Texto sobre Comunicação
A internet trouxe muitas vantagens, a comunicação evoluiu e todos nós estamos conectados ou interligados ao mesmo tempo, mas, com toda essa tecnologia muitos preferem a comunicação virtual à face a face, pois a primeira aparece "fácil e segura" do que a outra. Preferivelmente, gosto e necessito do toque, do olhar, do abraço e da sinceridade da comunicação face a face, que a virtual não oferece, senti de perto o outro. E nessa turbulência de palavras não aceitas, se percebe que diariamente a comunicação aproxima quem está distante e distancia quem está próximo. E nesses dias ansiosos e críticos, há quem não saiba ainda absorver ou filtrar qualquer contexto, seja ele altruísta, em palavras soltas ou em frase de efeito. Tudo inflama; Tudo é direcionado; Tudo dói. Todavia, entretanto, minha subjetividade está explicita nos meus sentimentos, e isso é o que me veste. Portanto, é o que tenho, e, a única coisa que você pode mudar em mim é a forma como você me vê. Só isso!
"Os meios de comunicação podem ser bons ou mais, tudo é muito relativo a oportunidade. Se isso gera audiência então poderá repercutir, se isso é um caso excepcional então poderá se tornar auto-suficiente, mas se isso é um caso isolado de tentativa de vida, poderá no final, ser apenas mais uma manchete de qualquer matéria."
Não é surpresa que a comunicação com o sexo oposto pode ser bem complicada. Todos almejam as mesmas coisas, mas obtêm de maneiras diferentes. Nem sempre se consegue ser pro outro quem pensa que se é. No final, sempre será sobre nós. Sobre nossas emoções, sentimentos e pensamentos, tudo que faz com que o outro seja apenas aquela parte primordial num processo muito maior. As escolhas entre linhas é o que vai determinar presentes valiosos.
Se estuda oratória para melhorar nossas expressões faladas, para que nossa comunicação tenha uma qualidade básica e possa ser captada e entendida em todos os ambientes, para que a linguagem seja clara, objetiva, organizada e que chegue atodas as pessoas, canalizando assim as energias para um propósito bom para todos.
“As palavras, os discursos e toda comunicação oral são de pequeno alcance, pois demanda o interesse de quem ouve. Já a mensagem da vida ecoa no ouvido dos ouvidos, não sendo possível negligenciar a sua voz. Se cada sentimento, pensamento, palavra e ação compõe o livro que somos, que mensagem está impressa em suas páginas? Saiba que aquilo que você é fala mais alto do que aquilo que você imagina e verbaliza ser.”
Os órgãos de comunicação podem ser classificados, hoje, em três grandes grupos: os que publicam o que as pessoas precisam saber, os que publicam o que rende mais audiência, e os que tentam fazer a cabeça das pessoas para satisfazer aos interesses políticos ou econômicos de seus controladores. Só os do primeiro grupo merecem a nossa atenção.
A comunicação falha, a negação e a falta de consideração. Na melhor das hipóteses, abandono. O fim derradeiro do meu sonho vivo, mesmo sem entender os últimos momentos antes de acordar, mesmo com todos os sinais, cada fibra do meu ser já sabia, a confirmação chega e a realidade muda. Azul (a frieza da mentira), Vermelho (o calor de pisar em cada pedaço do que tinha) : Roxo! (Não se importar com nada), o golpe final. Mas expandir o domínio era sacanagem, premeditação. Tudo acaba, era só sonho, a escolhida combinação: 6 olhos e infinito, chega ao fim. No peito 19 dedos minúsculos com as unhas mais afiadas que qualquer feiticeiro já viu. Agora tudo é cinza, de novo, no último segundo, um filme de toda a trajetória até ali, e ecoa na sua memória: Adeus, minha expansão de domínio, durma bem e bons sonhos, até amanhã. O mais forte em dois pedaços e a tristeza acaba.
A comunicação virtual tem suas desvantagens, como distorções de palavras e sentimentos, é aceitável não responder alguém com quem não temos afinidade ou intimidade, porém, não responder alguém com quem temos alguma ligação é inadmissível. Eu sei que o silêncio pode ser uma resposta, mas ignorar um amigo, familiar ou "lance" casual é falta de respeito.
Carros e motos substituíram a prática de caminhadas; celulares têm diminuído a comunicação; máquinas têm substituído funcionários; mídias estão reduzindo o espaço para talentos; aplicativos estão substituindo livros físicos, incluindo versões impressas da Bíblia; a tecnologia está afastando jovens e adolescentes dos colégios e privando-os de momentos inesquecíveis. Resumindo, a inteligência artificial está substituindo as funções humanas e, nesse processo, substitui o próprio homem. A pergunta que fica é: qual é o sentido dessa vida? O que era considerado 'coisa' está se tornando 'ser', e o que era considerado 'ser' está se tornando 'coisa'. Lamentavelmente, a espécie humana tornou-se apenas matéria ocupando espaço: sua função é apenas EXISTIR. Se não bastasse, agora a IA é capaz de resolver questões que exigem raciocínio lógico, como matemática, atividades escolares, criação de sites e sistemas. Você percebe que a IA, além de remover as funções humanas, está diminuindo a capacidade de pensar? O que será dos futuros jovens do mundo? Eles terão consciência e capacidade de pensar? É triste!
