Textos Emocionantes

Cerca de 5486 textos Emocionantes

⁠Hoje o dia se partiu,
em pedaços de emoção,
com o peso do vazio,
dissipou-se a ilusão.

Decidi, enfim, romper,
um amor de tantos anos,
deixar o lar, deixar de ser
o par de antigos planos.

Vinte e três anos vividos,
ao lado de quem eu amei,
mas segui, em novos bridos,
o amor recente que abracei.

E o destino, implacável,
como sempre, me surpreende,
o amor que eu julgava estável,
de repente, me dispensa e parte, ausente.

Fiquei só, despedaçado,
desfeito em pranto e lamento,
no peito, um eco calado,
perdido em puro tormento.

Mas sigo, mesmo sozinho,
procurando abrigo e chão,
reconstruo o meu caminho,
em busca de outra mão.

Inserida por kzaqueti

EMOÇÃO E SENTIMENTO: QUAL A DIFERENÇA?

Entender a diferença entre sentimentos e emoções é essencial para compreender o comportamento humano e suas motivações. Sentimentos são conceitos abstratos, enquanto as emoções são a manifestação física desses sentimentos. Por exemplo, podemos falar sobre raiva sem senti-la, pois o sentimento é subjetivo e abstrato. Já a emoção ocorre quando sentimos essa raiva de forma intensa, acompanhada de reações fisiológicas.

Quando um sentimento impacta o corpo, ele se transforma em emoção, alterando hormônios, a circulação sanguínea e até causando tensão muscular. Músculos contraídos são frequentemente sinais de tensões emocionais.
Se a emoção for muito intensa, como uma raiva descontrolada, a pessoa pode agir impulsivamente, de maneira que normalmente não faria. Essas reações corporais podem durar alguns minutos, durante os quais é prudente evitar decisões, já que o bom senso e a capacidade de raciocínio podem estar comprometidos.
Emoções negativas prolongadas podem desencadear transtornos mentais, como depressão, doenças psicossomáticas, incluindo condições autoimunes, e prejudicar os relacionamentos sociais. Por outro lado, emoções positivas têm o efeito contrário, promovendo saúde, bem-estar e o desenvolvimento integral da pessoa.

Inserida por fernando_vieira_filho

⁠Recordo teus dias e
sei que me queres feliz.
A emoção
bate à porta
― disfarço ―
não sou mais aquele menino
que não sabia sorrir.
Olho o céu
onde te imagino
(sem poesia nenhuma)
sinto a tua mão estendida.
Digo que te amo
sei que me ouves
teu carinho invisível
me sustenta no bom caminho.
― Sigo ―
me deste a vida
e mesmo ausente
segues comigo.

Inserida por MoacirLuisAraldi

⁠Ontem

Um dia... A noite
Com fortes emoções
Coração em chamas
Destruído, literalmente
Porém,
De amor, gratidão
Pela beleza da vida
Relações
Lavou minha alma
Nutriu o meu ser
Conforto, mansidão
Paz profunda, no coração
São presentes vivos
Passados presentes
Que habitam, fazem morada
Em nossas células
E todas elas, ontem
Estavam em festa
E os olhos meus
De prontidão
Lhes deu um banho
Com o bálsamo
Da luz que contém
Em meu ser
G R A T I D Ã O
Temos que sentir
O nosso dom
Domdom
Oh, Glória
De novo, gratidão
Com.muita paz no coração
Amém!!!...

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Libertação emocional

Despeça-se do peso que prende o coração,
De mágoas antigas e dores em vão.
O amanhã é promessa, um sonho a florir,
Com coragem e vontade, é hora de construir.

Limpe a alma, perdoe sem medo,
Cada perdão é um passo em segredo.
Abra-se ao novo, deixe o passado partir,
Pois só quem se liberta aprende a sorrir.

A vida é a soma do que decidimos,
E ao tentar, nos redescobrimos.
Se cair é parte, tentar é o voo,
E quem voa, descobre um mundo novo.

SimoneCruvinel

Inserida por simone_cruvinel

⁠POR QUE OS EMOCIONALMENTE SAUDÁVEIS ESCOLHEM A SOLITUDE

Muitas pessoas nos perguntam o que significa ser emocionalmente saudável e equilibrado. Em nossa trajetória profissional, percebemos que pessoas emocionalmente saudáveis tendem a ter menos amigos. Elas são seletivas, valorizam seus limites e apreciam a própria companhia. Preferem a solitude, que, ao contrário da solidão, carrega sentimentos positivos e fortalece a autoconfiança e o amor próprio.

