Texto sobre Sol

Cerca de 7951 texto sobre Sol

AVESSO
Depois do horizonte
tem outro horizonte,
tem uma fonte,
tem outros verbos,
então o sol se põe
e repousa preguiçosamente...
Esperando Ícaro
e a sinfonia da tarde
arde nas penas
dos que são passarinhos
outros versos,
displicentes, dolentes, incandescentes...
a tarde desfalece,
alguns poucos raios,
um aceno, um ensaio de luz
e de cores quentes...
depois das tardes,
tem outras auroras
no outro lado do planeta,
que é o avesso do crepúsculo...
outros Ícaros outras sinfonias...

Criar novos verbos,
alimentar novos crédulos...
inventar novos deuses...

Inserida por tadeumemoria

Antes que o sol se pusesse,
Ela se despiu e luziu
Mais que novecentas
e noventa e nove auroras,
Fascinou mais que o crepúsculo,
E meus nervos e músculos
Se contraíram...

Aprendi a ser super herói e fazer poesia,
Porque ela fascinava quando sorria
E eu tinha que lutar pra conquistar o território,
Porque todo poeta tem que ter a sua caneta
E todo herói tem que ter seu arco e flexa...

Antes que o sol se pusesse...
ela galopou pelos horizontes
catando os sonhos
e escondendo os medos,
ela espantou os espectros
e compartilhou segredos...

Inserida por tadeumemoria

POR ELAS
Por elas o sol se põe espetacularmente, dourando o horizonte, bronzeando as nuvens, mas seus olhares melancólicos não abandonam suas faces. Elas precisam saber o que é felicidade, elas precisam saber o que é sonhar; elas precisam saber o que é o bem e o mal; o que é ruim e o que é bom. Por elas o mar se revolta e se acalma; por elas chove e faz sol e o arco-iris surge sublime, divino, cheio de cores. Deus apaixonado fez as flores, os pássaros e as cachoeiras, inventou a noite cheia de estrelas e de luzes; mas seus olhares melancólicos... elas são felizes e não sabem, são irresistíveis e não percebem, são donas de tudo e negligenciam... por elas o sol nasce pela manhã, num milagre único que jamais se repetirá da mesma forma, e a brisa sopra nas suas peles de cetim, acariciando seus cabelos e lhes fazendo lacrimejar, mas no final da tarde, alheias ao crepúsculo e às promessas de uma noite, elas se pintam, se vestem, e se adereçam para uma batalha em busca da felicidade que está ali ao comando de suas vozes, alcance de suas mãos, mas elas não percebem e vão em busca da paixão...

Inserida por tadeumemoria

Eu tenho um verso na mão
e um poema no coração
mulheres despidas na mente
sol a pino, vivo perigosamente...

Na caatinga
rimas de despedidas
feridas abertas
é minha sina
penso que sou poeta

tenho um firmamento
a dois metros de altura
durmo com as estrelas
conheço suas ternuras

tenho deus como amigo
ludibrio o inimigo
reformulo o paraíso
não há fruto proibido...

Inserida por tadeumemoria

O TIGRE E O SOL
Uma deusa pintou o mundo de amarelo e preto
pôs duas presas, muitas surpresas então surgiu o tigre
quando o sol se punha
a tigresa era o punhal no peito do pensador
seus beijos eram as unhas
que arranhavam o amor
e quando o sol se nivelava com a floresta
o tigre pulava pros trópicos em chamas
o tigre urge e o tempo ruge,
quem diz o contrário se engana.
Nas noites os olhos do tigre iluminava as savanas
predador sem igual ele caça o sol
ou o calor que emana no sangue
o tigre e o sol viram as florestas arderem em chamas
viram as árvores tombarem
ante a violência humana
e a solidão felina aderiu a noite como caminho,
a solidão como ninho
e o crepúsculo como o carinho da diva solar...

Inserida por tadeumemoria

ESTRADAS EMPOEIRADAS

Dos pardais cigarras e morcegos são os finais de tardes
O sol de verão bronzeia a solidão
De silhuetas anônimas nas colinas
E entre os nascentes e os ocasos adolescem as meninas.
Eu sei que o amor é pertinente a todos os sonhares,
Quem não se amou um dia se amará
E o que é solidão além do chalé branco sobre a duna,
Além da vela encardida que se aventura na imensidão domar
O que me faz pensar que a solidão até faz bem
É perceber que as coisas mais profundas
Afloram nos momentos solitários...
Penso que algum dia todos tiveram
Suas estradas empoeiradas com zumbis e ETs;
Suas fobias e inseguranças,
Mas um herói, uma oração, um talismã,
Qualquer crendice que nos protegesse
Todos tivemos; eu tinha uma sobrinha,
Meio tia por ser mais velha
Acho que ela foi o meu maior carinho de infância
Juntávamos latas ou apenas perambulávamos
Porque não é fácil ser anjo sem ruas de brilhantes,
Pétalas de estrelas
E ter apenas barracões com tetos de zinco para nos abrigar,
Mas eu tinha seu poder
Que suponho vinha da sua franja caindo nos seus olhos;
Não tinha ainda a idade do tempo,
Nem tempo de idade, nenhuma outra noção
Eu só tinha a sua presença e a sua mão;
Talvez eu tivesse algum poder,
Talvez o poder de não poder nada,
Talvez o catarro escorrendo do meu nariz lhe protegesse do mundo,
As minhas unhas sujas, os meus dentes proeminentes
Eu era um anjo, ainda não me encantava com dunas
E brancas casas de praia avarandadas,
Ainda não me encantava pelo que ostenta ou pelo que seduz;
Um saco, algumas latas, chicletes e amendoins,
sua franja e seu sorriso, sua mão; que viesse os zumbis e ETs...

