Textos de Caminho
Não consigo imaginar a vida sem essa luz, essa paz, essa atenção e carinho.
Sem esse balançar da rede e esse calor insuportável de bom à tarde no sofá de casa.
Sem aquela maravilhosa sensação de estar viva e morrer a qualquer hora de prazer insaciável.
Não consigo imaginar a vida sem aqueles beijos calorosos, sem aquele bico de aborrecimento e aquele olhar penetrante, aquelas palavras ao ouvido, aquelas histórias, os planejamentos futuros.
Não consigo imaginar uma briga séria, um término, a perda... Dói.
É como um caminho sem saída, o acelerar do coração.
Viajo em mil lugares ao mesmo tempo, Tenho mil sensações em um segundo.
Não consigo conter as gotas que escorrem em meu rosto quando meus pés tocam ao chão.
Há quem se preocupe com as folhas
Tem aqueles que se preocupam com a vida,
E tantos outros que não estão nem ai.
Há quem misture
Tristeza com alegria!
Também quem faça fofoca,
E aqueles que usam ironia.
Diferentes sentidos
Com variados “porquês”.
E ainda tem gente que insista em julgar
Como você escolhe viver!
Talvez por isso essas vidas
Não sejam tão divertidas!
E ao invés de acompanhados
Vivem em um universo mesquinho,
Fazendo da vida uma enorme perda!
Sem sentindo e nem caminho.
Como uma pedra no caminho, como uma rosa
Sem espinho... Solidão que vem e passa, nesse
Dia tão lindo.
A declaração é gloriosa, a poesia é inventada.
A paixão é perigosa, a melodia é mal criada.
Como uma pedra no caminho, como uma rosa
Sem espinho... Solidão que vem e passa, nesse
Dia tão lindo.
A palavra é carinhosa, a canção que é cantada.
A viagem é gostosa, a inspiração que é
Inspirada.
Como uma pedra no caminho, como uma
Rosa sem espinho... Solidão que vem e passa,
Nesse dia tão lindo.
Pensando em metáforas, criando com
Carinho. Em uma mesa a luz e velas,
Com um bom e velho vinho...
Como uma pedra no caminho, como
Uma rosa sem espinho... Solidão que
Vem e que passa, neste dia tão lindo.
Como uma pedra no caminho, como
Uma rosa sem espinho.
(Pedra no caminho, rosa sem espinho – 16 de março de 2008)
O que seriam caminhos?
Apenas direções para um fim determinado, ou seriam aventuras, sonhos, esperanças, tristezas, decepções que temos de percorrer?
Na minha mente confusa tudo se embaralha, sonhos, medos, receios e alegrias, e me deixo pensar que seria isso meu caminho? Me pergunto porque racionalizo tudo e não deixo simplesmente tudo seguir como o curso de um rio, QUE SEMPRE VAI À FRENTE SEM "OLHAR" PARA ATRÁS.
Talvez, seja este o meu caminho. O caminho das incertezas, o caminho dos des-caminhos. O rumo do não-rumo, a certeza da in-certeza e a esperança na desesperança habitada em todo o meu ser.
Sei que deixo tudo muito filosófico, mas assim consigo me expressar e buscar o melhor de mim e talvez despertar o melhor de alguém. Não posso me deixar abater por circunstâncias decrépitas do sub-mundo des-humano que está ao meu redor.
Devo sempre procurar a paz, e "procurar" esse "caminho" da in-consciência consciente da minha mente e do meu corpo e trazendo isso para o meu dia-a-dia.
A vontade dos meus batimentos cardíacos mostram para onde devo ir, comandam que direção tomar, e coloca uma "amostra" dos tropeços que podemos ter, afinal sempre sentimos medos de que algo possa acontecer em nosso caminho, e com isso já estamos digamos que preparado para encarar qualquer coisa de frente. Não tenha vergonha se nesse "caminho" lágrimas rolarem, faz parte dele, pense nas lágrimas como a semente da esperança que como a fênix renasce, só que a lágrima crescerá como esperança de que tudo d~e certo.
Então, siga seu caminho, seja qual ou como for, se for um des-caminho, vá assim mesmo. Mas não pare, pois parando você está se auto-destruindo sem nem perceber, e quando perceber será tarde demais.
