linda viagem é a vida, cheia de obstáculos, mas bela e imprevisível. Nosso caminho é muito doido , porque nunca saberemos o que será melhor para nós. Não temos ideia, mas vamos caminhando passo a passo numa estrada sem volta, chamada tempo, que voa e nos torna maduros e fortalecidos com nossas experiências.
TODO AMOR
No sentimento, há um soneto lindo
Que mais parece uma leve emoção
Sussurrante, com o versar sorrindo
Na versão aquela perfeita inspiração
Atraente sensação, o afeto incluindo
Suspiros em versos, mimos em botão
E, que torna o fascínio tão bem vindo
Com seus sentidos, saboridos, então!
E, assim, verseja a prosa no agora
Com significado do fulgor da aurora
Que rega o coração com o tal vigor
Ah! paixão... bom ter-te neste carinho
Sem que seja um cárcere de espinho
Mas, sim, a poética com todo o amor!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
22/10/2023, 15’51” – Araguari, MG
O amor é um conjunto de emoções, com diversas cores e formas. Ele nasce das profundezas do nosso ser.
O amor é infinito e nos cura de toda dor e sofrimento.
Ame, ame muito, porque o amanhã...ah! O amanhã pode ser tarde demais para amar.
Lembre-se: a vida é feita de emoções e viver é um presente divino.
A gente sente tudo o que o outro sente; a diferença é como um e outro lidam com certas emoções.
Uns preferem ponderar antes de julgar e se livram de negatividades; outros julgam sem sequer considerar as possíveis circunstâncias alheias e permanecem naquilo que lhes causa desgosto, mágoa e decepção, permanecendo sob o sentimento da frustração.
“Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros” (Cl 3:13).
Ando sem rumo.
Nada faz sentido, me sinto vazia.
Tô um mix de emoções, mas não quero chorar.
Me sinto fraca.
Nem a bebida tá ajundando, só faz me sentir mais pessima comigo mesma.
Vou enlouquecer.
A morte parece agradavel, confortavel e amiga.
Minha mente não para.
Pensamentos de todo tipo me atigem.
PAREM, POR FAVOR!
PAREM, POR FAVOR!
PAREM, POR FAVOR...
Me deixem em paz...
Quero minha paz de volta...
Sinto que só um peso pra todo mundo.
Minha ansiedade tá no limete.
Não sei mais o que fazer.
Fingir tá ficando cada vez mais difícil.
Eu não tô bem.
Isso é nítido.
- Relacionados
- Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento
- Frases para fazer alguém chorar com palavras
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- 73 frases de tristeza para expressar suas emoções
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
