Texto sobre Sol
T e m p o
Sussurra - lhe o vento:
Não há mais dor, nem lamento.
Dentro de si o sol renasceu.
O amor transcendeu.
Além do infinito, há sorrisos.
Dentro de si há força.
Um desabrochar de esperança de que vale a pena viver.
Sussurra - lhe o vento:
Não há mais ódio, foi - se o tempo.
Mas há amor que transcende com o tempo.
Floresce amor que o vento espalha á todo tempo.
Esteja atento.
Sinta o vento sussurrar que amarcura toda a amargura que mora no seu pensamento.
Esteja atento.
Sinta - se amado.
Sinta o coração ser abraçado.
Ame.
E veja o milagre que faz o tempo.
Ah, o amor mora dentro.
Jamais se esvai com o tempo.
Horizonte
E pra lá desse horizonte há um sol lindo brilhando intensamente pra você!
Te convida á sorrir, deitar na grama e os problemas esquecer.
Há tanta coisa bonita para se ver pra lá desse horizonte...
E muitas vezes só com os olhos do coração podemos enxergar as belezas que Deus, todos os dias nos provê.
Veja além e sinta a paz te abraçar.
Chegou de mansinho,
feito sol iluminou
o meu caminho.
Doçura no olhar,
deixei - me por esse sonho levar.
Permiti meu coração abraçar.
Feito verso e poesia,
canção que embala harmonia
transcende alegria,
nosso amor é sintonia.
Naquela linda tarde de verão,
o amor floresceu.
Repousei em seus braços,
a paz nos envolveu.
O Sol Da Minha Vida
O sol veio me despertar,
veio me lembrar
que eu preciso de ti.
Preciso do seu
sorriso,do
seu olhar
á me inspirar.
Você é o
amor mais lindo
que fez meu
coração se elevar.
Você é a canção
mais doce
que faz - me suspirar.
Eu amo ser seu par,
vou aonde quer
que você vá.
Vou contigo
colher um
mundo colorido,
perfumado de amor,
tal qual o
jardim mais florido.
O amor é feito lar,
basta nele repousar.
O amor floresce a cada
renascer do sol,
a cada mudança de lua,
a cada nova estação.
Floresce em meio às tempestades,
os ventos, mas é tão bom saber
que o amor existe.
Em nós resiste.
Reside.
O amor é laço, abraço.
Desfaz nós, quer ser apenas nós...
O amor é feito lar.
Com flores na janela para nossos caminhos perfumar.
O amor é a maior dádiva,
bem precioso que jamais poderemos comprar, apenas contemplar.
Acolher.
Ah, o amor...
Nos faz despertar do sono para viver os sonhos.
E quando o sol desponta lá no céu,
meu coração começa a cantar...
Nós somos o amor.
Nós somos par.
As flores estão a desabrochar,
meu olhar já vai lhe encontrar.
O amor é feito lar.
Onde o teu coração se aconchega ao meu.
Onde meu sorriso rima com o teu.
Nós somos o lugar onde o amor raiz quis fincar.
Só o amor ilumina...
Feito sol que ao tocar a pele, intensamente lhe aquece.
Tatiane Oliveira
Só no amor verdadeiro podemos repousar, fazer do abraço um lar.
Tatiane Oliveira
Repousa no coração
sublime amor.
Àquele amor que
a alma acaricia,
traz alegria.
Àquele amor que
faz o sorriso versar
com o brilho do seu olhar.
Àquele amor que
faz do abraço
o melhor lugar.
Àquele amor que
repousa no coração,
traz a paz tal qual um lar.
Tão bom nesse amor se aconchegar.
- Tatiane Oliveira
O sol renasce
anunciando a primavera.
O coração se alegra,
a paz nos enleva.
A poesia nossa alma engrandece.
Agradece.
O amor em nós floresce.
Tatiane Oliveira
O inverno passou.
O sol despertou.
Um novo dia no céu raiou.
Faz primavera no coração que só floresce amor.
Tatiane Oliveira
Toca a alma...
Toca a alma silenciosamente esse amor que entre nós é sol que renasce, desejo que reacende, felicidade que transcende.
Toca a alma, não precisamos nada dizer...
É aquele sentir gostoso, que faz ser leve o amor á cada amanhecer...
