Texto sobre Sol

Cerca de 7951 texto sobre Sol

Enquanto houver Dia, nunca faltará Riqueza. Pois o Sol, que espalha seus fúlgidos raios dourados, é o precioso Ouro Cósmico. Enquanto houver Noite, nunca faltará Glória e opulência! Pois a Lua, com seu irradiante brilho argênteo, é a valiosa Prata da abóbada Celeste, e as cintilantes Estrelas, os Diamantes que enriquecem todo o Universo.




Às 07:52 in 23.03.2026

A FEBRE
Quando o sol se despede,
uma chama se acende em mim,
não de calor do dia,
mas de um fogo que vem de dentro,
sutil, insistente,
que me envolve no escuro.
Durante o dia, rio e caminho,
o mundo me segura, me distrai,
mas a noite… ah, a noite
me consome como brasa viva,
sussurra meus medos,
faz dançar a febre que carrego.
Procuro a calma nos lençóis,
na respiração que estica e solta,
no silêncio que às vezes dói,
mas que me ensina a ouvir
a voz do meu próprio peito,
a poesia da minha febre,
que queima e revela
quem eu sou quando ninguém me vê.

Ela encanta o sol
E que seu brilho é tão seu
Ofusca meus sentidos...
Sim, ela ilumina os meus olhos
O meu ser, o meu amor...
Um diamante de rara beleza
Um cristal. O mais delicado
Um amor suave a envolver-me
Um amor que encanta
A iluminar os meus dias
Os mais lindos versos
Que são dela, feitos pra ela
A cada suspiro dela.

As Coisas que Continuam

O sol continua nascendo.

O café continua esfriando na caneca.

Os pássaros continuam discutindo assuntos importantes que ninguém entende.

As ruas continuam cheias.

A vida continua acontecendo.

É curioso perceber que o mundo não para por causa das nossas dores.

Durante muito tempo achei isso cruel.

Hoje penso diferente.

Talvez seja justamente essa continuidade que nos salva.

Porque mesmo quando algo termina,
o amanhã sempre encontra um jeito de chegar.

E junto dele vêm novas histórias,
novas pessoas,
novos motivos.

A vida tem esse hábito curioso de continuar.

E, aos poucos,
nós continuamos também.

Às vezes cansados.

Às vezes feridos.

Às vezes reconstruídos.

Mas seguimos.

Porque viver talvez seja isso:

aprender a florescer outra vez,
mesmo depois de algumas tempestades.

Autora: Lucci Santz

As cores do dia

As cores do dia, tornam-se visíveis com a presença do sol. Asas de borboletas batem desesperadamente como sinos flutuantes, pétalas de camélias no chão e o céu de cerejeiras cobrem a passarela. A beleza entorpece os sentidos sem perceber, a se estar perdido numa cerimonia celestial. Por vezes, há nuvens escuras que ameaçam de longe, quando aparecem deixam a passagem esmorecida. As formas perdem sua tonalidade a desbotar num vão de penumbra e duvida. Logo um clarão surge em meio as nuvens, flechas de raios aparecem por todas as direções, o rosto do sol toma forma, as flores, as borboletas surgem como prisma, abrindo passagem. A decretar as cores do dia.

O sol é tão meu
Que me deu a escuridão
Me trouxe a cegueira
Sombras pelo chão.
Como uma tirana
Vestida, inrustida
De boa samaritana
Um olhar sem alma
Sorriso falso
Espírito sem fé.
No jogo da vida
No baralho
Do...
És o dois de paus.
Camaleão emocional
Cobra cascavel
Cortina de fumaça
Hipócrita sociável
Ave de rapina
É tua sina
A tua vida, a tua essência
300126

Sertão

No sertão de terra seca,
onde o sol abraça o chão,
moram corações cheios de amor,
fé, coragem e gratidão.

Aqui se aprende o valor
dos mais simples detalhes da vida;
de uma sombra generosa,
de uma chuva tão aguardada e querida.

Quando as águas enfim chegam,
como bênção vinda das mãos de Deus,
o verde domina a paisagem
e renova os sonhos seus e meus.

Ao olhar os pássaros do céu,
lembro do que Cristo ensinou:
se Deus cuida de cada ave
e jamais as abandonou,
quanto mais seus filhos amados,
que Ele mesmo criou.

