Texto sobre Sol
Amanheceu
E o sol já despontou
Na linha do horizonte
Já brilhou
Diante do meu olhar sereno
Ja iluminou
Minh'alma sedenta de viver
Já clareou
Meus pensamentos sombrios
Ja energizou
Meu corpo surrado
Já aqueceu
Meu ser como um todo
Já me encheu
De energia positiva
Já me fez acordar
Para a vida
Já me levou
A agradecer o Pai
De todo universo
Já me arrancou
Um sorriso de felicidade
Pela oportunidade de viver
Mais o dia de hoje!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Vou passá-los no açúcar e colocarei eles no sol novamente, virando eles de um lado para o outro para que fiquem secos. Quando estiverem bem sequinhos estarão no ponto de guardá-los.
Esse é o delicioso doce de caju cristalizado, doce conhecido pelos sertanejos e nordestinos.
TOINHA VICENTINA (1911-1998)
Escritora e beata Markenciana
A grandeza do Sol a brilhar
Busco gente
que tenha sentimentos
que como as rosas
ao desabrochar
mostre toda a sua beleza
mas que também
mostrem seus espinhos
pois a vida
em muitos momentos
exige força e coragem
para continuar
enfrentar as dores
as decepções
não é facil
mas a fonte inesgotável de possibilidades
que há em nós
nos descortinam a grandeza do Sol a brilhar
os abraços a nos aconchegar
as canções a nos embalar
o amor a nos impulsionar
os momentos felizes a nos alimentar
parar é bobagem
Aproveitar e seguir é o melhor dessa viagem
@pederosa
Ó SAUDADE QUE PASSAIS
Ó saudade que passais, ao sol poente
Pela estrada da lembrança, a suspirar
E na solidão vais em uma vertente
Sugerindo o aperto pra nos sufocar
Deixai-me, aqui, assim, indiferente
O sol que tomba, notando o pesar
O mesmo que já declinou contente:
- na graça, no vinho, no alvo luar...
Deixai! Deixai ir com as cantigas
Do entardecer, as dores sem fim
E contigo todas as ilusões antigas
Que eu quero dormir no descanso
Com anso, calmo e que nada digas
Adormecer num voo leve e manso
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
13/10/2020, 18’00” – Triângulo Mineiro
Desejo
Somente
Um banco
Um amor
Pra compartilhar o por do sol
Reverenciar a natureza
Com respeito e amor
Sonhar juntos
Desenhar a vida
Com flores regadas
Ao sol
Após um dia árduo de trabalho
Esperar a noite adentrar
E caminharmos juntos para casa
Orientados pelas estrelas
E a minha querida e amada lua
Chegar em casa
Um banho a dois pra relaxar
Um beijo com abraço
Com sais, perfumes e óleo
Nisso na cozinha o barulho
Da panela de pressão
Uma comidinha saborosa
Um deitar de conchinha
Um sono embalado por sonhos
Sonho perfeito
De um futuro pleno
De conquistas e amor
Saudades
Quero estar diante de ti o meu raio de sol!
Afogar a bendita angústia de estar diante a ti;
Nos teus braços perco-me e esqueço do mundo externo;
O meu raio de sol esta saudade enlouquecer-me!
Quero-te a cada segundo da minha vida
abraçar a vontade de ter comigo o meu raio de sol
FIOS DOURADOS
Morar na mansidão dos teus
olhos.
ter em meu rosto e mãos, o
sol destes teus cabelos.
Deitar o rosto em teus
seios.
Sentir tuas mãos sobre mim.
Viver, te vendo e ouvindo
a todo minuto.
A cada momento de leve sentir
esses lábios, nos meus lábios,
bem de leve, bem devagar, pousar,
bem..assim
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Cavaleiro de Troia
Sobre teus passos almejo novos caminhos
Sobre seus olhos alumiados ao sol
almejo viver minha eternidade
Se no amanhã amares a mim, no hoje te aguardarei
Se por ti eu ficar, uma promessa lhe farei
por um amanhã no qual não partirei, mas observarei
A visão que Deus lhe gerou...
teus lábios teceu como poesias formosas
Seu olhar esticou como indecifráveis nuvens chuvosas
para que eu pudesse viajar em você ao admirá-las
Em submersas memórias rebobino tuas delicadas manias
me perdendo em ti por horizontes de vida
Quando o destino provocar o encontro de nossas almas
uma linda crônica surgira
No qual em destino prescrito ingressarias em minha vida
E caminharias... sorririas... repousarias imersivamente em meu amar
Por ventura te recitarias cantares soberanos de Salomão...
onde sua voz é doce, e tua face me é aprazível acariciar
Rosa de Saron... em meio aos vales espero o teu chegar
onde em novidade de vida poderei me renovar
Em meio ao caos um doce toque lhe farei sentir
para que o mundo e os céus saibam como é bom te desejar, me atrair...
em bosques de cerejeiras te fazer sorrir
Em meus sinônimos de amar, desejo-lhe deixá-la partir
por simplesmente sua alma ocorrer-me ao inverso desta poesia
Todavia, minha vida... não haverá oceanos onde não poderei transpassar
Promessas frias meu tórrido amor irá perfeccionar
Versos poéticos não me irá escassear...
