Texto sobre Sol
Eu a compararei
O quê se comparará a minha amada?
Ela me traz mais calor de que a luz do sol,
Quando entra em meus olhos
E me transborda o coração...
O brilho das estrelas que iluminam o imenso céu,
Não reluz o esplendor
Da sublime formosura que irradia a minha amada...
O néctar que se colhe das mais belas flores no jardim,
Não é mais doce que o doce do teu beijo
Saciando minha sede de amá-la...
Ela é aquela que transcende o tempo em todo o tempo,
Mais que a beleza de uma lua nova a outra lua nova
Por ela faz e se refaz todo o meu encanto...
Ela é mais rara de que o puro e doce vinho,
Envelhecido no carvalho do meu coração
Pra me embriagar no teu amor um dia após o outro...
Ela é mais suave que a brisa leve da manhã,
Que me envolve sutilmente por desejo do teu beijo
E me queima em brasas viva da paixão...
Ela é mais que a virtude de minhas virtudes,
Ela está muito além de tudo que eu possa imaginar,
Ela é mais que deseja em minh’alma,
Ela é o amor que eu sempre procurei, e nela eu encontrei...
Ainda que meu corpo, vazio longe dela, não se entregue a mais ninguém...
Ela fez de mim alguém arrebatado em seu amor,
Cujo tempo não consegue apagar.
Edney Valentim Araújo
Mais um dia
Que brilhe intensamente a luz do sol
Iluminando o teu sorriso.
Deixe que eu desperte com encanto
A menina adormecida de teus olhos...
Colhamos flores nos jardins da vida,
Mas a flor mais bela a ser colhida é você.
Deixa que a vida nos encontre sempre juntos
De um dia ao raiar do outro dia...
Não me diga nada,
Apenas leia nos meus olhos
Tudo o que o meu coração te diria...
Encontre sempre neste amor o lugar para mais um dia.
Edney Valentim Araújo
De Maria
.
Há! Quanta alegria
Eu nos braços de Maria,
Esse amarelo pôr do sol
Que me brilha a cada dia
.
Vejo aos olhos seus segredos
Que me ocultas por inteiro,
Falo dela o dia inteiro
Até que me cale com seus beijos.
.
Há! Quanta alegria
Eu sou todo de Maria...
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Quem é esta
Quem é esta que me arrouba o coração
E os pensamentos?
Do raiar ao por do sol
Eu te anelo em meu peito.
Não sei se a menina dos teus olhos
Ou a beleza de tua face angelical...
Se o sorriso em teu rosto
Ou a doçura dos teus beijos...
Se a melodia da tua voz
Ou o sussurro ao pé do ouvido...
Se a beleza do teu corpo
Ou o calor de teus abraços...
Só sei que a tua sutileza delicada
Cobre-me de afeição inexplicável,
Em que a ternura me consome
Em chamas viva da paixão.
Quem é esta?
Que a sombra do tempo não apaga
A tua ausência...
Só me faz amá-la mais e mais...
Edney Valentim Araújo
Encantada parei. A porteira estava aberta e o Sol apaixonado ruborizou.
Eram 17:00 horas. Eu esperava ansiosamente sua chegada. De longe eu o vi, caminhava em minha direção. Meu coração nem pulsava , saiu de mim pra sambar. Agora tudo acontecia. E meu riso chorava numa mistura de felicidade e emoção. Apressei os passos. Me preparei para o abraço. Acordei, foi mais um sonho.
___Lene Dantas
"Quando o sol bater na janela tu teu quarto" é uma canção que diz que 'tudo é dor e toda a dor vem do desejo de não sentirmos dor', foram esses versos que tomaram a minha mente em 11/12/2021, ao término do julgamento e condenação dos réus na tragédia da boate Kiss, ocorrida em 27/01/2013.
Tomara que o sol nunca deixe de nascer e que também não nos falte janela para ele entrar!
Inspiração: isso mora dentro da gente
É feito o sol, emite tantos raios;
alguns são captáveis a escrita, tornam-se poemas.
Os raios não captáveis, tornam-se lágrimas, alguns suspiros,
já outros tornam-se sorrisos.
Doamos e esses voltam para o nosso dentro,
prontos para virar inspiração novamente.
Captáveis ou não...
Quem sou eu?
Sou o sol que pode recomeçar a cada amanhecer
Sou como uma flor ao desabrochar
Sou igual ao vento, livre de qualquer prisão da vida
Sou transparente igual a água que corre para o mar
Sou forte como uma rocha, mesmo tendo momentos difíceis
Sou a calmaria que vem depois da tempestade
Sou movida pela paixão que existe dentro do meu ser, que poucos tem a oportunidade de conhecer
Sim!! Sou esse oceano de emoções.