"Five hundred twenty-five thousand six hundred minutes"
Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos. Este é o tempo que temos em um ano. Um ano bom ou ruim. Com conquistas ou derrotas. Amando ou odiando. Ajudando ou sendo ajudado. Servindo ou sendo servido. Tendo grandes alegrias ou imensas desilusões. Sendo amigo e estendendo as mãos ou curvado num ombro amigo. O certo é que apesar de grande, esse tempo passa cada vez mais rápido. Como aproveitá-lo é um desafio constante. Um verdadeiro cabo de guerra entre bons e maus momentos. Cabe a nós porém decidir por qual caminho seguir, mas em qualquer que seja, devemos pensar em viver intensamente cada um desses pequenos milagres temporais chamados minutos. Pois muitas vezes um deles pode fazer toda a diferença.
Eu gosto do caminho, da estrada.
A chegada é tão somente um troféu que justifica toda a caminhada.
Quando a estrada é mais sinuosa e traiçoeira, sinto mais forte o triunfo da chegada.
Por onde ando eu busco aproveitar cada paisagem, cada companhia, momento.
É como degustar um bom vinho em lentos e longos goles, como amar sem pressa.
Pode parecer excesso de cautela, mas é apenas a minha vontade de aproveitar mais a caminhada, de observar a "arte" ao meu redor.
Embora o objetivo esteja adiante, o que me impede de saborear as pequenas vitórias antes do grande final?
Assim eu vou... refém do "novo" e teimosamente apegado ao improvável.
O coração segue os pés
E vai lenta e delicadamente
Seguindo rastros
Não se apega a obstáculos
Sofre um baque aqui outro ali
Mas é linha que não se desfaz
E juntos, ora a frente, ora atrás
Coração e pés seguem o mesmo caminho
Saboreiam o doce e o amargo
Desse nosso incansável destino.
Muitas vezes estamos percorrendo caminhos pelos quais não escolhemos trilhar. Nos deparamos com caminhos que não escolhemos, mas são caminhos que nossos pés nos levaram, são os quais nossa história trouxe nos a caminhar.
Percebemos que estamos num lugar onde jamais poderíamos ter sonhado, não somente de estar, mas como estar. Deparar com sorrisos pelos quais não imaginávamos ver todos os dias ou sorrisos pelos quais achávamos que sentiríamos falta. Mas esta não é a realidade da história. A história se escreve a cada dia com suas tramas e seus ápices, com suas quebras e junções.
Podemos entender algumas cenas passadas, mas não entenderíamos à onde nos levaria. Somente quem for ler nossa história depois do ultimo ponto final entenderá realmente qual era o caminho... ponto
O homem em sua trajetória será levado a seguir em seu caminho a traçar seu próprio destino, desfazendo de tudo que o confortava para assim caminhar rente ao seu proposito e deixar um legado no solo dessas terras.
A tua imagem por onde passar que seja justiça e sua força o amor.
Que nossas mão e lábios não estejam sujos de sangue inocente e que venhamos a compreender que a vitoria só é concluída apos conhecermos o valor das derrotas.
Sou um em ti...
"Quando as forças superam os medos um novo dia renascerá"
By Tailan Kerusso
PENSEI #11;#11; PENSEI EM TUDO QUE VIVI SEM VOCÊ, NAS PAIXÕES DO MUNDO SÓ ENCONTREI ILUSÃO, CAMINHOS LARGOS DE FIM APERTADO , PORTAS ABERTAS EM AMBIENTES FECHADOS, NUM MUNDO ESCRAVO DE PENSAMENTOS LIVRE ATITUDES E GESTOS COMPLICADOS.
PENSAMENTOS DESVAIRADOS, FILOSOFIAS PESSOAIS, NADA DISSO ME VALERA SÓ PECADO ENCONTREI .
#11; MAS UM DIA TEU AMOR ME CONSTRANGEU, FEZ PENSAR COMO NUNCA PENSEI, VI A NECESSIDADE DE UM MOTIVO REAL PARA VIVER, NÃO NA ILUSÃO, NEM EM PENSAMENTOS DESVARIADOS, ENCONTRAR O CAMINHO ERA SIM NECESSÁRIO.