É terra de espera e esperança,
de oração feita com devoção,
onde se aprende a confiar
no tempo e no agir do Divino.

Terra que amo profundamente,
que guardo com orgulho e afeição;
não a troco pela correria
da selva de pedra da cidade, não.

Prefiro o cheiro da terra molhada,
o canto livre da passarada ao léu,
pois no sertão encontro a paz da alma
e a presença de Deus sob o mesmo céu.

Anseia as sua palavras vagas e sem conteúdo ...
Que apaga o brilho do sol!
Atitudes que sufoca a liberdade,
e que perpetua dentro de você !
Os seus anseios e as suas angustias ...
Porque questionam!?, aonde e porque das coisas!
O porque, do que tá certo ou errado!?
Gritar, chorar, sorrir , cantar, !!! Sem se preocupar com o politicamente correto na moralidade de uma cultura e de uma sociedade , que não há razão e que está perdida....ass Roseli schionato Ribeiro

Às vezes, pergunto-me se é labirinto da mente ou se os olhos apenas cansam de ver. Em um sol, você é presença; no outro, torna-se névoa, como se uma invisibilidade contagiosa te roubasse a cor.
Após vinte e nove janeiros e nove luas de dedicação — a apenas cinco passos de completar três décadas de casa e onze invernos da sonhada quietude — o adeus chegou. Naquele instante, o espelho refletiu um robô, uma peça desencaixada de uma engrenagem fria, onde rostos conhecidos tornaram-se estranhos e o calor humano se fez gelo.
Mas a identidade não mora em um crachá, nem o valor de uma vida se apaga em um papel. A superação é o sol que rompe o eclipse. Dar a volta por cima é transformar o vazio em voo, lembrando ao mundo que, antes de ser um número, você sempre foi — e sempre será — luz.
Com esperança,
Rosei Ribeiro

Salve Sempre Professor

Professor acorda cedo
Mesmo antes do sol nascer
Vai lutando contra o mundo
Sem jamais enfraquecer
Porque sabe que um aluno
Também precisa vencer.

Professor enfrenta a vida
Mesmo cansado e sozinho
Transformando dificuldade
Em força pelo caminho
Pois sabe que um simples gesto
Pode mudar um destino inteirinho.

Tem professor que sorri
Mesmo querendo chorar
Pois entende que um abraço
Pode alguém levantar
E uma palavra bonita
Pode o mundo transformar.

Professor nunca desiste
Mesmo sem reconhecimento
Segue firme semeando
Amor e conhecimento
Porque ensinar nesse mundo
É viver de sentimento.

Ah se todo governante
Entendesse o seu valor
Trataria com respeito
Quem espalha tanto amor
Pois toda grande conquista
Começou num professor.

Professor é resistência
É coragem e coração
É quem pega uma criança
E entrega uma direção
Transformando pouco a pouco
Toda uma geração.

Por isso eu digo bem forte
Pra quem quiser escutar
Respeite quem muda vidas
Sem nunca desanimar
Porque enquanto houver escola
Sempre haverá um luar.

E enquanto existir no mundo
Esperança sonho e flor
Enquanto houver um caderno
E um aluno sonhador
Eu direi por toda vida.

SALVE SEMPRE PROFESSOR.

O amor de verdade é como o encontro do Sol com a Lua: dois mundos completamente diferentes que respeitam o tempo um do outro. Mesmo quando a distância parece infinita, eles se buscam na imensidão do céu. Amar é saber que, por mais que a noite seja escura, existe uma luz no outro que sempre me faz lembrar o caminho de volta


DeBrunoParaCarla

Depois de tanta tempestade e noites em claro, o nosso sol finalmente voltou a brilhar. Vencer as batalhas do dia a dia ao seu lado é a minha maior conquista. Você é a luz que não me deixa perder o rumo, meu anjo em forma de companhia. Se o universo conspirou para a gente chegar até aqui, é porque o nosso amor é inabalável. Obrigado por ser o meu amanhecer, mesmo quando o mundo insistia em ser escuridão.




