Texto para a Pessoa que eu Amo
Enguiço
Talvez ninguém saiba e ninguém imagine
Mas eu ainda não sei lidar com isso
Infelizmente pra mim e pra muitos
Morreu em mim parte do meu compromisso
Eu sei, era pra eu saber
Era pra eu viver
Era pra eu superar
Mas confesso que me tornei um pouco omisso
Não mais sinto, se sinto não demonstro
Se demonstro, evito demonstrar por completo
Tenho medo de apegar em alta velocidade
E me deparar com um novo precipício
Todos dizem que isso é passageiro
Eu também acho que é
Mas espero que chegue logo essa passagem, pra bem longe
Pra esse tal enguiço
CARTA AO BOM VELHINHO
Confesso, eu fui uma péssima garota esse ano. Fiz um monte de bobagens imperdoáveis.
Julguei os que mendigavam nos sinais, só dispondo moedas àqueles que não tinham cheiro adocicado de álcool (ou não pareciam entorpecidos). Comi uns chocolates na madrugada sem que ninguém soubesse: a TPM era mais forte do que eu. Desculpei-me dizendo que não estava passando bem, mas na verdade o compromisso é que era mesmo muito chato. Gritei palavrões cabeludos perto da minha filha quando o pneu do carro entrou em buracos (e, falando nisso, acho que também ultrapassei a velocidade máxima permitida algumas vezes). Viajei para lugares paradisíacos no meio de reuniões enfadonhas. Perdi a paciência e a sanidade com gente lerda e preguiçosa. Bebi menos água do que devia, e outras vezes tive que encerrar uma conversa pela metade pois não aguentava mais segurar o xixi. Fiz caretas e até distanciei o equipamento do ouvido enquanto conversava com idiotas ou tagarelas ao telefone. Dormi bem menos do que devia, e fui bem mais exigente comigo mesma do que era preciso. Menti a idade um bom par de vezes. Julguei injustamente pneuzinhos, covardia, fraqueza, fracasso, desemprego e ignorância alheia como desleixo. Deixei de dizer alguns “nãos” na hora certa. Fiquei um pouco mais de tempo que eu queria dedilhando o smartphone. Por vezes esqueci de anotar certas coisas importantes... E acabei me esquecendo de vez. E, mais um ano termina, e eu não consegui aniquilar a vaidade, o orgulho e fundamentar o exercício do desapego.
Mas, nem tudo são só espinhos. Em contrapartida, experimentei lugares e sabores novos. Tive um pouco mais de paciência com as pessoas que convivo. Fiz novos e excelentes amigos. Sorri o quanto pude, e dentro das minhas limitações, tentei não perder a compostura. Calei quando percebi que só devia escutar. Aprendi, enfim, a sair de conversas improdutivas, principalmente das que se falavam mal de um ausente. Evitei entrar em brigas e debates presenciais e em rede e encontrei sabedoria em fontes alternativas. Assisti às séries que eu bem quis. Vi filmes e li livros que todo mundo rechaça, só pelo prazer de ter a minha própria opinião. Voltei a ouvir lindas músicas esquecidas, e me permiti sentir profundas saudades de quem já se foi. Importei muito menos com a opinião dos outros, e acabei saindo sábados pela manhã sentindo-me linda, apesar de um vestidinho roto e “maquiada” somente com óculos escuros. Fui em todas as festas, comemorações, jantares e festejos que pude, e perdi o controle com a bebida uma única vez. Tentei não sofrer tanto com a insônia, ocupando aquelas horas inertes com algo que me pudesse fazer feliz. Consumi muito menos alimentos industrializados e melhorei sobremaneira a minha consciência alimentar. Sorvi de camarote cada um dos 365 dias da minha filha. Troquei meus travesseiros por outros bem mais macios. Pintei a casa de outra cor. Comecei a chorar por sensibilidade, e acho que esse foi um dos grandes trunfos desse ano.
