Texto sobre Espera
Um velho e o jardim
Às vezes me sinto como um velho,
Alguém a espera de um fim,
Sinto como se nessa vida,
Não houvesse mais nada feito pra mim.
Ai eu me pergunto, "por que se sentir assim?",
Embora meus bons dias estarem longe,
Ainda encontrarei minha fonte,
Ainda descobrirei meu jardim.
O tempo não para
Não te espera
Te acelera.
O tempo não voa.
Passa.
Flui.
As águas escoam.
Paixões rolam.
Amores vem e vão.
O tempo não volta
Lembranças sempre
Saudades, vez em quando.
Tempo escoando
Você rolando
Vida passando.
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Pra cada pé, um calçado.
Espera, não se desespera. Há alguém que se encaixa em você meu bem. Sei que a gente se questiona quando das mil tentativas nenhuma se concretiza, quando os planos que a gente faz com aquele alguém que até então era especial, frustram e nos obriga a voltar ao início. A gente se pergunta. A onde está a minha outra metade da laranja, será que estou fadado a não dar certo com ninguém?
Por mais que tenha namorado uma pessoa boa, isso não garante que ele é a pessoa certa, talvez ele era o amor da vida de outro alguém que apenas perdeu o rumo ao ver teu sorriso. Mas não era seu, não encaixou em você.
Persiste, não desiste. Uns tem a sorte de encontrar de primeiro momento, outras demoram um pouquinho, quebram o coraçãozinho depois de tantas quedas.
Só não desacredita, não queira daqui para frente andar descalça por pura rebeldia, essa longa caminhada pode te fazer doer o pé.
E quando encontrar vai notar que esse amor foi feito na medida, que cada amor provado anteriormente realmente não serviam em você, que esse não incomoda, que não faz calos, nem machuca o calcanhar. É do tamanho certo, que pra cada pé, existe um calçado.
Boneca Bonequinha
A Boneca Bonequinha
Ela não quer dormir
Espera que todos durmam
Para poder refletir
Essa bichinha
da lingua afiada
Não pode ver nada
Que abri os dentes a sorrir
Fala muito
E não é a corda
Fale o que quiser
Que ela vai e discorda
Discorda sempre
Sabe porquê?
Porque só vê
Coisas erradas acredite você
A Boneca Bonequinha
Só faz isso porque é livre
Para ela não tem prisão
Voa nos pensamentos e na emoção
Grita , bate palmas de verdade
Fica vermelhinha e bruta
Quando tiram das ruas
O direito a acessibilidade
A bonequinha tá nem aí
Anda de cabelo afro
Rasta, trancinhas ou cacho
Pode até ser o liso, pra sair do embaraço
Mas nunca se embaraça
Quando se tem os fatos
Fatos dos preconceitos
Fazendo correr por seus direitos
A bonequinha o que faríamos sem você
Você pode tudo
sem ninguém te detê
És livre e linda , faz por merecer
Queria ser tu, boneca bonequinha
Sempre linda bem pintadinha
Podem até te chamar de louquinha
Sendo sempre essência de menininha
Fazendo o povo ao te ver
Se derreter todos
Simplesmente com seu
Lindo sorriso em sua face embebecer
Embebecer de sonhos
Alegrias , lutas e determinação
Oh ! Muleca peralta ,
não aceita nada como certo
Briga horrores
mas não muda de opinião
Especialmente quando
Mechem com os direitos do cidadão
Boneca traquina, vá dormir!
Não tem ninguém aqui para você discutir
- vou não você não manda em mim!
E sai toda empinada pra filosofar por aí....
Yascara Samara
Constatações de domingo
- a pessoa bonita, dentro do que a sociedade espera, pode perder o seu encanto em segundos caso não seja uma pessoa interessante. Já a pessoa interessante, a cada segundo que passa, torna-se mais bonita aos nossos olhos;
- saber conversar não é saber exibir conteúdo aprendido anteriormente. Sabe conversar aquele que troca, adapta e constrói novos conteúdos nas mais diversas situações e entre as pessoas mais variadas, mesmo que para isso mencione conteúdos anteriores;
No final das contas, você não é bonito porque tem beleza ou é sábio porque tem conhecimentos. Ao contrário disso, você pode ser bonito e sábio apesar de sua beleza e de seus conhecimentos.