#11; ENCONTREI-TE MEU JESUS, MEU MOTIVO MEU MARCO, MINHA DIREÇÃO E MEUS PENSAMENTOS AJUSTADOS, COM UM NOVO RUMO E UMA NOVA DIREÇÃO , NUNCA MAIS DESENCONTRADOS.
HOJE LIVRE SOU, ENCONTREI O AMOR EM CRISTO JESUS MEU SENHOR E SALVADOR.
LÉO RODRIGUES
04 DE ABRIL DE 2004
Objetivos De Uma Vida
Tentar não é conseguir. Sorrir não se limita a felicidade. Talvez você esconda entre as paredes da aparência uma lágrima sufocada pelo medo de ter medo.
Ser forte em detrimento da possível força ao final de um forte suspiro responde as perguntas do que, de quem e para onde, mas sozinho e carente de um ombro se mantém.
As questões mal respondidas de perguntas mal formuladas resultam em sabedorias dispersas da realidade, fantasiando uma alegria, um momento feliz, um trajeto torto e finalmente um fim sem explicação, sem raiz, sem sucessões e sem sabor.
Muitas das vezes o sentido de uma vida não esta naquilo que se deseja mas naquilo que se olha, analisa e reflete persuadindo o certo mesmo sendo de inicio amargo como o fel ou dolorido como a perda de uma parte de si.
Se alimentarmos a vontade com tudo aquilo que os braços alcançam, sobrecarregamos o trajeto com pedras ao qual iremos tropeçar ou derrubamos a passagem pelos rios que precisaremos passar .
Para alguns as rugas a freiam o caminhar mais adiante achando que o tempo se foi e a esperança com ele, outros apenas deixam para depois pensando serem amigos íntimos do tempo.
O tempo não tem amigos nem inimigos, apenas existe por decorrência de nosso prazo de viver, onde não há lado para esperar.
Seja impaciente com sua vitória, com sua vontade de se alimentar com a cultura e bom senso do que a vida lhe trás e tente não se eximir do que realmente deva ser, somente assim conseguira realçar as perdas ou os ganhos que deixou de auferir.
Autor ( Massáo Alexandre Matayoshi)
Caminho
(Rayme Soares)
Na passagem por esse jardim e por esse deserto, só desejo mão na mão
Na visita à sua casa, só desejo um gesto brando
Na passagem, apenas o respeito, a compreensão
Estamos passando, aprendendo e ensinando
No passar, dissipemos nossas agruras
No passar, desnudemos nossas "faces"
Ao passar, deixemos algo que denote nossa grandeza
Ao passar, se for pra ser feliz, venha!
Alguns dias não há como evitar que a cabeça amanheça cheia de questões.
Em uma certa manhã uma única questão tirava-me do foco. A paz! O que é e onde eu encontro a tal da paz?
Está em algum sentimento? Alguma rua? Naquela casa com a luz acesa? Nos homens? Na crença? Nos filhos? Na familia?
Onde devo buscar? Eu ouvi dizer que essa tal de paz é muito boa. É! Muito boa!
E eu a encontrei, sabe onde? Em tudo! Acredite, eu descobri que ela está em todos os lugares onde eu vou, e não é coincidência.
Eu encontrei a paz quando me encontrei!
Quando passei a olhar a vida com os olhos de uma criança, e enxergar o lado positivo até das coisas ruins. Percebi que desde então a paz não me abandona.
Desde que me encontrei não há um só dia que eu acorde e ela não esteja olhando para mim com um grande sorriso, me dando bom dia, me dando vida.
Então chega um ponto da vida que é necessário aquela tal pesagem. O equilibrio entre as coisas que valem a pena, ou não.
Quando essa hora chega, muitas questões são postas a mesa.
Tipo um pêndulo, ali de um lado para outro. Vão e voltam algumas dúvidas e certezas. É difícil equilibrar em linha tênue com um bom senso. Porque certas coisas não valem a minha dor, mas em algumas horas me fazem sorrir. Certas coisas me fazem feliz, mas eu sei que o caminho não é por aí.
Para não enlouquecer, passei a viver um dia de cada vez.
A balança pode até pender para o lado da razão, mas se é a emoção que me faz feliz, então eu vou viver.