A gente se toca em cada noite de céu estrelado...
Sol que se põe e faz o entardecer ser música e poesia que embala nossos sonhos e nos fortalece á sermos um para o outro paz...
Paz no olhar quando nos conectamos sem perceber...
O amor em nós insiste...
Toca a alma feito música e poesia á cada amanhecer...
Embala sonhos, esperança essa amor viver...
A gente rima.
Brinca no olhar, que faz graça e ilumina nosso jardim...
De existência.
De resiliência.
De vontade de sermos par á cada amanhecer...
Toca a alma silenciosamente...
No olhar a gente se encontra.
Acende a luz bonita que clareia nossos caminhos e nos faz abraçar nossos corações nesse dia tão bonito...
Céu azul.
Pássaros voando.
Flores colorindo.
Borboletas encantando.
E a paz nos inspirando num doce sorriso que a gente só precisa acreditar, porque o amor tocou a alma e entre nós esse sentimento há de renascer...
Á cada amanhecer...
Em mim.
Em você.
Apenas contemplar o dia.
Não tem problema se o sol se escondeu ou se a chuva teima em cair.
Importa a paz.
Importa os laços que unem o amor, a amizade, sentimentos de verdade.
Importa as mãos estendidas, entrelaçadas.
Olhares que passam confiança e aquele sorriso sincero que faz florir felicidade o ano inteiro.
Importa estar lado a lado com quem se importa de volta.
Importa apenas contemplar e agradecer.
Por tanto.
Por tudo.
Por você.
Por mim.
Apenas contemplar o dia bonito que faz dentro de nós.
Esse mundo colorido de esperança e fé.
Sonhos e desejos.
Amor e aconchego.
Aí, nesse mundo, moro junto á você.
Que tanto faz eu te querer.
Querer caminhar.
Dar risadas.
Tomar café quentinho, um banho também pode ser.
Amar.
Tomar sorvete.
Esperar pra ver as estrelas no céu acender.
Tudo com você...
Viu?
Não importa se faz sol ou chuva.
Quando nos meu coração tenho a riqueza que Deus me deu...
Você!
E é com você que quero rir até a barriga doer.
E tantas outras coisas que só contigo quero viver.
E vamos!
Há um mundo á nossa espera.
Há amor pra te entregar.
E é só contigo que eu sei ser par.
"Teu sorriso radia meu olhar, como o sol radia a terra. Quando te beijo e te abraço é como se o tempo não passasse. Minha alma canta ao olhar-te tão bela andando pela rua serena da cidade. Sua voz acalma meu coração e me traz uma imensa felicidade. Meu peito acelera ao sentir tua pele na minha pele, tua mão na minha mão e teu coração pulsando junto ao meu. Seus olhos encarando os meus , nossas almas se encontram em outras dimensões. A galáxia não consegue distinguir as estrelas do céu com o brilho do teu olhar; e teus cachos são tão bonitos, que parecem com as ondas do mar! Essas ondas de amor fazem meu barco velejar; eu sigo em frente sentindo teu cheiro atravessar todo esse imenso lugar. Os traços do teu corpo, são como serras que percorrem as planícies da minha epiderme. Teu abraço congela meu mundo; e desperta toda a penitenciaria do meu miocárdio. Tudo que vem de você é como se fosse novo , um universo a ser encontrado , e tudo fica alinhado quando você está do meu lado. Você consegue abrir as nuvens negras do meu temporal abatido; consegue ser meu céu, meu sol, minha paz e o meu abrigo!
E eu imagino nas noites mais frias , se sem você na minha vida, o que teria acontecido?
Você é o espelho que reflete a felicidade do meu ser; que mudou minha vida e que trouxe novamente minha vontade de viver. Tua companhia é meu refugio e alimento da minha alma; anula meus pesadelos, minhas fragilidades e os meus traumas!
Tu acalma o covil do meu peito e monta meu quebra cabeça. Ninguém se dispôs a ficar; espero que você permaneça!"
