Por vezes não é fácil entender o mundo no qual vivemos, certo? Se você está procurando reflexões atuais e inteligentes sobre a vida contemporânea, recomendamos o trabalho do professor brasileiro que faz o maior sucesso no meio acadêmico e digital, e promete deixar você pensando!

Conheça mais sobre o autor, seus trechos marcantes e palestras imperdíveis abaixo.

Frases sobre a vida, a felicidade e muito mais

A vida vale a pena quando você torce para ela não acabar.

A vida vale a pena quando você torce para ela não acabar.

Clóvis de Barros Filho

Pra trás, nem pra pegar impulso!

Clóvis de Barros Filho

A ética é a inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência.

Clóvis de Barros Filho

Com as nossas rotinas corridas e cheias de compromissos, nem sempre temos tempo de parar para pensar em temas fundamentais como a vida, o mundo e as ligações que mantemos com os outros. Precisamos contornar essa tendência e dedicar um pouco do nosso dia ao questionamento e à reflexão. Que tal começar hoje?

O mundo te respeitará na exata proporção que você não tiver medo dele.  Clóvis de Barros Filho

O mundo te respeitará na exata proporção que você não tiver medo dele.

Clóvis de Barros Filho

Você sabe que encontrou a felicidade quando vive um momento que não quer que acabe.

Clóvis de Barros Filho

O universo é uma zona infinita, povoado por energia em trânsito. Logo a vida boa é com energia, com potência de agir.

Clóvis de Barros Filho

Você é o espectador de si mesmo.

Clóvis de Barros Filho

A capacidade de problematizar significa a condição que se tem de perguntar por que certo princípio deve triunfar sobre outro.

Clóvis de Barros Filho

A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo

A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo, e portanto ela não se deixa traduzir em fórmulas de nenhuma espécie.

Clóvis de Barros Filho

Tudo o que eu percebo no mundo, percebo em mim. Isto nada mais é do que o meu corpo afetado pelo mundo.

Clóvis de Barros Filho

Enquanto seres humanos, vivemos em constante evolução. Alguns textos e passagens literárias têm a capacidade de nos motivar para a mudança e podem mesmo ter um efeito transformador em nós.

Conheça alguns trechos geniais do autor e aproveite para compartilhá-los com quem você mais ama!

O que há de mais essencial em nós é nossa energia vital, tanto é assim que, quando ela acaba, é porque a vida acabou também

O que há de mais essencial em nós é nossa energia vital, tanto é assim que, quando ela acaba, é porque a vida acabou também. Tal como uma estrela, que brilha enquanto tem energia. Você também é assim, uma estrela. Não vira estrela depois que morre, é estrela agora, em vida.

Clóvis de Barros Filho

Se você vai ter que conviver com você mesmo até o fim, se você vai ter que se aguentar até o fim, se você vai ser espectador de você mesmo até o fim, é melhor que se encante com o que faz.

Clóvis de Barros Filho

Porque para tirar da mente - ou da alma - o que nos entristece, vale tudo. Vale recordar de coisas que excluam a existência das entristecedoras.

Clóvis de Barros Filho

Para desejar, basta não ter. Sempre que desejamos, é porque algo nos falta. Desejamos o que não temos, o que não somos, o que não podemos fazer. Assim, o desejo é sempre pelo que faz falta.

Clóvis de Barros Filho

A ideologia está em todas as relações sociais, em todas as manifestações humanas, em toda a interpretação do mundo.

Clóvis de Barros Filho

É possível ser prudente, sábio, e, mesmo assim, cultivar amores na vida.

É possível ser prudente, sábio, e, mesmo assim, cultivar amores na vida. Optar pelo amor em detrimento da estabilidade já conhecida pode ser bom. Ser um pouco mais afetivo e um pouco menos racional. Pense nisso.

Clóvis de Barros Filho

Pessoas de bem não gostam de machucar aquelas que amam. E a gente vai aprendendo a estabelecer acordos na vida para diminuir cada vez mais a chance de machucar as pessoas.

Clóvis de Barros Filho

Sem amor, no entanto, a vida é arrastada, cinza, em preto-e-branco, e é preciso esperar a semana inteira para que um novo e entediante final de semana separe a desgraça da semana anterior da desgraça da próxima semana.

Clóvis de Barros Filho

A fidelidade é uma espécie de coerência entre o que você falou ontem e a maneira como você vai agir hoje. A fidelidade é um alinhamento entre o seu discurso do passado e a sua prática presente. A fidelidade, portanto, é a busca de uma integridade na sua trajetória, uma espécie de respeito a você mesmo e às coisas que você disse em algum momento.

Clóvis de Barros Filho

Vergonha é uma tristeza específica, é uma tristeza que tem como causa você mesmo, uma tristeza que tem como causa um atributo flagrado por você em você mesmo. A vergonha, portanto, é uma tristeza que não sai da primeira pessoa: é você que observa você, que vê o que você fez, que não gosta do que vê, que não gosta do que fez, aí você se acanha. Você, causa da própria tristeza. Você, criatura envergonhada. Aí eu te pergunto: o que poderia querer dizer alguém sem vergonha?

Clóvis de Barros Filho

As palestras famosas que você precisa assistir hoje!

Destacamos as palestras mais famosas do pensador brasileiro e selecionamos algumas das suas falas marcantes e inspiradoras para relembrar que sempre estamos a tempo de mudar e atingir o nosso potencial.

Pelo menos metade da vida depende das nossas escolhas. Metade da vida depende das nossas iniciativas, a outra metade não, é o acaso que decide por nós. Assim, a gente não é nem dono de tudo e nem assiste à vida rolar. Afinal, já que metade da vida depende de nós, que tal apostar as nossas fichas para fazer acontecer do nosso jeito?

Clóvis de Barros Filho

O "happy hour" é antes do trabalho acabar. Por isso o "happy hour" é durante o trabalho. É a hora em que um explicador explica, uma goiabeira goiaba, uma mangueira mangueia, uma seringueira seringueia, um maestro rege, um cantor canta, um driblador dribla... E portanto, a hora feliz é aquela em que você, que conhece a tua praia, que se conhece... Você a cada segundo vai usar a vida para conseguir tirar de si mesmo a performance mais incrível, a performance mais perfeita que poderá ter a cada instante.

Clóvis de Barro Filho

Dessa maneira, a cada segundo da vida, longe de esperar que ela passe rápido, longe de passar segunda-feira esperando que ela acabe logo, longe de esperar o fim do mês e o fim do ano... A vida terá sido incrível se lamentarmos o passar de cada segundo, se lamentarmos o fim de cada segundo, se realmente nos entristecermos no final de cada ano. Porque quando a coisa é boa, a gente lamenta muito que ela tenha acabado.

Clóvis de Barros Filho

Viva de tal maneira a não querer sair de onde está. Viva de tal maneira a absolutamente se encantar com o mundo que se apresenta diante de você. E cada segundo de vida vivido assim terá sido uma vida que você honrou, dignificou, sagrada que é, privilégio que é cada segundo de vida que você quis eterno.

Clóvis de Barros Filho

Na TEDxSãoPaulo, Clóvis fala da necessidade de vivermos no momento presente e conseguirmos ser felizes agora, enquanto vamos trilhando os caminhos incertos da nossa vida.

Haverá quem diga que a felicidade é você ter aquilo que você quer. Eis aí a primeira dificuldade, porque se você quer, é porque você não tem ainda. E quando você tem, aí você não quer mais.

Clóvis de Barros Filho

Você sempre encontra na falta a sua grande motivação.

Clóvis de Barros Filho

Você não percebeu que talvez, se a vida tinha alguma chance de ser feliz, não é quando nada acontecer, mas é já... Ou a felicidade está aqui ou não estará em nenhum outro lugar, porque a vida está aqui!

Clóvis de Barros Filho

Cada instante da vida é uma oportunidade mágica, irrecuperável e virginal. absolutamente inédita e nunca antes viva. É esse momento que eu tenho para fazer nesse lugar o melhor que eu puder fazer. Eu tenho a chance de fazer aqui melhor do que ontem.

Clóvis de Barros Filho

Quando a felicidade começa antes é melhor para vida. Se precisa esperar até sexta às 18 horas, desculpa, a tua vida é muito ruim.

Clóvis de Barros Filho

Assista também esta incrível entrevista ao canal Saber Filosófico, na qual o professor sintetiza parte dos seus conhecimentos sobre aquilo que necessitamos para ter uma vida harmônica e preenchida, que pode ser curta mas nunca pequena!

A gente se dá conta da potência quando ela está no pico de cima e no pico de baixo. Na euforia extrema e na depressão extrema a gente percebe a potência. Na abundância e na falta. Agora, no meio do caminho, dá impressão que ela meio que desaparece.

Clóvis de Barros Filho

Ninguém precisa continuar onde está.

Clóvis de Barros Filho

Você tem uma chance de usar a liberdade que é a tua para construir um cenário de vida que te seja potencializador.

Clóvis de Barros Filho

Eu acredito piamente que a felicidade é mesmo um atributo da vida, portanto só pode estar onde a vida está.

Clóvis de Barros Filho

O compartilhamento é um ingrediente fundamental para uma vida feliz.

Clóvis de Barros Filho

É perfeitamente possível fazer da vida uma oportunidade de desabrochar a própria natureza, indo atrás do que melhor você consegue fazer, explorando o que de melhor você faz...

Clóvis de Barros Filho

Quem é Clóvis de Barros Filho? Biografia resumida

Clóvis de Barros Filho é um jornalista, escritor e professor universitário brasileiro, sendo uma das vozes de destaque entre os pensadores nacionais contemporâneos.

Nascido em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 21 de outubro de 1966, Clóvis de Barros seguiu um caminho acadêmico plural e multidisciplinar.

Retrato de Clovis de Barros Filho.

Bacharel em Jornalismo e em Direito, completou o mestrado em Ciências Políticas na Université de Paris III e o doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo.

Clóvis de Barros Filho é pesquisador, conferencista e colunista, além de lecionar Ética na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Filosofia Corporativa na plataforma HSM Educação Executiva.

Os seus pensamentos têm inspirado o público, principalmente através de livros como Shinsetsu: O poder da gentileza (2018) e A felicidade é inútil (2019).