Texto sobre Sol

Cerca de 7951 texto sobre Sol

Gosto de céu e mar


Lembro dos dias de sol, areia escaldante
A lua, a fogueira, o violão tocante
E as "modas" que machucavam o coração
Plantando em mim a dor de uma paixão


E o amor, ainda hoje, tem o mesmo gosto
De rio, sol, mar, céu e de areia no teu rosto
Um sonho que só existia pra mim, que resistia em mim
Hoje só saudade e lembranças sem fim


O sereno da noite se mistura ao pranto
Páginas da vida que eu guardei no canto
Um amor proibido que ninguém pôde ler
Sem chance de ao menos tentar acontecer


E o amor, ainda hoje, tem o mesmo gosto
De rio, sol, mar, céu e de areia no teu rosto
Um sonho que só existia pra mim, que resistia em mim
Hoje só saudade e lembranças sem fim

⁠Brilha, brilha estrelinha,
Lá no céu pequenininha.

Quando o sol for descansar e seu brilho então parar.

Sua luz irá brilhar e a noite iluminar.

Brilha, brilha estrelinha,
Lá no céu pequenininha.

E quem no escuro está, a sua luz irá guiar.

Antes não podia ver, o caminho a percorrer.

Brilha, brilha estrelinha,
Lá no céu pequenininha,

Cintilante brilhas tu,
Dando cor ao céu azul.

Olha só repare bem,
Já dormiu o meu neném.

Brilha, brilha estrelinha,
Lá no céu pequenininha,

Deus abençoe filho amado, seus pais querem-o cuidado

Outro dia logo vem, acordar digo amém!

Cada pôr do sol é único e carrega consigo uma beleza única.

Cada pôr do sol, à sua maneira, se põe
e me lembra que eu também tenho muitas versões.

Assim como cada pôr do sol depende do ponto de vista
de quem o observa para revelar sua beleza,
eu faço o mesmo:
minha beleza depende do ângulo de quem me vê.

Muitas versões,
bonitas para muitos,
no ângulo certo.

… Me remete ao pôr do sol, intenso internamente, ao ponto de poucos se aproximarem. Ainda assim, demonstra beleza, paz e segurança.
Lembre-se de que, assim como o sol, você também precisa se pôr. Precisa permitir-se descansar, para que amanhã possa continuar brilhando com toda a sua força.
Não há nada de errado em descansar.

A Luz Que Expõe A Arte

Na parede da sala, ao final de mais uma tarde, a luz do Sol, em sua expressão dourada, se misturou gentilmente com a sombra, e logo um tipo de arte única apareceu como se fosse um presente dos céus antes da chegada da noite — o que proporcionou ao coração alguns instantes de vitalidade com uma exposição simplesmente emocionante.

Como pode dizer amar o sol
quem nunca se arriscou a andar durante a chuva?
Está chovendo de novo
vamos
ponha a cabeça para fora e a assista cair.

Os cristais em seus olhos
que correm rumo ao chão
você não é melhor que elas.
Tão grande, se ajoelha ao espaço
fugindo do que te faz se sentir tão pequeno.


Está chovendo. Chovendo de novo.

O Despertar da Loba


Corro livre pelo campo abençoado,
Sob a lua ou sob o sol que vem guiar.
Deixei o peso do passado lá de fora,
E escolhi a alegria de ser e de amar.
Meu uivo hoje não clama por saudade,
É um canto de gratidão por existir.
Na pureza de um olhar que vê a vida,
Encontrei mil razões para sorrir.

Belas Manoelas descem as ruelas do São Francisco
rumo ao sol tirano do outono
belas folhas renascem nas nascentes secas do velho senhor
meninas sorrateiras, verdadeiras relíquias à margem do arredio
belas Manoelas desfilam ao lado das sombras dos canaviais
certas que chegarão ao planalto
lá no alto da serra
onde o poder encerra a ira dos mandantes
que por instantes se rendem
ao charme das belas
e as levam para serem amantes
dos mordomos jovens, que o poder faz de conta que não vê..

Teus olhos são como a areia do deserto
Amarelos como o sol
Faróis que refletem a iluminação diurna e noturna
São mel e castanha
Você é o meu solo
Cor de argila, cor de barro.

Mãe dos vegetais
Verde é a minha cor,
Onde nasci, o que vi e vivi
O que sou, quando nasci
Como o canto das florestas.


Um pássaro verde nos uniu
Nas tuas raízes eu repousei
Como uma folha solta ao vento
Nas asas da minha liberdade
Encontrei você.

Meu doutorando de plantas
É como se o éter tivesse ouvido o eco dos meus pensamentos e das minhas mãos ao digitar aquele livro...
Você chegou como um resplandecente cometa.

Sol e Lua, Nuvem e Vento, Céu e Estrela

Sol desperta em fogo dourado,
Lua repousa em prata serena,
um dança no dia alado,
a outra vela a noite plena.


Nuvem leve, sopro do vento,
se encontram no céu em movimento,
um molda formas, o outro conduz,
juntos criam caminhos de luz.


Céu profundo, guardião do infinito,
Estrela brilha, segredo bendito,
um é vasto, o outro centelha,
ambos revelam a beleza que espelha.


Feminino e masculino, em harmonia,
força e ternura, noite e dia,
contrários que se buscam, se completam,
na dança eterna do cosmos se interpretam.

O sol se põe pela manhã, ao longo do dia esquenta e ao entardecer se vai e vem a escuridão e o frio.. Mas no final tem a lua que ilumina seu caminho e te acompanha até a manhã seguinte.


Assim são as pessoas que aparecem na nossa vida por um breve momento e se vão, mas sempre haverá outros que virão..
Até que chega um dia, que essa fica e não vai embora e finalmente você tem aquela sensação gostosa, um pequeno gosto da felicidade, um coração quentinho.

⁠Estamos viajando ao redor do Sol, à incrível velocidade de 107 mil quilômetros por h, somos nativos deste bioma que não nos garante a sobrevivência, pois uma hora esfria, noutra hora esquenta.

Expostos a terremotos, tempestade, tsunami e à guerra nuclear anunciada, mesmo assim ainda nos comportamos com arrogância intelectual presunçosa, a de que temos o controle do tempo e do espaço.

Valemos tanto quanto uma ameba, para o
caos cósmico que nos pôs em órbita.

⁠Aproveite cada momento e seja grato(a) pelas pequenas coisas. Agradeça pelo sol que brilha, pelo ar que respira, pelo abraço de alguém querido. A gratidão transforma nossas vidas, nos faz enxergar a beleza e a abundância que nos rodeia.

Então, encha o coração de gratidão e otimismo. Sorria diante dos desafios e tenha a certeza de que um bom dia está à sua espera. Aproveite cada instante, seja gentil e espalhe amor. Que seu dia seja repleto de bênçãos e realizações...

- Edna Andrade

⁠Nem todo dia é leve.
Nem toda manhã chega com o sol.
Há caminhos que pedem silêncio,
outros que exigem força além do que se tem.

Mas, ainda assim… eu sigo.
Com o coração cansado, às vezes.
Com os olhos marejados, muitas vezes.
Mas sigo.

Porque dentro de mim mora uma certeza que não desiste:
o tempo pode ser difícil,
mas existe uma esperança em mim
que não conhece o fim.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

Que o sol aqueça sua manhã com paz e esperança.
Mas que, mais do que isso,
ele te lembre do que ainda mora aí dentro:
uma força suave, uma fé quieta,
um coração que insiste em florir,
mesmo quando ninguém vê.




Que hoje seja dia de respirar fundo,
olhar o céu com gratidão
e se permitir recomeçar —
mesmo que seja só por dentro.




— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

'inda olho o por do sol
pela janela
vejo ao longe nuvens
e a lua que se esconde nelas
Vou ao encontro deles
Campo aberto
Vou me juntar ao espetáculo
que não sabe da platéia
Não consigo contar
Não se descreve o encontro de céu e mar
De sol e luar
De dois corpos que só sabem amar.
Um eclipse
Fenômeno natural
Assim também é respirar
Mas este um dia acaba.

⁠Retinas e vidraça


O dourado do pôr do sol ficará retido
em minhas retinas e memória.
Todas as imagens juntas.


Desde que nasci, ainda menina,
Sentava-me no chão e, ao pé da cama de meus pais,
privilegiada visão do todo me invadia.


Olhos fixos na vidraça e muito além,
Sob o astro rei que reluzia -
eu confirmava, ainda pequena:


__ É redondo como uma laranja, enorme como o fim do mundo e o começar dos tempos!


2021

​O sol da promessa era quente e tão breve,
Um mapa de sorrisos que a vida nos deve.
Acreditamos na dança, na mão a segurar,
Que o amor seria um porto, o doce lugar.
​Mas o porto virou farol, a luz é um espinho,
E a mão que me guiava desfez o caminho.
Não há conto de fadas, não há doce canção,
A não ser a memória de uma falsa paixão.
​Eu não sou mais criança, já vi a verdade,
A alma está marcada pela tempestade.
E a dor que prometem que cura com o tempo,
É a mesma que pulsa em cada mau momento.
​O amor é como o vidro: lindo até quebrar,
E cada fragmento só serve para sangrar.
Não há cura ou abrigo, é um veneno lento,
O amor não é bom, é só sofrimento.
​E agora, a lição na voz rouca da razão:
É melhor estar só que dar o coração.

Percebi que fugir não tem funcionado. Caminhei para longe, tentei encontrar um lugar onde o sol não me lembrasse do brilho que perdi, mas parece que, não importa a distância, eu sempre acabo voltando para aquele 'coração de pedra'.
​É difícil admitir, mas eu ainda preciso de tempo — um tempo que o relógio insiste em não me dar. Tento fechar os olhos e reconstruir o mundo com outras cores, mas toda vez que você aparece, meus disfarces caem. Tento me esconder, tento fingir que superei, mas quando nossos olhos se cruzam, percebo que ainda sou aquele mesmo homem desarmado.
​Sabe o que é pior? O silêncio que fica quando você sai do quarto. É como se o ar fosse embora com você. Sinto-me murchando, exatamente como uma flor que foi arrancada do solo e deixada sob uma chuva gelada. Esta cidade parece tão fria e vazia agora; às vezes me pego falando sozinho, tentando encontrar respostas nos ecos dos meus próprios gritos, mas não há nada lá.
​Eu só queria que você soubesse que estou tentando me encontrar de novo. Estou tentando deixar de ser essa rosa abatida pela tempestade. Mas, por enquanto, a verdade é que cada partida sua ainda me faz desabar em lágrimas quando o dia termina.
​E dói perceber que, embora eu tente seguir um longo caminho para longe de casa, todas as estradas parecem levar de volta ao que fomos. O vazio que você deixa não é apenas a sua ausência; é a presença constante de uma saudade que não descansa. Estou aprendendo, da maneira mais dura, que não se cura um coração de pedra tentando quebrá-lo, mas tentando sobreviver ao frio que ele emana. Enquanto o sol se põe sozinho mais uma vez, eu sigo aqui, esperando o dia em que o meu mundo não murchará toda vez que você se for.

Hoje acordei com o sol batendo nos meus ombros e, por um instante, a sensação de calor me fez sorrir sozinho. Senti aquela felicidade simples e desarmada que, honestamente, eu só costumava sentir quando era criança — ou agora, quando estou com você.
Sabe, se eu tivesse o poder de embrulhar um dia e te dar de presente, seria um dia exatamente como o de hoje. Um dia onde o céu não tem pressa e a luz faz tudo parecer mais bonito, desde o reflexo na água até o brilho nos seus olhos (mesmo que esse brilho às vezes nos faça lacrimejar um pouco pela intensidade).
Se eu pudesse te contar uma história agora, ela seria curta, sem grandes dramas, mas com um final que te faria sorrir daquele jeito que só você sabe. E se eu tivesse direito a apenas um desejo para a sua vida, eu pediria que o sol brilhasse sobre você o tempo todo. Não só o sol do céu, mas esse calor que você traz para os meus dias e que eu espero conseguir retribuir à altura.
Obrigado por me fazer sentir tão bem quase o tempo todo — e, nos dias em que não sinto, é só lembrar de você que o tempo abre.