ESPERA DO PERDÃO
Estou aqui, me desmanchando
em lagrimas diante de ti.
Não espero piedade dos seus olhos
... Compreensão, quem sabe?!
Uma lagrima de coerência do seu coração.
Eu errei, sim, sim! Eu sei... Mas agora,
soltei dinamite no meu orgulho
para tentar viver outra vez...
Não espero perdão assim
mas tudo que quero
e que você de uma chance para mim.
Noites em branco,
momentos enterrado no silencio
solidão... Ah solidão!
Quantas lagrimas despedaçada por ti!
Em fim, acho que paguei pelo meu erro
... Quero viver, tudo que espero
o perdão vindo de você... O sorriso...
Sorrir amar, amor é tudo que venero.
Antonio Montes
Sei que você esta perdido
me procurando por ae
mas não estou em um esconderijo
eu estou te esperando aqui
O lugar você ja sabe
basta seguir seu coraçao
onde quer que ele aponte
basta você seguir a direção
O coraçao bate acelerado
o meu corpo foi tomado
por uma força forte
mas não é a morte
É uma dor diferente
só de viver a gente sente
É quando vem um sentimento triste
E leva embora o sorriso da gente
Quer seu coraçao de todo o jeito
Quer as lágrimas molhando o peito
Chorando um amor que já se foi
chorando um amor que nao tem jeito.
O que nos espera do outro lado?
O que levaremos, o que deixaremos?
Esta será uma dúvida que só será esclarecida quando
nada houver para esclarecer...
Osculos e amplexos,
Marcial
UMA DÚVIDA QUE PERSISTE
Marcial Salaverry
Embora existam muitas teorias, uma dúvida que sempre persiste por mais que se indague, é algo que muitas pessoas se perguntam, e a outros perguntam, que diz respeito ao o que o que levaremos, e para onde iremos após nossa partida deste mundo, pois todos sabemos que esse dia, um dia chegará...
Esta é uma dúvida pertinente. Muitos acreditam em vida após a morte, outros já acham que simplesmente ao pó retornaremos, pois foi dele que viemos. Tem aqueles que acreditam que iremos para o céu, outros temem o inferno ou o purgatório, mas o que não deixa dúvidas, é que a dúvida existe, e o desejo de conhece-la persiste, pois é ponto pacifico que nosso Destino é algo que na realidade depende de nós. De como estamos vivendo esta vida. O certo é que um dia nascemos, e haverá outro em que partiremos, mas como vamos viver esse intervalo, é algo que depende de nosso livre arbítrio.
Contudo, também temos que analisar o que levaremos conosco ainda antes da partida, pois claro que em nossa vida existiram, existem e existirão coisas pequenas e grandes, que levaremos conosco até o fim, e que dependerá do que fizemos durante nossa passagem.
Com certeza existirão lembranças de fatos que serão inesquecíveis para nós, acontecimentos que nos marcaram, e que mexeram com nossa existência, modificando-a em algum instante, como também pode ser um fato corriqueiro, mas que acabou tendo influência em nosso comportamento. Talvez uma ajuda recebida, ou prestada. Enfim, algo cuja lembrança nos acompanhará, razão pela qual jamais deveremos desejar o mal para alguém, pois pensamentos e fatos negativos, serão más recordações. Não é agradável lembrar que fomos responsáveis pelo sofrimento de alguém.
Certamente iremos colecionando essas coisas, sempre procurando colocar em ordem de grandeza cada detalhe que nos foi importante, cada momento que mexeu com nossa existência, deixando alguma marca. Algumas, mais profundas, outras superficiais. Todas, contudo, significando algo. Meros detalhes que guardaremos conosco, pois apenas para nós serão importantes, embora envolvendo terceiros, já que estes, terão suas lembranças, e nós seremos apenas detalhes.
Cada um com suas recordações, com seus erros e acertos, suas culpas e desculpas. Possivelmente o que foi bom para nós, não o foi para alguém. Por exemplo, aquele bom emprego que conseguimos. certamente para nós foi ótimo, mas para quem conosco competia, foi algo de muito negativo.
