Texto sobre Sol
O raso tem essa crueldade: parece fácil, parece seguro, parece até bonito quando o sol acerta o ângulo. Mas não acolhe. Não sustenta mergulho. Quem vive de superfície se acostuma a respirar ofegante, como quem teme o próprio fôlego.
O tempo — esse animal indomável — merece ser gasto em abismos que valham o risco. Em encontros que te façam perder o chão, mas te devolvam o sentido. Em silêncios que não te afoguem, mas te ensinem a ouvir.
Não desperdice seus minutos em quem tem medo da correnteza.
Não negocie sua profundidade com quem só sabe molhar os pés.
Porque, no fim, a vida não é sobre colecionar respirações, é sobre o raro instante em que falta o ar e, ainda assim, você sente que valeu a pena.
Soneto de Amar-te!
Amo-te, não como o céu ama as estrelas ou como o sol ama a lua. Mas, amo-te, como um eterno apaixonado que ama a sua amada;
Amo-te, não como um rio que sumiu no oceano. Mas, amo-te, como um rio que se adentrou nas profundezas do amor;
Amo-te, não como um viajante. Mas, como um passarinho que de tanto amar, jurou amor;
Amo-te dentro de uma imensidão de infinitas cores que se misturou e produziram o teu aroma e sabor.
Poema Eutes de peixes
És um sol que nunca se apaga, és a mais bela de todas estações, brilho, conforto e amor, a saudade saciada de inúmeras perguntas, perguntas que não cessamos ao nos olhar,
Tus és a privamera de todas as cores uma paisagem sem fim. É a força da raiz que resiste à tempestade, balança mas não se abala.
Luzia Delmondes
By Luzia Dellmon
Eah humanos .
Não se assuste se me ver no sinal vendendo água,
com o sol rachando e a mente focada.
Não estranhe se eu estiver sujo de tinta,
em cima de um andaime, pintando o muro dos outros
enquanto construo o meu por dentro.
Não tenha pressa em me chamar de pobre…
pobre é quem desistiu.
Eu tô na rua, no corre, no peso, na luta diária.
Fazendo o que for preciso, sem vergonha, sem máscara, sem desculpa.
Enquanto muitos fingem uma vida que não têm,
eu vivo a realidade que poucos têm coragem de encarar. Perdendo,trocando, vendendo,. Convites tem pra perdição, quero não tô de boa e buscando alcançar o meu Nirvana luta até bater o tempo.
Já me faltou apoio, já me faltou oportunidade,
já me faltou até chão…
mas nunca me faltou disposição pra levantar e continuar.
Você pode até me ver pequeno hoje,
mas não vê o tamanho da guerra que eu tô vencendo por dentro.
Eu não tenho vida fácil.
Eu tenho caráter, resistência e fome de crescer.
E isso…
ou você respeita,
ou o tempo vai te obrigar a respeitar.
Evans Araújo
MEU AMOR POR VOCÊ
Meu amor por você é maior que tudo,
maior que o mundo, é maior que o sol
é como o girassol colorindo meu jardim,
meu amor por você é singelo
sincero e mais belo,
meu amor por você é verso e poesia
é musica e melodia entrando em sinfonia
pra amar.
Meu amor por você superou todas os tipos de
barreiras enfrentou as distâncias
teve circunstâncias mas nem isso fiz eu parar de te amar,
meu amor por você é como as águas profundas extensa ao mar,
meu amor por você será sempre sem fim
sem pontos finais e vários pra se seguir,
meu amor por você é um laço infinito
um imenso labirinto onde eu tento te encontrar,
meu amor por você é insubstituível
é realmente incrível eu te amar
sem ao menos dizer o que eu sinto por você ....
Que não tem limites eu amar você!
REFLEXOS
Nem o brilho do sol,
é mais forte do que o brilho do seus olhos.
Nem o reflexo da lua,
é mais potente que o reflexo em seu rosto.
Nem a clareza das estrelas,
é melhor do que a clareza em seu sorriso.
Nem o aroma do vento,
é mais suave que o aroma em seu corpo.
Nem o mais lindo universo,
tem a lindeza da sua beleza.
Nem o infinito,
é maior que o amor que sinto por você...
Debaixo de um sol que molda o couro e a alma,
Nasce o gigante que o mundo não conheceu.
Não há elmo de viking, nem frio de europeu,
Que vença a fibra de quem planta na calma
E colhe a vida onde o chão parece que morreu.
É um povo arretado, de punho cerrado e forte,
Mas que não usa a força para a destruição.
Se o destino fosse guerra, seria o dono da sorte,
Venceria batalhas, do sul até o norte,
Pois traz o vigor da rocha dentro do coração.
Mas sua maior glória não é o aço ou a espada,
É a humanidade que transborda no olhar.
É o amor que acolhe na beira da estrada,
Mesmo quando a mesa parece minguada,
O nordestino ensina o que é compartilhar.
E quando a seca aperta e a fome vira nó,
Vem o sacrifício que a história não apaga:
Enviaram seus filhos, restando apenas o pó,
Para terras distantes, enfrentando o pior,
Pra que o pão na família nunca fosse uma chaga.
"Tristes partidas", ecos de um cais ou de um chão,
Lágrimas que regam a saudade e a esperança.
Gente que parte levando o sertão na mão,
Trabalhando o dobro por cada irmão,
Com a fé de um velho e o sonho de uma criança.
Nordeste é o brilho de um povo vitorioso,
Que não se curva ao tempo, nem ao esquecimento.
É o amor que vence o destino rigoroso,
E mostra ao mundo um brilho majestoso:
A maior resistência é o sentimento.
Michel Dias
POESIA EM MEMÓRIA ÚLTIMA
(para ti, Avelino Fernando do Couto Ribeiro)
Rezaram-te a missa,
O solista cantou,
O órgão tocou,
Em premissa.
Eu assisti e rezei
Diferente, por razão
De fé ao Corpo
Do Homem morto
E Crucificado que eu sei.
Tanta gente caminhando
Em passo quase de tropa
Rumo ao campo sagrado
E eu atrás de todos pensando
Se a morte é vida ou pecado
Por ter a coragem de morrer
Antes do prazo aprazado.
Deus - que fria é a morte
Criada de nascente
A poente,
Sem norte.
Dois barrotes de madeira
Duas cordas na horizontal,
Uma cova funda na vertical,
Um caixão que desce anormal
De cabeça para baixo,
Abismal,
Um corpo quase vivo
Afinal,
Que se não fosse a terra
Que mais aterra e pesa
Na sua função de singeleza
Entre a definição da morte,
Quiçá, quando for da nossa sorte
Entremos de pés ao baixo
E de cabeça ao alto,
Sem sobressalto,
Ou suspiros,
Não vá, mesmo lá dentro
Do ataúde fatal,
Vomitarmos os diospiros
Ingeridos há tempo que tal.
(Carlos De Castro in Há Um Livro Muito Triste Por Escrever, em 06-04-2026)
Rau era pequeno, mas tinha uma energia tão grande que parecia caber um sol dentro dele.
No Berçário 2, todo mundo conhecia seu jeito sapeca: quando ficava animado demais, ele dava umas “mordidinhas de brincadeira” — e saía correndo todo risonho, com os cachinhos pulando atrás dele.
As professoras diziam:
— Lá vai o Vampirinho do Coração Doce!
Mas no fundo, Rau não queria morder…
Ele só queria mostrar carinho de um jeito todo dele.
E com o tempo, aprendeu que abraços apertados e sorrisos sinceros mordem muito mais — só que por dentro.
PRECE DA MANHÃ
Senhor, nesta manhã em que o sol está despontando no horizonte e reluzindo como sempre, ainda que encoberto pelas nuvens, venho lhe pedir, para mim, para minha família e para meus amigos, que derrame suas graças sobre nós; nos proteja de toda maldade e violência; guie nossos passos para que não sofremos queda alguma; renove nossas forças para prosseguirmos, com bondade, saúde, paz, alegria e amor e, assim, continuarmos o belo ciclo da vida. Amém.
Sua luz brilhou mais forte que o sol, ofuscando meus olhos. Senti Sua presença, mesmo onde o espaço parecia vazio, pois foi por Ele que tudo se fez.
O Seu amor é um mistério profundo, que mente alguma consegue explicar. E a maior prova desse amor não coube em um sepulcro.
Ele ressuscitou. Ele está vivo! E porque Ele vive, nossas vidas encontraram a salvação. Ele é nosso, hoje e para todo o sempre. Deus está conosco.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
O Prazo do Eterno
Não te esqueci e não mereci,
porque tu não és grande como o Sol,
nem tão brilhante como a Lua.
Eu sou Tupã e você Guarani;
era doente e eu não queria,
mas conheci.
To be or not to be.
Eu te admirei um dia,
achei que era profundo,
mas no fundo não era nada.
Vazio como um eco,
raso como a cova que te enterrei.
Eu sei que errei,
mas quem não erra?
Era pra ser certo,
claro como o dia.
Era pra ser sincero e honesto,
era pra ser bonito,
era pra ser eterno.
Era real.
Era uma vez.
Era amor.
Mas o eterno aqui tem prazo:
sete horas entre o beijo e o epitáfio.
Somos estatística vestida de seda,
um país que conta corpos
enquanto o café esfria.
Á dias que nada está bom,
O sol não brilha como antes,
A lua já não está tão linda,
O ar já não cheira liberdade,
A água não mata mais a cede,
Quando vemos que o Amor,
Não passa de um conto de fadas,
A insônia é nossa única companhia,
É quando percebemos que a vida,
Já não é o bastante,
A vida não vale mais que um sonho,
Viver é sonhar,
Sonhar é viver,
E todo sonho tem um fim !
SOL
Sem sol, sem chão, minha vida caminha na escuridão.
É engraçado o poder que um simples raio de sol pode ter ao tocar nossas faces, como se instantaneamente pudesse nos arrancar um sorriso.
Esquecemos assim de tudo que nos aflige. Se o infinito pudesse ser descrito, acredito que seria o encontro entre o sol e o mar.
Pois lá vivem nossos planos, nossos sonhos, nossas vontades. E é incrível imaginar que algo tão simples possa nos mostrar que não precisamos de muito para sermos felizes.
No tempo, temos a noite, temos a chuva, assim como na vida sabemos que existem momentos de escuridão e dificuldade. Mas a lua mostra que, mesmo em tempos sombrios, existe algo bom e que logo mais o sol brilha novamente.
Acredito que tudo o que vivemos nos ensina, nos caleja, nos fortalece e nos prepara para essa longa caminhada chamada vida, e que às vezes aceleramos tanto que, quando percebemos, perdemos a noção do tempo.
Dos dias, das noites, dos meses e dos anos, e nos cobramos como se todo esse tempo passado ficasse acumulado, como se tirasse a nossa sensação de recomeço.
Quando um simples sentar à beira do mar ao pôr do sol pode tocar nossa alma, nosso rosto, como a mão de uma mãe, vemos que é preciso desacelerar, é preciso valorizar cada momento, é preciso de luz é preciso de sol.
Até Logo Sol
O sol vermelho,
dia quase no fim,
a noite sedenta
do outro lado da terra.
Prédios sufocam a visão,
O sol arde!
A lua desnuda sai,
Deixa seu banho,
em breve virá.
Enebriado olhar,
brega e covarde,
estapeia o sol quente
em minha car, mente!
Eu aqui, o sol, no último fôlego
Apolo em sua carruagem..
aguardo, reparo e me delicio..
É o fim de tarde.. (Júlio Raizer)
DIA TRISTONHO
Hoje é um dia tristonho para o sol distante que componho
Ruas de terra com plantações ao redor sorteiam as pétalas da nostalgia de menino.
O menino chora!
A descoberta nas areias desertas que o banho de água doce deixou.
Experimenta o amargo das gotas que lavam a face.
O menino chora!
A inocência trazida num rosto que mostra em cada sulco as marcas que a vida lhe deu.
Sem ar o menino chora!
Dormindo no carro, escondido na areia, saindo do barro...
O menino chora!
Amargor da angústia, aperta o peito que reopousa no leito.
Deitado reclama do estômago que incomoda.
Sorver o coro angelical numa despedida fúnebre é a cena que a peça nunca quis encenar.
Sabores e sonhos.
Formas e doces.
Temperos da vida. (Júlio Raizer)
💃
Minh'alma cigana
no caminhar não se engana,
a Lua me protege,
o Sol me aquece
e o Vento me levanta
na dança da Vida que me encanta,
porque sou uma cigana
adiante sempre tenho que seguir
a Força do Universo acompanha o meu ir
e ilumina todo o meu existir 💃
✍©️@MiriamDaCosta
Ao pôr do sol, as chamas, de longe,
aquecem ardentemente a paisagem ...
transpõem fios âmbares
de nuvens entardecidas...
soprando o calor de carícias suaves
no tecido do meu rosto ...
começo a despertar a noite
concedida à poesia ...
se ainda inebriado
pela sede poética ...
você não fosse o mais sincero e leal ,
como sempre e ainda mais um dia,
você me apagaria e desapareceria?! ...
Faça isso!
Eu te dou mais uma chance ...
Oh! Meu coração destemido!
Que a dor é tão antiga que pode
até morrer em mim...
e mesmo assim,
a jóia de viver é tão sagrada
que pode ressuscitar em mim...
que a vida que pulsa em mim é tão viva,
que quando quer...
pode golpearmi no momento certo
para reviver...
eu te perdoo, oh coração !
que ama mais do que pode
e sofre mais do que deve ...
Oh! Alma minha!
que escuta pacientemente as batidas
do meu coração nos serenos lamentos sussurrados aos caprichos da Lua ...
e guarda com ternura
todos os meus versos de sentimentos batizados pelo Oceano ...
que sob serenos auspícios
chegará ao crepúsculo e desejará adormecer
nos lençóis bordados pela fiel poesia ...
✍©️@MiriamDaCosta
Meu olhar se embriaga
na poesia do pôr do sol,
que irrompe da janela
da minha cozinha
como um poema em chamas.
O céu escreve, em tons alaranjados,
os seus silêncios,
enquanto o dia se retira devagar,
com a serenidade
de quem conhece o próprio tempo.
Sobre a pia,
a louça reflete o esplendor
desse arco-íris poético.
E a minh’alma,
pincelada por essa paleta de cores,
deleita-se
num estado puro de êxtase.
E eu, inspirada,
derramo estes versos
de gratidão à Natureza,
por conceder-me
tamanha bênção.
✍©️ @MiriamDaCosta
No calendário é (ou seria…) verão 🌞
mas o sol parece uma promessa
que não assinou contrato com o céu.
Já nem me lembro
da última vez
em que estendi as roupas lavadas
no varal do quintal,
onde o vento fazia carinho
e o sol beijava as roupas
até deixá-las com perfume de tarde.
Faz tempo. 🌞
Tempo de nuvens espessas, 🌧
de chuvas que não pedem licença,
de previsões que mudam de humor
como quem muda de roupa,
e ironicamente
a roupa é que não muda de lugar.
Agora estendo tudo no varal do porão,
entre paredes
e uma claridade tímida
que entra pelas frestas
como quem pede desculpas.
É verão no papel, mas por aqui
as estações parecem suspensas.
E enquanto as roupas
demoram a secar,
eu penso que talvez
haja dias assim também na alma,
dias de porão,
em pleno verão.
✍©️@MiriamDaCosta
