Texto sobre Voce Mesmo
Permita-se
Ser feliz é difícil
Gera incômodo
Pesa em que não é leve
Mas permita-se mesmo assim.
Seja feliz por hoje
Ser feliz pelo ontem
Serás feliz amanhã
Felicidade deveria ser;
Cotidianamente;
Conjugada.
Fique leve,
Seja leve,
Leve o que é leve
O que não é releve.
Pensa, isso
Repensa no seu destino
Planeje a jornada
Viva cada passo
Celebre cada caminhada
Permita-se.
Permitir é verbo,
Conjugue-o
E então serás leve,
Se,
Permita-se
Ser,
Feliz.
A beleza física com o passar dos tempos vai perdendo o brilho
Já a beleza da alma, mesmo com o passar dos anos, podemos evoluir e melhorar. Existem muitos olhinhos enrugados, que se você olhar no "fundo do seu espelho", verás a beleza de um ser que vive e paz, com amor e gratidão pela vida.
Permita se evoluir, na beleza da sua criação.
Paz no coração
Parabéns professores!
Dura missão que é exercida com paixão, pois mesmo nas batalhas que por vezes parece estar vencida, se levanta e continua a lida. Muitas vezes uma luta injusta, contra o sistema, tecnologias que se mostram mais atrativas. E a mais cruel que ficou pelo caminho, e a mais gritante, é o respeito, respeito pelo o que representa perante uma sociedade. Mas mesmo diante das adversidades, encontra possibilidades, enxerga além de um projeto, de um papel, de um plano, que do outro lado tem um ser humano, este que ainda em formação, precisa da sua atenção.
Ao Luiz Antônio
Lembrança nos traz esperança
Unidos com um mesmo objetivo
Iremos à busca da felicidade
Zelando por nossa família e amizade
Autenticidade e respeito a todos
Nunca se apoia na dúvida
Transmite segurança a quem conhece
Observador de tudo a sua volta
Na vida diária acredita no Homem
Irá sempre ser um vencedor
Outros o seguem, pois confiam em seu caráter
Feliz Aniversário 11/07/2024
De seu amigo : Bezerra.
Injustiças...
Durante anos fiquei pensando como cuidar de mim mesmo, e nas madrugadas lembrava que não estava só, no silêncio de pura reflexão entre 03:15 até 04:45 passava um filme na minha mente, de joelhos lembrava que tinha uma família e que não estavamos só nesse mundo de injustiças do meu Deus....
MÉTODO POÉTICO
.
.
Meu método?
O mesmo das Estrelas.
Primeiro, surge uma ideia –
vaga, ou mesmo fantasmagórica.
Ou então uma combinação inesperada
de palavras, por vezes embaraçosa...
Talvez – quem sabe – uma imagem
cujas estranhezas e travessuras
afrontem todos os cânones.
Uma eloquente frase
que cale ao peito
solitária:
sincera
lágrima.
.
Em uma palavra: Poeira
– nuvens de poeira desgarradas
vindas dos confins da mente
e das bordas do acaso.
.
Mas então, depois de muito vagar pelos meus arquivos,
ou de pairar errantemente sobre os meus sonhos,
algumas delas começam a se combinar
– como se, irmãs, viessem
de famílias distintas –
E eis que surge,
alegre,
a Gravidade,
pronta a juntar em um só giro
o que se queria disperso e sem mais rumos:
Ansiosa para, com violenta ternura,
moldar a forma.
.
Por fim, emerge,
do caos girante, uma estrela
– supremo milagre no delirante acaso
de um universo improvável
em sintonia fina.
.
Faz-se o Poema
– estranho acontecimento
cuja tenra fornalha interna
queima a pretensão
de alimentar
as almas...
.
A ti parece, este, um método por demais aleatório?
É porque não sabes de toda a paciência que foi necessária
para não limpar intempestivamente a poeira errante
que por tanto tempo pairava nos escuros céus
dos meus arquivos, sonhos, lembranças.
Quantas vezes fui tentado a deletar
um quase-embrião de verso,
ou quis me desfazer
da tal metáfora
tão desajeitada!
Mas ouvi a voz:
Guarda este pó
que de ti vieste.
.
Sem esta paciência,
não seria possível a criança:
ver, do poema, a forma brotar esperança
como flor que redefine as suas próprias pétalas
e decide, magnífica e hesitante,
se pétalas terá...
.
Ver, da alma poética,
redesenhar-se certo corpo
quando é corpo o que se quer...
E, quando não é isto o que se almeja,
aceitar-se como alma pura-chama,
ou reconhecer-se, mesmo,
tão somente como pó.
a dignidade do pó:
despretensioso,
periférico,
errante.
.
Este é o método:
render-se ao que se tornou possível
no oceano do improvável
com a bem ajustada
sintonia fina.
Respirar
a poesia
como destino
que se fez do acaso...
.
.
[BARROS, José D'Assunção. Revista Sede de Ler, 2024]
MEDO DE TIGRE-ARANHA
.
.
Tinha um medo crônico de tigres.
Podia ser até mesmo dos que estão nos filmes
enjaulados dentro de uma intransponível tela de Cinema
e incapazes de saltar para a nossa dimensão.
.
Se vislumbrava um cartaz de propaganda
estampado com uma só destas feras,
ali mesmo deixava litros de medo
escorrerem por entre as pernas.
.
O medo de tigres fora o companheiro
de toda a sua vida.
Desde a mais tenra infância
chorava ao ver desenhos de tigrinhos
nos pijamas e invólucros de refrigerantes.
.
Isso tudo, apesar
de não haver tigres em seu continente,
e de sua pequena cidade jamais ter sido visitada
nem mesmo por um velho tigre desdentado,
protegido pela jaula de um circo.
.
Tigres...
Esse pânico o acompanhou sempre
a cada dia, a cada instante de sua vida.
Foi a psicólogos caros, mas sem resultados.
Lá estavam, no fundo, sempre os mesmos tigres...
Espreitando, ferozes e listrados, no covil do inconsciente.
.
.
[BARROS, José D’Assunção. Publicado na revista Simbiótica, 2023]
Estou aqui respondendo aos pensamentos e diálogos que cada um tem consigo mesmo, geralmente em um nível mais reflexivo ou introspectivo. É como se estivéssemos em uma conversa interna, analisando emoções, decisões e experiências. Até memes entram nessa! Esses monólogos podem ajudar muito na autoanálise e na compreensão dos sentimentos e comportamentos do ser humano, que nunca perde sua essência.
Vamos lá, então, porque entender a nós mesmos é sempre uma vivência profunda.
Saudade
Começo falando que eu penso muito no meu passado, as vezes acho que estou preso a ele(mesmo não estando) é difícil me desvencilhar dele quando ele vive me assombrando, digo isso por algumas decisões horríveis que ja tomei e me sinto culpado por meu antigo eu, mesmo sabendo que há coisas boas que fiz anteriormente,sei que a minha versão criança me veria com os olhos brilhantes e me acharia um máximo…mas porque eu não consigo mais me enxergar assim?será que é pelas decepções e muralhas que eu tive que escalar sozinha? Ou por achar que todos ao meu redor não estão realmente comigo? Eu realmente não sei, mas vivi, eu espero que você volte na sua versão mais autêntica e pura de todas,sinto saudade de como você não pensava em escutar as pessoas que desacreditavam de você,como você seguia atras do que você acreditava e sonhava,sinto saudade de você,sinto saudade de mim mesma… obrigada por de algum jeito ter me feito forte,você fez o que estava no seu alcance e espero que meu eu do futuro olhe pra essa minha versão atual e tenha orgulho de tudo que eu estou tendo que enfrentar.
Ps:espero sinceramente que você volte.
Os olhos continuam a ver-te
e as mãos estão frias
de transpirar vontades
partir é preciso
mesmo sem passagem
a vida nada mais é
do que uma constante
miragem
a estrada flutua
e ainda te vejo nua
ao menos se o mar
estivesse perto
um porto incerto
haveria de surgir
é preciso ir
― o sonho é só um sonho ―
olhos medonhos
nada podem impedir
há uma luz
lá adiante
― é preciso ir.
Tanto lutei, busquei, sonhei..., mas nada adiantou
Só me perdi no caminho que eu mesmo escolhi trilhar
Tudo é tão mutável, que nos perdemos
E o coração não é capaz de aceitar um sentimento pela metade
E o que sentimos? E o que acreditamos? Morre!
Nesse momento nos agarramos em algo para não desistir do caminho escolhido em outrora
Mas de repente, o que nos fez ficar..., já não é o bastante para continuarmos a tentar
Buscamos o amor, a sinceridade, a lealdade...
Tudo isso se tornou tão antiquado e não importam mais
O tempo já passou e tudo mudou depressa demais
É nesse momento que queremos voltar ao início e recomeçar por outro caminho
Mas existe o medo, as incertezas: Você não é mais o mesmo, o caminho não é mais o mesmo.
Como trilhar um novo caminho? Como acreditar ser o que você deve seguir?
Não importa, o seu coração já perdeu tempo demais, e você já nem mesmo sabe quem você é!
"O mar está tão distante da vista e mesmo assim vivo sonhando com garota dos meus sonhos, e pra mim viver sonhando já não basta. Quero me apaixonar pelo primeiro sorriso, quero me perde e tropeçar na saudade quero mergulhar os olhos em lágrimas, e me afogar nos talvez que o tempo pode trazer., Quero sentir tudo aquilo que descongela o coração e faz bater mais forte. Sobreviver já não basta quero o amor e cometer todos os pecados possível para que no fim quando voltar a ver o mar e sentir toda imensidão, eu possa partir sorrindo com aquela certeza que vivi."
PauloRockCesar
Todo aquele, que bloqueia os ensinamentos de DEUS,
e ouve a si mesmo, cairá na ilusão, e morrerá. Pois toda resposta que buscares "sem cessar", encontrarás, e serás libertado pela Verdade.
Nada foge da lógica, tudo o que se desvia dela é mentira.
{Busque a resposta sem cessar.}
Nunca vimos nada tão perfeito ou belo,
nenhuma mesmo aquela poesia ou sinfonia que tenha ecoado na alma,
nem qualquer sentimento ou sensação que tenha nos emocionado.
Não há nada sequer relevante, que possa se aproximar do presente que Deus tem guardado para nós.
imaginado por Luciano Cyllio (1 Co 2:9)
Página do meio
Uma pessoa bebe café
e folheia um livro
na praça alguém
senta-se e faz o mesmo
a cozinheira mexe a panela
e lê a página do meio
o passageiro,
na poltrona,
verifica a título
e abre o livro
na sala de espera
não é diferente
à sombra do guarda-sol,
na areia,
tem outro que folheia
a poesia impoluta
está em toda a gente
ao fundo, o mar:
verdadeiro
poema natural!
Tua resposta me machucou, meras palavras mesmo que pensadas feriram meu ser.
Angústia e remorso me tomaram, aceitar sua rejeição doía, pois no dia fui o mais sincero com meus sentimentos e no fim foram pisados.
No fim desisti de ti, se eu realmente a amava, tinha que deixar parte. Compreende que não era pra ser eu, com o tempo esse sentimento se esvaiu com a dor que você deixou.
Gostei de entender meu sentimento, o amor que lhe ofereci, o não que recebi e a dor que me consumiu e que com o tempo sumiu.
E, como forma de agradecimento, torço para que um dia você encontre alguém que a ame mais do que eu amei, alguém que possa lhe fazer feliz. Que, no futuro, eu possa ver a alegria iluminar seu rosto ao lado de outra pessoa.
Que ele tenha prazer em acompanhar suas danças, observe seus ângulos mais bonitos, mergulhe nas suas longas conversas e sorria ao som das suas risadas.
Que essa pessoa contemple o teu desabrochar em cada nova manhã, belo girassol.
Sinto-me cansado de tudo, exausto de mim mesmo, desistindo aos poucos de quem sou. Estou deixando de lado a vontade de viver, a esperança de ter uma família, de acreditar nas pessoas. Sinto falta dos meus pais, do meu tio, do sorriso dele, de quando ele me chamava de "meu bebê," de quando me dizia que me amava, que cuidaria de mim. Era o jeito dele de me proteger, de mostrar seu amor incondicional. Sinto uma saudade imensa do meu tio. Por que você se foi? Por que me deixou sozinho? Por que não me levou junto? Eu não sei viver sem você, não sei como me guiar, não sei sentir emoções, não sei amar. Desde que você partiu, sinto-me vazio, insuficiente, sem amor ou compaixão, um lixo como ser humano.
Às vezes penso em desistir, em silenciarr essa dor insuportável que me toma cada vez que vejo uma foto sua ou me lembro de você. Lágrimas surgem sem que eu consiga evitar, e choro, sozinho, num canto, com essa tristeza que me assola mesmo após tantos anos. Eu me sinto desmoronando, como uma alma fragmentada. Só queria sentir um pouco de felicidade, ver seu rosto de novo, ouvir sua voz me chamando de "meu bebê" ao menos por um minuto.
Queria uma família completa, perfeita, queria vocês de volta. Apesar disso, tenho uma sobrinha, minhas duas avós e minha irmã. Não suportaria vê-los sofrer, mas ao mesmo tempo sinto uma vontade imensa de deixar tudo para trás, sem pensar em ninguém, mesmo sabendo o quanto isso machucaria a todos. Por favor, alguém, me ajude, só preciso de consolo, de algo que me traga conforto, que me faça sentir amado e feliz. Não aguento mais isso.
Amo minha família, mas nem todos estão aqui para ver a pessoa que talvez eu me torne, alguém com luz ou, quem sabe, interessante aos olhos de quem ficou. Eu preciso da minha família para me sentir completo. Por que a vida é tão injusta, tão cheia de dor e crueldade? Por que nada é perfeito? Daria tudo para vê-los novamente, por um instante que fosse.
Sinto sua falta, tio. Sinto sua falta, mãe. Sinto sua falta, pai. Quero vocês de volta. Deus, devolva-me eles. Não suporto esta vida vazia e cheia de dor, marcada por erros. Não fui feito para isso, não fui feito para viver sem eles, para suportar tanta dor. Por que você me trouxe para uma vida assim? Só queria paz, queria estar com eles. Mesmo que existam coisas boas, sempre haverá um vazio em mim que ninguém consegue preencher.
Quero ser feliz, quero vocês de volta. Posso escrever mil páginas sobre o quanto amo vocês e nunca desistirei disso, posso encher livros e poemas com o tamanho da minha saudade. Vocês são tudo para mim. Eu amo vocês. Me perdoem.
Mesmo quando tudo ao redor parece incerto, mantenho a confiança de que meu propósito faz tudo valer a pena. Nada desviará meu foco; cada desafio apenas me fortalece. Sei que alguns obstáculos são inevitáveis, mas sempre há uma luz que me guia e me lembra do que realmente importa. É nessa luz que deposito minha confiança.
Moabe Teles
Sabe? Se tudo terminasse hoje, ficaria a certeza de que amei de verdade.
Mesmo não havendo como medir, não havendo como ver, não havendo quem possa confirmar, não havendo como registrar e certificar. Mesmo assim, eu teria amado, e amado da maneira mais pura e simples. Apenas por ter amando...🪷
Persevere no seu crescimento,
Lute por isso, invista na sua vida.
Acredite em si mesmo,
E nunca desista do seu sonho.
Cada passo à frente,
É um triunfo sobre o obstáculo.
Não desanime,
Continue avançando.
Sua força interior,
É o motor do seu sucesso.
Invista tempo,
Em sua evolução.
E verá que o esforço,
Vai valer a pena.
Persevere, lute,
E celebre sua Vitória!
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
