Texto sobre Voce Mesmo

Cerca de 85880 frases e pensamentos: Texto sobre Voce Mesmo

Arrogância

De novo estou voltando,
Voltando pra mim mesmo...
Onde eu era tão pequeno
No mundo grande que havia.

Vivia a vida como vinha
Um pouquinho a cada dia,
Querendo estar lá fora
Onde tudo acontecia...

Um dia eu fui pra fora,
Pensando eu saber
Que tudo conhecia...
Só a arrogância a mim precedia.

Vejo agora tão distante
Que meu mundo era grande
E na infância todo ele eu conhecia...

Agora homem velho
Nesse mundo tão pequeno
Nada mais eu já conheço.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Se é ela

Estive por um tempo
Eu comigo mesmo
Num só pensamento a refletir...
Será ela a amada minha,
Ou só eu que muito amo a ela.

Não encontrei uma resposta
Que me fosse por contento
Saber que só eu amo a ela...
Estou comigo a perguntar,
Será ela a amada minha?

E de tanto procurar
Uma resposta
Que jamais vou encontrar,
Se é ela a amada minha
Ou só eu que ela vou amar
O tempo segue a passar...

Agora eu comigo
Me pergunto sem resposta
Se me vale tanto apena te amar...
É ela a amada minha
Se nunca veio a me amar?

Eu me vaguei na resposta
Que procura o coração,
Ela é a minha amada
E pra sempre vou amá-la...
Se vier, eu já estou.
Se me amar, muito mais será amada.

Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠TI HAVIA
Não sei se eu existia
Quando em mim
Não ti havia,
Sei que quando
Em parte eu era
Nem mesmo em parte
Eu existia...
O inverno e a vida fria
A todo tempo se fazia,
Mas os ventos que te trouxe
Trouxe a junto à alegria.
Agora por você
Tudo é primavera
Com outono e verão.
E nem mesmo o inverno frio
Esfria mais meu coração.
Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠Veio
.
Com amores te amei...
E de novo te amei
Nos dias que me veio,
De mim mesmo
Nada te poupei...
.
Tudo fiz saber do amor
Que em mim por ti repousa.
.
E veio vento de verão...
De sonhos e desejos
Se aqueceu meu coração.
.
Como veio um dia foi
Pra me deixar a solidão...
.
E nas flores que me cercam
Não há nenhum aroma
Que me perfume o coração,
Um tempo e outro tempo passa...
Fica só você no coração.
.
Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Cartas e flores

Ah! Minha amada,
Se pudesse eu diria hoje mesmo ao teu coração
O que há tanto tempo já lhe falei com cartas e flores.
O quanto eu te amo... o quanto eu te adoro... o quanto eu te desejo,
Só não diria da tristeza e da solidão a que estou recluso há tanto tempo longe de você.

Mas a minha timidez fez das cartas e flores embaixador dos meus dizeres a você,
Palavras que hoje ecoam no eco do vazio da minha alma longe do seu amor,
Porque me privei por capricho da timidez de entrega-las quando pessoalmente lhe dei meu coração.

E nesse pranto de tristeza em que se faz meu coração,
Preso nas tuas mãos, mas longe dos teus sentimentos,
Não há um alento se quer que aplaque a imensidão da minha dor na solidão.

Vejo os meus dias passarem diante de mim
Preso ao passado do dia em que eu te conheci.
Olho para frente tentando seguir,
Mas não encontro outro caminho que não passe por ti.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠Vivo intensamente, mas com o cuidado de não ser exageradamente sem limites.
-
Ao mesmo tempo penso que:
Limites devem ser quebrados... Mas com que intensidade essa quebra deve ocorrer? É onde devemos atenção, pois cada ação ou omissão traz também consequências e reações.
-
Nossa evolução está, intrinsecamente, ligada à maneira com que lidamos com nossos problemas, quebras de limites, barreiras e ciclos.
-
No fim das contas, devemos entender que viver é sofrer e evoluir é saber desbastar-se.