"Assim como todas as manhãs, acordei com aquela imensa vontade de abrir a janela e sentir o sol bater no meu rosto. Porém, bem antes de abrir os olhos senti um calor estranho que se acomodava por todo meu corpo. Algo incomum, e que não era incômodo, pelo contrário, me aquecia, confortava. Era tão límpido, tão puro, que me impedia de ver, mas apenas sentir. Nesse momento percebi que bastava deixar ele nascer dentro de mim. Levantei, vesti-me e saí; era minha caminhada de todo dia... As mesmas pessoas, o mesmo local, e as atividades de sempre... Numa visão diferente de tudo que eu já tinha experimentado ali, comecei a ver com os olhos de um cego, ouvir com os ouvidos de um surdo, falar com a voz dos mudos... E a partir desse instante, em todos os dias os sorrisos que eu retribuía tomaram sentido também pra mim."
-Aline Lopes
Hoje é dia de "fervo" no Rio de Janeiro: final de feriadão, carnaval, sol, praia, bebida gelada e animação.
Eu aqui, separando doações... eu sei que o pouco que consigo distribuir não vai resolver os problemas que afligem nosso redor: covid, desastre em Petrópolis, guerra na Ucrânia, entre outras tantas guerras que nos são anônimas e fragilizam, enfraquecem e desfalecem homens com ou sem fé em Deus.
Indiferença, individualismo, ambição, irresponsabilidades... consequências de um mundo selvagem em que a racionalidade humana é orquestrada pelo instinto animal de "sobvida": sob a vida do outro.
Postei numa página pública nesta semana um curto diálogo, resultado da reflexão sobre a selvageria do mundo e que posso ser perdoada por acreditar que o mal triunfará no final. Mas, que mal? Que final? Também não seria egoísmo entender que minha linha de pensamento é real. De qual realidade? Sob qual perspectiva de verdade? As verdades são temporais. Por isso até receio achar que possa estar certa. É muito ruim pensar demais... quando publiquei meu primeiro livro, meu pastor já me aconselhara sobre as questões político-filosóficas: podemos controlá-las ou sermos dominados nesta luta em que o maior inimigo está nas nossas mentes. Então a minha disciplina diária é manter a fé acima da política (social) e da filosofia (individual) e, desta forma, não acionar o gatilho que desencadeia uma nova crise do meu transtorno do espectro do autismo. Entender que, embora em grau leve, não sou normal levou algum tempo. Mas aceitar que o que me paralisa fisicamente esquenta muito a minha mente é paradoxal.
Portanto, exercer a fé significa controlar o que há na fronteira entre o consciente e o inconsciente.
"Não pare de lutar" foi a mensagem que tocou no meu coração: "Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:11-12)"
Foi quando lembrei-me de Ludmila Ferber e sua canção "Nunca pare de lutar" gravada anos antes de ter seu câncer diagnosticado, em 2018. Teve uma vida digna, ética e seguiu os valores cristãos. Em 2019 sua fé consolidou forças para gravar "Um novo começo". Sua missão nesta terra terminou em 2022. E uma das riquezas que nos deixou além de suas realizações como humana, mulher, real, foram suas poesias em forma de canção. Melodias que aquecem alma, trazem força ao coração cansado e a mensagem de eternidade com o nosso Criador. Não tenho medo de morrer.
Ludmila foi uma boa pessoa como tantos que passaram por este mundo em suas diferentes terras, culturas, religiões e saberes. Então acredito que há homens bons. Mas há os maus: os que mantém o ciclo dos fins e dos recomeços porque são atraídos pela ganância e seus corações corruptíveis podem não admitir, mas estão envolvidos numa grande conspiração. Só que são estes os envolvidos que estão no poder e perpetuam o câncer social.
Se estou fantasiando? Não creio. Os pensadores não são aqueles que revelam a ilusão de algumas verdades, mas os que sugerem a verdade das ilusões. Por isso acredito que Jesus foi, de fato, o maior pensador e agradeço pela herança que deixou à humanidade.
Não sou cristã temendo ir para o inferno. Tento viver esses ensinamentos porque acredito que conduzem à uma vida melhor. No entanto, busco não me guiar pela religiosidade mas pela espiritualidade em que preconiza “o temor ao Senhor como princípio à Sabedoria”.
Tenho receio de não conseguir deixar nada de aproveitável para os que ficarem, pelo tempo em que ficarem por aqui. Afinal "quod in vita facimus, in aeternum resonat" - o que fazemos em vida ecoa pela eternidade (Maximus, O Gladiador).