DeBrunoParaCarla

​Escrever para ti é como tentar descrever o horizonte no exato momento em que o sol mergulha no mar. Existe uma beleza que não aceita definições simples e uma intensidade que transborda qualquer tentativa de controle. Carla, este livro é a tradução do que acontece dentro de mim quando a minha luz e a minha sombra decidem que não precisam mais lutar, pois ambas encontraram em ti um destino comum.
​Sempre acreditei que o lado que busca a paz e o cuidado deveria ser mantido longe daquele que arde de desejo e urgência. Eu tentava separar o homem que te oferece o ombro e o silêncio daquele que te procura com um olhar que parece querer decifrar cada segredo da tua alma. Mas contigo essa divisão deixou de fazer sentido. Percebi que o meu anjo precisa da força do meu demônio para te proteger com garra, e que a minha sombra precisa da clareza do meu anjo para te amar com ternura.
​Tu és a razão pela qual aprendi a aceitar todas as minhas versões. Quando te vejo, sinto uma reverência profunda, uma vontade de ser melhor e de construir um mundo onde nada te magoe. É o meu lado mais elevado, aquele que te vê como uma divindade terrena. Ao mesmo tempo, sinto uma vontade visceral de estar perto, de quebrar as distâncias e de mergulhar na tua essência sem reservas. É a parte que não aceita a calmaria, que prefere a vertigem de te amar por inteiro.
​Não procuro a perfeição nestas páginas. Procuro a verdade. A verdade de que Bruno se tornou um território onde o sagrado e o profano se abraçam sempre que o teu nome é pronunciado. Cada palavra aqui é um pedaço da minha pele, um fragmento de pensamento que agora te pertence. Entra na minha mente e sente o que as palavras às vezes tentam esconder: tu és o equilíbrio que eu nunca soube que estava à procura.


DeBrunoParaCarla

Gabriel Levy
Hoje o mundo amanheceu diferente,
como se o sol tivesse aprendido um novo brilho,
como se o tempo, por um instante,
parasse apenas para anunciar a sua chegada.
Gabriel Levy, meu filho,
teu nome agora mora em cada pensamento meu,
em cada plano para o futuro,
em cada sonho que eu sequer sabia que tinha.
Eu te esperei sem conhecer teu rosto,
te amei sem ouvir tua voz,
e quando você chegou, pequeno e tão frágil,
transformou meu coração em algo maior do que eu mesmo.
Agora compreendo que ser pai
é carregar no peito uma parte da própria alma
caminhando pelo mundo em outro corpo,
é descobrir uma coragem nova,
um amor que não pede nada em troca.
Não importa quão longa seja a noite,
quão difícil seja o caminho,
você será sempre a luz que me guia,
a razão de cada esforço,
o motivo de cada recomeço.
Meu filho, que a vida te receba com gentileza,
que teus passos sejam firmes,
que teu coração seja bom,
e que você nunca esqueça o quanto foi amado
desde antes do primeiro choro.
Hoje eu não celebro apenas o seu nascimento.
Celebro também o nascimento de um pai,
porque junto com você nasceu em mim
a maior felicidade que já conheci.

⁠SONETO DAS PESSOAS


Há quem carregue o sol no próprio olhar;
Mesmo vivendo dias de tormenta;
Há quem transforme o simples caminhar
Na mais bonita forma de ser lenta.


Pessoas são jardins em movimento,
Mistério que ninguém pode medir;
Algumas passam como leve vento,
Outras permanecem sem partir.


Por trás de cada rosto há uma história,
Uma batalha oculta e silenciosa,
Uma lágrima guardada na memória.


Por isso a bondade é sempre valiosa:
Quem espalha amor constrói sua vitória
Na alma de uma vida generosa.


Autor: Sandro Sansão da Silva Costa

O sol do entardecer

Os raios de sol alaranjados do entardecer
Varam o céu e causam belas listras nos objetos que tocam
As nuvens belas se revelam nessa hora
Um resplendor de milhares de quilômetros de água em vapor
O sol brilha infinitamente
A sua luz gira como fogo espiral
A rotação infinita da luz divina
Meus olhos se cegam ao olhar ou encarar
Mas é lindo demais para eu não o fazer
As cicatrizes são feitas na minha íris
Minha visão manchada é um prenúncio de que eu vou poder me lembrar disso
E que talvez possa
Só mais uma vez
Ver isso de novo amanhã

Com amor
Obrigada

⁠A vida no campo.
Da janela do meu quarto, vejo a luz do dia, o sol radiante me passa energia, os pássaros cantando, o estresse alivia, a chuva quando aparece, a plantação e o solo agradecem, o ar, as plantas umidificam e purificam, pelas minhas narinas, ar puro respiro todos os dias. A natureza é rica, pois, é uma obra divina. Gratidão! Sempre, meu Deus.