Inserida por tadeumemoria

Ele desenhou um hamburguer como se fosse o sol
Pipocas como se fosse ondas de espumas
E refrigerantes como se fosse o mar,
Antes de tudo que sabia ,
Antes de tudo que pensava que sabia,
A lua seria uma imensa tapioca
E as mentiras de dietas era poeira de farinha...
Estava obeso feito o peso de sua solidão
Comia por carência, por compulsão...
O peso dos problemas pesava sobre o seu peso,
Ele desenhou um cuscuz como objeto de desejo,
Nada relativo a bundinha empinada da vizinha,
Não era mais uma fantasia ,
Era uma desilusão;
Trocara aquele desejo
Pelo prazer de pão de queijo,
Pelo frango assado, sem nenhuma metáfora,
Nada a ver com nenhuma posição...
Há tempos nenhuma ereção
Ele desenhou um beiju como se fosse a lua cheia,
O pão de açúcar, literalmente um pão doce,
Algo que adoçasse a sua vida, a sua desilusão;
Algo que não doesse ou não ameaçasse
Como aquela dor no coração...

Inserida por tadeumemoria

Eu sou a poesia...
O sol? O que é o sol; o sol está tão distante...
A lua, as estrelas, a chuva, o vento, a tempestade..
Quatro paredes e um teto e você sai incólume
Mas a poesia... quem te protegerá da poesia...
quem te protegerá de ideologias patrióticas e tiranos
A bomba explodiu, uma das torres da mesquita ruiu
Velhos, mulheres e crianças entre as vítimas
Bagdah era um caos, mas ainda havia esperança...
O ar contaminado, o vento empoeirado
o horizonte fumaçado e translúcido...
um soldado metralhando o seu próprio medo
recebe um proj´etil na cabeça
esse é o meu verso, um poema macabro
Eu sou a poesia...
mas bem aventurado os que têm sede de justiça...
bem aventurado os mansos...
eu sou a poesia era um poema da namorada
no bolsinho da algibeira,
uma lembrança cabreira de um recruta tímido
sem a ideologia de morrer pela pátria
eu sou a poesia: um fuzil na destra, uma granada na esquerda,
o inimigo: qualquer movimento suspeito
e o que afrontasse a nossa ideologia
Bagdah era um inferno;
mulheres e velhos prostrados clamando por Allah...
o odor insuportável de cadáveres putrefatos,
gente ferida, gente agonizando...
e até ao final dos meus dezessete anos
caminhando entre as rosas e as samambaias
do jardim da minha casa
eu pensava que era poeta,
mas a namorada já dizia que eu era a poesia...

Inserida por tadeumemoria

Você se foi com a chuva de verão levando o sol e a luz
Pra mim paixão não foi e jamais será aquilo que seduz
Assim eu me pergunto o que é isso então que nada apraz
Sinto saudade e a felicidade eu penso nunca mais

Ficaram sim lembranças doces e jamais esquecerei
Nossos momentos e a cumplicidade que tinhamos em comum
O que vivemos juntos, a dimensão não sei
Mas algo igual jamais encontrei em sentimento algum

Sigo mais triste e mais sozinho embaraçado em meu viver
Tentando acreditar no amor ou algo similar
Eu sou teimoso, leigo e insisto nessa insensatez

O que de nós persiste ainda dá prazer
E isso me intriga e me faz acreditar
Que a chuva de verão que um dia te levou te trará outra vez

Inserida por tadeumemoria

⁠Nova publicação

"Lindo

e doce anoitecer" *

Quando o sol começa a se esconder, eu sinto-me uma criança, olhando a tarde morrer. *

Me vem a mente o teu rosto, teus olhos que presumo ser "castanhos" *

Minha mente logo quer escrever e desabafar o coração a falar de ti, das tuas palavras que leio nós versos dos teus poemas. *

Queria apenas saber que alegria é essa, que emociona-me se transforma em poesia e se resume depois em um poema, falando e pensando somente em ti...

*

Seria amor!?

Não sei?... *** (Francisca Lucas) ***

Inserida por ostra

⁠*
Hoje o dia amanheceu
cinzento, com nuvens cor de chumbo,
e o SOL ficou escondido
atrás das NUVENS,
quem sabe com medo do desfecho
e ficou sem ação,
daí veio lá dos Confins um vento Machão
cheio de querer ser,
e levou Algumas coisas
pelos ares,
saiu sacudindo a vegetação
e árvores...
Mas afinal deu abertura ao SOL a aparecer.