Nessas recordações muitos fatos nos passarão pela lembrança, pode ser uma música, um livro, uma poesia, uma carta, um e-mail, uma viagem, uma frase, algo que lemos, ou que nos foi dito, ou que simplesmente vivemos num determinado momento que nos foi significativo, e que deixou alguma marca.
Quantas vezes um raiar de sol, ou mesmo uma flor, uma pequena lembrança, ou uma palavra amiga num momento preciso nos trazem doces recordações. Até mesmo um sentimento que foi abandonado, uma decepção, a perda de alguém querido, aquele encontro casual, ou mesmo quando deliberadamente provocamos um desencontro, representam alguma mudança em nossa vida. São pequenos detalhes que poderão formar uma somatória de fatos a nos acompanhar para sempre.
Aquela linda amizade que um dia tivemos, e que por razões diversas terminou, ou aquele sonho que foi realizado após muita luta, ou mesmo aquele que não o foi. Pode ser simplesmente um instante, um olhar, um sorriso, um perfume, um beijo, pequenos detalhes, "tantas coisinhas miúdas...", e que no momento passam despercebidas, mas depois, quantas recordações nos deixam...
Para sempre teremos na lembrança pessoas que foram muito queridas, ou não, mas que ficarão guardadas dentro de nós. Algumas, porque nos dedicaram uma grande amizade, outras porque foram por nós amadas, ou que nos amaram. Outras ainda, por nos terem decepcionado. Mesmo aquelas cuja passagem foi muito rápida, mas que deixaram marcas profundas, porque plantaram dentro de nós algo de bom. Alguém que nos estendeu a mão quando outros nos empurravam. Alguém que modificou positivamente nossa vida. Alguém que soube nos aconselhar num momento difícil.
Quando estivermos próximos ao fim, é que saberemos realmente a qualidade de vida que tivemos, pela quantidade de marcas que estivermos carregando, e o que elas nos representam, e em que sentido modificaram nossa vida. Será quando poderemos realmente avaliar o que fizemos em nossa passagem. Se espalhamos amizade ou inimizade. Se seremos lembrados com amor ou com rancor. Se deixamos alegrias ou tristezas. Se tivemos uma vida de vitórias ou derrotas. Se apenas vivemos de sonhos, ou se os realizamos. Claro que jamais seremos unanimidade. Haverá quem suspire saudoso, ou quem respire aliviado com nossa partida. Contudo, deveremos viver de maneira a deixar pelo menos, um saldo favorável. Que nossa partida deixe mais boas do que más lembranças. Que nossa coluna do "Deve e Haver" não apresente saldo negativo, e para que isso aconteça, devemos encarar a vida de uma maneira positiva, evitando provocar discórdia, somente interferindo na vida alheia, quando formos solicitados, sempre tendo presente que cada pessoa tem ciúme de seu espaço pessoal, querendo que seja respeitado. Jamais poderemos pensar que apenas nós sabemos o que é o certo ou o errado, pois cada qual tem sua verdade pessoal.
Respeitar, para ser respeitado. Amar para ser amado. São os princípios que devem nortear nossa vida. E se notarmos que alguém nos tenta prejudicar, o melhor é procurar se afastar, ao invés de procurar polemizar. Apenas entrando em alguma disputa, quando for inevitável, quando for caso de legítima defesa...
L'Inconnu sempre nos deixa citações notáveis, como esta por exemplo:
"Pensem sempre que hoje é só o começo de tudo, que se houver algo errado ainda está em tempo de ser mudado e que o resto de nossa vida de certa forma ainda está em nossas mãos. E se algo precisa ser mudado, que mudemos, sem hesitar."
E com esse pensamento em mente, tenhamos UM LINDO DIA, e pensando positivamente, sempre poderemos repeti-lo...
“O Amor é o encontro que tudo espera
Todos os sentimentos
Sinto o Onipresente, que conduz o homem,
Ao longo do caminho
Encontrar amor e paz
Acordar para seu interior
Gritar pelo Amor
Sabendo que a vida não existe sem
Você, P A L A V R A,
Linda e forte, capaz,
De mudar a diretriz de uma vida
Sangrenta e Cruel....”.
Tolo é aquele que espera o 100%.
