Texto Amigos de Luis Fernando Verissimo
Hoje estou me permitindo escrever sobre este cansaço indivisível, sobre minha falta de tempo, sobre a desordem que se instaurou em minha vida. Por trás disso tudo, o mais perigoso espreita: a grande traição que estou cometendo, todo dia, comigo mesmo. Porque escrevendo assim, para sobreviver, não escrevo o que me mantém vivo – outras coisas que não estas.
A gente tem tantas memórias. Eu fico pensando se o mais difícil no tempo que passa não será exatamente isso. O acúmulo de memórias, a montanha de lembranças que você vai juntando por dentro. De repente o presente, qualquer coisa presente. Uma rua, por exemplo. E a rua não é mais a mesma, demoliram o edifício. As ruas vão mudando, os edifícios vão sendo destruídos. Mas continuam inteiros dentro de você. Chega um tempo, eu acho, que você vai olhar em volta sem conseguir reconhecer nada.
Minto. Sei, sim. Não é de repente, é mais aos pouquinhos que acontece. Difícil explicar, mas vai dando uma coisa de você não ver mais direito nem as coisas nem as pessoas que estão à sua volta. Você vai acostumando com elas, assim como acostuma com uma cadeira, uma mesa, um fogão. Quando tudo começa a ficar igual todos os dias e você, sem perceber, começa a se movimentar como quem liga o automático e, feito robô, apenas faz coisas, sem sentir o que está fazendo – bem, para mim é porque está na hora de dar o fora. Aí a gente muda. Se não dá para mudar de cidade, muda de casa, muda de rua, de bairro (cá entre nós: massa mesmo seria poder mudar de planeta). Não há nada mais estimulante do que ver ruas e pessoas pela primeira vez. Você tem que fazer um superexercício para conseguir descobrir os jeitos particulares delas se comunicarem – sim, porque tudo isso tem um jeitinho particular. Você é novo. A maioria das pessoas que conheço vive muito desatenta de estar vivendo: elas parecem tão acostumadas com as coisas que estão em volta que é como se estivessem dormindo.
Depois os dois se abraçaram e se deram beijos nas duas faces e como duas pessoas que não se vêem há muito tempo atropelaram perguntas como: por onde é que tu anda, criatura, ou exclamações como: mas tu não mudou nada, ou reticências tão demoradas que as filas chegavam a deter-se um pouco, as pessoas reclamando e uma hesitação entre mergulhar nas gentes entre um beijo e um me telefona qualquer dia e ficar ali e convidar para qualquer coisa, mas um medo que doesse remexer naquilo, e tão mais fácil simplesmente escapar que chegou a dar dois passos. Ou três.
Te amar é uma aventura, e como eu já disse eu gosto. Se depender de mim eu faria tudo para fazer de você a mulher mais feliz deste mundo, te carregaria em meus braços e quando eu estiver cansado tiraria da minha fraqueza a força para não te deixar cair. Estou aqui simplesmente pra te dizer que te amo, e que você é a inspiração do meu viver.
É preciso cuidado com o arisco, senão ele foge. É preciso aprender a se movimentar dentro do silêncio e do tempo. Cada movimento em direção a ele é tão absolutamente lento que o tempo fica meio abolido. Não há tempo. Um bicho arisco vive dentro de uma espécie de eternidade. Duma ilusão de eternidade. Onde ele pode ficar parado para sempre, mastigando o eterno. Para não assustá-lo, para tê-lo dentro dos seus dedos quando eles finalmente se fecharem, você também precisa estar dentro dessa ilusão do eterno.
A VIOLÊNCIA no Brasil prospera porque existem pessoas que crê fortemente que tem o poder e acham que possuem discernimento para defender quem nunca teve a idéia de discernir pela própria Vida. Usando de Hipocrisia diária para se elegerem defensores dos mais desprovidos. Assim defino Direitos Humanos no Brasil.
Amo nossa intimidade que é tão nossa que faz os nossos amigos ficarem por fora. Adoro a sua risada que também me faz rir quando lembramos de algum ato mais safado, ou de alguma besteira que fizemos. Amo o seu sorriso de "satisfação", seus ombros largos e sua mão que acaricia meu corpo de uma forma que me esquenta e me arrepia. Adoro quando você me tira do sério, e não me deixa ficar quieta. Eu amo com todas as forças o seus olhos cor de mel que me olham de uma forma que me faz te querer mais perto, e isso me assusta. É tudo muito novo. Talvez eu já tivera gostado de alguém assim, mas ninguém jamais gostou de mim dessa forma. Você me tira do chão, me faz perder a linha, me olha de um jeito que faz querer parar no tempo. Você para o tempo. Você é o sim de todas as respostas. Você me faz esquecer os medos, você aperta minha mão forte e não diz nada. Mas mostra que está ali. Você é o ponto fixo,a linha reta. A junção de todas as coisas boas. Você é o começo, o meio e espero que a não ser que seja de uma forma boa, jamais seja o fim.
Chamo-me amor aminha irmã é a felicidade a minha prima é a vida os meus melhores amigos sao o carinho e a compaixao os meu inimigos sao o odio e o rancor a minha mae é a paixao o meu pai é a soliedariedade, o meu tio é a capacidade a minha tia é a percistência, e por fim os meus avos sao organizacao e a amizade
Eu compartilho está rosa...a todos os meus amigos virtuais do FACEBOOK e amigos presentes...gosto de cada palavra escrita aqui por vocês...analiso... aprendo...e guardo tudo em minha bagagem...pra mais tarde... quando eu lembrar...desfrutar do que me deram...sem nada me pedirem em troca... agradeço...dou a rosa... a cada um em especial...deem a quem é especial pra vocês...fazer sorrir também...é ser feliz...nem que seja só por um momento.
Quando todos seus amigos te abandonar, é a sua irmã quem estará lá, te ajudando, te apoiando, te confortando. Apesar das diferenças é ela a tua melhor amiga, é dela que vem o amor verdadeiro. É com ela que você cresceu, é com ela que você passou as melhores e piores fases. Amigos vem e vão, vários já se foram, e vários ainda virão, mas a tua irmã não, a tua irmã está desde o princípio e permanecerá até o final. Irmãs são verdadeiras, irmãs só querem o bem uma para a outra. É laço de sangue, é laço de amizade. Amor de irmã é para sempre, nada apaga, não se esquece, é além da morte. Irmã é para a vida toda.
Amigos bons e sinceros, são aqueles que participam de nossa vida, que se preocupam conosco e com nossos familiares na alegria ou na tristeza!!! Querem saber como estamos, fazer parte do nossa vida, de nossa historia no mundo, estando sempre presente mesmo estando longe!!! Se importam, se preocupam e principalmente gostam de nossa presença. Nossas atitudes mostram quem somos, e com o passar do tempo, retornam para nós como um reflexo do que fazemos, uma troca sensata, presença por presença, superação por superação, preocupação por preocupação, e assim por diante. Desta forma, basta uma simples pensamento sobre nossas atitudes no decorrer de nossas vidas, para sabermos o que esperar de nosso futuro!!!
- Sabe quando você está rodeada de pessoas que dizem ser seus amigos e saber que aquelas pessoas só querem o seu mal e morrem de inveja de você , é a pior coisa que tem,mesmo querendo o meu mal , eu nunca irei abaixar minha cabeça para nenhuma dificuldade que aparecer , nenhum problema que vier ,e nenhuma pessoa que queira me prejudicar o que tiver que acontecer vai acontecer e eu irei enfrentar de cabeça em pé e nunca irei mudar por ninguém sempre serei eu mesma ! ;)
Dou esperança aos amigos,mas quem me olha no fundo dos meus olhos percebe que não guardo esperança para mim mesmo.Posso ajudar ao próximo dentro da minhas limitações,posso ser feito de bobo por dar esmola à um falso cego,ou ao mendigo na rua que queria beber,mas quem sabe se não é isso que ele precise naquele exato momento para aliviar sua dor,mas e daí!? Faça sua parte e deixa que Deus faça a dele em Julgar.No fundo conhecemos ovelhas e lobos de ternos ludibriando a quem muito não tem.Mas sentiremos ser tocados a quem de fato merece ajuda do próximo...
Filhos, tios, sobrinhos, avós, amigos, colegas, conhecidos, chegamos no principal que é a mãe, ou seria a mão de Deus. Tradução de Amor, dedicação, lealdade, atenção e se falar tudo, talvez ainda seria pouco para o que realmente significam. Mulher se não fosse tão bom e divino não seria Mãe. Parabéns !