Não sei ao certo se nesse balanço da vida eu mereça algum presente. Não precisa ser complacente se eu não fizer jus. Mas se algo eu puder pedir, quero saúde para ver a minha filha crescer. Quero disposição para trabalhar por mais tantos anos. Quero mais sabedoria para todos os enfrentamentos durante essa caminhada pedregulhosa. Quero senso crítico cada vez mais apurado para que as minhas “lentes” não embacem diante desse fumacê insistente que os jornais mostram. Quero forças para fugir das tentações (como, por exemplo, um taco generoso de um bolo prestígio). Renove a minha vontade de realizar cada um dos meus sonhos, e preciso de serenidade quando a realização deles delongar um pouco mais pelo envolvimento de terceiros. Por fim, quero lucidez suficiente para não caminhar com a boiada.
E, “para não dizer que não falei das flores”, uma rebarbinha do Prêmio da Mega Sena da Virada não seria nada mau também, hein?
💭❣️SONHOS, SOMENTE SONHOS💭❣️
Hoje estou assim
Parece que falta
Um pedaço de mim.
Hoje eu me olhei
Através do espelho
Vi meus olhos vermelhos
E comecei a perceber
Ultimamente tenho
Pensado muito em você.
Tenho imaginado
Nós juntos abraçados
De mãos dadas e
Nariz topados
Brincando pelados
Sorrindo largados
Ontem eu sonhei
Um sonho perfeito
Eu encostada no seu peito
Vendo um por do sol perfeito.
Hoje eu sei a realidade
Nada daquilo era verdade.
Era só sonho. Que maldade!
Mas fui feliz na minha insanidade.
Por um instante me senti
Completa de verdade.
#marthamoreira
#eupensando
APESAR DE...
Eu muito já chorei
Por tudo que já passei
Eu já muito sorri
Por tudo que vivi
E confesso eu aprendi
A me permitir viver
Apesar de..
Ver quem amamos se ir
Ver quem confiamos nos trair
Ver quem admiramos realizando maltratos
Ver quem prezamos ser indiferente
Ver quem doamos o melhor ser ingrato
Me permiti viver
Cada instante, cada momento
Por que assim vou me curando
E toda dor vai passando
Por isto vou sempre me permitir
Por que gosto de sorrir
E estar sempre amando.
#eupensando
#marthamoreira
Gálatas 6 - Paráfrase
Uns aos outros ajudai...
Hoje eu aprendi como as coisas realmente são!
Se alguém pensa ser o que não é, a si mesmo engana.
Tudo que você tem de bom deve repartir com alguém, sempre com amor.
“Você só está colhendo o que você plantou!”
Então, enquanto é tempo, vamos fazer o bem sem olhar a quem.
A virtude não está no mundo e o que ele tem pra te oferecer
São coisas que hoje existem e amanhã vão perecer.
Mas saiba que está em você, é renascer, procurar fazer
O que Deus faria se Ele fosse você.
Promessa (que cumprirei)
Tantas falhas que eu tenho cometido,
muitas vezes a deixando tão sozinha,
eu agora passo os dias tão perdido,
vendo ir embora o tesouro que eu tinha.
Minha vida com você ficou tão rica,
antes de você eu nem tinha esperanças.
O meu coração arrependido lhe suplica
uma chance de encurtar nossas distâncias.
De você nunca mais guardarei segredos,
a partir de agora direi tintim por tintim,
tudo aquilo que nunca contei por medo,
ridículo medo de que se afastasse de mim.
Por tanto medo agora a vejo partindo,
ir-se aos poucos e deixando só lembranças.
Mas no seu olhar ainda vejo um restinho,
um fio de luz que me dá tanta esperança.
Prometo dar-lhe tudo aquilo que não dei,
tudo aquilo que sempre esperou de mim,
eu que a amo tanto e que sempre a amei,
peço que fique e em nossa dor ponha um fim.
Expulsarei toda a tristeza do seu rosto
e nos seus olhos quero ver só alegria.
O dia inteiro e mesmo depois do sol posto,
amor maior do que o meu não haveria.