100% do amor,
Sem brigas, nem discussões.
100% de alegria,
Sem tristezas, nem sofrimento.
100% de euforia,
Sem calmaria, ou silêncio.
Tolo é aquele que não vê o equilíbrio.
Pobre daquele que só quer,
Não retribui.
Só recebe,
Não oferta.
Tolo é aquele que não evolui.
Pois somente ele,
Saberá o que de fato é morrer.
A VELOCIDADE DO TEMPO
Estava pensando, como o tempo viaja rápido, quando agente menos espera ele já chegou e tudo aquilo que queríamos que acontecesse agora é só um passado distante e agora tudo mudou, pois estou onde não pensava estar, imaginando coisas que nunca pensei imaginar, sabendo que um dia isso também será só um passado, pois o tempo não espera, interessante isso, se agente parar o mundo não para, todos continuam evoluindo, é como um grande rio, sempre constante.
Não fique ansiosa, pois até essa ansiedade será só um passado, pois o tempo está te levando mais rápido que você pensa, não queira logo chegar, pois amanhã você nem vai perceber que já passou de onde queria, pois o tempo viaja mais rápido que você imagina.
Viva, viva como quem não espera algo, mas como quem já está em algo que nunca pensou que iria estar, viva como se o amanhã não fosse acontecer e como se o passado fosse o espelho pra mostrar onde você vai chegar. A vida não é querer ser, mas ser, não é um dia está, mas estar, pois tudo um dia vai acontecer e você não pode estar parada querendo que aconteça o que um dia será só passado, um entre milhares registrado na sua memória até que chegue o dia que viverá para lembrá-los.
Aprende logo menina:
Tudo na vida passa. A vida não espera
Suas dores passarem, não seja só mais
Uma passageira diante da vida.
Não espera pelo tempo, nem
Pelo destino, nem por Deus.
Desapega do que só te leva para trás
E só te trava o andar e pega uma
Carona com a vida e corre
Atrás daquilo que te faz bem
E se afasta do que só te faz mal.
Tua espera não será em vão e os teus anseios não serão banalizados de forma desinteressada que desonre a tua honra de mulher serena que és...
Durma em seus anseios para fortalecer o teu coração que eu estou mais próximo do que você imagina;
Deixa que te cubras com o meu corpo que te aquecerá com os devidos carinhos...
Carta para um filho
Quando a idade chega e aperta, o que resta é a espera.
Espera do nada, ou espera do tudo.
E no pensamento; “ Será que alguém ainda vai me notar?”
Porque me vê desta maneira? Ora, pois esquece de que um dia eu já tive a sua idade?
Por quê?
Hoje minha companhia éo Alzheimer, que horas me faz esquecer as tristezas de minha vida, horas me faz lembrar as alegrias e silenciosamente acho que já me perdi dentro mim.
A solidão não me consola, ela me corrói, estou esquecido e deixado no canto da uma sala, esperando a morte me levar.
Porque não me veem mais? Eu sinceramente não me sinto tão inútil assim, pois, levo a experiência dos meus erros e acertos por toda minha vida, e isso para mim na minha antiga idade valia ouro, assim como as nossas escolhas, embora eu não tenha escolhido o abandono.
Antes de partir só quero que saiba, de que um dia, a idade em você também vai chegar,
E não pense que estará preparado, pois eu também me preparei.
Fazer planos contando com quem não conta mais com você não é uma boa ideia.
A idade vai chegar e vão te olhar com esse olhar que você me vê, e o que vai te levar deste mundo, não será a doença, será a dor do abandono, a dor de não poder ajudar, a dor de ser inútil, a dor de ter que suportar tudo e não poder contar nada, porque se contar não fará diferença alguma.
Hoje minhas experiências, meus conselhos, meu sorriso e meu abraço pouco lhe importam, o que lhe importa agora é a sua liberdade, que de fato ela chegará, e depois te acorrentará quando os meus dias se tornarem seus dias.
Pensa bem meu filho, ainda somos quase todos iguais, pois a única diferença é a intensidade do Amor, leve como uma brisa, forte como o sol, e verdadeiro como nossa ida, portanto, ame enquanto há tempo, Ame com Alzheimer, com cardiopatias, com neoplasias, Ame em qualquer situação, pois a vida não espera e o tempo não nos perdoa, hoje ele é seu amigo, amanhã poderá ser seu castigo.
