Texto sobre Voce Mesmo
"Devemos amar ao próximo como a si mesmo, mas também devemos amar o distante, amar o diferente.
Não adianta amar quem se parece com você, segue sua cultura, religião, orientação sexual e odiar quem pertence a outros costumes, a outras religiões,culturas, tradições e outros estilos de vida"
UM PEDIDO À PRIMAVERA
Passou tanto tempo
E a primavera voltou
Eu estou do mesmo jeito
Tão sozinho, sem amor
Vá de novo, primavera
E uma coisa vou lhe pedir
Você que é a estação das flores
Traga uma flor para mim
Vou ficar te esperando
Porque sei que um dia vem
E que desta vez você traga
Junto contigo o meu bem
Aqui espero ansioso
Solitário, sem amor
Não esqueça, primavera
De trazer a minha flor...
Edvaldo José / Mensagens & Poesias
LP DE MINHA VIDA
Viver assim como eu vivo
Sem ter amor e carinho
É mesmo que não viver
O meu caminho é o mais triste
Felicidade não existe
Como é triste o meu sofrer
No disco de minha vida
Existem faixas compridas
E triste de se ouvir
A Tristeza e a Solidão
São as de mais cotação
E não deixam de insistir
Primeira faixa, a Tristeza
Segunda, a Solidão
Terceira, a Lembrança
Quarta faixa, a Saudade
Quinta, o Passado
E a sexta, a Esperança
Na Parada dos Solitários
A Tristeza está disparada
Pois está na liderança
Depois, vem a Solidão
Com uma boa cotação
E, em seguida, a Lembrança
Aí, vem a Saudade
Que começou a aparecer
Nesta última semana
Quinto lugar, o Passado
Muito bem solicitado
Pois é uma música muito bacana
Em sexto lugar, a Esperança
Promete grande sucesso
Música de grande valor
Entre elas, a mais linda
Pois é ela quem esta
Mais pertinho do Amor
Amor e Felicidade
Carinho e Amizade
Ciúme e Perdão
É o outro lado do LP
À espera de você
Para alegrar meu coração
Querendo participar
Da Parada dos Solitários
É até fácil demais
Escreva pedindo AMOR
À Rua Nossa Senhora de Fátima
Palminópolis, Goiás
Edvaldo José / Mensagens & Poesias
sou o istmo ligando minhas emoções
às emoções alheias
ao mesmo tempo sou ilha e oceano
sou o próprio sentir
desaguando inteiro
em mim:
sou o rio que mata
a própria sede
enquanto desafaz-se das redes
do seu existir:
rio
mar
oceano
e eu-gota
escorro dos lábios ferozes
amantes da terra molhada
do bálsamo de si…
╔❝... perdido fora o tempo ou perdido fora o sentimento nele mesmo.
Hoje ficara a lembrança dos beijos nunca sentidos, a memória dos saboreados.
Na noite procuro ainda a hora perdida ou talvez a hora que nunca o tempo quisera deixar existir simplesmente por a mesma a ele não pertencer.
Hoje resta a certeza de tantas incertezas de um tempo cheio de vazio!
... perdido fora o sentimento no tempo que nunca nele existirá a hora para atrás o encontrar.❞╝
Tc.0811018/-11
“ Apenas observo, mas mesmo sem entrar eu contato, eu ainda sinto
Como alguém consegue ser tão cruel? Como alguém não consegue perceber que a outra pessoa não está se sentindo bem?
É agonizante ver outra pessoa sofrer sabendo como é aquele sentimento
Eu sinceramente não conseguiria agir desse jeito.
Eu preferi me tornar uma pessoa empática!
É tão bom, tão satisfatório receber um elogio, né?
Eu penso nisso e uso um espelho imaginário, reflito esse sentimento pensando nas outras pessoas.
Elogiar alguém é tão bom quanto receber um elogio. Nunca por inveja, e sim por empatia.
‘Lembre-se, um elogio pode mudar o dia de alguém!’
Eu preferi me tornar uma pessoa empática! “
- Empatia
As mulheres são navios:
elas sempre estão pensando
em ir embora
mesmo que tenham de enfrentar
Netuno, o rei dos mares.
As mulheres tem ancoras
que as prendem na areia:
filhos, casa, família
mas seus olhos estão sempre
sonhando com um mundo sem horizontes.
Quando as mulheres cortam as ancoras
não pensem que voltam atrás:
vão para longe
bem longe
navegando no alto mar!
Meu erro foi crer que eu era importante,
mas sigo a sentir tua ausência cortante.
Pois mesmo ilusão, me fazia encantar
o modo em que soubeste me amar.
Tua graça, teu toque, tua educação,
o afeto envolto em doce expressão,
teu amor, ainda que mera aparência,
fez-se em mim profunda carência.
Ao te perder, me parti sem medida,
milhares de pedaços sem guarida.
E agora, na sombra do que já não há,
as vozes em mim não cessam de assombrar.
Admiro em ti sutilezas
que nem teus olhos percebem.
A alegria que desperta em instantes,
mesmo quando parecem pequenos.
A ternura escondida nos gestos,
a leveza no simples viver
cativa-me, prende-me,
faz-me querer estar ao teu lado.
Encontro em ti pedaços de mim,
os que busco, os que desejo,
e os que, sem saber, sempre esperei.
Eu prometi a mim mesmo que não iria errar mas lá vai eu e cometo o mesmo erro outra vez, outra vez e outra vez. Até quando eu vou ter que aprender que não terei você aqui nos meus braços para ficar aqui comigo para sempre.
Você vem e me diz lindas palavras, me beija, me abraça e até me leva para sair, mas já é outro dia e você já foi embora como sempre.
Você não pertence a mim, não posso amar alguém que é de outro alguém
Mais como deixar alguém que te faz sorrir mais, como deixa alguém que te deixa sentir viva, esquece alguém
Se ela é a sua droga lícita, é a sua droga lícita.
Ela é canção
Coração fora do peito
Batendo do mesmo jeito
Sorriso frouxo
Lembranças de um agosto
Ela é gosto
Sabor de abraços dados
Por motivos nada convencionais
Sem luxo nem riqueza
Só paz
Música perfeita
Ela ainda é mais
Uivo do cao-do-mato quando vê a lua
Naquele momento
Não pertence a mais ninguém
É só sua
Sintonia que gosto de ouvir
"É meu longe, meu perto
Meu lá e meu aqui"
Minha cor meu sol
Semente,meu sempre
Retinindo em "Si Bemol "
Ela é canção
Coração fora do peito
Batendo do mesmo jeito
O preço de entender tudo e saber de tudo é a loucura, pois, mesmo quem sabe e entende, não sobrevive e não aguenta a imensa pressão social de milênios de história. E por quê? Porque você é humano, e ainda lhe resta humanidade.
Não importa o quanto tente, o quanto resista, a bolha sempre o puxa para dentro, de novo e de novo—um ciclo infinito e inquebrável.
Mas será que isso tambem não seria uma bolha? e uma falsa sensação de uma impossivel "liberdade"?
Escrever
Escrever esses textos me ajuda a enxergar as verdades que tento esconder de mim mesmo. Gosto disso. Me faz encarar as coisas como realmente são. Eu sei quando estou mentindo para mim mesmo. E, por mais que às vezes tente fugir, no fundo, a verdade sempre me alcança.
Tem dias que parecem desperdiçados, e eu fico tentando entender o porquê. Mas a resposta é sempre a mesma: porque eu escolhi que fosse assim. Eu poderia ter feito algo, poderia ter mudado, mas não fiz. E estava consciente disso o tempo todo. Não dá para mentir para mim mesmo sobre isso.
Outros dias são diferentes. Dias em que me sinto vivo, em que aprendo, em que percebo que nunca vou saber tudo – e tudo bem. A diferença entre esses dias não é o acaso, não é sorte ou azar. Sou eu. Sou eu decidindo, mesmo sem perceber, se vou me movimentar ou ficar parado.
Já me coloquei demais no papel de vítima, sem nem perceber. E quando percebi, odiei. Porque eu sempre detestei esse tipo de comportamento nos outros. E me ver reproduzindo isso fez eu me sentir um hipócrita. Mas agora eu vejo. E quando a gente percebe, não dá mais para ignorar.
Aos poucos, estou mudando. Ainda estou LONGE de ser quem quero ser, mas estou no caminho. O pequeno André teria orgulho, não porque sou perfeito, mas porque sigo tentando.
