Texto sobre Sol

Cerca de 7951 texto sobre Sol

Eu percebi que fugir não adianta nada. Eu andei para longe, tentei achar um lugar onde o sol não me lembrasse do brilho que eu perdi do teu lado, mas não importa a distância: eu sempre acabo voltando para esse teu "coração de pedra". E a verdade é que a culpa de ele ter virado pedra é minha.
​É difícil engolir o orgulho e admitir, mas eu ainda preciso de tempo. Um tempo que o relógio parece que faz questão de não me dar. Eu tento fechar os olhos e fingir que a minha vida tem outras cores, que eu superei, que estou bem... mas é só você aparecer que todas as minhas mentiras caem por terra. Quando os nossos olhos se cruzam, eu percebo que continuo sendo aquele mesmo homem desarmado, frágil e completamente dependente do teu amor.
​Me perdoa. Me perdoa de joelhos por todas as vezes em que eu não soube valorizar o que a gente tinha. Eu carrego um arrependimento que esmaga o meu peito todos os dias por ter sido o motivo das tuas lágrimas no passado, por ter quebrado a tua confiança e por ter feito você se fechar desse jeito. Me desculpa por ter sido tão imaturo. Se eu pudesse voltar atrás e apagar cada erro meu, cada palavra torta, eu daria a minha vida por isso. Mas, ao mesmo tempo, eu preciso te agradecer. Obrigado, do fundo do meu coração, por ter aguentado tanto, por ter tido uma paciência que eu não merecia e por ter me dado os momentos mais felizes da minha existência. Minha gratidão por você ter feito parte da minha vida é eterna, mesmo que hoje eu só tenha as sombras do que fomos.
​Sabe o que é pior? O silêncio que fica na casa quando você vai embora. Parece que o ar sai do quarto junto com você. Eu me sinto murchando, igual a uma flor que arrancaram do chão e deixaram largada no frio. Essa cidade ficou vazia, sem vida. Às vezes eu me pego falando sozinho aqui no canto, tentando achar alguma resposta no eco dos meus próprios pensamentos, mas não tem nada. Só o vazio.
​Eu queria que você soubesse que eu estou tentando me levantar. Estou tentando deixar de ser esse homem destruído pela tempestade que eu mesmo causei. Mas a verdade nua e crua é que cada partida sua me faz desabar no choro assim que o dia termina. Eu não consigo ser forte sem você.
​Dói demais ver que, por mais que eu tente caminhar para longe, todas as estradas da minha mente me trazem de volta para os teus braços. O vazio que você deixa não é só a sua ausência; é a presença sufocante de uma saudade que não me deixa dormir. Estou aprendendo, do pior jeito possível, que não dá para curar esse frio tentando quebrar a pedra que você virou, mas sim tentando sobreviver ao gelo que ficou em mim.
​Enquanto o sol se põe sozinho mais uma vez, eu sigo bem aqui, no mesmo lugar, esperando o dia em que o meu mundo não vai desabar toda vez que você fechar a porta. Eu te amo, e vou te amar mesmo que o teu silêncio seja o meu castigo. Me perdoa por ainda te amar tanto.

O vitral.


Imagine uma enorme janela de vitral iluminada pelo sol.


Cada pessoa está em um ponto diferente da sala.


Uma vê apenas o azul.


Outra vê apenas o vermelho.


Outra vê apenas o dourado.


E passam a vida discutindo sobre qual cor representa a janela.


Mas a janela não é azul.


Não é vermelha.


Não é dourada.


Ela é a união de todas elas.


Deus seria a luz que atravessa o vitral.


As pessoas enxergam apenas fragmentos da luz e transformam o fragmento em verdade absoluta.


Quando, na realidade, aquilo que enxergam é apenas uma pequena parte de algo infinitamente maior.

