Texto Amigos de Luis Fernando Verissimo
“Você diz que tem muitos amigos. Você sai pra muitas festas. Você se ilude dizendo que todos eles te amam e você ama todos eles. Você se ilude acreditando em tudo e em todos. Você se ilude achando que conhecendo hoje amanhã já vira seu melhor amigo. Você se ilude achando que esse “melhor amigo” vai guardar todos os seus segredos. Você se ilude acreditando que existem pessoas perfeitas. Você se ilude, se ilude e se ilude. Então você quebra a cara. E ai você cresce. E tudo isso te causa uma espécie de nojo, de desgosto do passado. E ai surge aquela pergunta : “Como eu pude ser tão bobinha?”. E em contrapartida, a resposta se reflete no que você se tornou hoje. Ah, agora sim. Hoje você pensa diferente. Hoje você não ama todo mundo. Hoje você entende que pessoas não se tornam melhores amigas da noite pro dia. Hoje você entende, por experiência própria, que pessoas mentem. Que pessoas enganam. E o pior, elas fazem isso direitinho, sem deixar nenhuma pista. Mas ai, olha pra você hoje. Hoje você sabe que os poucos que sobraram, são sim, verdadeiros. E então você opta por esses poucos, contados à dedo, tornando real na sua vida o ditado que diz: “Antes só do que mal acompanhado”. Ou melhor “Antes com poucos verdadeiros, do que com muitos que não me acrescentam nada de bom”
"Quem diria. Ontem mesmo, conversando com vários amigos, eles me disseram que eu não mais parecia comigo. Eu pareço eu sim, mas vou ganhando o mundo quando abro algumas brechas da minha prisão. E de brecha, vou me ganhando também. E quase vira o estômago mas sou tomada por uma fome boa que eu nem sei o nome. Talvez acreditar assim, sem medo, em algo descontrolado e de alguma forma justo, seja acreditar em Deus. Durmo em paz. Tudo na hora certa. As coisas são como são."
Sinto falta daqueles antigos amigos que me ligavam e começavam a chorar como desabafo. Convidavam-me para ir a suas casas, apenas para ficar a tarde toda batendo papo. Os "meus amigos" atuais me ligam também, para ir a baladas ou então com segundas intenções. Será que me tornei um idiota?
"Existe uma ampla diferença entre seus amigos de verdade, e pessoas que saem contigo para se divertir, algumas pessoas apenas se divertem contigo em festas e diversões, amigos de verdade se divertem em cada riso teu e ainda se alegram por sua vida, mesmo quando não há condições de sair para se divertir mais."
Pergunte a uma pessoa se ela ama você.Se ela hesitar ou responder que ama os amigos ou qualquer coisa do tipo não se iluda. Amor é quando perguntamos se a pessoa nos ama, e imediatamente ela responde:"Sim, eu te amo." O resto pode vir a se tornar amor, algum dia, mas o amor propriamente dito não tem medo de se revelar, ele é altruísta e grita ao mundo para que todos saibam que ele existe.
Falsos amigos são tão inescrupulosos, que são capazes de rebaixar-se a uma criança, somente para tentarem impressionar e coagir pessoas, levando-as, a tomar decisões que não tem coragem. Por que se tivessem mesmo, não pareceriam com mulheres. Na verdade somente querem carinho e carinho para amigo falso é "PORRADA"!
"Amigos não lhe conhecem por recomendações ou reconhecimento de terceiros, eles te conhecem pelo seu carácter, até mesmo porque, fama e reconhecimentos podem acabar por um único ato impensado, porém o carácter permanece o mesmo, talvez por isso, os amigos de verdade sejam tão vivos como nosso carácter, e alguns chamados de amigos, sejam tão passageiros como nossos reconhecimentos."
"Culpamos as pessoas erradas por não serem nossos amigos como somos para elas, quando na verdade, erramos primeiro ao acreditar demais nessas pessoas erradas, muitas vezes por que aos seus olhos cegos, elas pareciam mais beneficentes do que seus amigos de verdade, que surgiram contigo desde suas origens, quando não haviam motivos aparentes para aparecer dezenas de pessoas dizendo que te ama e que são seus amigos."
No campping nós não somos apenas amigos somos irmãos, irmãos bem unidos mas com algumas brigas! Estou nesse camping mais de 12 anos e tive a sorte de conhecer esses super amigos! Nós somos o grupo mais unido, apesar, somos o único grupo que tem aqui! Sempre estamos unidos para jogar sinuca, brincar de policia e ladrão, ver os meninos jogando futebol, fazer guerra de bexiga, tomar banho de piscina e de lágoa... Concluindo, sempre unidos! Cada um com sua personalidade muito forte.
Geralmente nossos amigos homens são os que nunca nos abandonam, são super carinhosos, estão sempre ao nosso lado, nos surpreendem com um abraço e quando mais precisamos nos dão colo, ombro... Conseguem arrancar um sorriso, quando isso está quase impossível. E na maioria das vezes, querem matar o menino que nos fez mal.
”Eu não posso deixar que ninguém saiba que eu não sou hétero. Isso seria tão humilhante. Meus amigos iriam me odiar, com certeza. Eles poderiam até me bater. Na minha família, já ouvi várias vezes eles falando que odeiam os gays, que Deus odeia os gays também. Isso realmente me apavora quando escuto minha família falando desse jeito, porque eles estão realmente falando de mim… Às vezes eu gostaria de desaparecer da face da Terra.”
Tenho pai, mãe, irmãos, todos com saúde, graças a Deus. Tenho um bom emprego, amigos maravilhosos, 8 cachorros muito engraçados, e o Bradley Cooper existe. Então pra que perder meu tempo chorando por causa de um único fdp que não faz mais parte da minha vida? A vida continua, e eu quero mais é viver...
“[...]E tem dor maior que essa? Que mesmo vocês sendo melhores amigos, confidentes, ouvintes das mesmas músicas e com um monte de amigos em comum é pra ela que ele vive por inteiro, é pra ela que ele dedica os melhores dias e noites, é com ela que ele vai embora quando a pista de dança esvazia.”
Amigos, presente de Deus, anjos que ele coloca em nosso caminho para nos ajudar a caminhar mesmo quando tudo parece não ter sentido, não ter direção, Deus age por esses "anjos" sim é assim que eu os chamo aqui na terra, amigos quando se encontrar são anjos que precisão estar juntos para que possam voar, pois cada um conta somente com uma asa e com isso não conseguem voar sozinhos, mais quando se abraçam alcançam o céu e podem sobrevoar as nuvens escuras que muitas vezes insistem em tomar conta de nossas vidas mais esses "anjos" inspirados por Deus nos mostram a direção e o caminho da luz.
Eu tento desvendar os mistérios da minha mente, mas sempre acabo como você – e como meus amigos, como meu ex namorado, como minha prima de segundo grau, como todos ao meu redor – sem entender o que realmente se passa aqui dentro. Digo, eu não sei mesmo o que eu sinto. Uma hora eu amo, outra hora é como se não fizesse mais sentindo pra mim. Uma hora, o mundo é um lugar totalmente confortável e eu finalmente penso que achei meu lugar nele. Até voltar a surtar e me incomodar e querer fugir de tudo a minha volta. Uma hora eu só quero ser feliz, calminha, bobinha. Na outra eu só quero uma tempestade, uma dorzinha, só pra vida ser mais emocionante. Eu me isolo quando quero chegar mais perto, quando insisto em achar que talvez possa dar certo. Porque definitivamente não vai dar e ter esperanças é coisa de gente boba. Enfim. Eu acho que sou perdida. Não. Não acho. Eu tenho certeza. A diferença é que eu não camuflo isso, como a maioria. Salto alto e batom vermelho não vão calar a mocinha que chora assistindo filme de romance. Cabeça levantada e olhar misterioso nunca vão esconder essa bagunça toda. A única coisa que eu sei sobre tudo isso é que eu não posso calar quem eu sou, muito menos mudar. E cá estou eu, assumindo de peito aberto que eu sou a pessoa mais inconstante que você pode conhecer. E insegura. E complicada. E difícil de entender. E não é fácil nem pra mim ter que me aceitar todos os dias desse jeito. Mais complicado ainda é ter uma angústia no peito e não saber de onde veio e como passa. Complicado é acordar de manhã e não achar graça em sair de casa. Mas eu consigo. E se alguém ao meu redor não estiver pronto pra entender isso, que vá embora. Não peço esmola de ninguém. Quem quiser ficar, fica. Quem quiser continuar do meu lado enquanto eu vou pro lado contrário, que continue.
É interessante quando nos reunimos com os amigos e começamos a falar sobre alguns bons momentos vividos. No meio da conversa começa uma disputa desnecessária de querer mostrar que a lembrança de um é melhor do que a do outro. Lembranças não são para serem disputadas, e sim, para serem compartilhadas, até porque elas vêm recheadas de experiências desejadas e vividas num momento da vida que ficou para trás.
Na vida todos nós cometemos erros e, é através deles que conhecemos os nossos verdadeiros amigos. Quando procuramos nos explicar os amigos dispensam qualquer tipo de explicação, já os inimigos não acreditam em nada que falamos. Quando estamos vivendo um período de prosperidade os nossos amigos é que passam a nos conhecer, mas quando a adversidade bate a nossa porta, nós é que reconhecemos os verdadeiros amigos.
Procure sempre homens de valores para serem seus amigos, eles irão direcionar a sua vida para o sucesso, ao invés de viver procurando homens de sucesso para serem seus amigos, eles jamais irão querer te ver na posição deles. Raramente alguma dessas pessoas eleva o amigo a sua posição na sociedade.
Amigos são aqueles pelos quais sentimos grande carinho e afeto, que nos proporcionam prazer apenas pelo fato de estar junto a cada momento, seja este bom ou ruim. Verdadeira é aquela amizade que transparece a sinceridade, é algo benigno que não visa nada que não seja o bem a ambas as partes. A amizade suporta dificuldades, sobrevive as mais intensas brigas, renascendo cada vez mais forte e profunda. O sentimento de um amigo para com um outro não morre, há sempre um local destinado no pensamento que permanecerá acesso mesmo que um dia a distância venha separe seus corpos.
Amigos são aqueles que, mesmo distantes, são capazes de suprir o vazio que sentimos quando estamos cabisbaixos. Preenchem o profundo vão que nem mesmo aqueles que estão mais próximos conseguem ocupar. Um amigo sempre procura, sempre se impõe, não precisa ser cobrado para expor seu sentimento, quando o afeto de fato existir, ele fará o que for necessário para provar sua verdadeira amizade.