Inserida por ostra

E vi o sol... Radioso

E vi nas manhãs sorridentes
Passarinhos acenando com suas asas
Dando boas vindas a mais um dia...
Senti a fragrância de devaneios passados...
E eu quieto como as pedras...escuto o mar...
Com olhos serenos... Ausentes de dor...
... e retorno ao encontro de uma saudade
Busquei o alento deste Sol de verão
Sou pescador de ilusões e brisas
Poeta das encantadas almas...

celina vasques

Inserida por celinavasques

Aprecio um sol no crepúsculo...

Porque será que eu canto ao entardecer
Igual aos pássaros...
E fico de alma apertada...Numa nostalgia tão grande...
Quais ondas que gemem sussurrando
Cantigas na areia da praia...
Onde gaivotas observam
As espumas... Extensos véus de noivas
Arrastando rumo ao altar...
Olho o horizonte meu coração inquieto
Queda-se na esperança de ver as estrelas
Pois a lua me esqueceu...
Minha alma de poeta acelera o coração de mil perdões...
Ah como eu queria te ver
Para sentir um infinito arrepio viajando na emoção...!

Inserida por celinavasques

No sol,na lua
na terra e no mar
Vejo imagem sua
Sorrindo ao contemplar

Contemplando a natureza
Do nosso Pai Divino
Sonhando com toda Beleza
Sagrada do Sacro Ensino

Na imensidão do mar
Não navego sozinho
Tenho capacidade de andar
Sigo firme meu caminho

Eu possuo a felicidade
Tenho meu Mestre para me guiar
Então digo com propriedade
Que sou feliz em amar!

Inserida por SamuelRanner

Seu olhar
Olhar de esmero e compaixão
O brilho do sol a iluminar
No interior do Vosso Coração

Toda vez o teu sorriso a encantar
O Mestre mostra o caminho e ensina
A beleza mádida do caminhar
Ensinamento máximo da Santa Doutrina

Os rumos de nosso destino entrelaçou
As linhas se encontraram em perfeição
Foi um pedido que de Deus do Céu chegou
Reuniu nossos corações em terna afeição

Termino aqui esse verso com alegria
Peço à Deus do Céu toda a capacidade
Para nos encontrarmos algum dia
No Reino do Amor e da Felicidade!

Inserida por SamuelRanner

⁠O tempo me envolve, sutil e profundo,
Em seu abraço, a vida coleta,
Seja sob o sol quente ou frio do mundo,
Cada momento, uma lição completa.

Calor que abraça, em dias de verão,
Frio que acalma, no inverno a sorrir,
O tempo é mestre, e na sua lição,
Ensina que tudo está por vir.

Na roda do tempo, não há demora,
Cada segundo, um novo aprender,
Seja na alvorada ou quando anoitece lá fora,
O tempo convida a vida a florescer.

Absorvo o tempo, em seu ritmo lento,
Refletindo sobre o que a vida traz,
No calor do amor, no frio do lamento,
O tempo é arte, pintando a paz.

Inserida por SamuelRanner

Naquele dia o sol apontou
para a lua
Linda imagem se formou
A perfeita imagem sua

Obra perfeita
Do nosso Pai Criador
No coração a ser eleita
Consagração Divina de amor!

Tudo se esclarece
Quando procuramos a verdade
A ignorância dá lugar a luz e aparece
Expressão máxima da caridade

Mas na vida sempre tem um jeito
Aconchegar nossa união
Saber que sou eu o amor perfeito
Teu eterno coração!

Inserida por SamuelRanner

Sol e Lua
Que nos ilumina
Sou imagem sua
O brilho da vossa doutrina

O brilho da vossa doutrina
É que me faz firmar
Vi minha figura batizada na Santa Colina
Era O Mestre me ensinando a amar

Ensinando a amar
Ensinando o bem querer
Pois o povo não sabe perdoar
Quanto mais a obedecer

Quanto mais a obedecer
Ao que o Mestre dá de valor
Dá vida,saúde a quem merecer
Para caminhar na estrada do amor!

Inserida por SamuelRanner

O amor maior
Quem ama se dá amor
Sonhando com futuro melhor
Sol que brilha em seu redor

A Luz veio te socorrer
Trazer nobre entendimento
Ela foi feita para você
Com perfeito conhecimento

O mundo não pensa assim
Querem guerra a todo momento
Colhendo com isso tudo enfim
Revolta e ressentimento

Vamos firmar a aliança
A esperança renovar
Depois da tempestade,colher na bonança
O verdadeiro amor experimentar

Inserida por SamuelRanner

Quem diria
Das oportunidades sorrirem
Todo esse tempo em que
Não se fez mais sol.

Quando o sol chegar
Iluminando o horizonte
Chega a certeza
A esperança do brilhar
Vejo teu nobre rosto nessa fonte!

Apenas a ilusão do teu doce sorriso
Pode contemplar o que eu sinto
As belas flores do jardim
Suspiram perfumadas

Quando estão perto de ti.
Elas de bom grado dizendo
Um novo tempo: Felicidade aqui!
Alegria no coração trazendo.

Inserida por SamuelRanner