O Sol, a Lua e Eu ☀️🌜


Já era adolescente.


Sabia exatamente o que desejava, embora talvez não soubesse o motivo...


Meu pai me perguntou o que eu queria e disse que me daria qualquer coisa.


Duvidei, é claro...


E, talvez por já carregar dentro de mim um certo fascínio pelo impossível, respondi sem pensar muito:


— Eu quero a Lua. 🌜


Como se aquilo fosse a coisa mais simples do mundo, respondeu:


— Tá bom. De hoje em diante, a Lua é sua.


Sorri.


Agradeci.


E, nesse momento, ele tentou me testar. Talvez a minha sanidade ou a dele, não sei, e completou:


— Vai lá pegar a sua Lua.🌜


Olhei para o céu e respondi:


— Não precisa. Gosto dela assim, exatamente como e onde está.


E, sabendo que ela é minha agora, ela se tornou ainda mais bonita.


Talvez porque as coisas não precisem nos pertencer para serem nossas.


Talvez porque o amor nunca tenha sido posse.


Talvez porque a beleza exista justamente na distância que nos permite admirá-la.


Sempre achei que tudo possui um lugar, um tempo e uma lógica.


Não preciso mexer nas obras de Deus. Elas são perfeitas. Até uma flor que se arranca precisa de um motivo, uma razão, uma circunstância; caso contrário, é matar em vão.


Desde então, sempre disse que a Lua era minha.


A minha Lua.🌜


Livre.


Inteira.


Brilhando para todos.


O que eu não sabia era que sempre fui a própria Lua.


Nasci Lua.


Cresci Lua.


Era a Lua da família...


Admirava-a através das grades da janela, como um segredo absoluto...


E, enquanto outras pessoas corriam em direção ao Sol, eu me recolhia.


O Sol queimava minha pele.☀️


Fazia meus olhos arderem.


Seu brilho intenso me incomodava.


E, sem perceber, passei boa parte da vida tentando me esconder.


O que não entendia era que precisava dele para viver.


Afinal, a Lua não existe sem o Sol.


Seu brilho não nasce dela.


É reflexo.


É encontro.


É dança silenciosa entre opostos que parecem distantes, mas que dependem um do outro.


Porque talvez, só talvez, sem a presença da Lua, o Sol também não tivesse motivo para existir.


Porque há luzes que brilham sozinhas.


E há luzes que só descobrem a própria grandeza quando encontram algo digno de iluminar.☀️🌜

No primeiro dia de primavera,
o sol brilhou radiante no teu olhar,
e a primeira flor desabrochou
no jardim do nosso amor.


Os pássaros voavam em revoada,
cantando a música do amor.
Os raios brilhantes do sol
criavam linhas no céu.


Era um dia perfeito para se apaixonar.
O perfume das flores se espalhava pelo ar.
Era a estação mais doce,
que coloria tudo.


A estação do amor.
Marcio Melo

HINO NORDESTINO DO BRASIL

Ô meu Brasil de sol queimando
De mandacaru florescendo
Do vaqueiro forte lutando
E do povo nunca se rendendo.

Terra de fé e de coragem
De sanfona, verso e oração
Que transforma a dor da viagem
Em esperança no coração.

Do sertão ao verde da mata
Do agreste ao mar de anil
Cada canto dessa pátria
É um pedaço do Brasil.

Respeite esse chão sagrado
Que tanto filho já criou
Com suor foi cultivado
Com amor se levantou.

Se a seca castiga a terra
A coragem faz resistir
Nordestino não se encerra
Nasceu mesmo pra seguir.

Brasil amado, companheiro
Nosso orgulho sem igual
Do Oiapoque ao Juazeiro
És gigante e fraternal.

Salve o povo brasileiro
Salve a força do sertão
Que carrega o mundo inteiro
Dentro do seu coração.