Inserida por guilhermeespinosa

⁠Tanta vontade

Tanta vontade de dizer tantas coisas, mas ao mesmo tempo tão pouca paciência de desenhar pra quem só entende o que quer.

Tanta vontade de ser livre, mas ao mesmo tempo tão pouco poder pra voar.

Tanta vontade de amar, mas já tão cansado de tanto ter de descomplicar, ainda assim parecer o complicado (ou quem sabe seja mesmo).

Tanta vontade de vencer o desafio, mas se tanto preparo parece nem adiantar... "Será que eles ainda são humanos?" Chego a me perguntar.

Tanta vontade de viver que esqueço que... Estou vivendo.

Inserida por guilhermeespinosa

Sim, foi como um pacto.
Pertencemos um ao outro e ao mesmo tempo que
eramos um, eramos dois. Não havia erros, tudo combinado .
Eu o amaria e você a mim. Sim poderia . Mas não, não é assim. Somos seres perdidos em intervalos, como quem espera o abrir das rosas nos jardins. Somos bichos da noite , vivemos um mistério mudo. Um silêncio, um silêncio.
Um silêncio sem trapaças, quando só as estrelas brilham no céu e os meus sonhos tão reais o encontram. Venha, deite-se ao meu lado , sonhe acordado e verá como é lindo o amanhecer quando deixamos o silêncio falar por nós. Quando deixamos a própria brisa sussurrar nossos planos. Estamos em um intervalo agora, mas agora eu te escuto ainda mais. É um pacto sim, entre tu e eu. Somos um , sendo dois. E sendo dois nos entendemos como um. As estrelas nos encantam , o mistério nos enlouquece e o silêncio é a voz de Deus que nos perdoa, para que possamos perdoar um ao outro. Amo-te !

____ Lene Dantas.

Inserida por LeneDantas

⁠Como pode um ser tão complicado e tão simples ao mesmo tempo?
Um mar tempestuoso, mas basta uma pitada de carinho e esse mesmo mar se torna calmaria,
Tão forte, porém tão sensível, o que a define?
A necessidade,
Como pode características tão distintas descreverem uma só pessoa;
És o que és; única, decidida, amorosa... Entre tantas outras coisas boas,
Bem assim, uma Mulher!

Inserida por Marioolavo

⁠Todos nós somos seres únicos e insubstituíveis
e jamais haverá uma única pessoa igual a nós mesmo em qualquer lugar do mundo em qualquer época.
Pois ninguém jamais vai ter vivido nossas vitórias ou sofrido nossas derrotas.
Pois é isso que molda nossa personalidade.
E nos torna e cria seres únicos.

Inserida por edugeeknerd

Sonhar, sempre é possivel sonhar.
Mesmo que pareça distante,
Sempre é possivel sonhar.
Mesmo que as cinrcunstâncias sejam obscuras,
Sempre é possivel sonhar.
Somos movidos pelos nossos sonhos,
E guiados pela nossa certeza de alcançar os nossos objetivos.
O sonho aliado a perseverança, nos leva a grandes horizontes.
Mas lembremos nunca chegamos sozinhos, a um ser onipotente, onipresente e onisciente que nos proporciona, sonhar e a realizar os nossos sonhos.
Somos sonhadores e conquistadores da realidade.

Inserida por ATILANEGRI

⁠A curta jornada solitária da vida

Nessa vida, nascemos sós, e morremos sós, mesmo que nasçamos com um irmão gêmeo, cada um com sua individualidade na vinda e na ida, porque até no nascimento muitos não conseguem contemplar a luz desse mundo, e se esvai a vida prematuramente, e ainda de forma solitária.

Somos seres que a vida nos põe cotidianamente a prova, e o aprendizado é longo e duro, e na verdade nunca iremos aprender todos os mistérios da vida...

Somos concebidos, gerados, nascemos, passamos pela infância, adolescência, ficamos adultos, maduros(coroas), envelhecemos e somos convidados para a longa e eterna partida dessa vida.

De certo que no meio desse contexto da curta jornada que temos, em algumas dessas fases, a vida também pode ser interrompida, e partimos.....

Bem da verdade que vivemos em uma orquestra dirigida por um maestro, que inicia a sinfonia, pausa e termina o nosso show pessoal.

Nessa trajetória:

Vem os soberbos se achando que são alguma coisa...

Vem os ambiciosos e gananciosos, achando que podem levar alguma coisa material dessa vida, e usam artifícios para enganar e iludir.

Vem os desalmados, que não usam de misericórdia e amor para com o seu próximo.

Vem pobres de espírito, que mesmo tendo um grande maestro, fazem da sinfonia uma grande desarmonia.

Vem os tolos, que se deixam enganar com suas tolices.

E no fim, todos pegam a sua rota de partida: ricos, pobres e poderosos, porém, todos partem sozinhos nessa longa jornada de ida.

A nossa história escrevemos todos os dias, pode ser boa ou má, influenciar positivamente ou negativamente, somos escritores do nosso tempo, porém somos os únicos escritores que possui um maestro. Interessante esse conjunto cultural que é a vida.

Temos indivualmente começo, meio e fim, como uma obra literária que já está sendo escrita nesse momento.

Por isso, escreva uma linda história, seja um autor e escritor de uma obra que seja um exemplo, e que os leitores, sintam orgulho e temham prazer do que está sendo escrito, porque a vida é um curta estrada, de chegada e partida solitaria, e um dia deixaremos somente nossos escritos, e mesmo assim um dia serão apagados desse mundo, mas não da eternidade onde todas nossas obras serão expostas e julgadas pelo maestro, juiz, autor e consumador da vida.

Atila Negri

Inserida por ATILANEGRI

Ao amor

É bom
ter alguém que partilhe
da amplitude dos teus pensamentos
e que ao mesmo tempo
te ame e te beije ardentemente

Viu só?

Em certa ocasião
já havia dito...

Não precisa ser perfeito
só precisava me fazer bem!

Por isso não desisto de amar
seria tolice desistir
de algo tão bom
que simplesmente
encanta
aprisiona
aconchega
e surpreende...

É flor que nasce sem necessariamente
ser semeada
em meio a solo infértil
anseia fazer morada

Que fique
que preencha
que inunde

Que seja bom
e eterno...

Ao amor um brinde
um cântico
uma valsa
um sorriso
um olhar intenso e destemido

Ao amor um beijo meu
com o sabor dos lábios teus

Inserida por AlessandraBenete

Comece hoje mesmo a realizar seus sonhos
Transforme seus sonhos em propósitos e comece a vivê-los em pequenas doses diárias de realidade.
Elimine o fardo dos rótulos que carrega, se importe menos com as expectativas dos outros e abra espaço a novas experimentações entre compromissos diários.
Cada propósito é uma esperança, mas não uma realização.
A realização é o propósito colocado em prática, de pouco a pouco.
Lembre-se realizar não é ter mais. Realizar é fazer mais.
Experimente e comprove!

Inserida por paulo_sezio

⁠⁠DORME MINH'ALMA

Que felicidade, que maldita sorte!
Conseguir que a minha durma!
Mesmo sem ser já na morte
Nem nas vésperas da soturna!

Dorme, minha alma, dorme
Em teus lençóis, tão tranquila
Enquanto descansa a fome,
Da minha miséria sibila.

Ó, forças da natureza,
Deixai minh'alma dormir
Em silêncio e singeleza,
Na incerteza do que há de vir...

Lá, pelas encostas da vida,
Naquelas montanhas de calma,
Eu peço, eu rogo à gente dormida,
Que deixem dormir a minh'alma!

(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 02-08-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

I N V E N Ç Ã O

⁠Fui eu que inventei o amor,
Mesmo sem saber se era dor
Aquele ardor que se sente
Logo que se pronuncia
A palavra amor.

Senti-lo, é bem pior
Do que praticá-lo?
Eu sei lá!
Só sei que o amor
É uma coisa
Que quase deixaram
De pronunciar
Com medo do bicho amor.

Afinal, não fui eu
Que inventei o amor
E jamais
O inventarei.

(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 01-09-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠OLHOS SEM LÁGRIMAS

Ai, se eu tivesse lágrimas para chorar...
Mesmo agora a brotar
Como duas fontes fortes, sem parar:
Eu inundaria os leitos
Secos dos rios,
E os peitos
Sem leite para amamentar
Os filhos com fome, já frios.
Ai, se os meus olhos
Sem escolhos,
Quisessem agora chorar
Copiosamente,
Amargamente,
Como ondas de fúria que brotam do mar:
Eu, regaria as flores do meu coração
Da paixão,
Tão tristes, tão coitadinhas
Cada vez mais a mirrar,
A secar,
Pobres tristinhas.
Ai, se eu tivesse outra vez lágrimas,
Já nem sabia chorar!

Carlos De Castro, In Há Um Livro Por Escrever, em 05-12-2022

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠A ANDORINHA

Poisou uma andorinha
Tão mansinha
No parapeito,
Mesmo a jeito,
Da minha janela.

Era um sinal de vida
E eu pela minha sofrida,
Meti conversa com ela
Por gestos de simpatia
Em plena sinfonia,
Pintando com alegria,
A mesma paisagem da tela.

A amizade pura,
Cura
E supera
A mais dolorosa ferida,
Quando ela me disse ao
ouvido
Num silêncio estabelecido,
Sempre que haja primavera:
É sinal que renasce a vida!

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 21-03-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠O mundo é uma droga, é verdade
Cheio de problemas e maldade
Mas mesmo assim, eu encontro alegria
Porque você é minha pessoa preferida

As notícias são sempre tristes
E as dificuldades são persistentes
Mas quando estou com você, tudo melhora
Você é a luz que ilumina minha aurora

A vida pode ser difícil às vezes
Mas com você, eu encontro as respostas
Você me dá forças para lutar
E me faz acreditar que tudo pode melhorar

O mundo é uma droga, eu sei
Mas com você ao meu lado, eu serei capaz de enfrentar
Você é minha pessoa preferida
E juntos, podemos superar qualquer adversidade.

Inserida por MynameisJ

⁠QUIÇÁ TALVEZ PORVENTURA EU FORA DAS REDUNDÂNCIAS PLEONÁSTICAS OU O MESMO DO IGUAL SEMPRE

Será que vim das profundezas
Das rochas eruptivas magmáticas
Nos subsolos de seres estranhos
Encobertos em caras de putos
Com máscaras carnavalescas
Em poesias de rachas quentes, porém
Sem rima, mas sempre frescas.
Rimou uma, acaso meu, sem certeza
Se nasci em Marte ou nas Áticas
Das civilizações helénicas dos espertos.
Nasceria eu na Ásia dos Sete Mares
Das mil e uma noites dos pensares
Quando Sinbad, o marujo, por ali ferreava!?...
Tudo mentira, porque eu nasci aqui,
Na Chamusca de Argoncilhe,
no Bairro Pobre da Ilha das Canárias,
Da Feira de Santa Maria.
Minha parteira da miséria, particular,
Tinha por graça ser
Elisa Santa Ouvida -
-Deus a resguarde e não lhe apague a Luz.
Disse-me sempre ela, em bondade:
Que veio uma cegonha que poisou na Serzelha
Na fonte velhinha, para beber água pura, cristalina;
Subiu às Canárias e me deixou já embrulhado
E tudo, ao lado de minha mãe no leito pobre.
Acreditei no milagre até alguma idade da inocência.
Hoje, não acredito em nada.
A parteira morreu.
A cegonha dizem que nunca mais se viu.
A Fonte da Serzelha já não dá água pura.
E eu, finalmente, consegui casar com um poema
Que não rima,
Lá dizia a minha prima (quando lhe arrimava...)

(Carlos De Castro, in Há um Livro Triste por Escrever, em 14-01-2025)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro