Texto sobre Sol

Cerca de 7951 texto sobre Sol

⁠Entardeceres são sempre entardeceres

Haverão tardes que enxergaremos o pôr do sol
e outras que não o veremos.
Antes do pôr do sol, Olga tateia pela casa na companhia do seu inseparável, atento e fiel cãozinho..
Olga aos oitenta e poucos anos é a mais nova de nove irmãos, a cegueira lhe tirou a luz dos dias, mas nunca a alegria de se sentir viva.
Ouvinte e participante assídua de uma emissora de rádio.
Por decepção amorosa não casou e assim filhos não teve.
Foi alfebetizadora no pequeno lugarejo onde nasceu e cresceu.
Tinha uma maestria no crochê e ornava os eletros domésticos, mesas de casa e qualquer canto que vazio estivesse.
Mudou-se para capital, acompanhando os irmãos, seu trabalho foi continuado por um período na prefeitura municipal.
Aposentada passou a fazer ações sociais para uma paróquia da região metropolitana.
Muitos sobrinhos, sobrinhos-netos e sobrinhos-bisnetos lhe visitam o que lhe trás sorrisos..
Olga mantém a tradição de decorar a casa para os festejos juninos e com a ajuda do sobrinho Bartolo pendura as banderolas coloridas no terraço; já no início de dezembro são desencaixotados os brilhos natalinos e um antigo presépio que fôra de sua mãe e havia sido restaurado por sua irmã Aurora.
O sino da igreja..badala, como de costume é hora de fechar as janelas, entardeceu e Olga o sabe...

Inserida por jofariash

⁠Quando perdermos o sorriso…
Tudo se transforma em ilusão…
A vida perde a cor e o gosto…
O sol não aquece e a lua não brilha…
O nada nos consome…
O passado assombra, o presente sufoca o futuro não planeja…
A Desilusão guia a mente…
Como viver assim?
Nunca perca seu sorriso para não desistir de vivenciar a vida com todo o seu aprendizado…
Só precisamos de amor para superar os obstáculos da vida…
Fé na caminhada…
Nunca estamos só…
Que o Nosso Pai Maior ilumine nosso caminhar…

Inserida por feijoana

⁠Bom dia, minha morzinha Vanessa!
Você é o sol que aquece o meu dia, o pássaro que canta na minha janela, o sorriso que enfeita o meu rosto. Você merece um dia incrível, cheio de energia, motivação e amor. Você é uma pessoa especial, talentosa, criativa e divertida. Você tem o poder de conquistar o mundo com a sua beleza e a sua simpatia. Que você se sinta animada, feliz, confiante e amada. Que você tenha muita saúde, sorte e felicidade. Que você receba muitos elogios, sorrisos e carinhos. Que você saiba que eu estou pensando em você a cada instante, que eu estou torcendo por você em cada situação, que eu estou esperando por você em cada ocasião. Você é o meu dia, o meu sol, a minha paixão.💕

Inserida por Duerre

⁠Hoje, que o sol se levanta com todo o seu esplendor, quero te lembrar o quanto és especial.

Você é bela, atraente e maravilhosa, como um jardim em plena primavera.

Sua elegância é como a dança suave das folhas ao vento, e sua magnificência brilha como as estrelas no céu noturno.

Que este dia seja repleto de bênçãos e oportunidades. Que a fé te guie, fortaleça e te ajude a superar qualquer desafio.

Lembre-se sempre: você é primorosa, única e amada.

Neste novo dia, que a luz da fé ilumine seu coração e te envolva em amor e cura.

Lembre-se de que você é forte e capaz de superar qualquer desafio. Acredite na sua recuperação, pois a fé move montanhas.

Que a paz e a serenidade preencham cada parte do seu ser, dissipando qualquer desconforto.

Um abraço virtual cheio de carinho e votos de melhoras!

Inserida por Duerre

⁠⁠Bom dia, minha paixão,
Que o sol da manhã te envolva com seu calor, assim como meus pensamentos te cercam com amor. Que cada raio de luz te lembre do brilho que você traz à minha vida. Acorda, minha querida, para um novo dia onde cada momento é uma chance de amar-te mais.
Com todo o meu amor,
Duerre.

Inserida por Duerre

E a cada pôr do sol coisas novas e velhas acontecem..
Enquanto alguns formam, outros reformam
suas mentes..
Enquanto alguns nascem, outros renascem
no seu interior
Enquanto alguns brilham, outros iluminam
seus mundos
Alguns amam, outros são amados
E o amor permanece...pronto, ideal, generoso, perdoador..
E a cada amanhecer as coisas acontecem segundo seus passos, seus sonhos, seus atos de coragem..
Enquanto dias e noites se repetem, pessoas vem e vão
Algumas "imortais" outras inesquecíveis..
E na contra mão dessa positividade tantas outras
se rendem, se deixam ir, se perdem...
Pessoas são como mapas, algumas levam a tesouros, outras a caminhos sinuosos, e outras se mostram o próprio tesouro...
E as coisas novas e velhas se repetem...
Algumas para bem, outras para mal...
E tudo se faz com o que você faz de si mesmo..

Inserida por RitaCeli

⁠Roda de Tereré.

Sob o sol abrasador da fronteira, onde o Brasil e o Paraguai se encontram como irmãos, o tereré é mais que um simples mate frio. Ele é o fio que tece a identidade de um povo miscigenado, de terras que trocam palavras em português e guarani sem que se perceba a mudança. Em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cidades separadas apenas por uma rua, o tereré percorre mãos calejadas, histórias antigas e lendas que se misturam à realidade.

A erva-mate, nativa dessas terras, carrega consigo memórias de tempos que já foram. Conta-se que os antigos povos guaranis a consideravam um presente dos deuses, capaz de restaurar forças e aproximar amigos. E assim permaneceu, atravessando séculos e chegando às rodas de conversa onde os brasiguaios se reúnem para contar causos. Entre goles da bebida refrescante, misturada aos yuyos colhidos no mercado vizinho, passam-se os relatos de tempos difíceis, de conquistas, de saudades e de esperanças.

Aqui, a fronteira é apenas um detalhe geográfico. São países diferentes, mas os mesmos costumes, os mesmos rostos, as mesmas risadas ecoando entre as ruas. A vida pulsa com um ritmo próprio, onde cada encontro é celebrado com um tereré compartilhado. Porque na alma dessas terras, não há divisões que resistam a uma roda de conversa regada a erva-mate e memórias que constroem um povo.

Inserida por yhuldsbueno

HOMENAGEM A SERRA DE PREAÓCA

Cai a tardinha, e mais uma vez
O sol beija o horizonte
E do topo da serra diante da imagem
De cristo fecha-se mais uma página
Desse imenso e infinito livro
Para que possa abre-se uma outra
Mais escura, onde os bichos da noite
Cantam com milhares de notas
Em uma sinfonia natural e desafinada
Que para por findar em um
Nasce de lindo dia.

Preaóca 26 de Novembro de 1993.

Orismende Holanda Brandão

Inserida por orismende

Sol de Domingo


Quem diga que uma poesia, só pode ter sintonia, se as pessoas estiverem conectadas.

De certa vez, fui me encantando pelo teu sorriso, teu jeito, teu carisma, e do nada me dei por vencido. Vi aquele sorriso que vai de canto a canto de boca.

Ela prefere as cores, do que as dores, o sol do girassol, ela é intensa como uma corrente elétrica que pulsa energias positivas para as pessoas ao seu redor.

A voz dela é como o canto dos pássaros numa manhã ensolarada de domingo.

O melhor de tudo é quando ela usa a maquiagem de seus olhos lindos que transmite a verdade.

Inserida por Fernand0S

Sorvete de sol

Olha o sorvete! A orla começando a caminhar...
Vento leve da brisa, pés no chão... ah! como é tão, tão...
Olha o sorvete!; ...devaneios, delírios-delirantes...
Como pode existir um sorvete de sol?!..
Agora?! Ainda com este frio?! Sorvete, sol, intrigantes!..

Com quem eu reclamo?!.. Como pode? Aqui é praia!..
Como se lá' não pudesse frio estar!
Louco, loucura, a quem contestar?!..
Tudo que peço 'e um pouco de SOL, tão, tão...

Olha o ônibus!...
Preciso ir ao trabalho! Seco os pés, mas não esqueço!..
Compromisso comigo mesmo; a praia, sol, sorvete...

Inserida por andre_gomes_6

VIDA PROJETADA


Se alguém num dia comum...

Havendo chuva ou sol,

Se este alguém diz que o dia e' conflituoso e se põe a murmurar...

Este alguém passa a contestar o criador do universo e este
Conflito não esta' no mundo senão no próprio
Pensar...

Passa por entre este e o pensar duas vidas que em versos posso
Afirmar...

Uma vida e' a vida que se vive, esta beija a realidade;
A vida real que podemos medi-la e retrata-la.

A outra vida e' a do pensar; a projetada no pensamento.

A esta ultima a projeção contorna o idealismo, com o qual o pensamento
Passa a lidar.

Com todas as forças do ser tentamos viver o ideal, não somente vivermos
Com o respirar.

Entre a vida real que podemos tocar e a outra do pensar reside a distancia
Da incerteza que por ela a tornar.

Numa hora somos galinha e conhecemos bem o quintal a ciscar...; e nosso
Mundo e' grande como um quintal.

Noutra hora somos águia e o mundo e' nosso quintal, assim como o galinha
A águia precisa conhecer seu espaço.

Vivermos contidos num espaço "ideal" ou viver o ideal num espaço, não contidos.

Se somos galinhas estamos a esperar diariamente pelo criador...

Se a morte muda seu cardápio e' certeira a sorte.

Esperar, esperar... num quintal ate' seu final, mas,
Se somos águias já estamos nas alturas com o criador e a sorte e' levada
em conta.

Que os anjos sejam piedosos! Que os anjos sejam vegetarianos!

Inserida por andre_gomes_6

⁠AMOR MALOGRADO


Tu que lançares-te ao amor, lançaras-te ao mar
Tu levaste sol aos vales encantados do amor,
Bem sabes tu que o amor cria um espaço sonar,
Na frequência do amor não há rusga, estridor.

E no instante que a massa prima torna sintoma
O amor; este mesmo amor se reveste do torpor.
Se vem em demasia dor e' paixão que o toma.
O amor e' silente e chega como vento arpoador.

Não se sabe quando e como se deu o malogro
No amor tudo e' levado por primorosa afeição,
Num duelo transloucado, quem sacou "el logro"?
Quem pendeu-se a saber do baile no coração?


poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6

⁠O GURIZINHO

Foi num sábado bem cedo
O sol brilhava sozinho
Só se via o cantar
Dos mais lindos passarinhos
Foi aí que eu ouvi
Um pequeno barulhinho
Quem batia em minha porta?
Um pequeno gurizinho...

Abri a porta depressa
O que houve menininho?
Cheguei a me assustar
Maltrapilho e magrinho
Com uma cara de fome
Pobre daquele anjinho!

—Me perdoe meu senhor
Lhe peço de coração
Apenas um cafezinho
E um pedacinho de pão
E se não incomodar
Me desculpe a intromissão
Se tiveres um pouco mais
Pra mamãe e meu irmão.

O resto desta história
Não é preciso contar
Alimentei o pequeno
Não é preciso falar
Me encheu os olhos de lágrimas
Não é para se gabar
Ainda sobrou um pouco
Embrulhei "pra" ele levar

Eu fico imaginando
É triste, mas é verdade
Quantas crianças no mundo
Pequenas, de pouca idade
Passam fome, passam frio
Durante a mocidade
Mazelas do ser humano
Terrível realidade!

O que dói no "bicho" homem
E apequena a esperança
Não zela por ninguém
E não cuida das crianças
Briga por qualquer coisa
Casa, dinheiro e herança
Parece que só surgiu
Pra ser o "rei da lambança "...

Aqui vai este versinho
Me perdoem a intromissão
Rogo aos nossos jovens
Que prestem bem atenção
Cuidem do semelhante
Tratem-no como irmão
E antes de ter os filhos
Reflitam com o coração...

É como diz o poeta
Se pondo a criticar
Infelizmente o homem
É triste, mas vou falar
Um "bicho" que só existe
Com intuito de matar
Quem não cuida nem de si mesmo
Dos filhos, não vai cuidar!

Inserida por thiago_rosa_cezar

Diante do Sol aprendi a valorizar meu precioso dia;
Diante da noite aprendi a grande importância do descanso;
Diante das pessoas aprendi que é importante às vezes pararmos para refletir;
Diante da solidão aprendi o tamanho da importância, de valorizarmos as pessoas a nossa volta;
Diante da desorientação aprendi a importância de descobrirmos o que realmente queremos em nossa vida;
Diante de um objetivo em mente aprendi que para conquistá-lo a instrução é fundamental;
E você o que aprendeu?
Complete esses pensamentos inacabados...

Inserida por oeversondv

⁠Cadê as minhas asas?

Uma morte que me dilacera em
Cortes pequenos do meu sol desfalecido;
Como uma rua deserta que me circula,
A única porta sou eu,
Sentada à minha espera.
Frágeis janelas que abrem e sempre fecham.
Preciso dos pássaros
Para voarmos juntos,
Hoje eu não quero o chão.
(Suzete Brainer do Livro: Trago folhas por dentro do silêncio que me acende)

Inserida por SuzeteBrainer

Tem dias que os perdemos por não acreditarmos que o Sol está brilhando pra nós. Parece que tudo que existe foi criado justamente para outras pessoas e nada foi entregue pra nós. São ilusões criadas através de nossas histórias de derrotas, isso, criadas por nós mesmos.
É aí que alguém que te ama muito se dá conta que você está jogando fora toda a sua vida entrando nesse mundo que nenhum ser humano consegue viver, um mundo depressivo. Por isso que todos os seres humanos que se aventuram nesse mundo da depressão, ou morrem ou chegam perto da morte, porque esse mundo não foi feito para nenhum ser humano.
Sabe de uma coisa essencial, você é especial. Pode não ter alcançado seus objetivos, mas de alguma forma sua existência tem ajudado na existência de outra pessoa. Você não sabe, mas alguém passa a lutar por suas idéias vendo você correndo atrás dos seus sonhos.
Você é muito mais que um dia desprezível de chuva, você é muito mais que a morte, você é muito mais que palavras de desânimo... Você é a luz do seu dia, pois se não houver Sol e Lua para iluminar; não tem problema, porque você carrega dentro de si uma usina hidrelétrica de alegria. Brilhe, lute, arranque sorrisos e sorria bastante.

Inserida por fillipesantiagopsi

⁠Há dias em que a chuva se derrama sobre nós,
e outros em que o sol nos acaricia com sua luz.
No entanto, costumo afirmar que,
sendo nós meras partículas das estrelas, mesmo
em uma noite coberta de nuvens, a luz das estrelas
nunca se extingue. Assim também
somos nós, cintilantes estrelas na vastidão
do universo.
Cada um de nós possui uma dualidade de sombra
e luz, e quando nos confrontamos com a escuridão
da vida, é em nossa essência estelar que
encontramos a capacidade de iluminar o caminho
que estamos desbravando.

Inserida por elianaoliveira

JOOAKINA E SERAFIM

O sol já brilha à pino
Porque ainda dormes Serafim?
Lembro-me de ti, madrugador,
Falavas em pegar o sol com a mão,
Hipérbole ou não, mas tinhas tudo sob controle...
Era bom ouvir teus passos e o som da tua voz
Entre as plantações de café...
Cantarolavas canções que embalavam nossos sonhos...
Vieram crises, mas eras incansável, forte,
voluntarioso...
Foram tempos de lutas, mas eras um guerreiro.
Agora o teu olhar longínquo, alem do que, não podemos ir,
Alem dos nossos limites,
Será a pressão, a labirintite?
Letícia telefonou, mas não mencionei a queda,
Pra que preocupá-la? Tiras de letra...
Esquece os meninos, nem meninos são mais...
Cresceram... se foram... também tenho saudades
Suas risadas, suas brincadeiras ao redor da casa
Enchia tudo de vida...
Foram tempos inesquecíveis.
Agora temos o rex, o golias, as galinhas...
Temos um ao outro, me prometeste seria pra sempre...
Queria te confessar algo que nunca te disse:
Sempre te amei
Sempre amei esse teu jeito ousado
Tinhas o olhar insistente, a mão quente...
Agora o teu olhar parado... atua mão... fria...
Acorda Serafim! Serafim!
Serafim! Serafim! Serafiiiiiimmm!!!

Inserida por tadeumemoria

PREFÊRENCIAS
Gosto muito de você...
Gosto tanto de você...
Gosto mais de você
Do que o sol se pondo...
Gosto mais de você
Do que ficar compondo...
Gosto mais de você
Do que fla x flu em decisão no maracanã
Do que das manhãs
Ensolaradas de Nova Iguaçu,
Do que sorvete de cupuaçu...
Gosto mais de você
Do que mocinha de minissaia
Gosto mais de você do que banho de praia
Gosto mais de você
Do que das lembranças de Del Castilho,
Do que do shopping lá do Iguatemi
Do que um mergulho lá no piscinão
Gosto mais de você
Do que domingo na Quinta
Do que do fantástico de antigamente
Do que da Ana Paula Padrão
Gosto mais de você
Do que doce de jaca
Do que soltar pipa
Do que lingüiça na feijoada
Gosto mais de você do que das letras do Chico
Do que dos poemas de Drummond
Do que da sensibilidade pungente de Cecília
gosto mais de você do que pensar que eu sou uma ilha...

Inserida por tadeumemoria

RAÍZES
Sei de mandioca,
Batata-doce e beterraba
Sei de raízes...
Até que o sol se encolha
Atrás da serra
Até que a boiada atravesse o riacho
Até que a tarde fique morna
E a passarada se aquiete,
Sei que o espantalho vigia o milharal
E que Guilhermina,
Moça velha encalhada,
Sonha com um marido,
Sei que é um perigo
Atravessar o rio na parte mais funda
Pro mode piranhas,
Sei que no canavial
Tem espírito de porco...
Ali morreu meu cunhado
Picado por uma serpente...
Ali conheci beatriz,
Com quem aprendi a gostar de raiz...
Aprendi a colher beterraba,
Batata-doce e mandioca...
Aprendi a contemplar o céu estrelado,
A me proteger de lobisomem e Ets,
A enganar saci pererê
Aprendi que a enxadada
faz a terra girar
Proporcionando madrugadas e auroras
E faz a gente envelhecer...
Mas beatriz também se foi
E hoje olho o gado, o riacho, a serra,
Castigo a terra com a enxada
E a terra gira, gira, gira...
E floresce a vida...

Inserida por tadeumemoria