E passaremos a vida toda bem juntinhos
como ainda quero e como você sempre quis.
Nunca mais a perderei pelo caminho
e lhe prometo que você será muito feliz.
Meia chance
Se ainda tens receio
de me dar mais uma chance
pelo que te fiz sofrer;
se eu ainda estiver ao teu alcance,
se ainda não fui pra escanteio
do teu amor, do teu querer;
se te ausentas dos meus dias
e me deixas as noites vazias,
se não sei mais o que fazer;
se ainda estou na tua agenda
e me castigas pra que eu aprenda
como se amar uma mulher;
se já me negas um abraço,
relutando em me querer,
mesmo vendo tudo o que passo
depois de me arrepender,
só te imploro neste instante:
me dá só mais meio abraço,
me dá só mais meia chance
de te amar, te fazer feliz, de não te perder
— a outra metade farei por merecer
Minha cidade
Ourinhos , minha cidade linda.
Eu nasci ali pertinho mas você me adotou !
Fui morar em Curitiba ...cidade espetacular ,
mas a saudade era grande , então eu tive que voltar
Fui morar em Sorocaba e também não teve jeito
era uma dor no peito ...porque era aqui o meu lugar
Aqui está a minha família...minha mãe ...meus irmãos , minha filha
amigos da vida toda
minha infância foi aqui ...nas ruas minhas lembranças
aquela menina de tranças que corria e que brincava
ainda tenho na memória
Você é o cenário da minha história
e eu jamais vou te abandonar.
Você rumo aos 100 e eu aos 50 ...rs
Parabéns Ourinhos ...minha cidade que tem um povo com o coração de ouro
Eu prefiro andar só a estar com pessoas com quem seja preciso ficar medindo as palavras, escolhendo o que falar, se benzendo dos desejos de azar e escondendo dos mau-olhados de inveja. Não que eu me incomode ou importe com quem sai falando mal de mim. Mas é que tem muita gente que critica puramente pelo hábito de criticar, fala só por falar, questiona tudo o que tem inveja e duvida de todas as nossas verdades. E sabemos que isso tudo é apenas obra das suas próprias frustrações, por conta de suas próprias derrotas. Não empreste seus ouvidos a quem está sempre dizendo que nada vai dar certo. Não empreste a sua paciência pra quem tira a de todo mundo. Cansa tentar entender quem insiste somente nos desentendimentos. Tem gente que é especialista em apontar erros, mas cega pra enxergar os próprios. Gente que nunca viu nada, mas inventa tudo. Maldade. Recalque. Falsidade. Falam mal da vida alheia, mas nunca param pra ver que a delas tá muito pior. Gente que ergue a voz para defender suas ideias, mas que nunca cala pra ouvir alguém. E não adianta a gente ter coração bom quando está perto de quem só sabe ser ruim. Quer saber? Não desperdice sua amizade e sua bondade, com quem desperdiça o seu tempo e acaba por desperdiçar mesmo é um bom tempo da nossa vida. Só existe gente folgada, quando a gente permite. Ignore. Ignorar poupa a alma de muita chateação. Tem gente que é atraso. Passe longe. Desvie. Se benza. Mude o caminho. Saia correndo se for preciso. O que vale a pena é estar na paz, é viver na paz, bem distante de gente assim.
Continue sendo verdadeiro, falando o que pensa, fazendo o que quer, sempre de cabeça erguida, sempre com a verdade ao seu lado. Não caia na besteira de ter que usar máscaras para deixar os outros à vontade. É de gente que não revida que muitos gostam de tirar vantagens. Revide! Mas revide mostrando que é feliz, pois isso já é mais que o suficiente! Não tenha medo de colher os frutos de ser fiel a si mesmo. Quem é feliz de verdade, não se julga melhor que ninguém. Quem é feliz de verdade, só se importa com a vida alheia se for pra ajudar. Quem é feliz de verdade, coloca no rosto dos outros, sorrisos e nunca lágrimas. Orgulhe-se disso, deixe que o Universo cobre de quem tenha a pagar. Muitos nem estarão preparados para o tamanho da conta, de tão alta, de tantas dívidas que tem com o mundo. Tudo retorna, sempre. Não adianta se esconder ou disfarçar, quando chega a hora, cada um terá suas surpresas, boas ou ruins. Então continue trabalhando. Deus não te deu a oportunidade de continuar seguindo em frente para que fique pensando em voltar atrás. Já que ninguém paga suas contas, seja feliz e não ligue para o que os outros digam ou pensem. Ignorar certas pessoas nos torna mais felizes. Simplesmente, sorria, floresça. Ter luz própria já é o melhor tapa na cara de quem precisa. Beijinho no ombro!
Uma das coisas que me deixa mais triste foi como eu apequenei teu amor. Você sempre foi carinhosa, você me amou que "até doía". Hoje eu sinto dor, dor que você sentiu muito antes e que eu infligi. Mas a dor é sinal para que haja cura e com ela vem a força a recuperação. Me perdoa por ter feito teu coração sangrar, por ter feito teus olhos chorarem. Eu só quero cuidar de ti, lamber tuas feridas, beijar tuas cicatrizes.
Só quero te fazer feliz e encher o vazio que um dia eu deixei.
Quarta-feira
Que dia cansativo
Logo quando me acordei já pensei nisso.
Eu deveria ficar o dia inteiro na cama
Mas isso só me traria velhas lembranças.
Começo a me levantar
E logo o meu dia já vai começar.
Não há nem um pingo de determinação
O que há hoje com o meu coração?
A minha mente estar confusa
E hoje me parece ser um dia de chuva.
Não vou levando a minha capa
Espero que as minhas coisas não fiquem ensopadas.
A escola me parece que hoje vai ser chata
Do que é que eu estou sinto tanta falta?
As aulas continuam as mesma
Me pergunto por que estou sentando nessa cadeira
ouvindo tanta besteira.
Mas logo o dia vai acabando
E para casa estarei voltando.
Mas uma supressa me aguardava
Acabei encontrando os olhos da garota que eu amava.
Não há comentários sobre o que depois aconteceu
Mas posso falar que definitivamente há muito tempo o nosso amor morreu.
E tudo que me sobrou nesse dia
Foi uma confusa sobre o que eu realmente sentia
E no final das contas resolvi fazer uma poesia.
Um público tão grande de eleitores em potenciais
Eu revesti esse desejo de uma forma cruel de aversão, minando cada vez mais a possibilidade de me misturar aos outros políticos, tinha gestos de gentileza, não comprava votos e não fazia alianças.
O meio era sujo, envolvia as pessoas que eu mais amava, minha família, tudo era especulação, mentira. Eu ficava cada dia mais pálida e magra, não parava notícias mentirosas e caluniosas que difamavam meus entes queridos.
Eu estava no extremo, cansada, com pressão familiar de um casamento quase desfeito, o marido insistia: “esse campo não é para as pessoas honestas”, um amor real no ápice da crise por ideologias de um mundo melhor e mais justo.
Só estou tentando ajudar o país, isso me parece importante. Não quero ser paparicada, incluir datas comemorativas, quero apenas dar dignidade as pessoas, construir uma imagem que o bem ainda é o melhor caminho.
Seria um consolo ter alguém ao meu lado lutando comigo, mas pelo visto tudo parece utopia, o amor pela causa social parece não ser de verdade, até os mais íntimos parecem não conhecer o que eu quero de verdade.
A minha vida não dava uma história bonita, nasci rica, sem competição, não fui órfã, minha infância não foi sórdida, desumana, tive todo cuidado e atenção, tive amor, não precisava “perder”. As influências do dinheiro sempre me ajudaram.
Eu não era um bom político, era generosa sem exigir nada em troca, tinha o homem dos meus sonhos, era limitada e cheia de virtudes trazidas da criação, por várias vezes externava o que sentia, sem me preocupar, ferindo os interesses partidários.