Muitas vezes, confundimos estar sozinhos com solidão. Mas a solidão não é um vazio a ser preenchido, e sim um espaço para o crescimento. Ela reflete nossa essência e, no silêncio que surge quando o ruído do mundo cessa, confrontamos partes de nós que se perdem na presença constante dos outros. Esses momentos são fundamentais para compreendermos quem realmente somos. É importante lembrar que podemos nos sentir sozinhos mesmo cercados por pessoas.

Não precisamos de muitos ao nosso redor, apenas de poucos que nos valorizem pelo que somos, e não pelo que oferecemos. Esses amigos verdadeiros podem não ser da mesma família, religião ou país, mas seu vínculo é autêntico e significativo.

Assim, mais importante do que quem nos acompanha nas alegrias das conquistas sociais é quem permanece ao nosso lado nos momentos de tristeza, dor e provação.

Inserida por fernando_vieira_filho

⁠' IMENSA LACUNA '

Saudade amiga da solidão,
Emoção que o peito invade
E sem pedir permissão ,
aloja com imensidade

Saudade, imensa lacuna,
Gritando dentro de mim,
Fazendo grande bagunça,
Secando meu belo jardim .

Partiste sem dizer adeus ,
Fostes embora sem aviso,
Saudade dos abraços teus,
De teu perfume e teu riso .

As vezes boas lembranças ,
Nos fazem dar boas risadas
Saudade um sentimento
Que o tempo não apaga !

Maria Francisca Leite

Inserida por mariafrancisca50leit

⁠SEM ACLARAMENTO

Quando se ama de verdade,
Vai além do tempo,a emoção .
Amor por toda eternidade
Guarda-se no peito com devoção .

Quando é sincero um sentimento,
O amor de verdade sobrevive o que for .
Não importa as lutas do momento,
Sem aclaramento perdura o amor .

É com lealdade que vencemos
As grandes batalhas do amor
Dentro do peito triunfaremos
Talvez sentimento com aroma de flor

Amor sentimento tão sublime
Amor é algo que não se esclarece
No amor não existem regras, regime,
Só quem ama, sente , conhece !

Maria Francisca Leite

Inserida por mariafrancisca50leit

Quando se fala em amar
É sempre um
Assunto complicado, né?
Quem nunca teve
Aquela emoção avassaladora
Que te tira o folego
Te faz se perder
Em seus próprios pensamentos
Te deixa ansioso
Animado, te faz tremer
Sonhar, idealizar...
E ao mesmo tempo
Te paralisa
E de repente
Medo...
Arrependimento?
Não seria essa a palavra!
Ai de mim se nunca tivesse amado
Ai de mim!
Amar também é loucura
Uma doce e adorável loucura

Inserida por Tamy22

⁠Desgaste Emocional

O manipulador age de forma a frustrar as expectativas da vítima, seja se atrasando constantemente ou descumprindo pequenas promessas. Com o tempo, isso gera um desgaste emocional, pois a vítima se vê sempre decepcionada e começa a duvidar se seu tempo e energia têm valor para o outro.

Inserida por PsicoSomatico

⁠Na busca pelo equilíbrio uma latente falha no HD que transborda emoções fraudulentas e um esgotamento da veracidade ofertada.
O presente uma caixa de surpresa, antecede o futuro e faz o passado ser vivenciado de maneira incoerente e desnecessária. Experiências traumáticas que sugam a energia do agora, fazem uma ponte entre o real e o imaginário e marcam uma etapa de desafios que não existem, mas a mente engana o presente.
Emoções distorcidas que necessitam de equilíbrio.
Um disfarce entre o real o imaginário que sucumbe a vivência do seu agora.
Pedir ajuda, querer ajuda e agir para não se aprofundar em um passado que não é presente e um futuro promissor.
Pensamentos geram emoções, emoções geram reações e ações geram solução.

Texto de Islene Souza

Inserida por ISLENESOUZA

⁠SEDUTOR CANTO

Dia e noite a poetar sob o olhar apaixonado
quer o coração suspire e a emoção redobre
as sensações bafejando, sentimento nobre
vou trotando no versejar, assim, tão amado
Versos melosos que com ardor se encobre
com grossa satisfação, o rimar enamorado
e o arrepio, a ouriçar, o coração povoado
e um gosto, amoroso, em contente dobre

Gentil tom, como é um amor encontrado
alma parceira, inteira, e tão maravilhosa
dando ao soneto o compasso inexplicado
Muito, este sentir que providencia tanto
ritmando no poetizar o perfume de rosa
que, neste encanto, faz-se sedutor canto.

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
13/11/2024, 12’29” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠O mundo está repleto de predadores emocionais, na maioria das vezes são pessoas da família, outros nos relacionamentos amorosos tóxicos, entre outros.

Como você enfrenta as marcas que estas pessoas deixaram em sua vida?

De acordo com o seu nível de resoluções internas, boa parte destes registros emocionais estão assinados na sua face, são as micro expressões faciais.

Inserida por UemersonFlorencio

⁠Quando resgatamos momentos do passado que nos proporcionaram muita alegria, prazer e emoção! Sentimos todo esse potencial Divino

_ Uauuuu!... Deus é maravilhoso!...

No presente e descobrimos ainda:

Que o amor de Deus nunca se separou de nós e que sempre permaneceu e estará dentro dos nossos corações! Basta nos religarmos com esse Espírito de abundância

_ Meu Deus!... Sensacional!...

Que envolve, abriga e alimenta todo o universo:
_ Todo o seu universo, o seu corpo, o seu espírito, a sua alma, os seus pensamentos, sentimentos, emoções e vibra gostoso no seu lindo coração...

_E tudo isso se manifesta em nossas vidas, sabe porquê?..

Para podermos sempre estar felizes, em paz e unidos com essa graça e essa luz, que Cristo nos presenteou.
_ Viva na intensidade da luz que brilha em teu ser meu irmão, minha irmã e amigos do coração.

Felicidades
Muita luz e paz na sua caminhada
Muita saúde e conquistas
Muita paz no seu lindo❤️🇵🇹🇧🇷

Amém.

Inserida por PeregrinoCorrea

A Dor de está vivo, sem viver.

⁠Em um mundo onde as emoções são intensas e muitas vezes avassaladoras, a ideia de eliminar tudo o que se ama pode parecer uma solução extrema para evitar a dor. Ao matar simbolicamente tudo o que traz alegria, também se elimina a possibilidade de decepções e mágoas. No entanto, essa escolha radical leva a um estado de existência vazio, onde a ausência de sentimentos positivos e negativos cria uma espécie de sobrevivência sem vida.

Viver sem amor, sem paixões, sem sonhos, é como caminhar por um deserto interminável. A ausência de dor pode parecer tentadora, mas a ausência de felicidade é um preço alto a pagar. A vida, em sua essência, é feita de altos e baixos, de momentos de alegria e tristeza, de conquistas e perdas. É essa dualidade que nos torna humanos e nos permite crescer e evoluir.

Ao optar por uma existência sem emoções, se perde a essência do que significa estar vivo. A verdadeira força está em enfrentar o caos, em abraçar tanto as alegrias quanto as tristezas, e em encontrar um equilíbrio que permita viver plenamente. Mesmo que a dor seja inevitável, é através dela que encontramos a resiliência e a capacidade de apreciar os momentos de felicidade.

-Francisco Brito

Inserida por britobc

⁠Emoção eterna

Mesmo que os anos pintem rugas no rosto,
E o corpo dance em um ritmo mais lento,
Se o coração pulsar com sincero gosto,
E a alma vibrar em puro sentimento,
O brilho nos olhos será sua razão,
Pois a juventude mora na emoção,
E em cada sorriso há um novo momento.

SimoneCruvinel

Inserida por simone_cruvinel

Quem sou eu?

Sou um adulto emocionado
Em busca da solução
De preencher esse vazio
Dentro do meu coração

Sou um homem tranquilo
Com muitos anseios no coração
Quero paz, tranquilidade
E viver bem com a razão

Sou um cara legal, apenas legal
Ser legal carrega um peso de uma crise existencial

Sou um homem muito parado
Com uma guerra dentro de mim
Que as vezes venço e as vezes perco
Mas não para de existir

Inserida por versoza

⁠Se as emoções soubesse amar

Amar e ser amado as emoções dificultam amar é tranquilidade mas as emoções querem adrenalina

pessoas confundem o amor com uma emoção de uma drenalina

emoções ah emoções gostam daquilo que é cruel gostam da aflição que é uma rejeição

ah se as emoções soubesse amar...

Inserida por versoza

⁠Sonho em poder viver sem ansiedade e dependência emocional. Sonho em me preocupar e cuidar muito mais do meu que do outro. Sonho em ter maturidade emocional pra entender que o que o outro faz diz sobre ele, não sobre mim. Que as escolhas que o outro faz interferem unicamente na vida dele.
Sonho em ter consciência de que eu posso confiar. Porque se minha confiança for quebrada, o livramento será meu e o caminho será aberto para alguém que se importe e cuide dela.

Inserida por unnmks

⁠AMO-TE!

Amo-te com todo meu desejo
Amo-te com toda minha emoção
Amo-te com todo meu carinho
Amo-te com todo meu coração

É por ti que eu vivo neste mundo
É por ti que eu vivo a pensar
É por ti que eu vivo sem carinho
Somente por não me amares

É por ti que vivo tão sozinho
É por ti que vivo nesta solidão
Mas quero que saiba que foi por ti
Que eu fiz esta canção

Edvaldo José / Mensagens & Poesias

Inserida por edvaldojoseescritor