De qualquer Idoso abandonado deste mundo.
ESPERO POR VOCÊ
À espera de você aqui estou
Não consigo mais de aflição sentir
Ao som do relógio, passam-se horas
Até o momento em que você possa surgir
Lembranças suas, o tempo levou
Mas ide prometendo me encontrar
Sem você não tem motivos para sorrir
Esperança tenho de te ver voltar
Quero que um dia possa saber
Você foi embora e não consegui lhe dizer
Tomara que neste momento possa escutar
Que todo esse tempo sempre amei você
Bom dia , é abrir os olhos e vê nitidamente o que te espera.
Bom dia, é usar os problemas como um aprendizado.
Bom dia,é ouvir os cantos dos passaros assobiando pela redondeza.
Bom dia,é purificar a alma , simplesmente com uma palavra biblica.
Bom dia,é encontrar o seu melhor amigo inerente e sorrir.
Bom dia,é deixar as magos de canto levanto seu encanto enquanto o sol resplandece.
Bom dia,é agradecer a cada minuto do seu tempo vivido.
Bom dia,é ter sentimento um com outro.
Bom dia,é respeitar a decição das pessoas.
Bom dia,que esse seu dia seja assim enquanto você vive e quando ausentar será exclamado pelo seus admiradores.
Perturbação
Eis que se abriu a primeira cortina
Nada vi naquele palco
Fiquei a espera e observando
O velho tecido que não sacudia.
Eis que se abriu a outra cortina
E nada vi naquele palco
Escutava a música de fundo
Inalando o mofo que ali envolvia.
Eis que se abriu a terceira cortina
Nada vi naquele palco
Um zum zum zum acontecia na plateia,
Reduzi-me a ler o encarte da peça de teatro.
Eis que se abriu a última cortina
Novamente, nada vi naquele palco,
Agora havia um silêncio aterrorizante
Mas era esta, a peça no teatro.
CANÇÃO DA ESPERA
Nas formas dos meus sentidos
D’onde vêm a minha essência,
Baila os teus cabelos compridos
Sem forma e nem aparência.
No infinito onde te guardo,
A rogar por teu amor eterno
Carrego as costas o meu fardo
A não descumprir o amar sincero.
Como os ventos você me passa
Sem me enxergar aqui na terra,
E como se eu fosse uma farsa
Bem lá ao sul você se encerra.
Nesses ventos em contra mão
Estão os meus olhos a cegar,
E dentre o meu corpo o coração
Só te guarda à hora de chegar.
E como a esperança é sem fim,
Eu vou ti esperar por todo o tempo...
Que você se esbarre sobre mim
Dentre os séculos em movimento.
NAS FORMAS DE TI
Espera-me, ó meu Amor, que vou voltar!
Não vês como anda apagada esta paixão?
Tão cansado já está, o meu coração...
Vou ao além de mim p’ra te encontrar!
Espera-me, ó meu Amor, que vou buscar
A chama deste amor, que não foi em vão!
Mas que nos teus braços foi furação,
A estranha forma d’eu querer te amar!...
Não se tem como apagar uma velha chama,
Pode se abrandar quando é um que ama,
Mas nada pode extinguir o teu esplendor!...
Os teus sentimentos são finos e delicados,
São de afetos divinos, não de pecados...
Aos céus eu irei buscar o teu mesmo Amor!
O VENTO
Havia sobre a cômoda, um espelho
à espera de um lindo rosto chegar!
Havia uma janela que dava para o
jardim onde as flores a encantavam!
Havia um relógio onde a vida ia em
alegre tic-tac ao encontro da morte.
Mas havia pássaros alegremente a
cantar entre as laranjeiras em flor.
- E o vento?
Ah! o vento brincava com seus longos
cabelos e com a cortina se enroscava
dançando ao som de uma suave canção
que vinha de longe, de lugares distantes!
E o vento sussurrava baixinho em seu
ouvido ternas e doces palavras de amor
que ele dizia e ela fechando os olhos
em seus lábios, os lábios dele sentia!
Verluci Almeida
200406