Sabia que apesar de todas as crises, sempre teríamos um ao outro, mesmo em um curto espaço de um ano tivemos brigas frequentes, nós jamais abandonaríamos o barco que nos comprometemos a navegar.
Cresci num contexto de muitas exigências, fui educada para entender as fragilidades do mundo, minha vida era uma gangorra entre alívio e desapontamentos como toda e qualquer vida.
Eu só queria mudar o mundo das pessoas, mas está tudo tão corrompido, tão desacreditado, não nojento que talvez a forma que eu possa mudar o mundo é mantendo relações justas, sinceras, incorruptíveis.
Determinação é o grau máximo da motivação.
Por exemplo: Eu estava bem motivado para ir ao cinema hoje, mas choveu e eu resolvi não ir. Isso é bem diferente de eu estar determinado a ir ao cinema. Uma pessoa determinada é aquela que está disposta a enfrentar os obstáculos para chegar ao que se determinou.
Determinação então é a capacidade de superar obstáculos para atingir um objetivo.
Religião é a cessação do “eu”
Compartilhamos isso juntos? Porque é sua vida, não a minha vida. É sua vida de dor, de tragédia, de confusão, culpa, recompensa, punição. Tudo isso é sua vida. Se vocês são sérios tentaram desemaranhar tudo isso. Leram algum livro, ou seguiram um professor, ou escutaram alguém, mas o problema permanece. Estes problemas existirão enquanto a mente humana se mover dentro do campo da atividade do eu; essa atividade do eu tem de criar cada vez mais e mais problemas. Quando você observar, quando você se tornar extraordinariamente consciente desta atividade do eu, então a mente se torna extraordinariamente tranquila, sensata, saudável, sagrada. E a partir deste silêncio nossa vida na atividade diária é transformada.
Religião é a cessação do "eu" e a ação nascida desse silêncio. Essa vida é uma vida sagrada cheia de significado.
This Light in Oneself, p 77
Amigo.
E se o mundo desaparecer ?
E eu simplesmente morrer?
Oque sera que irá acontecer?
Sera que ainda ira anoitecer ?
E se você partir ?
E de mim desistir?
Sem ao menos insistir ?
E me inibir?
Será que chorarei?
Porque não te amei?
Como pensei ?
Desculpe amigo.
Você era tudo que eu tinha.
Contigo eu desmoronava.
E desabafava .
Era á você que me eu entregava.
Não seja uma farça.
Seja uma verdade.
Seja um fato.
Não vá embora.
Não quero relatos.
Seja um refugio.
Quando ninguém mais ser.
Que amarei nossa amizade.
De todo meu ser.
Assim como você.
Eu sob a nuvem
A nuvem sob o Sol
E o Sol, num Céu que não tem fim
Mas, se existisse mesmo a infinitude
Qual seria a razão
Dessas simples existências
Eu, a nuvem, Sol e Céu
Juntos, nesse mágico momento
Que há de ser mais um, entre muitos
Qual de nós tem mais motivo
Pra estar vivo
Amanhã ou depois?
Pode ser que nenhum
Ou um
Talvez dois
Pequeno pedaço de espaço
Curto traço sem chão
Nem feio e nem bonito
Estranhamente finito
Perante tamanha amplidão.
Edson Ricardo Paiva.
Eu me lembro...
Eu me lembro, eu me lembro...
Em meados de dezembro
Um menino conheci.
Eu ainda era criança
Quando brilhou a esperança
No então menino que vi.
Deixei de ser pequenino,
Mas meu amigo menino
Não deixou de ser criança.
E todo mês de dezembro,
Em seus olhinhos, me lembro,
Brilhava a luz da esperança.
Sim, na noite de Natal
De Belém vinha um sinal
Ao som de um sagrado hino.
Uma estrela me dizia
Que se chamava Maria
E que era mãe do menino.
Então, num clarão divino,
O meu amigo menino
Surgia em forma de luz.