A comunicação surge como a interação entre dois seres, através da troca de pensamentos, onde as palavras escritas ou faladas ganham corpo e vida. Quando as expressões são bem recebidas, um novo mundo se abre, duas almas se interagem, informações são compartilhadas e segredos são revelados.
Tenho absoluta certeza dos benefícios que a comunicação pode realizar, mas também sei que o uso de smartphones, ou outros equipamentos com acesso à internet, trazem outras coisas além do comunicar-se. Essas outras coisas não é que são prejudiciais a qualquer um ou todas têm em sua essência o viés de prejudicar, mas cada uma necessita de um saber para o seu uso, além de hora e local para serem utilizadas. Mais que proibir, é necessário sabermos corretamente informar sobre o certo e o errado, pois, nem tudo que é errado é errado o tempo todo, ou simplesmente não deve-se existir.
Em se tratando de comunicação interpessoal e, em especial no lar, seja ao falar ou ao responder, a brutalidade, a grosseria, a rispidez, a irritação... cegam! Cegam, ao ponto de não enxergarmos o valor do outro como imagem e semelhança de Deus. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as ações de bondade que o outro está a fazer em nosso favor. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as consequências negativas, devastadoras que estas formas equivocadas de se comunicar produzem a longo prazo nos relacionamentos. Pratiquemos a mansidão e a humildade de Jesus, e deixemos que o Espírito Santo produza em nós o seu fruto: "... amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio." (Gl 5.22b-5a A21)!
É extremamente triste perceber, como muitas autoridades e meios de comunicação falam dissimuladamente de respeito ao "estado democrático de direitos", à liberdade de consciência e de comunicação, de paridade de direitos, quando na verdade estão defendendo a censura, a ditadura, e promovendo um candidato em detrimento do outro. Povo brasileiro, abramos o olho da consciência, acordemos, antes que seja tarde demais!
A liberdade de imprensa só existe quando o meio de comunicação e publicação é auto-sustentável, digo, não recebe verbas governamentais e não sobrevive de patrocinadores poderosos. Distante disto, toda noticia é filtrada e doutrinada pelos pontos de vista e interesses do dinheiro publico e privado.
A expressão artística em sua plenitude e a comunicação diária é uma coisa só. Não existem momentos mais propícios para dialogarmos com as pessoas, com a vida e consigo mesmo da mesma forma que não existe momento mágico exato para urgentemente ligarmos os botões vermelho e verde, da sensibilidade e da criatividade.
Coloque mais energia, convicção e firmeza em sua comunicação, quando se tratar de edificar vidas em particular e mantenha a sua educação espiritual ao corrigir alguém em público, porque ambas as falas podem desencadear reações e comportamentos positivos ou negativos diferentes nas pessoas ao seu redor, se não souberem o propósito para o qual elas estão sendo dirigidas.
Um homem exímio em comunicação não espera ser reconhecido por ninguém, entregando o recado ao público de modo preciso, inteligente e revolucionário, olhando atentamente às necessidades de seus ouvintes e trazendo lições, conceitos e soluções para seus interesses, destaques e relacionamentos sociais.
Se todas as mulheres aprendessem como dominar a sua comunicação com fé, ousadia, coragem e sabedoria diante dos homens mal-intencionados ou desiquilibrados emocionalmente, é bem provável que todos os seus relacionamentos seriam os mais edificantes, saudáveis, úteis, pacíficos, ajudando-os a administrarem as suas intenções e investidas, bem como seus propósitos e pensamentos, em vez de gerar medos, traumas, escândalos, ataques e fobias, evitando assim a queda acentuada de possíveis manchetes de jornais, de rompimentos conjugais e de inúmeras ocorrências em delegacias.
Seja movido por incentivos pessoais em busca de novas oportunidades de comunicação, pondo sua inteligência em contato com conteúdos educacionais que aumentarão sempre a sua disposição mental para aprender coisas novas, aumentar seus relacionamentos e conquistar uma gama de novas informações, relevantes aos seus interesses pessoais, familiares e profissionais.
Faz parte natural da comunicação humana encontrar em alguém elementos ofensivos, tropeços da língua e menções desagradáveis, sustentados por discriminações, aborrecimentos e acusações alheias; mas, quando exercemos o domínio próprio, podemos nos desviar das intenções dos nossos ofensores, apenas desfrutando da nossa paz interior, a compreensão pelos deslizes da alma alheia, obtendo a harmonia que equilibra o nosso próprio coração ou simplesmente chegando pessoalmente ao autor da infâmia, expressando-lhe alegremente que estará orando pelo seu crescimento e pela sua felicidade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp