Coleção pessoal de PensandoComOCoracao
Hábitos não são coisas que se jogam pela janela; você tem de pegar e empurrar pela escada, degrau por degrau”.
Nossa vida nesta realidade é uma travessia para a vida eterna; por isso,
precisamos de orientações para encontrar a rota certa.
"O passado não conta mais para o Senhor. O que conta é o presente e estar atento e pronto para reparar o que foi feito."
Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda.
"Tradicionalmente, o evangelho de João é chamado o “Evangelho dos Contemplativos”. O símbolo do Evangelista é a águia, a única criatura capaz de olhar diretamente para o sol sem precisar desviar o rosto ou ficar obcecada por seu esplendor excessivo. Foi este Evangelho que, mais que qualquer outro livro, me trouxe para a Igreja Católica; foi por amor dele que escolhi o nome de João como meu nome batismal. Levei muitos anos antes de conseguir compreender como alguém poderia ter outro evangelho predileto a não ser o de João".
Hoje é domingo. Procuremos descansar nosso corpo e nossa mente dos trabalhos realizados e alimentar bem nosso espírito para a nova batalha que se aproxima.
O hábito faz o monge. É importante ter um traje para o horário de trabalho e outro, mais confortável, para o tempo livre. O corpo relaciona a mudança de roupa às fases de obrigação e de descanso.
Quando a pessoa desconsidera o ego, fica mais leve.
Alguns recursos para realizar essa transformação:
.Escutar mais os outros do que a si mesmo.
.Colocar sua energia em questões que beneficiem o grupo: uma ação cultural, uma iniciativa solidária, uma festa-surpresa...
.Parar de falar de seus problemas, já que isso implica repeti-los também a si mesmo, o que só os reforça.
.Em vez de se preocupar, se ocupar.
.Ser útil aos outros: nada traz mais satisfação nem reforça mais a autoestima.
Cada pessoa se encontra em um estágio diferente de evolução espiritual, portanto age dentro de suas limitações.