Desde a última vez que nos vimos eu mudei, meus amigos falam que eu tô mais seca, menos inventada, mais eu. Com o tempo perdi aquela mania de acreditar em todo mundo por achar que eu era boazinha demais pra merecer uma traição, hoje não é todo mundo que divide a mesa comigo, que entra na minha casa, que eu compartilho meus sonhos. Perdi aquele jeito bobo de se deixar levar, hoje são poucas as pessoas que me fazem perder a hora. Demorou mas aprendi, aprendi que o fato de eu amar alguém não é pré-requisito pra essa pessoa não me magoar, aprendi que ninguém é o que parece até me provarem ao contrário, percebi que mesmo aos trancos e barrancos a vida continua sendo minha e ninguém tem o direito de tomar decisões por mim. Se eu tô mais fria? Não, tô no chão! Hoje não é qualquer conversa que me distrai, não é qualquer “eu te amo” que me tira o sono. Depois de tanto tempo eu finalmente aprendi a gostar de mim, a me querer por perto. Depois de tanto não, hoje eu sou a primeira pessoa pra quem eu digo sim e quem quiser que me acompanhe, não vou atrás de ninguém, hoje eu não conquisto, eu sou conquistada. Mas eu não perdi minha sensibilidade, só uso ela com quem merece, ainda sou a amiga, companheira, ainda me preocupo, vou atrás, mas hoje nada que eu sinto agride mais minha auto estima, hoje não sou coadjuvante da história de ninguém. Quando você foi embora por um tempo me senti como se estivesse morrido, não havia mais o que ver, nem o que senti, mas a verdade é que eu morri mesmo. Junto com você morreu meu medo, minha insegurança, minha falta de amor próprio. Você foi e me devolveu, você sumiu e me fez aparecer. E ainda me perguntam se eu tenho raiva de você, que nada! o que eu tenho tem outro nome: gratidão.
A mudança que procura no mundo, nas pessoas, no seu trabalho, na sua família, nos seus amigos e em todas as coisas, não se encontra em outro lugar, que não seja em você mesmo, então pare de reclamar que sua vida não anda bem, que tudo que faz não surte resultados, quem faz todos os dias as mesmas coisas não pode esperar que aconteça algo de diferente, aja diferente que situações diferente acontecerão!!!
Depois da nossa família, o melhor presente que Deus pôde dar para uma pessoa são os amigos. Eles nos motivam, nos ajudam e puxam nossa orelha quando necessário. Não existe sentimento tão grandioso quanto a amizade. Não digo que o amor supera, pois nosso querido Mário Quintana já disse: "Amizade é um amor que nunca morre".
Muitas vezes passamos a vida lamentando... Reclamamos dos amigos, do namorado, da família, de nós mesmos, enfim, reclamamos da vida... Da nossa vida! É uma fase que faz parte da nossa caminhada na terra, digamos que seja um pedaço de estrada de barro com pedras e buracos por onde temos que seguir, pode ser um trecho curto ou bem longo só depende de como vemos a situação. As lágrimas são como a chuva que molha o barro fazendo-nos assim atolar naquele pedaço tão difícil da jornada, e agora o que fará? Ou você sofre cada lágrima que cai assim como uma gota de chuva no seu dia cinzento ou pede a Deus uma manhã seguinte ensolarada com pássaros cantando a certeza de um lindo dia e acreditando que Ele assim fará para que então possa seguir em frente. Assim como eu, você deve ter passado por essa fase ou ainda passará e espero que assim como eu você fique sempre com a segunda opção, pois ela é a única que nos dá sempre a chance de seguir adiante. A beleza da vida está nos olhos de quem vê!
Aprendi cedo que amigos vão e vem, que confiança é na família e ponto final. Aprendi que o futuro não se cria sozinho e que o presente é consequência do passado. Mas só aos vinte fui entender que as pessoas só ouvem o que querem e só veem quando o que têm vontade. Foi aos vinte que entendi que o ciúme destrói e que é incontrolável. "E não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam", e não importa o quanto você peça, o quanto queira, o quando considera, também. Percebi que não devemos implorar. Por nada. Nem perdão, nem amor. Se uma pessoa não aceita, não adianta insistir. Deixe-a ir. Quem se importa, fica. Quem quer, dá um jeito.