Existem almas como o amanhecer,
que trazem o sol sem pedir licença.
Não é sobre o que você faz,
mas sobre a paz da sua presença.
Admiro o silêncio da sua integridade,
essa alma que é porto e é prumo.
Sua ética é o que traz a verdade,
sua bondade é o que dá o rumo.
Há uma beleza que o tempo não gasta:
a luz que vem de quem é de verdade.
Para iluminar o mundo, você basta,
pelo simples dom da sua raridade.

Tudo de Mim..

[...] me encontro na praia longa e solitária, quando o sol começa a acariciar as dunas e ondas...

Onde as gaivotas e peixes
cumprimentam-me eufóricos ao acordar pela manhã...

Então o mar, meu mar...

Me fala de emoções contidas, enquanto caminho em passos rápidos pelas águas cristalinas nas margens da praia...

Onde me torno dos sonhos
e deixo-me embalar nos sentimentos
a cada passo, em cada traço...

Porque tudo que almejo é sentir o calor do Sol, o cheiro do Mar que outrora me trouxera o Girassol...

E que a água limpe meus passos,
mas mantendo as areias douradas em versos de esperança...

Sempre em si...



Pretendo ser...
O sol... do seu dia.
A lua... da sua noite.
As lágrimas... dos teus olhos.
O remédio... de sua dores.
O sorriso... da tua alegria.
O motivo... da tua saudade.
A inspiração... da tua poesia.
O sentido...da tua liberdade.
O coração... do teu corpo.
Da tua vida... o único homem...

“O brilho do sol sobre meus ombros,
em meus olhos, traz um sentimento de vida e felicidade.
Na água, ele parece tão adorável,
e sempre me faz tão bem.


Se eu tivesse um dia que pudesse dar a você,
eu te daria um dia como hoje.


Se eu tivesse uma canção para cantar a você,
eu cantaria para que se sentisse assim.


Se eu tivesse uma história para te contar,
contaria uma história que te fizesse sorrir
e te trouxesse uma doce sensação de felicidade.


Se eu tivesse um desejo para te conceder,
eu desejaria que o sol brilhasse o tempo inteiro,
irradiando em você alegria e vida.


Ah, se eu pudesse…
se eu pudesse.”

O canto dos pássaros,
O mel das abelhas ,
O colibri e as flores ,
Sol e lua em sintonia !
Tantos milagres em toda natureza ,e o homem desperdiçando tempo e vida pra se jogar no abismo, onde arde a falsa ilusão que corrompe o que há de mais puro e essencial para vivermos : o Amor !
João Batista Barbosa

O CÉU EXISTE!
Existe um lugar onde vou despertar
Ver o sol iluminar todos os lugares
Pássaros e seus cantos de harmonia
Orquestra dirigida pelo Divino Santo!
Existe um lugar de muitas flores
Perfume exalando toda a natureza
Lugar onde a chuva só vem refrescar
Crianças correndo livres pelos campos.
A solidão perdeu seu rumo pelas ruas
Homens iluminados como brilhantes
Já não existem dores, não existem lágrimas
Somente paz fluindo sem limites.
Lembranças estas não existem mais
Só o presente inteiro de eternidade
O céu não tem limites para voar
Imaginações acontecem cada pensar
Não existe cansaço e nem preocupações
Porque neste lugar o tempo não existe
Ainda uma imensa mesa cheia em delícias
Servida pelo Grandioso Mestre do amor
Existe sim este lugar onde vou despertar
Sei que está próximo este momento chegar
Que a qualquer momento vou encontrar
Esse lugar onde no céu
Jesus para sempre há de brilhar!

AUTOR - JOÃO BATISTA BARBOSA

E A VIDA CONTINUA

E a vida continua ...
Novo sol e nova lua
Nessa vida após vida
Seja assim tão merecida
Onde vezes vida ferida
Outras assim vida sofrida
E tantas bem vividas...
No viajar do tempo
Traçamos cada momento
Nascer , viver e morrer
Num ciclo de renascer
Onde no transitar história
Vai evoluindo na memória
Um novo passo ao paraíso
E a vida continua ...
Pois somos eternos
Somos verão, inverno
Outono , primavera
Sol , chuva , água e terra
Espíritos que não encerra
Que nas transformações
Reviramos em mutações
O mundo gira sem parar
Tantas coisas pra contar
Entre alegria e dor
Várias fases pra compor
E nesse embalo continuo
Pois Ele faz a roda girar
Numa transição de alma
Onde o corpo se acalma
No divino eterno mandamento
Onde só continua a vida
Quem na verdade cre no amor
Pois Dele é toda fonte do Criador!

João Batista Barbosa
Poesia

Olhando o amarelo do sol se despedindo nesta tarde, passando pelo tom alaranjado vermelho e diminuindo, ficando pequeno, cabendo na ponta do meu dedão aqui estendido⋆☀︎. , com um olho aberto e outro fechado.
Esquisito!
Retorno à minha infância com meus irmãos.
Éramos tão grandes quando pequenos e hoje somos tão pequenos.
A vida adulta é um adubo que o tempo não temperou, apenas passou.
E a grandeza de ser deixou -se apenas de ser....
Se é que o tempo me deixa entender.
O que não tem explicação.
𓂃☼ ོ⋆☀︎
⛱⋆⋆☀︎.

O SOL QUE VEM DAS RAÍZES

A vida é uma jornada, com tempos e estações,
E às vezes, as tempestades parecem não ter fim.
Chove forte em quem tem a alma transparente,
Mas a leitura externa nem sempre diz quem somos.

Olhe para aquela árvore, agora tão nua,
Só galhos secos, sem nenhuma folha que flua.
Parece abatida, parece que o inverno a venceu,
Mas quem a vê por fora, não sabe o que ocorreu.

Enquanto o vento soprava e o gelo caía,
Sua força silenciosa lá embaixo agia.
Ela foi forjada no segredo, no escuro do chão,
Firmando suas raízes com toda a concentração.

Cada raiz buscou o mais profundo do solo,
Bebendo da água da vida, em um terno colo.
Isso levou tempo, levou ao esgotamento,
Mas ela se refez, venceu o sofrimento.

Não é o que se vê que a sustenta de pé,
É o que está invisível, é a sua fé.
As raízes são a âncora que a impede de tombar,
Para que, no momento certo, ela possa voltar.

E ela voltará! Seus galhos secos vão sumir,
E o verde mais lindo, mais vivo, irá surgir.
Ela florescerá com a força de quem soube esperar,
E suas flores terão o perfume de quem soube amar.

Então, para todas as almas que se molham nas chuvas da vida,
Que parecem secas e cansadas dessa corrida, lembrem-se das raízes que vocês plantaram.

Elas são o sol que nasce de dentro, o solo onde se firmaram. Vocês não estão sozinhas.Suas raízes as sustentam, e o sol que brilha em vocês jamais se apagará.

Firmem-se no solo da esperança, plantem o amor,
E verão que, depois da tempestade, o sol nascerá com mais calor.

🖋️ Poema: O Despertar da Raiz
Não foi o sol que me chamou para fora,
foi a força do que cresceu no escuro.
Passei invernos inteiros sendo semente,
guardando versos que eram só meus,
cultivando o silêncio como quem cultiva um segredo.

Mas chega um dia em que o casulo aperta,
em que a raiz, de tão profunda, transborda.
E a gente percebe que a verdadeira cura
não está em guardar a luz dentro de um pote,
mas em ser o próprio farol.

Hoje, deixo de ser apenas o que sinto,
para ser também o que floresço.
Muito prazer, sou a voz que decidiu nascer.

Eu te amo, e sempre te amarei...
Mesmo quando o sol deixou de brilhar e a tempestade tomou o céu,
Mesmo quando teu sorriso não se revelou a mim,
ou quando tua indiferença feriu o meu coração...

Mesmo quando meus erros me desviaram do caminho,
ou quando teu amor pareceu se afastar de mim,
Mesmo quando as estrelas cessaram de brilhar
e a vida, simplesmente, perdeu o sentido...

Ainda assim, te amei.

Amei-te quando o sol voltou a iluminar meus dias,
quando a tempestade se dissipou
e teu sorriso novamente aqueceu minha alma,
enchendo meu coração de alegria e esperança.

Passamos por dores e turbulências,
mas, mesmo em meio a tudo isso,
eu sempre te amei — e continuarei a amar-te.

Borboletas no Jardim ✨


No jardim onde o sol se espalha,
brota a paz, a cor e a calma —
borboletas chegam sem pressa,
trazendo luz, renovo e alma.

Foram casulo, luta e espera,
até ganharem asas de céu;
hoje dançam, livres e inteiras,
sinal que o bem sempre vence o véu.

Pousam na rosa, no jasmim,
levam perfume, fazem laço:
onde há paciência e amor em si,
a felicidade cria espaço.

Seja jardim que cuida de si,
permita a própria transformação:
sua melhor versão há de vir
e voar com toda a perfeição.

A Voz do Meu Rio

Ultimamente, o sol está como um arqueiro; seus raios são flechas capazes de abater até mesmo o mais puro sentimento.

E foi assim, sem aviso, que você me despertou.

Acordei e pensei ter visto um sinal. “A esperança”, foi o que pensei.

No meu silêncio, eu lia você, e a sua voz comandava o meu rio.

O seu olhar pulsa em mim. Sinto medo.

Mas o frio cobriu você, e as ondas do mar se recusaram a quebrar.

E naquela rocha eu vi, em soslaio, o seu nome, como o eco do vento a me chamar.

Às vezes, é tão difícil manter-se a salvo do mal que até o ar nos falta.

Que todos os meus amigos sejam como o sol depois da chuva —
trazendo alegria e conforto ao meu coração.
E que, se um dia eles se forem,
eu possa ser grato pelos bons momentos
e pelas pequenas coisas
que, no fim, sempre se tornam as mais importantes.
Que um dia eu tenha a certeza
de que as amizades mais sinceras
são as que mais nos transformam,
e que aqueles que são temporários
são justamente os que mais deixam saudade.
Sou grato pelos bons, velhos e rabugentos amigos da vida —
aqueles que ficam, mesmo quando o tempo muda.

Era uma vez uma linda borboleta azul. Suas asas brilhavam sob a luz do sol como pequenas joias vivas, e ela adorava voar pelos campos, jardins e bosques, admirando a beleza do mundo.


Em um de seus passeios, avistou ao longe um escorpião caminhando sozinho. Curiosa e gentil como era, aproximou-se para cumprimentá-lo.


O escorpião ficou surpreso. Nunca antes uma criatura tão bela havia demonstrado interesse em sua companhia. Acostumado ao medo e à rejeição, ele não entendia por que aquela borboleta desejava estar perto dele.


- Olá - disse a borboleta com um sorriso. - Posso caminhar com você?


O escorpião, sem esconder o espanto, aceitou.


A partir daquele dia, os dois passaram a passear juntos. A borboleta voava lentamente para não deixar o amigo para trás, enquanto o escorpião caminhava com rapidez para acompanhá-la.


Com o passar do tempo, o escorpião começou a mudar alguns hábitos. Mantinha o ferrão recolhido e imóvel sobre as costas, como se quisesse mostrar que não representava perigo. Parecia até que não possuía ferrão.


A borboleta o levava para conhecer lugares encantadores. Juntos atravessavam jardins coloridos, seguiam por caminhos floridos e observavam o pôr do sol nas avenidas arborizadas.


Para o escorpião, aqueles momentos eram preciosos. Pela primeira vez em sua vida, sentia que alguém gostava dele de verdade.


Até então, conhecera apenas a solidão.


Todos fugiam ao vê-lo. Ninguém desejava sua amizade. O medo que inspirava era maior do que qualquer qualidade que pudesse ter.


Mas a borboleta azul era diferente.


Ela enxergava além da aparência e não demonstrava receio algum. Sua confiança fazia o escorpião sentir-se aceito, algo que jamais havia experimentado.


Os dias passaram, e a amizade entre os dois parecia cada vez mais forte.


Porém, certa noite, algo inesperado aconteceu.


Como de costume, a borboleta adormeceu ao lado do escorpião.


A noite estava silenciosa. Apenas o som suave do vento atravessava as folhas das árvores.


Foi então que o escorpião sentiu um estranho impulso.


Seu ferrão começou a se mover lentamente.


Ele tentou detê-lo.


Lutou contra aquele movimento.


Mas, pouco a pouco, o ferrão ergueu-se sozinho, aproximou-se das delicadas asas da borboleta e a atingiu.


A borboleta despertou imediatamente, tomada por uma dor intensa.


Assustada e com lágrimas nos olhos, olhou para o amigo e perguntou:


- Você sempre foi tão gentil comigo. Por que me feriu?


O escorpião abaixou a cabeça.


Tomado pela tristeza e pelo arrependimento, respondeu:


- Eu não queria fazer isso. Mas é da minha natureza. Tentei controlar meu instinto, porém não consegui.


Aquelas palavras machucaram quase tanto quanto a ferroada.


Com grande esforço, a borboleta afastou-se.


Mesmo sentindo dor, abriu as asas e começou a voar.


Voou para longe.


Voou enquanto lágrimas escorriam pelo seu rosto.


Voou sobre jardins, campos e rios, até que a distância entre ela e o escorpião se tornou impossível de medir.


Com o tempo, a ferida cicatrizou.


A dor diminuiu.


A vida seguiu em frente.


Mas a lembrança daquela noite jamais desapareceu completamente.


Desde então, a borboleta aprendeu uma lição difícil: por mais que exista bondade e afeto, algumas criaturas não conseguem vencer a própria natureza.


E, embora tenha conseguido superar a ferroada, a borboleta nunca mais voltou a se aproximar de um escorpião.

'O sol bateu no vidro, anulei o cansaço. No mérito
da vida, dei meu segundo passo.
Contemplo a natureza, neste belo cenário...
Deus é o escritor do meu itinerário.
No rastro da estrada, fiz minha petição
Solicitando prudência e mais direção.
Ratifico a graça de estarmos aqui.
Dá-me sabedoria Senhor, pra prosseguir.'

Estrela do mar ou estrela azul
furta cor...murmúrio sombra...sem sol ao sul...

Contaminar....sorriso...poluição...distintas.....clarão azul....solitude.....subtração....astes...mobilidade....onde nos tá...o azul...Estrela do mar ou estrela azul
furta cor...murmúrio sombra...sem sol ao sul...

Contaminar....sorriso...poluição...distintas.....clarão azul....solitude.....subtração....astes...mobilidade....onde nos tá...o azul...

Dentre notas.....pêndulo se entrega....não distante....dentre reflexo aos olhos....lua....caiu...sol está sem cor....atrás....de tua lente....não ....o suspiro...sem ar....o sangue...ignora o vapor....

Sinetas....em sombra....massa....cinzas....covarde....sem eclipse....como se move....antes...adiantando....sem mesmo compor....

Sonata ....sinos....celo....em contas mão....

Bom Dia, Vida!
O sol aponta no horizonte e a luz invade o quarto,
É o milagre silencioso que se renova no olhar.
Deus nos entrega uma página em branco, um novo pacto,
E a alegria divina de, mais uma vez, poder recomeçar.
Bom dia, vida! Bom dia, força que me guia!
Deixo para trás o que pesou, o que ontem foi dor.
Hoje a alma se veste de coragem e de poesia,
Guiada firmemente pelas mãos do Criador.
Vou aproveitar cada segundo, cada instante sagrado,
Pois o tempo é um presente que não vai voltar.
Com fé no coração e o peito renovado,
Este dia abençoado eu vou celebrar.
Que a pressa não me roube a graça do caminho,
Que eu sinta Deus em cada pequeno detalhe e flor.
Não caminho só, sinto o Teu eterno carinho,
Nesta manhã que nasce cheia de luz e amor.


------------- Eliana Angel Wolf