Escrever me faz enxergar tudo isso. Não tem como escapar das palavras quando elas estão bem ali, diante de mim. Eu sei quando estou tentando me enganar. Sei quando estou fugindo. Mas aqui, nesse espaço, não tem para onde correr. Só resta encarar a verdade – e continuar.
O fim do meu quase (S.S)
O luto é uma coisa intrigante: ao mesmo tempo que a gente sente e sofre, com o passar dos dias ele também descama os nossos olhos, permitindo que a dor se dilua em lembranças.
Você já teve que sepultar alguém vivo? É uma dor que se prolonga, latejando no peito, pulsando em compasso fúnebre.
Você quer esquecer, mas a pessoa está a poucos segundos de uma ligação, a um botão de "enviar" no WhatsApp, e às vezes, a poucos metros de distância... E você tem que lutar contra a vontade de falar, o desejo de correr para os braços, o desespero de querer estar perto... É como se o tempo se arrastasse em câmera lenta, enquanto a saudade tece uma teia invisível ao seu redor.
Eu ainda guardava a caixa do "nosso 1º mês". A lembrança triste daquele jantar à luz de velas, flores e balões da minha explosão de amor por ter encontrado a minha versão idealizada de felicidade, que nunca se concretizou. Um castelo de areia que desmoronou com a primeira onda da realidade.
Agora estou aqui, diante das poucas lembranças que me restam, pondo fim a tudo o que não vivemos, um futuro que se esvaiu, como areia entre os dedos.
Eu fui apenas uma frase na tua vida, e ainda assim enchi meus pensamentos com imensas bibliotecas sobre você, sobre nós: as viagens que não fizemos, os roteiros rabiscados em mapas que agora amargam poeira. Idealizei nossas sextas-feiras cozinhando juntos, o aroma do molho de tomate caseiro impregnando a cozinha, as risadas soltas enquanto debatíamos sobre a vida. O gosto do vinho em noites frias, em dias quentes, o vinho de dia qualquer... as conversas na varanda de casa, nossas cadeiras na areia da praia vendo o sol se despedir no horizonte, as discussões acaloradas sobre nossas diferenças, que seriam pequenas desde que estivéssemos juntos. Os domingos preguiçosos, o café da manhã na cama, o cheiro de café fresco invadindo a casa... as visitas na casa da sogra, o bolo quentinho, o sorriso acolhedor... o almoço em família com aquele barulho de felicidade ensurdecedor, os cafés com amigos, as gargalhadas... A felicidade comum, aquela que se encontra nas pequenas coisas, na rotina extraordinária do dia a dia...
Agora tudo se resume a cinzas, literalmente. Difícil fazer morrer o que ainda está vivo, pulsante e palpável... é como arrancar um órgão do corpo sem anestesia.
O que fazer com tantos planos? O que fazer com tantas promessas? O que fazer com a nossa música, que tocava especialmente pra nós sem que precisássemos pedir, que embalava nossos sonhos e agora soa como um réquiem...
Uma vez o poeta perguntou se "se morre de amor"? Eu não conheço ninguém que tenha morrido de amor. Eu queria viver de amor. Ironicamente não morri de amor, mas estou tendo que matá-lo. E isso dói. Dói fisicamente. Aperta o peito, a alma chora, a sensação de morte é terrível. A dor nos mostra o quanto amamos. É a prova de que o amor existiu, mesmo que breve e incompleto.
O nosso "quase" ainda vai me assombrar por um tempo... Como um fantasma que habita os cantos da casa, sussurrando lembranças e reacendendo a chama da saudade.
Eu ainda acordo com coisas pra te contar. Como agora. Hoje eu decidi pôr fim a ideia que eu tinha de você. Queimei tudo o que me lembrava você, e com o coração ainda sangrando de tanto amor, joguei as cinzas no mar... e com os olhos cheios de lágrimas eu te disse adeus...
Mas ainda dói. E eu sei que ainda vai doer por um tempo, até que um dia o som de ouvir o teu nome me faça sentir nada... Apenas uma brisa suave, um murmúrio distante, uma lembrança adormecida.
Lília Raquel Farias Nunes
16/02/2025
༺༻
Amizade poderia ser sinónimo de alegria mesmo nos momentos difíceis e de lágrimas no rosto.
Amizades feitas quando crianças, tem raizes na terra batida, mas nem sempre são fáceis de se lidar... umas por aí vão, outras não são para se abrir mão.
Amizades feitas quando adolescentes, na hora vingam para crescer e florir ou não iram nada ser.
Amizades feitas quando adultos, poucas são pois outras no passado já nos ensinaram a não nos deixar levar pela nossa própria vontade de querer "já e agora".
Onde está a Amizade está a alegria.
Isso sei e posso afirmar!!
Sejam felizes por favor.
༺༻
Tc.19022025/027
Pois que vida não tem alma
Ponho termo à vida eu mesmo
Pois que vida não tem alma
Nem vida própria, guelra.
É definição de mentira toda ela
Mesmo finda se julga perfeita,
Ponho termo à vida, meia noite a cinco
Deste mês, sem procurar renuncia,
Causa ou motivo, segunda opinião
Nunca, jamais obterei na morte
Compreensão sentido pro que fiz
Ou pro que faço à vida sem ou
Que nem foi, se conclui apenas
Plo fascínio que tem a morte.
Belo é o esquecimento, desolado
O sono a sombra e o sopro breve
Que deu ideia eu estar vivo
Estando morto pra vida assim
Como que sem fôlego pra respirar
Uma e outra vez tentando conter
O mau hálito, o odor a putrefato,
Juntei o inútil e o desagradável,
Numa circunferência quase perfeita,
Como bom artista que se preza,
Sendo apenas eu quem se pensa
Atleta, eu apenas que, do balcão
“Se-dá-vivas”, a ele próprio na pista,
Pondo fim à vida na lama da estrada,
No portão, na entrada do estádio …
Joel Matos 22 Janeiro de 20/25
A luta contínua.
Mesmo sabendo das dificuldades que estamos enfrentando no dia a dia por conta de um sistema governamental corrompido.
Temos que lutar para sobreviver mesmo com dificuldades.
Dificuldades fazem parte da nossa vida, mas não podemos é desanimar.
A vida é dura e vai continuar sendo dura.
Sei que tem dias que bate um desânimo, mas não podemos entregar os pontos.
Vamos em frente, com a proteção de Deus, venceremos todos os obstáculos que surgem no dia a dia.
"Mesmo que uma pessoa branca não reconheça seu lugar social, constituído historicamente, e como este atua simultaneamente na forma como acessa e mantém privilégios, essa é uma realidade. A negação das discrepâncias sociais e das classes sociais que o racismo produz são ferramentas coloniais e um recurso amplamente utilizado por grupos hegemônicos.
É necessário mentir, ser perverso e arrogante para manter as coisas como são. Afinal, a mentira é um precioso recurso do racismo. Também é necessário fingir que está tudo bem em ser herdeiro, mega-empresário. Aqui é a mentira da meritocracia que é repetida incansavelmente até que uma pessoa comum acredite que privilégio é, na verdade, resultado de esforço.
Estou dizendo isso para que a gente reflita sobre o fato de que a indústria do álcool é branca e que é uma hipocrisia, no nosso país, falar sobre consumo prejudicial de álcool sem dimensionar quem mais se prejudica e quem mais lucra nesse contexto. Muito se fala sobre quem consome de forma abusiva. E quem produz de forma abusiva?"
Dia 27
Nunca passou pela minha cabeça,
Mesmo nessa peleja de saudade,
Te deixar nesse momento seria insanidade,
Uma arbitrariedade,
Como pode outras pessoas te deixarem nos momentos ruins?
Relacionamentos não podem ser assim,
De nenhum ângulo,
Isso fere, interfere,
Numa falta de responsabilidade emocional absoluta,
Com uma frustração absurda de quem recebe.
Eu te amo,
Espero o quanto for sem dano,
Firme, forte,
Com uma estrutura que não conta com sorte,
Pensamentos sem morte,
Físico intacto,
Agora minhas flores já não machucam,
Não sou um cacto,
Juntei os cacos,
Fiz um lindo mosaico,
Reconstrução que não vai pro saco.
A luta contínua.
Mesmo sabendo das dificuldades que estamos enfrentando no dia a dia por conta de um sistema governamental corrompido.
Temos que lutar para sobreviver mesmo com dificuldades.
Dificuldades fazem parte da nossa vida, mas não podemos é desanimar.
A vida é dura e vai continuar sendo dura.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