Raio de sol
Noite de luar
Como te encontrar
Sem o teu olhar me perco
Forte sentimento
Suave como uma carícia do vento
Profunda como as águas
Amor além do tempo
Bela sinfonia , teu sorriso irradia
luminosidade e melodia de contentamento
Perfume e romance , belo semblante
Como não comparar- te a arte
E a tudo que de beleza invade
O mais profundo do meu sentimento !
mulher em chamas
não quero da vida ser o entrave
nem tampouco o enlace
quero apenas o sol da manhã
derramando sobre ti glórias...
quero o canto dos pássaro no despertar.
o voo rápido da águia!
traçando caminhos...
quero a brisa leve suave e fria
acariciando a pele em noites quentes de verão.
quero o arrepio que toca a pele quando teus olhos tocam o meu.
quero...
o perfume que atiça desejos, nos desejos de amar,quero tudo no delírio de amar.
quero...
o aperto no peito chamado saudade!
quero...
a imagem fêmea da mente e do cheiro mulher.
MANHÃS CABOCLAS
Ao amanhecer, o sol beija teus lagos e rios.
O canto do passarinho celebrando a vida
Pai cedo sai para enfrentar desafios
O raiá do sol invadindo a janela da sua casa
No clariá do dia
Café na mesa resplandece a simplicidade de ter a fartura que alimento meus filhos
Bênção pai, bênção mãe
O suor que corri em teu corpo é feito de bravura do homem humilde guerreiro que tu es.
Farinha no forno.... fogão a leinha queimando a panela preta que faz a caldeirada pro meus curumins
Pirão molhado pelo caldo do peixe
A fartura que vem das águas e matas...homem
Que sustenta sua família trazendo alegria á sua mulher...
Que leva nas suas orações á fé de que no final do dia seu velho irá chegar...
Cheio de esperança como alegria de uma criança...e a felicidades nos olhos de um lutador..
Hoje o céu não está lindo
Mais o sol está, tão bonito
Hoje o dia não está calmo
Mais também não venta.
Hoje não está silêncio
Mais também não há barulho
Hoje eu não estou bem
Mais também não estou mal
Hoje eu não estou sorrindo
Mais também não estou chorando
Hoje eu não estou só
Mais também eu não tenho companhia
Hoje a tarde está não está quente
Mais também não está frio
Hoje o clima está tão bom
Mais não tá agradável
Hoje a noite não está tão bela
Mais a lua não está linda
Hoje a não grama está seca
Mais o orvalho não cai
Apenas chora...
A OVELHA IMATURA
Em um lugar remoto, sob um sol implacável, uma ovelha órfã vagava sozinha, atormentada pelo calor e pela solidão. Sem proteção, sentia-se vulnerável, sempre temendo predadores.
A cada sombra, seu coração acelerava. Para escapar do calor, se escondia sob arbustos, evitando aves de rapina e outros perigos. O sofrimento a tornava mais fraca, e a falta de comida impedia sua recuperação. Sem saber para onde ir, afastou-se do caminho certo até se perder completamente.
O Bom Pastor, ao notar sua ausência, partiu em busca dela. Com compaixão, encontrou a ovelha debilitada. Ternamente, ele a levou a uma de suas casas, onde, junto com seus servos, cuidou dela. Tratou suas feridas, removeu parasitas e a amou. Em pouco tempo, a ovelha se tornou forte e linda.
Após restaurá-la, o Pastor confiou seus cuidados aos servos até o seu retorno. No entanto, com o tempo, a ovelha começou a dar trabalho. Mesmo adulta, não queria largar a teta de sua mãe, permanecendo carente e egoísta, ocupando um espaço que deveria ser das mais novas.
Quando os servos passaram a dar mais atenção às filhotes, a ovelha rebelde sentiu-se desprezada. Em vez de refletir, falou mal dos servos e da mãe, resistindo à correção e ignorando os ensinamentos recebidos.
O Bom Pastor, com amor incondicional, não desistiu dela. Orientou seus servos a serem pacientes e a mantê-la perto até que amadurecesse. Ele sabia que ela precisava aprender a se alimentar sozinha e a ajudar os outros, em vez de ser um peso. Apesar de suas ações problemáticas, continuou a amá-la, esperando que entendesse seu verdadeiro papel.