Não me esquecendo, é claro, que a tal pesagem é diária, tudo é passageiro e a minha balança possuí dois pratos.
Penso na vida
Penso na vida e reflito, e vejo que segui por vários caminhos
Penso se foram boas minhas escolhas,
Penso em mim ,e se poderia consertar meus próprios erros,
Mesmo sabendo que não posso voltar atrás para corrigi-los,
Penso nas ideias que tive, e também de nem sempre executa-las
Penso na forma que vive e também se poderia muda-la,
Penso em mim mesmo e me perco em meus pensamentos
Penso no tempo, me perdendo na eternidade,
Penso nas coisas como são, como já foram, e como ainda vão ser.
Penso no futuro, e de novo me perco
Penso nela, o quão doce e delicada ela será
Penso se será mesmo tão bom quanto penso,
Olhe em minha volta, e vejo o que posso fazer,
Penso e me perco, nas várias escolhas que tenho,
Ás vezes me perdendo, mirando em todos os lados ao mesmo tempo.
Penso em Deus,
E como completa a mim e minha vida em abundância,
Mesmo sendo difícil, fiz uma morada para ele,
Dentro de meu coração, para que me alcance sempre.
Penso na vida
Penso na vida e reflito, e vejo que segue por vários caminhos
Penso se foram boas minhas escolhas,
Penso em mim ,e se poderia consertar meus próprios erros,
Mesmo sabendo que não posso voltar atrás para corrigi-los,
Penso nas ideias que tive, e também de nem sempre executa-las
Penso na forma que vive e também se poderia muda-la,
Penso em mim mesmo e me perco em meus pensamentos
Penso no tempo, me perdendo na eternidade,
Penso nas coisas como são, como já foram, e como ainda vão ser.
Penso no futuro, e de novo me perco
Penso nela, o quão doce e delicada ela será
Penso se será mesmo tão bom quanto penso,
Olhe em minha volta, e vejo o que posso fazer,
Penso e me perco, nas várias escolhas que tenho,
Ás vezes me perdendo, mirando em todos os lados ao mesmo tempo.
Penso em Deus,
E como completa a mim e minha vida em abundância,
Mesmo sendo difícil, fez uma morada para ele,
Dentro de meu coração, para que me alcance sempre.
E então somos cada um sua própria companhia teatral,
revesando os holofotes no palco da vida!
coexistindo entre trupes, estrelando a própria peça e permitindo-se ser coadjuvante de outros autores.
Pelo caminho nos envolvemos com as personagens, deixamos florescer afeto, carinho, compaixão, amor...
enxergamos um pouco de nós mesmos em cada linha de texto falado.
choramos, rimos, regozijamo-nos com os aplausos.
nos perdemos em dramas, comedias suspenses e terrores de cada representação verídica.
Sabedores do tempo ainda assim nos surpreendemos quando as cortinas se erguem para o espetáculo final.
é difícil aceitar que chegou ao fim, e toda aquela cumplicidade habitante ate então, se apagará com os focos de luz no desfecho do ato.
A entrega é tamanha que por vezes despir-se da personagem
se faz uma tarefa árdua, dolorosa, dilacerante.
e por mais que saibamos que de um certo modo
perderemos alguns pelo caminho, existe a certeza de encontrar em outros palcos aqueles irmãos das cenas de outrora.
É preciso baixar as cortinas pela ultima vez, antes de estrear um novo espetáculo, uma nova temporada.
pois o show precisa continuar.
(Andy Souza)
Que o Natal permaneça em nossos corações como o nascimento da esperança e do pleno Amor de Deus por nós, que enviou seu Filho para nos amar, servir de exemplo e nos salvar.
Um dos mais nobres atos de humildade, pois foi quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Foi quando Deus todo poderoso se fez homem e veio ao mundo, nasceu como um bebê e vivenciou os encargos e as limitações de um ser humano, mas nunca desistiu e sempre teve amor infinito!!!
Que essa Eterna Aliança, seja vivenciada em cada momento de nossas vidas com todo amor e dignidade que lhe cabe. Sempre é tempo para se fazer Natal em nós, pois Jesus nos Ama, nos chama e espera por nós!!!
A Verdade, o Caminho, a Vida!!!
Quer presente melhor que este?!!!