Todo de branco, vestido,
Sussurrava ao meu ouvido,
“Eu sou o menino Jesus”.
Eu sou o sorriso sincero numa tarde fria e escura de inverno
Sou a mulher mais feliz do mundo esperando chegar o momento certo para gritar ao mundo que o amor chegou
Chegou e vai ficar, ele já mandou avisar
E meu sorriso só faz aumentar
E eu nem imaginava felicidade assim
Mas ela cabe perfeitamente em mim
E eu tô até me sentindo mais bonita
Eu canto pela casa, às vezes faço a comida, tô bebendo mais água, diminuindo o açúcar
Parei até de beber!
Vê só, que ironia
É o amor que chegou na minha vida.
A vontade de desistir e
jogar tudo pro alto e grande...
Mas eu lembro de você
Seu sorriso,
Seus olhos,
Seu jeito de agir...
Então me vem aquela vontade imensurável de continuar.
Levantem seus copos
Façamos um brinde ao amor
Deixe que ele os guie
E tenham um boa vida.
SIMPLESMENTE BOAS FESTAS
Marcial Salaverry
Aqui estou eu, para desejar a vocês, caros amigos(as), um mui Feliz Natal e que continuem sempre fazendo as mesmas coisas que tem feito, desde que sempre com bons sentimentos, nada devendo modificar se caminho for sempre ascendente, sempre procurando angariar muitos amigos, pois amizades é o que de melhor podemos conseguir nesta vida, e isso se consegue com boas ações, com boas intenções, e nunca procurando prejudicar ninguém. Quando não pudermos ajudar, é melhor nada fazer, nunca tentando atrapalhar o que outros estão fazendo, apenas interferindo se nossa ajuda for solicitada.
Isso só se consegue com a qualidade de nossos pensamentos, de nossas ações, e, principalmente, devemos nos lembrar de que nosso aniversariante pregou Paz e Fraternidade.
Que tal oferecer-lhe este presente de aniversário? Se não conseguirmos a paz para todos, que pelo menos a tenhamos em nosso interior, esquecendo quaisquer maus pensamentos ou ideias de vingança contra quem quer que seja. Se cada qual fizer sua parte, já é meio caminho andado para oferecer um belo presente para nosso Amigão.
Que tal fazer uma mensagem especial para todas as amizades, extensiva a todas, sem exceção, mas principalmente àquelas que sempre dedicaram atenção e amizade neste ano que está para terminar, pois sem a amizade e carinho de todos, nada se consegue. Nessa mensagem devem estar condensados todos os desejos de um Natal pleno de Paz e Amor, e que todos os projetos sejam alcançados no ano que está para chegar...
E, para o aniversariante do dia, dedicar uma palavra especial: "Querido Amigão, sei que Você anda meio chateado com as besteiras que o bicho homem tem praticado por este mundo afora. Mas, como Você mesmo disse, há que se perdoá-los porque eles não sabem o que fazem. Embora a maioria saiba muito bem o que faz, e não deixa de fazer. Mas, no Espírito de Natal, vale o perdão."
Estou convocando todos os amigos e amigas para que, na meia noite de 24/12, nos imaginemos formando um grande abraço, para cumprimentar o Querido Aniversariante. PARABÉNS AMIGÃO.
A CADA ANO QUE TERMINA
Marcial Salaverry
A cada ano que termina,
a cada ano que inicia,
felicidades desejamos,
boa sorte auguramos...
E nossa vida continuamos...
Se mudanças teremos,
quando ocorrerem, saberemos...
Não podemos vaticinar,
mas apenas desejar,
alguma coisa mudar...
Resta-nos então aguardar...
Viver em paz, vamos procurar,
o que está errado mudar,
ou ao menos, tentar...
O restante, continuar,
sem grandes mudanças provocar...
E assim vamos vivendo...
O novo ano correndo...
Para quando estiver terminando,
novas mudanças estaremos programando...
Marcial Salaverry
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp