Texto sobre Sol
CALÇADA DA ROÇA
Quando o Sol se despedia
Por detrás da serrania,
E o céu vestia de ouro
A última luz do dia,
Lá estava ela, paciente,
Feita sala de estar do chão:
A velha calçada da roça,
Ponto de encontro e união.
Chegava um com sua cadeira,
Outro com banco de madeira,
Trazendo histórias guardadas
Na alma a vida inteira.
Ali não havia relógio
Mandando o tempo correr.
A pressa ficava distante
Para a conversa acontecer.
Falava-se da chuva antiga,
Do inverno que prometia,
Do milho, do feijão plantado,
Da colheita que viria.
Os meninos corriam soltos,
Inventando assombração.
Enquanto os velhos contavam
Casos de outra geração.
As moças trocavam sorrisos,
Os rapazes olhares também.
Muita história de amor nasceu
Sem que ninguém soubesse bem.
Quando a noite se achegava
Com seu manto estrelado,
A Lua fazia companhia
Ao povo ali acomodado.
E cada prosa partilhada
Virava riqueza sem preço.
Pois quem reparte palavras
Também reparte afeto.
Hoje o mundo corre ligeiro,
Pela tela e pela conexão.
Mas ainda mora saudade
No fundo do coração.
Saudade daquele costume
Que o tempo não levou embora:
Ver o dia se despedindo
Sentado do lado de fora.
Porque a calçada da roça
Nunca foi somente lugar.
Foi varanda da amizade,
Escola do escutar,
Foi descanso para o corpo,
Foi remédio para a solidão,
Foi o endereço mais simples
Da humana comunhão.
"Zaratustra subiu a montanha para falar com o sol, pelo menos algo ele fez, eu me escondi no meu quarto esperando merecer, um dia, a claridade que já me era dada de graça.
Passei a vida querendo ser como o sol, sendo que talvez bastasse ser uma janela aberta.
Talvez eu só precise parar de esperar o dia perfeito para começar a viver o dia de hoje."
Bom dia !
Ao nascer do sol, todos os dias e um novo recomeço para sua vida.
Hoje levante sua cabeça e acredita que as dificuldades geradas na vida, vai ser superadas.
Aguente toda tempestade, por que Deus quer te capacitar e te fortalecer.
E fazer você acreditar, que nem sempre devemos esperar a tempestade passar, para tomarmos uma atitude.
Hoje é dia, de aprendermos dançar no meio da chuva.
Todas as dívidas, problemas e angústia, desaparecerá em sua vida.
Hoje você verá a lua no céu e dormirá em paz,.por que as bençãos de Deus, cairá na sua vida.
"Ele está sempre junto"
Não importa se chove ou faz sol.
Não importa o muro, a classe, o silêncio.
Jesus está ali.
É como olhar no espelho e ver o rosto marcado,
o olhar cansado, que não suporta mais.
Você acha que é só você.
Só dor. Só cansaço.
Mas então a ficha cai:
não era o seu reflexo.
Era a imagem e semelhança do seu Criador.
E naquele instante você entende:
o que você vê não é só ruína.
É o mérito de Cristo em você.
E tudo muda.
Porque a dor ganha endereço.
O sofrimento ganha sentido.
E o amor que se entregou por todos,
sem exceção,
se revela onde você menos esperava:
em você mesmo.
Por Marcio Melo
Jardim que Canta
O sol toca a pétala com dedos de luz,
desperta o jasmim, que o ar perfuma;
a rosa abre um sorriso vermelho e suave,
como se o mundo, enfim, aprendesse a amar.
O girassol segue o brilho sem pressa,
balança com o vento, leve, sem medo;
o cravo, em vermelho, diz segredos à relva,
e o lírio branco repousa, calmo e sereno.
Borboletas dançam, asas coloridas,
pousam, voam, brincam — alegria sem fim;
cada flor é uma nota, um riso, um canto,
que faz do jardim um lugar todo bom.
Não há tristeza onde o cheiro é de vida,
onde a cor abraça o olhar que chega;
a natureza nos dá, em cada botão,
um pedacinho de céu, cheio de canção
Em Tudo Te Dou Graças
Verso 1
Quando o sol nasce e ilumina o meu caminho,
É Tua mão, Senhor, guiando o meu destino.
No respirar da vida, no pulsar do coração,
Eu vejo o Teu cuidado, sinto a Tua proteção.
Pela família que me deste, pelos amigos ao redor,
Pelo trabalho, pelas lutas, por me fazer sempre melhor.
Até nas dores que enfrento, eu consigo compreender,
Que em cada prova da vida, Tu estás a me fortalecer.
Pré-Refrão
Se estou sorrindo, Te adoro.
Se estou chorando, Te busco.
Na abundância ou na escassez,
Teu amor me sustenta, meu Deus.
Refrão
Em tudo Te dou graças, Senhor,
Pois sem Ti nada sou.
Tu és meu refúgio e fortaleza,
Minha rocha, meu libertador.
Eu levanto minhas mãos aos céus,
E declaro com fé e amor:
Em nome de Jesus, para sempre cantarei,
Tu és o Grande EU SOU.
Verso 2
Quando me faltam forças, Tua presença me levanta,
Quando a alma se entristece, Tua voz me acalanta.
Se o mundo me abandona, Tua graça me conduz,
E no caminho da vida, eu sigo olhando pra cruz.
Os que me amam, os que me ferem, entrego tudo em Tuas mãos,
Pois aprendi que até as lutas cumprem Tua direção.
Nada foge do Teu plano, nada escapa do Teu olhar,
E enquanto eu tiver vida, Teu nome vou exaltar.
Ponte
Santo, Santo, poderoso Deus,
Criador de tudo, Rei dos céus.
Meu começo, meu sustento, meu final,
Teu amor por mim é sobrenatural.
Refrão Final
Em tudo Te dou graças, Senhor,
Pois sem Ti nada sou.
Tu és meu refúgio e fortaleza,
Minha rocha, meu libertador.
Com meu coração rendido a Ti,
Hoje e para sempre eu direi:
Te amo, meu Deus, meu Pai, meu Rei…
Em nome de Jesus, amém.
Que eu possa te escolher todos os dias. Não apenas nos dias de sol, em que a vida parece fácil e o riso transborda, mas principalmente naqueles em que o céu fecha e as tempestades resolvem testar a nossa estrutura.
Quando o caos chegar , eu quero que a nossa primeira reação não seja o medo ou a fuga, mas a certeza. A certeza de que, não importa o tamanho do vendaval, nós somos um lugar seguro um para o outro.
Enzo Ruchell
DESPERTAR
Chuva para refrescar
Sol para esquentar
Alguém para se amar
E a vida assim passar
Buscando paz para acalmar
Faço planos a sonhar
Cada segundo realizar!
Alma pura a brilhar
Chuva e Sol
Noite e dia
Risos e lagrimas
Partes dos momentos
Onde os sentimentos
Rolam nos pensamentos
Nos fazem perder ou ganhar
A formula para encontrar
Partes de uma felicidade
Que existe com certeza
Na vida sempre a despertar !
JOAO BATISTA BARBOSA
POESIAS E PENSAMENTOS
Bom dia, meu amor.
Que o sol encontre o teu rosto com a mesma delicadeza com que a vida me presenteou quando colocou você no meu caminho.
Hoje, enquanto o mundo desperta, o meu primeiro pensamento continua sendo você, a mulher que escolhi amar, admirar e caminhar ao lado por toda a vida.
Que Deus cubra o teu dia de paz, renove as tuas forças e faça florescer em teu coração a mesma esperança que faz o meu sorrir.
Em breve estaremos vivendo uma nova rotina, com o nosso pequeno Gabriel em nossos braços, e cada madrugada, cada desafio e cada conquista serão apenas capítulos da mais bela história que já tivemos o privilégio de escrever.
Saiba que o meu amor por você não diminui com o tempo; ele amadurece, cria raízes e encontra novos motivos para existir a cada amanhecer.
Tenha um lindo dia, minha futura esposa. Você é o meu porto seguro, a minha melhor escolha, o amor da minha vida e a pessoa com quem desejo dividir todos os amanheceres que Deus ainda nos conceder.
"Lembranças"
A Tardinha deixo atrás de mim
Mais um dia que chega no fim
O sol some no horizonte
E por detrás daquele monte
Um lindo clarão colorido
E a saudade guasqueia o meu peito
Deixando-o dolorido
Por não ter esquecido
Um cambicho desgarrado
Mas que me deixou apaixonado
Que esquecer não tem jeito.
Arriar por necessidade os trajes de um peão para apreciar melhor o pôr do sol é não pensar em ratificar a verdade, mas procurar arrear no caso um asno, ora, é fazer emergir uma claudicante desvantagem: ele vai imergir seriamente na infância ao jogar pião. Essa cena acena para ele como algo peculiar. Não terá tempo para retificar seus erros, por estar nu e por colocar seus sentimentos a nu, poderá ficar preso em cela decadente e a verdadeira sela na qual poderia cavalgar como cavaleiro errante, é na verdade uma soma vultosa de bens que o aguarda como bem maior, numa consagração vultuosa como um herói.
***Exercício de engenharia linguística***
(2)
Teus olhos, que irradiam perante o sol, cintilam e brilham como tesouros perdidos nas profundezas do tempo. Teus cabelos, brasas vivas ao fogo, são a própria luz que rompe a escuridão.
Tu me provocas, tu me atrais.
Ó grande Jardim do Éden, desejo tomar-te para mim, arrancar-te das mãos do destino e guardar-te junto ao meu coração. Deixa-me possuir teu amor; faze de mim aquilo que já me tornaste, pois roubaste meu pobre coração sem sequer tocar nele.
Tuas curvas suaves, quentes ao toque, são caminhos pelos quais meus dedos desejam vagar. Que eu possa percorrê-las até alcançar tua alma. Olha para mim e diz que me desejas. Diz que sou o único. Abraça-me como se o mundo estivesse à beira do fim. Diz que sou especial. Diz que sou teu.
Imploro por amor.
Por amor em teu belo e puro jardim.
Não temo aquilo que os homens chamam de proibido. Pois, assim como Lúcifer caiu dos céus e atravessou os abismos do Inferno, eu cruzaria o Céu, o Purgatório e as profundezas da condenação apenas para alcançar tua luz.
Tu és minha estrela do amanhã, a chama que arde além da redenção, o último brilho que meus olhos desejam contemplar quando todas as outras luzes se apagarem.
A Súplica ao Abismo
Diga à terra, diga ao sol,
Diga ao mar para gritarem aos quatro cantos,
Até que a lua pare para escutar:
E o abismo, no qual me reflito, por fim volte a me encarar.
Puxe-me... Rasgue-me!
Quero arrancar de mim este egoísmo humano.
Derramo o meu sangue sob o céu que agora escurece.
A morte, da qual tanto fujo... fugir dela de nada importará.
A morte virá, e toda a existência despencará.
Perecerei. Apodrecerei. E à terra eu voltarei.
Então, ao mar eu clamarei:
Afunde-me! Guarde-me e traga-me o amor!
Pois, neste peito em ruínas, eu suplico por esse vazio esplendor.
O Sol, a praia e a piscina
O Sol brilha como caramelo salgado
para acalmar nossa mente.
A água da praia é de suco de morango,
as ondas trajem-se magnéticas pedaços de morango
E para a felicidade da nossa alma,
a areia é de bolo de baunilha com chantilly
e pedaços de banana,
e as pedras são de bolo de cenoura
com cobertura de chocolate.
É isso que traz confiança para nossa alma
por causa das ondas.
O sol da piscina brilha como cookies de laranja
com gotas de chocolate
para adoçar nossa pele.
O céu é de gelatina de mirtilo,
e quando chove, caem pedaços de mirtilo.
A piscina é de água de coco,
e as pequenas ondas vêm com pedaços de coco.
E isso é o que acontece
na minha mente animada. 🌊🍓🍪
Monetizar a transmissão ao vivo pois nave globus vai lançar no sol a urna de diamantes e ouro frutos da corrupção.
Também será lançada outra urna feita de terras raras com petróleo e ouro e dianande e ex dolar.
Canções não ditas ou cantadas o silêncio cruel da inicio a comemoração muita bebidas o cheio de narguile.
Pois familiares acompanham o cortejo.
Terra unida de planetas agora tem novas crônicas. Presidente de cada país se tornam senadores da confederação galática.
União dos paises foi um elemento de poucas décadas pois ainda somos um castia guerreira. Somos barbaros ainda mais com consciência do que ser terrestre,
Os cosmonautas e astronatas se uni na confederação estelar são instituições diferentes.
Os gafanhotos da terra tem novos planetas e dilemas e conflitos sociais.
Seus dilemas com implantação da existência com cada consciência digitalizada no hiperespaço.
Pois novos corpos das ias estão sendo interligado com suas consciência.
Então humanos híbridos e terrestres ganham novas crônicas e descobertas pois mente humana continua a evolução existencial.
Ainda temos alienados e uma um tratamento psicológico pois são muitos. Sua prolem ainda acha que terra é plana mesmo passeios a lua e marte serem constantes para desenvolvimento do motores transdobra e motores transdimencionais.
Enquanto telestransporte são desenvolvidos pelas equações e paradoxo recem descobertos pelas novas raças integrada ao conceitual conceilho galático.