TRISTE QUIETUDE
As árvores cansadas da dor
Deixavam cair seus braços tão tristes
E o sol castigava as pedras do chão
Como ferro quente a marcar o gado,
Na tarde já morta de sede.
Só uns cabelos de oiro
Esvoaçavam loucos na brisa infernal...
Eram os teus procurando os meus,
Na triste quietude da tarde defunta.
Fugiram os pássaros e tudo o que é vida
Da vida que tem sangue nas veias.
Dolorosamente, em prantos de cinzas
As árvores tornaram-se pó
E os ramos partiram-se numa chuva
De mil pedaços queimados.
O sol escondeu-se amedrontado;
A tarde e a brisa quente
Feneceram de saudade.
Só ficaram os teus cabelos de oiro
Sempre à procura dos meus,
Revoltos na triste quietude...
Mas tudo tão inútil.
(Carlos de Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 27-08-2022)
TRISTEZA INFINITA
Que triste este sol
Hoje, neste outono.
Vede como chora
Agora,
O vento cerol
Colado a mim como dono.
Que triste é ser tão tristonho,
Como árvore que dá flor
Sem amor,
No outono,
Fadada a não medrar.
Que angústia vai neste olhar
Nesta sempre tristeza minha,
Infinita,
Que mesmo amordaçada grita
Pela liberdade de amar.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 28-10-2022)
IN-FIDELIDADES
Hoje, está sol.
Mas era para estar chuva,
Miudinha,
Chatinha,
De enregelar os ossos.
Mas, também a parra
Nem sempre traz uva,
Por vezes a coragem,
Apesar da aragem,
Não é garra.
Quase sempre, paixão
Traz desilusão,
Riso, dá choro convulsivo
Até em ambiente festivo,
E não há bela sem senão.
Fiel, mesmo é este gato,
O meu Giló,
Gilberto Gil,
Vindo nas águas de um abril,
Que quando sente que estou só,
Sem aparato,
Enrosca-se em mim,
Como que a dizer sim.
Nobre animal,
Adorado pelos egípcios,
Hoje, só considerado em respícios,
Amaldiçoado e tão só.
Adoro, cães.
Como animais que gostam das mães,
Mas sem ele, o meu Giló,
Eu meteria mais dó.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 07-03-2023)
SOL
É essa estrela anã, amarela,
Que está sempre nascida
Na vida
E por ela
No mundo redondo,
Que logo pela manhã
Quer se veja ou não,
Aquece,
O coração,
Com estrondo,
Quando este desfalece
Por suposição.
É o sol,
Do nosso dó,
Da popa à ré,
E mais do mi
Em fá,
Do lá
E de cá,
De mim
Por si,
Mas, teimosamente,
Brilhantemente,
Sol,
Sempre presente!
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 21-03-2023)
LAURO O INFELIZ
Lauro morava debaixo de chapas pobre
Tinha as mãos encardidas de ranho e sol
Já foi senhor e estupor de graveto nobre
Antes de ter o cabelo com baba de caracol
Lauro batia ao bicho de hora em hora
Seduzido pela erva queimada em cenoura
Depois adormecia co'a coisa de fora
Deprimida encardida e tão redutora
Lauro tinha quem por ele rezasse
Ao longe numa luz que já foi dele
Algum teso também agora sem classe
Mas que tinha sido figura como ele
Lauro cansado de viver sem planos
De tanto cismar na córnea da vida
Arranjou um corda já em pedaços partida
E enforcou-se de pernas no dia dos anos.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 17-04-2023)
NOVOS TEMPOS VIRÃO
Há tempos atrás dos tempos,
O vento sussurrou-me ao ouvido:
" O sol vai deixar de brilhar!
A lua, viúva, de negro vai ficar!
A chuva, disse-me, vai mirrar!
Eu, por mim, estou a esvaziar!
O céu, vai cair a arder,
No leito seco do mar!
As montanhas irão desmoronar!
Os prados verdes vão crestar!
As árvores, de podres, irão chorar!
Ouvir-se-ão estrondos de terrificar!
Ficarão inertes as aves e os peixes
Sem ar, sem água, a agonizar! "
Carrancudo, perguntei ao vento:
" Ouve lá, ó vento, então eu quero saber:
Porque razão me estás a meter
Tanto medo de arrepelação !?...
Assim sendo, diz-me para onde vou,
Ou então!?...
Aí, o vento mudou de ouvido e segredou-me:
Alguns como tu, ficarão
Na nova terra que há de brotar
Das cinzas da ressurreição,
Onde não haverá castigo nem metas,
Apenas um tempo novo
Onde habitará um nóvel povo,
No promissor mundo dos poetas! "
(Carlos de Castro, In Há Um Livro Por Escrever em 08-05-2023)
PÁSSARO LIBERTADOR
Na linha imaginária do horizonte,
Filtrada pelo sol já passageiro,
Vejo um vulto, asa de anjo
Que me chora logo defronte
A esta janela do meu derradeiro
Olhar cativo no monte
Do meu penar,
Sem te poder mais amar.
Anda, passarita Clara.
Com o teu bico de beijo,
Inicia-me no teu solfejo
E liberta-me desta amarra.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 27-05-2023)
Apenas o que Importa
O sol nasce na lua dormente
No café não como banana
Dormindo sonho que vou trabalhar
Pessoas andando não usam chinelo
Gosto da minha bicicleta
Namorar é bom, mas hoje não quero
Que linda mulher de Baton
Só os altos jogam basquete
No amor alguém já chorou
Olá, prazer te conhecer
Gotinhas de sorte
Tempo de chuva
calor do sol
fim de tarde
tarde chuvosa
noites escuras
silencio da alma.
Vento no rosto
flores na janela
flagra do gato
manhã tranquila..
E noite serena.
A Felicidade está em pequenos detalhes.
Noite fria e chuvosa
Risos sem motivos
tarde ensolarada
tarde colorida
O tempo não passa
nós que passarão!
A noite vai passar
Breve o dia irá raiar,
brilharão raios de sol
nós iremos despertar
pra esse dia bem melhor!
Serão tempos de colher
tudo o que se plantar.
Esse dia de sorrir
muito em breve vai surgir
Que a tristeza cessará
é realidade!
Esse dia chegará,
que felicidade!
Se a noite nos frustrou,
ou se algo fracassou
o que importa é caminhar,
pois na frente há uma luz.
Essa é a meta, a esperança nos conduz
nós iremos alcançar, este dia vai raiar!
Autor: Derciley Chaves Bastos
Chegou com o sol da manhã
Nos olhos um brilho, promessa de flor
Pequena rainha do amor
Na casa vazia, fez festa e cor
Primeiro sorriso encantou
O tempo parou só pra ver seu olhar
E a gente aprendeu devagar
O que é ternura sem precisar falar
E no balanço do tempo,
Ela trouxe a canção
A doçura dos ventos
E um novo coração
Carolina chegou pro samba da vida
Com passos pequenos, com alma querida
É a alegria dos pais e dos avós
Um mundo inteiro cantando por nós
Carolina chegou, flor de mel e de luz
E cada gesto dela é o amor que conduz
Carolina, doce estrela a brilhar
Veio ao mundo pra nos encantar
Tão leve no colo da mãe
No riso do pai, já tem melodia
É verso bordado de dia
Nos olhos da vó, pura poesia
Com cheiro de sonho e jasmim
Ela dança entre a calma e o luar
É canto que veio pra ficar
O nome dela o tempo vai eternizar
E no compasso do peito
Bate firme a razão
Carolina é o enredo
Do mais lindo refrão
Carolina chegou pro samba da vida
Com passos pequenos, com alma querida
É a alegria dos pais e dos avós
Um mundo inteiro cantando por nós
Carolina chegou, flor de mel e de luz
E cada gesto dela é o amor que conduz
Carolina, doce açucar a brilhar
Veio ao mundo pra nos encantar Mesmo a distância és açucarada a nos encantar.
Carrega no nome a História familiar açucarada para amar...
Sangue e Suor
Sob o sol do sul das terras brasileiras,
Plantam-se uvas, crescem videiras.
Fazendas produzem vinho,
A crueldade é a realidade.
Trabalhadores sem voz e sem escolha,
Escravos da terra, vítimas da ganância,
Lutavam por sua liberdade em vão,
Enquanto suas dores a terra molha.
Seu sangue e seu suor,
Misturados ao sabor do vinho.
Os rótulos não mostram a realidade,
Do trabalho forçado.
Cada gota dos vinhos,
Evocas àqueles que trabalham,
Sem salários justos, sem condições,
Em nome do lucro,
Em detrimento de suas vidas e emoções.
Não devemos nos entorpecer,
Com o gosto amargo do sangue e do suor,
Lutemos para que nunca,
Tal dor volte as nossas taças.