Se porventura você assegurar que teu coração extasiou em minuciar
cativantes versos de um coração rico em amar
Declarações por ti sob um vistoso luar
Se me comunicar... reiterar meu fascínio por teu sereno olhar
Posso por você aqui ficar, permanecer, esperá-la ao amanhecer...
partirmos em nosso próprio mar
Navegar profundamente em teus abraços contínuos e cálidos
Caminhar sobre bosques preenchidos em rosas
Um banco para sentar-nos e acalmar, sentimentos e trajetórias
Transcenderei escudos forjados em joias, minha alma protegerá sua glória
Por teu amor, serei um cavaleiro de Troia.
"O sol aqueceu, curou, completou e iluminou todo vazio.
Fui invadido, inesperadamente, por uma sutil tempestade que me trouxe, entre outras coisas boas, um tanto de serenidade.
Busquei o sol e o mantive aqui, só para me certificar que ele vai estar sempre aceso e brilhando, na órbita da minha felicidade."
O sol
O sol chegando
Numa manhã de inverno
Vem alegrar
Os corações que são fraternos.
O sol chegando
Numa manhã de domingo
Vem te dizer
Que mais um dia
Está vivo.
Você não sabe
A razão de estar aqui
Tampouco sabe
A razão do teu sofrer.
Mas eu te digo
Meu amigo verdadeiro
Tenha coragem e
Enfrente o mundo inteiro.
O sol aquece
O coração
E nossa alma
Dizendo apena "tenha calma".
Julho 2020
Paródia
All Star Vírus
Deixa EU sai de casa.
Ver oooo sol lá fora
Andar de bike é muito booommm
Sinto falta dos amigos
Brincar e jogar bola
Deixei o hover board na mãooo
Hei!
Essa pandemia está me deixando muito louco
Mas vamos obedecer porque está faltando pouco
Se o coronavírus continuar me assustando
Eu sei que vou acabar surtando…
Somos um breve pôr do sol que se mistura na amplidão azul anil de mar no qual muitos de nós tenta mergulhar sem medo do afogamento...
E quando chega aquele sublime momento, no firmamento, nos recolhemos no anoitecer das horas, buscando nas profundezas da alma, um ressurgimento diário, mais iluminado de nós mesmos!
O Mundo é um resquicio do que um dia ele já foi.
O sol, a relva verde, o calor. O mar, a brisa, os animais. As núvens são cinzas, o sol é frio, a chuva é ácida e, quando não, a neve impalidece e enrijece a pele, ao ponto de congelar os ossos. Os oceanos são escuros; as baleias encalham na areia mórbida, enquanto os peixes se debatem, implorando por suas vidas, enquanto as aves, sedentas, bicam-nos até a morte, alimentando suas almas. Sinto que o mundo, aos poucos, se aproxima do seu fim. Os arranha-ceus construídos pelos homens, com o próposito de abrigar suas empresas globalizadas, multimilhonarias, verdadeiras máquinas de dinheiro, as quais movem uma pequena parcela do mundo, são escombros, pó varrido para baixo do tapete. Os prédios onde empresas menores se espelham, em busca de crescimento, agora, inexistentes. Os lares, onde eram aconchegantes e quentes, com refeições diárias e sedentarismo diário, já não existem mais. As sete maravilhas do mundo são apenas histórias, as quais, entre muitas, foram esquecidas pelo tempo.
Como todas as pessoas, eu perdi muitas coisas. Elas eram preciosas para mim. Assim como eram preciosas para você. As tardes, iamos a praia, onde a brisa era limpa e agradável. Gaivotas cortavam os céus, com seus razantes, se alimentando do primeiro peixe desatento em seu campo de visão. Enquanto os meus colegas corriam um atrás dos outros, chutando água, provocando as garotas, em troca de algum reconhecimento pelo seus desejos, eu, sobre aquele mar azul, onde o sol refratava a luz, me perdia no encanto do seu sorriso. Seu cabelo marrom dançava com o vento, eu era capaz de sentir um leve aroma no ar, resultado do seu perfume. Meus olhos estavam fixos em sua mão pequena e macia; meu coração batia forte ao imaginar que poderia segurar sua mão e, eu queria, mas havia outra pessoa em meu lugar. Não resta mais nada se não essas memorias e sentimentos, os quais se enlaçaram, profundamente, em meu coração.
te quero
como a lua quer o sol
como o sol quer o mar
como o mar quer a montanha
e tudo mais que acompanha
te quero como o filho quer a mãe
como o livro quer as palavras
como o céu quer as estrelas
como você me deseja
como você me beija
como eu amo quando você me deseja e me beija
quando você me olha e eu te olho
quando sua língua dança na minha
quando só há eu e você na terra
tudo é meu e tudo é seu
você é meu e eu sou sua
então tá combinado: você é meu amado namorado
te amo, te amo
e amanhã ainda estarei te amando
e amanha e depois, depois e depois
até que me falte ar nos pulmões
Se Abra Para O Novo, Abra As Portas Para A Vida
Nos piores momentos a vida sempre nos manda uma solução. Sempre no final do túnel aparece uma luz para nos guiar, para nos colocar de volta no nosso caminho. No meio das dificuldades uma porta se abre para nós. A vida é muito sábia, e ela encontra várias formas para nos ajudar, para nos despertar para o que realmente importa. A vida sabe o que faz. A cada dia eu acredito mais nessa verdade.
A vida não é só isso. A vida não é uma sucessão de sofrimentos. A vida é muito mais que isso, e ela quer te mostrar que ela é mais do que isso. A vida quer que você seja feliz, que você se encontre, que você encontre o que há de melhor em você.
E às vezes ela usa esses sofrimentos pra fazer você enxergar a sua força, pra você encontrar essa luz, que está dentro de você, pra você despertar dessa ilusão que você vem vivendo. É isso que a vida quer pra você, é isso que a vida sempre tenta te mostrar, mas que por várias vezes você vem se negando a encarar essa realidade. Você vem negando a acreditar em você, na sua força, no poder que você carrega dentro de você. Você vem se negando a abrir as portas para ela.
A vida quer o seu melhor, ela quer que você se arrisque, ouse, que você mude, que você se transforme, que você renasça, que você acredite em você, que você é capaz de fazer até coisas consideradas por muitos como impossíveis. A vida quer que você tenha coragem de viver, é isso que ela quer de você.
A vida quer que você viva intensamente, todos os dias. Que você saiba aproveitar cada dia, cada presente que ela te oferece.
Então, ouse, arrisque, transforme, mude, se abra para esse chamado que a vida vem te dando há tanto tempo. Seja capaz de fazer a sua vida valer a pena, seja capaz de ser você mesmo, de ser a sua melhor versão. E mesmo diante das tristezas, das dificuldades, que você renasça todas as vezes, que você se erga todas as vezes em que cair, que você continue sempre acreditando no seu melhor, no melhor que a vida quer pra você.
Isso se chama fé, esperança na vida e em você. Fé é a força mais poderosa do mundo, e ela é capaz de fazer grandes mudanças, grandes milagres.
A vida quer que você se arrisque a viver. Abra as portas para a vida. A vida quer que você se liberte de tudo que vem te prendendo até hoje.
Estou passando pelo deserto
Sozinho no sol quente
Sinto que do mundo estou perto
Mas não vejo nada a minha frente
Meus inimigos se lembram
Acham que fui derrotado
Que no deserto da vida
Eu morri desidratado
Mas eu estou aqui
Superando os perigos
Diante dos obstáculos
Eu continuo vivo
Pros que acham que morri
Não sabem de um bocado
O sol que era meu inimigo
Hoje é meu maior aliado.
Abrir a janela um sol de arrasar
Esquenta a vida deixa a luz entrar
Por dias assim desejo viver
Otimismo diário para mim e você
Com planos sinceros ativos na mente
Sou um descendente do Puro Amor
Canalizei o que há de bom, transformei nessa canção
Levar alegria sorrir à vontade
Na simplicidade de quem sabe amar.
Meu caminho
Tem a cor do sol
Apesar que hoje está nublado
Tem a cor azul do céu
Apesar que hoje está cinzento
Tem multicores
Apesar que muitas vezes
Enxergo preto no branco
Ou branco no preto
Mas em todos os dias
Tem a cor vermelha
Do meu sangue azul
Do meu coração carmim
Do meu amor sem fim
Tem todas as cores possiveis
De um arco-íris infinito
Tem as cores que eu desejo
Para se ter um dia feliz
Tem cores (des)agradáveis
Aos olhos alheios
E tem cores as minhas flores
Que eu cuido com amor e carinho!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
NAVEGANTE
Bom dia com o sol que sorri
Abraçando o corpo,
protegendo a alma.
Motivo de irmos à frente,
rumo ao desconhecido;
doce andança
necessária para
conhecermos o Id
Timoneiro indolente,
do coração navegante
onde a cada porto
uma nova música aprende
para cantar quando estiver
em alto mar.
CAPÍTULO IV
Hoje é um belo dia para morrer
Brilha forte o sol
Iluminando o caminho
Trazendo o calor
Para o corpo e alma
Não quero que aparem minhas lágrimas
Descobri que tenho lenços de papel no bolso da calça surrada
E eles se dissolveram no próximo dia de chuva
Hoje é um belo dia para viver
Ouvir uma canção triste
Alegrar o corpo e alma
Dançar resiliente
Agradecendo o sorriso
Amando além do amor
Tendo o azul do céu
Dizendo amém.