Me leve onde as estrelas são o sol que reflete a luz da lua que ilumina a terra como a massa cósmica minha princesa vem me amar e vem pra mim. Você não é um sonho pra mim e nem meu desejo, você é o amanhace do dia como o surgimento do sol no horizonte enquanto tomo o café mais gostoso que traz você pra minha cama que só quer sentar pra nós que é vaqueiro e pleno conhecimento da minha consciência que me faz feliz como a dopamina mais energética que te deixa mais gostosa como o estilo das estrelas que brilham no meu céu. Pois, a realidade são a verdade do poder da palavra que diz o mais lindo pensamento que me alimento de amor, paz, sinceridade e dignidade na margem mais distante enquanto o meu destino no paraíso tropical como gramado de São Paulo vivendo e avançando na Harvand e Oxford. O primeiro dia é a verdade te levo ao Brasil na versão da criatividade você é a minha sabedoria. Pois, tenho a minha consciência plena digna de sabedoria.
• Djayr Freitas.❤️🔥
[O primeiro raio de sol que cruza a janela]
A caridade
só pode existir,
num mundo
que abandonou
a solidariedade.
Numa sociedade
solidária,
existe justiça social,
equidade, humanismo,
compaixão engajada,
equilíbrio horizontal.
Não há espaço
para personagens
caridosos
e ninguém precisa
das migalhas
de seres benevolentes
e superiores.
09/06/23
Michel F.M.
[Mechas de uma Gueixa]
Uma garota me foi comovente,
Era da terra do Sol Nascente,
Herdeira de um trono desde criança,
Hoje mulher renegava a herança,
Inconformada com tanta tristeza,
Ajudava os mais fracos, verdadeira nobreza.
Deixou o seu lar o Vale dos Samurais,
Mas levou em seus atos o amor de seus pais,
E nos campos rasteiros das tulipas puras,
Me envolvi com a gueixa das mechas escuras,
As lembranças que ela me deixa,
São as mechas de uma gueixa,
As lembranças que ela me deixa,
São suas mechas minha gueixa.
As colinas azuis não esquecerei,
O código de honra eu cumprirei,
Os riachos gelados me fortificaram,
As folhas secas me aqueceram,
Os olhos da gueixa me enfeitiçaram,
Seu sorriso e sua boca me converteram.
Os fogos das festas desenham no ar,
No Oriente pretendo estar,
Mas uma lacuna cresce dentro de mim,
O medo da gueixa nunca mais me encontrar.
As lembranças que ela me deixa,
São as mechas de uma gueixa,
As lembranças que ela me deixa,
São suas mechas minha gueixa.
Ela me levou até os confins,
Desde a muralha aos pequenos capins,
Ela me mostrou a força dos anciãos,
E jovens budistas ensinando cristãos,
Tanto as regras quanto as tradições,
Me ensinou a amar, transcender emoções.
As lembranças que ela me deixa,
São as mechas de uma gueixa,
As lembranças que ela me deixa,
São suas mechas minha gueixa.
(Michel F.M. - Áspera Seda: Volume Único - 2012)
[Ultraviolenta]
Eu traria o Sol até aqui,
Só pra vê-lo fracassar,
Atirado na lama,
Envolto em sombras,
Ofuscado por tua luz,
Apagado por tua chama.
Atrairia o Sol até aqui,
Só pra vê-lo implorar,
Desonrado em má fama,
Caído no esquecimento,
Ocultado por tua luz,
Resfriado por tua cama.
Eu trairia o Sol bem aqui,
Só pra vê-lo agonizar
Diante de ti, adorável tormenta.
Desprezado por quem mais ama,
Continue desumana contra mim,
Siga desprezível e ultraviolenta.
Apagado por tua chama,
Diante de ti, adorável tormenta,
Siga desprezível e ultraviolenta.
(Michel F.M. - Atlas do Cosmos para Noites Nebulosas - Trilogia Mestre dos Pretextos)
Quando a vida não der mais prazer,
Quando o sol não brilhar para você,
Quando tudo chegar a dizer não para você...
Quando uma lágrima rolar
E o seu pranto alguém escutar,
Se lhe pedirem para estender a mão, é só ir...
Eu vejo o mundo ao meu redor,
Eu olho as nuvens que passam no céu.
O tempo, como fumaça, se vai
Para não mais voltar.
Quem dera eu e você,
Uns dias destes, andando por aí,
Pudéssemos encontrar o amor
Para nos fazer feliz.
E o nosso pranto secaria,
Solidão não mais haveria,
A alegria estaria em nós.
Quem dera eu e você
Se importasse mais com o amor...