FELIZ NATAL E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!!!!
O Caminho.
E até eu, desatento, distraído, de bem com a vida;
percebi que de fato havia sentido na penumbra
de tuas botas a bater ao solo, a sombra não mais lhe seguia.
Era a marca do caminho, o sinal deixado por vossos pés a indicar qual seria o próximo rumo a seguir a fim de lhe encontrar.
E Se encontrei? Acomodado, jamais saberá!
Como um suspiro da criança pobre que só tem a imaginar;
nessa ilha de miséria cerrada, cercada de diamantes a brilhar.
Onde a unica saída é trabalhar, trabalhar, trabalhar.
E para aqueles como eu, desatentos, distraídos, de bem com a vida
vamos logo acordar, fazer, realizar;
para que num futuro próximo estejamos exclusos da intensa prática de lamentar"
Toda hora alguém põe o dedo no seu nariz e diz: “faça isso” ou “faça aquilo”. Dê um basta. Pra ser feliz, você deve obedecer só a si mesma.
Você já reparou como enfrentamos diariamente uma tempestade de estímulos, informações e influências? São muitas: “você precisa disso”, “tem de comprar aquilo”, “tem de ler tal livro”, “você deve assistir aquele filme”, “tem de melhorar”, “tem de estar atualizada”, “tem de”. Se deixar, a sociedade cria inúmeras necessidades pra gente.
Resultado: chega um momento em que as pessoas ficam realmente perdidas num mar de atividades que não representam uma verdadeira conexão com a alma. Sim, porque satisfação só existe quando há um elo com a necessidade verdadeira. A falsa necessidade exige nossos esforços, nos esgota e não recompensa. Sabe o que eu tenho sentido? Que todas as pessoas precisam ter um centro. Caso contrário, o mundo as leva a um caminho que não tem nada a ver com elas.
Então, vamos lá: chegou a hora. Centre-se no silêncio do seu mundo interior. Diga não a tudo que está à sua volta e que não tenha uma conexão direta e profunda com sua alma. Não permita que terceiros façam escolhas por você. Deixe as influências caminharem. Esse é um dos segredos da serenidade. Continue: pergunte, lá no fundo, do que é que você precisa realmente para ser feliz. Confronte-se já.
Sabe aquelas pessoas que comem compulsivamente, engordam e acham que está tudo bem? Pois é, isso denuncia que algo está errado. Isso significa que, nas profundezas da alma, há uma insatisfação, que é fruto de necessidades não atendidas. Amadureça! Assuma as próprias responsabilidades. É você com você. “Ai, estou gorda e viciada”, “Ai, porque a doença da minha filha está acabando comigo”… O que é isso? Você já parou para confrontar o seu eu?
As pessoas vivem em busca de coisas passageiras: lutar pela reputação, por ser chique, por ser bacana, por não poder errar… Mas será que esses sentimentos que surgem dispersam sua energia ou têm a ver com a sua alma, lhe fazem sentir-se bem? Avalie! Vamos dar uma parada hoje. Promova um momento de confronto consigo mesma. Olhe para você.
Estabeleça uma nova disciplina em favor da sua alma, da sua libertação, da sua paz. E não me venha com problema e choradeira, porque isso não resolve nada. Fica na lamentação e não se encara. Fica na culpa e não se encara. Fica no “deveria”. Não, ninguém deve nada.
Todo momento é de restauração. Quando damos um passo em direção ao que a natureza quer de nós, anulamos as atitudes passadas, os desencontros e as perdas. Quando as catástrofes, os desastres ou as doenças vêm até nós, é pra nos mostrar que estamos negligentes, voltados a um mundo fantasioso e negativo, em vez de cultivarmos dentro de nós as sementes da generosidade e do bem. Sim, porque a alma tem necessidade de ser boa. Ela precisa sentir a realização, o amor, a paz. Afinal, esse é o mundo do espírito, o mundo da nossa alma. Definitivamente, pare, sinta e caminhe em direção àquilo que realmente lhe faz bem.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deus colocou você no meu caminho
- Passagens da Bíblia que iluminam o caminho da fé
- A persistência é o caminho do êxito
- Frases de caminho certo para encontrar sua direção
- Frases para meditar e refletir que iluminam o caminho