Durante boa parte da minha vida ministerial, eu fui essa ovelha. E você?
A OVELHA IMATURA
Em um lugar árido, sob o sol implacável, uma ovelha abandonada vagava sozinha, sem direção. Vulnerável e temerosa, buscava abrigo em arbustos, fugindo do calor e dos predadores que a rondavam. O cansaço e a fome enfraqueciam seu corpo, e a solidão corroía sua alma. Incapaz de encontrar o caminho certo, se perdeu, afundando ainda mais em seu desespero.
O Bom Pastor, ao passar por aquele lugar com seu rebanho, a avistou e se compadeceu dela. Movido por compaixão, encontrou-a abatida, mas não a repreendeu. Com ternura, carregou-a nos braços e a levou para uma de suas casas. Ali, junto aos seus servos, tratou suas feridas, a libertou dos seus parasitas e a alimentou. Com o tempo, a ovelha foi restaurada, tornando-se forte e saudável.
Contudo, mesmo recuperada, a ovelha não queria crescer. Permanecia carente, egoísta, insistindo em ocupar o espaço que deveria ser das mais novas. Continuava a buscar a teta da mãe, dependendo do leite quando deveria se alimentar com comida sólida. Quando os servos voltaram sua atenção às ovelhas recém-chegadas, ela se sentiu rejeitada. Em vez de refletir sobre suas ações, murmurou contra eles e até contra sua mãe, recusando a correção e ignorando as lições que aprendera.
O Bom Pastor, com amor infinito, não desistiu dela. Instruiu os servos a serem pacientes, mantendo-a próxima até que amadurecesse. Sabia que, embora ainda estivesse perdida em sua imaturidade, ela precisava aprender a se alimentar sozinha e a ajudar os outros. Mesmo com suas falhas, Ele continuou a amá-la, esperando o dia em que compreendesse seu verdadeiro papel.
Por muito tempo, fui essa ovelha. E você, já se viu nesse espelho?
Um dia, um momento, uma chance.
É a brisa que me toca, é o sol que me ilumina,
E o céu que me recobre com seu manto me fascina.
É o cheiro desta terra, é o sopro deste vento,
É o canto da ave branca, é a voz que por mim chama.
É o dia, novo dia, renasceu a esperança,
Viverei cada momento, correrei feito criança.
Olho ao longe vê claro, vejo branco como a neve,
Abro um sorriso, pro teu sorriso que verei quem sabe em breve.
Dia claro, dia belo, de falar do que é meu,
De dizer do amor que sinto, de falar do que sou eu.
Viva o dia que rebenta, viva o momento qual estou.
Dia com cheiro de perfume, momento agora, oportuno.
Se vierem as dores deste instante, não quererei então chorar,
Enxugarei as lágrimas antes mesmo que venha aos olhos e...
Correrei “pra” encontrar....
Meu amor que se aproxima, com seu cheiro de romã,
Com seu jeito de me olhar.
Admirado feito fã!
Tudo em volta é outra imagem,
O que é feio belo será.
Este dia que me jogo, em teus braços para amar.
Inesquecível, inebriante, envolvidos e tontos de amor,
A bebida deste dia será forte para lembrar.
Viva o dia que hoje vivo,
Vivo a hora o momento,
Vivo o agora, vivo a vida,
Vivo o dia que é “pra” sempre.
(a relembrar o filme “A sociedade dos Poetas Mortos”)
Quando
Quando nós nos encontramos
Eu me tornei completo com você.
Quando o sol brilhou sobre nós
Eu contemplei o encanto do teu sorriso.
Quando as estrelas cobriram o nosso céu
Eu me vi vivendo nos teus sonhos.
Quando os meus olhos se abriram
Eu vi nosso mundo se colorindo com você.
Quando o amor se achegou a mim
Eu lhe entreguei meu coração.
Quando nós caminhamos juntos
Eu desejei que o meu amor fosse o teu destino.
Mas se a estrada desta vida afastou os nossos corpos
O meu amor permanece em ti para sempre...
E no tempo que se passa lentamente
Será você o meu eterno amor.
Edney Valentim Araújo
